Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Jabber: Uma alternativa livre para mensagens instantâneas

Eder S. G. (eder@esg-computacao.eti.br) enviou este link e acrescentou: “Disponibilizei em meu website pessoal um tutorial de minha autoria de como configurar o protocolo livre Jabber em 2 dos principais softwares de mensagens instantâneas do GNU/Linux: Kopete e Gaim. O Jabber é uma alternativa livre aos diversos aplicativos de envio/recebimento de mensagens instantâneas como icq, msn e outros. Muito obrigado pela dica Davidson!??

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de TaQ
Fica aqui um link ótimo sobr: Fica aqui um link ótimo sobre isso, aproveitando a deixa:
Jabber, a solução para a hipocrisia
Comentário de xmanun
Dificuldades iniciais...: O grande problema de protocolos de mensagens instantâneas é o fato de que os nossos amigos, colaboradores, familiares, clientes, etc... não são obrigados a usar o que nós queremos e aí caimos na máxima que diz que quando queremos adotar um protocolo de mensagens instantâneas queremos algum que seja usado por estas pessoas... Claro que podemos sujerir, pedir que utilizem, etc, etc e etc... mas, provavelmente, não teremos uma adesão completa, então a questão é um pouco complicada pra ser tratada a ferro e fogo.

A propósito, qual o programa para Windows que pode ser usado com o jabber?

Lembrem-se que nem todas as pessoas que conhecemos usam Linux e aí caimos no que foi dito no primeiro parágrafo... Temos que ter um programa para Windows nesse protocolo, senão como vou pedir pra que essas pessoas usem o jabber?

Comentário de cic
Da mesma maneira que elas ped: Da mesma maneira que elas pedem para usar windows
Comentário de xmanun
Escolhas...: Não uso mais Windows em meu computador há muito tempo, porém não podemos forçar os outros a tomar a mesma atitude, a escolha deve ser espontãnea...

Da mesma forma temos que ter maturidade suficiente para aceitar as escolhas dos outros e desta forma teremos encontrar soluções para que possamos conviver com o mundo diversificado onde estamos inseridos...

Continuo perguntando:

Alguém conhece um programa que use o protocolo Jabber que roda em Windows, Mac, etc?

Pediria que informassem qual é, por favor...

E aí sim poderemos espalhar o protocolo jabber, não só no Linux, mas em diversas plataformas... Quanto mais opções de sistemas, melhor...

Comentário de xmanun
Clientes Jabber: Eu mesmo fiz a pergunta, eu mesmo vou reponder:

Há clientes jabber para diversas plataformas, uma lista com seus nomes está na página do próprio jabber:

vejam o link:

http://www.jabber.org/software/clients.shtml


Comentário de vmedina
É bom usar o google.: Eu ia te responder, mas você já tinha se respondido.

Mas sempre é muito bom usar o google para resolver os problemas. E por falar nisso, um deles é o Gaim. Ele também tem versão para o windows. Algumas vezes a resposta está na nossa cara.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de wikipedia
"Um conceito chave do sistema: "Um conceito chave do sistema Jabber é o transports, também conhecido como gateways, que permite aos utilizadores acederem a redes usando outros protocolos - tais como o AIM, o ICQ (usando o OSCAR), MSN Messenger e Windows Messenger (usando o .NET Messenger Service), SMS ou E-mail. Ao contrário dos clientes de multiprotocolo, como o Trillian ou Gaim, Jabber fornece este acesso no nível de servidor comunicando via serviços especiais de gateway em um computador remoto. Qualquer utilizador Jabber pode se registar com uma destas gateways fornecendo a informação necessária para aceder a essa rede, e pode então comunicar-se com os utilizadores dessa rede como se fossem utilizadores de Jabber. Isto significa que qualquer cliente que suportar inteiramente o protocolo Jabber pode ser usado para aceder a qualquer rede em que exista uma gateway, sem necessitar de código extra no cliente."

Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Jabber

Então mesmo uzando jabber você pode conversar com pessoas de outros IMs. Se esse era o unico motivo para não uzar...não existe mais.
Comentário de vmedina
Eu pedi para a minha noiva us: Eu pedi para a minha noiva usar e ela usa com o gaim.

Não acho que seja bicho de sete cabeças pedir para usarem um programa a mais.

Sinceramente, eu acho que não vale a pena usar outro que não seja o jabber.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Tiago de Lima Castro
Mas para utilizar este recurs: Mas para utilizar este recurso, você precisa ter um login e esenha seu do msn, do icq e etc...

A vantagem deste recurso é utilizar um só Loginn, e usar jabber, msn, icq e etc tudo de uma vez.

Tudo de bom a todos
Comentário de xmanun
Legal!!!!!!!!!!: Posso incluir pessoas que usam MSN, YAHOO, etc... nele também? E posso falar com eles ao mesmo tempo?
Comentário de Anônimo
MIRANDA : cliente windows: O fato de podermos acessar a rede MSN usando clientes livres, não resolve muito, pois a qualquer momento a MS pode fechar o acesso para os clientes livres, pode mudar seu protocolo, pode dizer que seu protocolo é proprietário e que seu uso por softwares livres é uma quebra de patentes, assim como tentou com o SAMBA, etc...

Um dia deu um problema nos servidores MSN, acho que foi quando mudaram o protocolo, e ninguém no mundo inteiro estava conseguindo se conectar.

O Jabber pode usar servidores separados, como se fossem emails, como fulano@servidor.com.br

Assim, seria menos improvável uma queda do sistema em nível mundial, continental, a não ser que o problema fosse nos backbones.

Como cliente para WINDOWS, recomento o MIRANDA.

E plugins de audio e video, alguém indica?

Boa sorte.
Comentário de Anonimo
MSN messenger : cliente windows: para cliente windows eu prefiro o MSN messenger.
O original é sempre o melhor
Comentário de Anonimo
MSN messenger : cliente windows: para cliente windows eu prefiro o MSN messenger.
O original é sempre o melhor
Comentário de Anonimo
MSN messenger : cliente windows: para cliente windows eu prefiro o MSN messenger.
O original é sempre o melhor
Comentário de Anonimo
MSN messenger : cliente windows: para cliente windows eu prefiro o MSN messenger.
O original é sempre o melhor
Comentário de Manoel Pinho
Radical: Vocês vão me chamar de radical, mas mesmo que eu usasse windows (mal que já consegui me livrar há alguns anos), nunca usaria o MSN Messenger. Aliás, eu nem tenho uma conta nesse serviço apesar de me pedirem de vez em quando. Não acesso MSN, não uso o mecanismo de busca da MS (que nem sei o nome), não uso hotmail e etc. Não vou alimentar mais monopólios de uma empresa nociva ao software livre.

Ainda mantenho uma velha conta no ICQ e uma no Yahoo que acabei ganhando por usar os outros serviços do Yahoo. A vantagem de ter mais idade é que eu sempre começo usando softwares inovadores de outras empresas (não MS), como o ICQ, netscape (agora Mozilla), etc. A M$ sempre acaba fazendo um software similar seu e, graças ao seu monopólio no desktop, consegue virar a mesa e fazer o seu software virar dominante. Já conheço o Jabber há um bom tempo mas, como todo software para comunicação, a gente acaba ficando preso pelo efeito ovo-galinha de só usar o que todo mundo usa. Mas vou me cadastrar no Jabber e começar a usá-lo.

Para quem perguntou por clientes para M$ windows, uma relação deles está aqui

http://www.jabber.org/software/clients.shtml
Comentário de vmedina
Concordo mas nem tanto.: Concordo com quase tudo, Manoel.

No windows recomendo que usem o Gaim, que é "menos pior"(um pouquinho) que o MSN.

Eu ganhei um passport(presente de grego) e não culpo que use de nada. Só que uso muito mais o Jabber. Na verdade eu só uso o Jabber, o msn é só para não fazer desfeita e recusar o presente! :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de ricarab
Já viram?: A todo momento eu vejo propaganda da M$ na tv (a cabo) daqui! Se não sobre a M$, sobre justamente o MSN!
Se vcs viram o jornal da Band esses dias, eles passaram uma reportagem falando sobre o pessoal que gosta de usar a net para falar com os amigos e tal, e justamente utilizaram o MSN como exemplo de chat!
Eu particularmente gosto mais do icq, e sempre usei! Porém, recentemente tive que aderir ao MSN(amsn) por causa de uns amigos.
Vou testar esse Jaber! Vamos ver :)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Douglas Augusto
O próprio GAIM. Outros em Ja: > Alguém conhece um programa que use o protocolo Jabber que roda em Windows, Mac, etc?

Pediria que informassem qual é, por favor...

O próprio GAIM. Outros em Jabber clients.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Carlos Roberto
É... não foi só vc: É... não foi só vc, eu nunca teria deixado o ICQ de lado se os meus amigos não tivessem migrado para a borboleta capenga. Mas vi que a Mirabilis ficou com ciúmes e deletou minha lista de contato do ICQ sem nenhum motivo, depois de ter ficado alguns meses sem entrar.

Só espero que o Jabber nos vingue junto ao Firefox, mas sem marketing fica difícil de se chegar lá.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Marcos Aurelio Nobre
programa Cliente do Jabber para Windows: Veja o Exxodus - Excelente cliente Jabber para Windows

Boa sorte!
Comentário de Manoel Pinho
Gaim: Eu uso o gaim, mas eu tenho que admitir que não gosto muito de comunicadores instantâneos. Atrapalham demais o trabalho. Prefiro um bom e velho email, que checo umas trezentas vezes por dia em qualquer lugar.

Eu vou fazer a lição de casa e experimentar o Jabber e, aliás, tentar colocar um servidor Jabber no trabalho para comunicação interna.
Comentário de vmedina
Fica muito bom!: A melhor coisa que a sua empresa vai ver. Funciona muito bem, estão testando ele na minha.

Se você instalar e ficar legal podia escrever um tutorial. O pessoal que tá impalntando reclamou da falta de informação.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Douglas Augusto
Já havia experimentado o Jab: Já havia experimentado o Jabber em uma rápida instalação na minha pequena rede doméstica. Hoje criei uma conta jabber no servidor público (jabber.org): daaugusto@jabber.org (sintam-se à vontade caso queiram me adicionar).

O Gaim suporta o protocolo jabber, mas para falar a verdade, implementa poucos recursos (não há nem o modo "invisível"). Ainda, na versão atual (1.3.1) não é possível criar uma conta jabber, contudo, me parece que a versão no CVS já corrige este problema. No momento estou testando o cliente 'tkabber', e é impressionante a quantidade de recursos! :)

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Daniel Dantas
Pode. Acho que só não dá p: Pode. Acho que só não dá para fazer um chat com pessoas em IM diferentes. Ah, os avatar (as fotos dos usuários) também não funcionam porque o jabber não suporta isso AINDA, mas estão trabalhando duro para ter esse suporte.
Pelo que eu me lembre, existem os chamados "gateways" (portões) para o MSN, o YAHOO, o ICQ e o AIM.
Comentário de J. A. Boyd
Muito mais do que parece...: Gostaria de lembrar que, muito mais que um simples sistema de mensagens instantâneas, Jabber é um protocolo aberto de comunicação entre usuários, aplicações e dispositivos. Ele simplifica a comunicação entre diferentes entidades, de forma transparente e independente de sistema operacional ou plataforma. Por exemplo: uma aplicação de agenda corporativa pode aparecer como um contato no Jabber, e permitir que outros usuários do Jabber "conversem" com este usuário / aplicação, para obter o telefone de um cliente rapidamente. Claro que isso exige um pouco de programação (e os devidos cuidados com segurança, etc.), mas depois de pronto fica muito prático. No livro "Programming Jabber", da O`Reilly, existe um exemplo onde uma cafeteira avisa, via Jabber, que o café está pronto...
Comentário de xmanun
tkabber...: Vi sua citação ao tkabber, baixei e gostei, é um programa que promete... Para o pessoal mais leigo ainda está meio cru, tem que configurar muita coisa na unha...
Comentário de TaQ
:
A propósito, qual o programa para Windows que pode ser usado com o jabber?

O Gaim é ótimo! :-)
Comentário de TaQ
:
Não acho que seja bicho de sete cabeças pedir para usarem um programa a mais.

O bom que com um programa multi-protocolo igual o Gaim, não precisa usar mais nenhum outro a não ser que se use features muito específicas, tipo transmissão de vídeo e coisa e tal. Se for só para mensagens, o Gaim mata a pau e realmente não precisa de mais nada. :-)
Comentário de xmanun
Interessante...: Nobre colega, essa sua citação foi maravilhosamente inspiradora, irei ligar o fuçômetro em tudo que é documentação sobre este protocolo...

Neste caso, acho que o horizonte de utilização dele é incrível; Uma coisa que gostaria que melhorasse na comunidade é o marketing dos programas. Realmente tem muita gente que usa as tecnologias só depois que está na boca do povo.

Isso me lembra de um curso que fiz na empresa que trabalho, onde veio um sujeito, o qual dizia que montava micros e fornecia alguns serviços... Até aí tudo bem, o curso era sobre uma aplicação baseada em Unix e muita gente não conhecia o sistema e ele com certeza também não conhecia; Quando começou a introdução falando sobre Unix, o instrutor citou que o Unix era um sistema Multi-tarefa e multi-usuário, ao que o sujeito respondeu prontamente com a pérola:

"Olha lá hein, nem o Windows é multi-tarefa real..."

Isso mostra que, embora um programa, sistema, etc... seja o melhor, ele precisa de divulgação e o mais importante: Que traga benefícios imediatos para quem vai exeprimentar, fazendo com que as pessoas tenham a necessidade de usá-lo, gostem de usá-lo e que seja acessível.
Comentário de Fábio Emilio Costa
Alguns clientes Jabber Windows: O GAIM é portado para o Windows... E tem o Miranda IM que, além de pequeno, oferece múltiplos protocolos (MSN, Yahoo, AIM, IRC, ICQ e Jabber).
Comentário de marcus derencius
Jabber no windows: eu recomendo o MIRANDA. multi-protocolos, leve e bonito.
Comentário de Douglas Augusto
...e é software livre (licen: ...e é software livre (licenciado sob a GPL), que para mim vem antes de "leve, bonito e multi-protocolo". ;)

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de J. A. Boyd
Realmente...: Realmente, o colega tem razão, e eu que estou "por aí" desde 1983, já vi muita coisa deste jeito.
Vejo muita gente, leiga na área onde atuamos (e algumas nem tão leigas assim), considerar o "tio bill" como o maior conhecedor de informática do mundo, quando a possível genialidade real dele está é no marketing, em saber vender coisas que na maioria das vezes nem são originais. Cito, por exemplo, o "serviço de terminais" do windows 2000, promovido como a panacéia para todos os males e que o X do Unix já faz a décadas... hoje ele tem um império e um quase monopólio, o que facilita muito as coisas, mas no começo não tinha...
Com certeza, sobra seriedade e competência ao Software Livre mas que ainda falta divulgação, talvez "marketing" mesmo, isso falta. Mas, chegaremos lá ! Não se retém a liberdade indefinidamente. Ela sempre volta.
Voltando ao assunto Jabber que é o tema verdadeiramente em pauta, quem quiser trocar umas idéias, será um prazer: jaboyd (arroba fora spammers) uol (ponto) com (ponto) br !!

Comentário de Vinicius Freire
Dúvida sobre Jabber: Alguém aqui pode me ajudar a criar uma conta com o jabber no Kopete?
Fico grato por qualquer ajuda!


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004