Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

2008.0: As novidades e screenshots do próximo Mandriva Linux

Frederik Himpe adianta em um artigo o que podemos esperar do Mandriva 2008.0, cujo lançamento está previsto para outubro.



Entre os aspectos mencionados, estão a instalação, o suporte a hardware, a virtualização, gerenciamento de pacotes, Mandriva Control Center, desempenho, duração de baterias, efeitos 3D, novidades nos desktops KDE, GNOME e Xfce, e o tema gráfico e sonoro.

Saiba mais (artipc10.vub.ac.be).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Só sei de uma coisa:: Eu não sei, mas depois que surgiu essa moda do desktop 3d, sempre que querem mostrar screenshots de uma nova distribuição (ou de uma nova versão, ou quando querem impressionar o usuário) colocam o maldito do cubo!
Caramba, eu gosto muito do compiz, mas isto já está começando a ficar chato... Em todo lugar, quando vc vai ver uma captura-de-tela está lá o cubo, dificultando a visualização do desktop em si (tema de ícones, menus, etc)...



"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Roger de Almeida
As distribuições GNU/Linux: As distribuições GNU/Linux estão caminhando a passos largos para a conquista dos desktops. É primordial o acabamento. As pessoas se sentem confortáveis diante de algo bonito. É como comprar uma casa! Você quer ver dos detalhes, o acabamento o material usado e a disposição lógica da planta.

A Mandriva ainda peca pela distribuição de pacotes defasados, inclusive a atualização. Enquanto manter essa política, ela não vai conseguir ampliar seus negócios com a velocidade esperada, depois da compra da Conectiva.


Roger()
Linux User# 350389

Comentário de EthraZa
Mandriva Linux 2008.0: As atualizações são outro grande destaque do Mandriva Linux 2008. Toda a árvore de softwares do Mandriva está sendo recompilada para a versão 2008, haviam coisas se arrastando desde o Mandriva 2005. Eles esperam conseguir fazer todo o serviço para o 2008, mas se sobrar algo com certeza estará nas atualizações ou no máximo no Mandriva 2008.1.
Até o kernel foi migrado para o modelo adotado pelo Linus, assim a Mandriva vai acompanhar todas as novidades que sairem no kernel oficial, sem problemas.
Toda a estrutura do menu foi finalmente migrada para o modelo XDG do Freedesktop.org, abandonando de vez o velho modelo debian.
Quanto aos ícones e tema do Mandriva... acho que eles vã ser sempre... é... meio... francês, mas melhorou muito desde quando o conheci (Mandrake 9.0).
Na minha opinião, distro melhor que o Mandriva 2008.0 só quando sair o Mandriva 2008.1. :D
Comentário de Scirious
Alguém sabe se o Mandriva: Alguém sabe se o Mandriva suporta ou suportará conexões wireless com WPA2 "out of the box"?

Scirious.
Comentário de cenoura
Em todo lugar, quando vc vai: Em todo lugar, quando vc vai ver uma captura-de-tela está lá o cubo, dificultando a visualização do desktop em si (tema de ícones, menus, etc

Hum ... e se quiseram realmente fazer isso (dificultar a visualização do desktop em si)? Se não mudou muito o tema de icones e etc, não precisa mostrar mesmo ... então coloca o cubo e pronto, temos um desktop "novinho" :)

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de brain
TFA: O artigo linkado tem 16 screenshots. Eu escolhi esta do cubo para replicar aqui no BR-Linux porque é bem mais bonita do que as das telas de boot, por exemplo. Mas você pode ver as outras, todas, clicando no link ;-)
Comentário de Danilo Cesar
Não entendi. Eu utilizo: Não entendi. Eu utilizo WPA2 em casa no Mandriva 2007 ( e agora, desde o Mandriva 2008 RC1 ) sem nenhum problema. Não entendi a questão aí.

O Mandriva 2008 vem com o Compiz-fusion. Melhor do que algumas distros que estão saindo com beryl ainda...

[]'s
Comentário de tenchi
Eu sei, eu sei... ;-): Eu sei, eu sei... ;-)
Só foi um desabafo por ver tanto cubo... rsrsrs
Eu gosto pra caramba do compiz,( e o acho muito útil) mas enquanto eu não tiver um hardware melhor - confesso que roda numa GF com 64MB, mas não há a mesma sensação de fuidez de uma placa de video melhor (e ainda num duron 1500...) - e o compiz não chegar na versão estável eu não pretendo utiiza-lo permanentemente como no meu desktop.




"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de augusto.ferronato
Servidores Robustos: Alguém sabe como tá o Mandriva 2007.1 para servidores? Cluster, Load Balance, etc...? e para servidor de Firewall/Proxy??? Atualmente tenho Suse aqui, e quero sair disso, heheheheh!!! :P se alguém tiver alguma experiência e tal, poderia me falar?

Obrigado
abs[]

______________________________________________________________
"Segurança da Informação se faz com tecnologia, processos e pessoas, e a formação destas exige mais que uma seqüência de treinamentos. Porque você treina macacos. Pessoas,você educa.
Comentário de prog4net2
Conhecendo o 2007: A pesquisa de compatibilidade de Hardware aqui do BR-Linux, me fez testar o Mandriva 2007 no desktop de minha casa. Uma placa de TV chata ainda não funcionou, infelizmente.
O que eu reparei do Mandriva é o processo de instalação que demorou horas. O Kurumin 7 por exemplo foi muito, muito mais rápido.

http://www.tecnoclasta.com
Tecnologia e Ironia
Prof.Luís Eduardo
Comentário de augusto.ferronato
Hammm: To baixando o 2007 One, vou fazer alguns testes (Subversion+Trac) para ver como ele se comporta :D

Vlws
________________________________________________________
"Segurança da Informação se faz com tecnologia, processos e pessoas, e a formação destas exige mais que uma seqüência de treinamentos. Porque você treina macacos. Pessoas,você educa.
Comentário de Scirious
O que eu quero saber é se: O que eu quero saber é se preciso instalar algum pacote extra para ter superte a autenticação WPA2 ou configurar algo na mão ou se o MCC já suporta configuração WPA2 para acesso wireless, pois o Ubuntu mesmo nativamente só suporta o WEP. Para WPA nele é necessário configurar um monte de coisas na mão.
Comentário de Manoel Pinho
tempo de instalação: Não dá para comparar tempos de instalação entre distribuições que usam instaladores tradicionais com as que usam livecds. As primeiras instalam pacote a pacote os programas e portanto demoram mais, porém permitem muito mais customização e controle da instalação. As segundas geralmente simplesmente descomprimem uma imagem do sistema no hd, com um conjunto predeterminado de pacotes.

O Mandriva Linux possui também uma versão que é um livecd com a opção de instalação simplificada no hd. O nome da versão é Mandriva One. Mas sinceramente prefiro o instalador tradicional, que é muito mais poderoso e permite mais configurações.
Comentário de Alexandre_Martins
Repositórios Mandriva: Manoel,

Atualizações e instalações mais rápidas são fundamentais, em outro post, tratamos dos repositórios da MDV. Que imagino estão/estarão relacionados também ao 2008.
Encontrei os repositórios da UFPR no http://easyurpmi.zarb.org/, mas nada de repositórios brasileiros no PFL... Até a Argentina tem, porque não o Brasil?

Alexandre Martins

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite www.nuca.org.br
Comentário de Manoel Pinho
PLF: Os repositórios PLF não são considerados oficiais pela Mandriva. Eu não cheguei a pedir à UFPR para fazer um mirror do PLF porque achei que seria pedir demais para começar, mas pretendo fazer o pedido mais tarde.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004