Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ReactOS, um sistema operacional alternativo com código aberto

Alessandro de Oliveira Faria (CABELO) (alessandrofaria@netitec.com.br) enviou este link e acrescentou: “Em dezembo de 2004, a Microsoft anunciou o fim do suporte técnico publico ao Windows NT 4. ReactOS é um novo trabalho da comunidade Open Source, que conseguiu desenvolver um sistema operacional compatível com Windows NT, suas aplicações e drivers. Este sistema poderá ser a luz no fim do túnel aos projetos que foram desenvolvidos exclusivamente para a plataforma Windows NT 4.0.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Metatron
Quimera: É claro que posso estar muito enganado, mas não entendo o interesse em clonar um monstrengo, o motivo é o seguinte: basta observar um diagrama da arquitetura da família NT para perceber que todos os servidores foram movidos para o espaço do kernel, até aí não é uma calamidade, mas uma parte dos servidores contorna o kernel...exatamente, é acesso direto ao hardware! Como eles controlam isso só o bom Deus sabe...hehehe...
E o kernel não é a camada de abstração mais baixa do sistema, um nível abaixo encontramos um HAL...a MS sempre afirmou que era para facilitar a implementação para outros tipos de hardware...
Bem, eu fico com o Linux mesmo...;-)
Comentário de eu ja usei reactos
eu ja testei esse sistema no: eu ja testei esse sistema no vmware, ele é feito sob wine (?erio), esse sitema é um frankstein que ainda precisa comer muito arroz e feijão pra chegar no mesmo nivel do windows nt, mas concordo com o sujeito de cima, eu fico com o linux (graças aos emuladores de ms-dos eu posso rodar aqueles programas em clipper, que tantas empresas ainda utilizam)
Comentário de Tomas
Acho melhor voce ler o livro: Acho melhor voce ler o livro : "Sistemas operacionais modernos" do Tannenbaum, pelo que voce disse você não conhece o windows NT muito menos um sistema operacional!
Comentário de Ravendark
Sem noção: Putz, quanta informação errada em uma só notícia!
Pra começar, o ReactOS não é um NOVO trabalho. O projeto já deve ter mais de 5 anos. Ele ainda não é capaz de rodar quase nada, quando muito um Explorer, Calc ou Campo Minado.
Quem quiser apostar suas fichas nele ainda vai ter que esperar alguns anos até ter algo produtivo.
E quem disse que ele é desenvolvido baseado no Wine também tá falando pelos cocos. Wine é um tradutor da api do windows para o linux.
O que eles estão aproveitando é a parte gráfica, pra não ter que reconstruir a GDI.
Dá até arrepio ver uma "notícia" dessas num site tão bem conceituado como esse
Comentário de lgoulart
Verdade clara: Nosso colaborador Ravendark está coberto de razão. O projeto é velho e deve estar na casa dos 5 anos. Assinei a primeira lista de discussão sobre o assunto, os caras trabalham muito, contudo o resultado obtido a nível de usuário final é pequeno. Levará muitos anos para se construir um ambiente semelhante ao Windows NT, bem como, suporte a hardware e compatibilidade com aplicações Microsoft. Infelizmente, esse produto não será utilizável a curto prazo e até lá o Linux e BSD's já terão feito avanços significativos em termos de computação para ambiente de Desktop.
Comentário de Metatron
É comigo ???: Se for...bem, não sou nenhum Donald Knuth(não conheço NINGUÉM no Brasil que o seja)...mas me parece estranho o kernel do NT não ser uma abstração de base para o hardware.
Na primeira geração de microkernels, os servidores ficavam no espaço do kernel, depois (de 95 para cá) o número de abstrações fundamentais foi reduzida e os servidores foram movidos para o espaço do usuário.
Continuo achando estranho um SO microkernel onde os servidores estão localizados desta forma e uma parte deles contorna o kernel...
Referências elementares (na verdade só entendi nesse nível banal...)

http://www.cs.dartmouth.edu/~cs108/papers/roch.pdf
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/silberschatz/0471694665/appendices/appb.pdf
http://etudiant.epita.fr/~lse/papers/lseos_wp.pdf

O primeiro documento descreve a arquitetura de kernels (monolítico e microkernel), o segundo é um apêndice sobre o famoso Mach (base do MacOS X) e o último é um enfoque bem mais radical, minimizando mais ainda as abstrações elementares (nanokernel)

Essas idéias não são revolucionárias ao pé da letra, lembram bastante máquinas virtuais (a IBM "brincava" com isso nos anos 70...)
Pegue a sua Linux Magazine desse mês e leia sobre o UML (User Mode Linux), nada mais do que um Linux rodando no espaço do usuário sobre um outro Linux...esse tipo de enfoque é natural em se tratando de microkernels.
Para terminar, olhe um link nativo do Palpatine ooops...MS:

http://www.microsoft.com/resources/documentation/windowsnt/4/server/reskit/en-us/net/chptr1.mspx

Compare com o roch.pdf e tire suas próprias conclusões

"Quanto a não saber nada"...eu concordo com você, se eu soubesse computação profundamente, seria pesquisador num MIT da vida...


PS: sim, o NT é híbrido, uma bagaça, como tudo que o Palpatine regurgitou nas duas últimas décadas...
Comentário de Manoel Pinho
Livros sobre sistemas operacionais: Quando se trata de falar do NT, a maioria dos livros de sistemas operacionais que conheço só repetem a ladainha que a M$ divulga, normelmente só ressaltando as partes boas do sistema. Isso é natural quando se fala de um software proprietário, onde as únicas informações disponíveis são dadas por quem o vende :-)

O tipo de informação que estou falando pode ser visto em sites como esses

http://cs.gmu.edu/~menasce/osbook/nt/

O projeto do NT é muito bom no papel, mas desde que tascaram a GDI no kernel e nunca implementaram completamente a camada POSIX que possibilitaria o uso do NT como se fosse um Unix (por que isso não interessava a eles, que promovem o lockin nas plataformas windows pela API win32), eu acho que quem manda mesmo na M$ é o pessoal de marketing e a diretoria maquiavélica.

Tenho certeza ABSOLUTA que se o linux tivesse uma implementação da API win32 100% (o wine não é 100% ainda) ninguém falaria ou usaria mais o windows. O que prende as pessoas no windows é o lock-in causado milhares de softwares desenvolvidos por anos com tecnologias proprietárias M$.
Comentário de Alessandro de Oliveira Faria (CABELO)
QUANTA CONFUSÃO????: O postei a notícia com a intenção de divulgar o esforço aplicado neste projeto, nada mais nada menos. Realmente me expressei mal ao mencionar NOVO trabalho da comunidade (Desculpem a falha). Entretanto no tutorial de instalação relatei um resumo histórico do projeto desde 1996.

Longe da minha pessoa querer comparar o kernel do Linux e BSD's com o do ReactOS, mas o sistema não travou ao executar programas B
Comentário de webmarlin
Não precisa se desculpar: Cabelo,

Não precisa se desculpar. Deu pra entender perfeitamente que a notícia tinha o objetivo de mostrar que existe gente trabalhando nas mais variadas soluções, o que torna o desenvolvimento tecnológico sustentável, minorizando os riscos de experimentarmos outro retrocesso (lê-se monopólio). Cada pesquisa realizada na área de informática resulta sempre em soluções, seja para X ou para Y. O grande problema que o avanço enfrenta são esses chatos que ficam sempre querendo remendar e consertar o que os outros tentam compartilhar com a mais inocente das intenções. Ficam se masturbando na frente do computador querendo mostrar que sabe mais que o outro.
Comentário de zé do caixão
Manoel, você como professor: Manoel, você como professor universitário deveria conhecer mais coisas. Um exemplo de livro que fala da estrutura interna do windows é o Windows Internals ((http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/0735619174/ref=pd_sxp_elt_l1/102-2763136-8260923). Excelente leitura.

E diferente do que você gosta de afirmar, ele não foi feito só por pessoas que trabalham na Microsoft, e que tiveram acesso ao código fonte.

Nesse livro você poder encontrar os motivos da GDI ter sido passada para o kernel ( ô ladainha que você gosta de repetir, sem ter muito noção do que é isso e como era antes, só porque leu em algum lugar na net.)

Posix em windows? Sem problemas, já ouviu falar do subsistema interix (http://www.microsoft.com/windows/sfu/productinfo/overview/default.asp) Ele é até certificado pelo the open group.
Comentário de hamacker
-: Há alguns meses atrás passou alguem por aqui que escreveu algo sobre virtualização ou emulação (não lembro), em forma de comentarios meteram porrada no artigo do colega, quem meteram ? pseudos mais intendidos.
Porém nenhum outro artigo foi publicado por ninguem sobre o mesmo tema nem antes e nem depois.
Em outras palavras, existem muitos inteligentes que sabem muito (não dúvido), porém não tem a capacidade ou tempo para manifestar tal inteligencia num artigo. Curiosamente tem tempo e capacidade para criticar os que se esforçam para isso.
Para que adianta a liberdade, se ela é só usada para destruir.



Comentário de hamacker
-: "E quem disse que ele é desenvolvido baseado no Wine também tá falando pelos cocos. Wine é um tradutor da api do windows para o linux."
Mas é baseado no wine, segundo a documentação do próprio sitio, eles se relacionam muito com o time do wine. Evidentemente não é 100% wine porque como voce mesmo disse o wine é apenas o win32api que é insuficiente para muita coisa do NT(que tem comportamento diferente do win9x/2000/XP).

Baixei o danadinho e não sei quanto a voces, mas acho que o mais grosso foi feito, agora o trabalho maior fica pelos drivers e a win32 api que pode ter grande contribuição do wine se eles criarem um subset wine para reaproveitar a mesma roda.
Comentário de Ap
É notavel que vc so queria a: É notavel que vc so queria aparecer. :) Cmo mtos outros por ae
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004