Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Insigne Free Software Brasil vai fornecer distribuição Linux para o projeto PC Conectado

Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este link e acrescentou: "A Insigne Free Software Brasil, empresa que desenvolve o Insigne GNU/Linux, é uma das empresas que deverá fornecer uma distribuição Linux para o PC Conectado, projeto do governo que pretende levar ao varejo 1 milhão de microcomputadores com conexão à Internet a preços populares. Com uma base instalada de 100 mil computadores, ambiente gráfico amigável e customizado para o projeto do governo, que requer que, além do sistema operacional Linux, as máquinas cheguem ao mercado com mais 26 aplicativos de código aberto, como editor de texto, editor de planilhas eletrônicas e programa para montagem de apresentações, o sistema da Insigne é totalmente compatível com o Red Hat/Fedora Core, mas possui seu próprio sistema de gerenciamento de pacotes, o IPAK, capaz de lidar também com pacotes RPM e de usar o APT."

"A solução da Insigne não trará o CrossOver Office, que permite rodar algumas aplicações do Windows® no Linux, já que a idéia é oferecer ao público um computador cujo sistema seja de código totalmente aberto, como é o caso da distribuição Linux da empresa. O suporte técnico para os compradores do PC Conectado está orçado em R$30,00 ao ano, período no qual o usuário também irá desfrutar de atualizações regulares. Usuários que optem pelo suporte técnico recebem uma chave de ativação.   O Insigne Linux se encontra atualmente na versão Zino 3.0 e pode ser baixado diretamente do site da Insigne Free Software Brasil. O sistema vem customizado e pré-instalado (OEM) em microcomputadores comercializados pela Semp Toshiba, Magazine Luiza, Positivo Informática e Wal Mart, entre outros."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Cobra/Freedows também entrará nessa: A Cobra/Freedows também entrará nessa:

Firma brasileira fabricará 200 mil PCs populares

Quarta, 2 de fevereiro de 2005, 10h35

A Cobra Tecnologia, empresa de tecnologia da informação controlada pelo Banco do Brasil, planeja produzir em OEM e comercializar, em 2005, cerca de 200 mil computadores populares, dentro do projeto PC Conectado (que prevê a produção e venda de micros a preços populares, com subsídios do Governo Federal).

De acordo com a empresa, a demanda a ser atendida pelo projeto atinge a casa de 1,5 milhão de equipamentos, o que coloca a sua estimativa de participação em um patamar compatível com o porte e a capacidade da empresa.

Para Leandro Vergara, presidente da Cobra Tecnologia, embora ainda dependa de pequenos ajustes finais, a empresa já tem costurado o consórcio com os parceiros industriais e de logística para se habilitar à operação do projeto de inclusão digital do Governo Federal, cujo início de funcionamento está previsto para março.

"Nosso projeto de computador popular também já está praticamente concluído e em bases bastante competitivas (abaixo dos R$ 1.500,00 estipulados como patamar para o PC Conectado), mas a definição final poderá sofrer modificações depois que o Governo Federal concluir suas exigências para a concessão do subsídio", afirmou Vergara.

Conforme o executivo, além de procurar garantir um computador com o maior nível de performance possível, apesar das limitações de custo do programa, a Cobra estuda utilizar o projeto PC Conectado como forma de distribuir benefícios para pequenas empresas de informática que já têm experiência na venda e assistência técnica ao usuário. "Este modelo que estamos chamando de 'inclusão do canal' pode nos dar um nível de proximidade com o usuário doméstico ou de pequena empresa dificilmente obtidos através das grandes redes", raciocina Vergara.

À parte esta iniciativa, o modelo logístico da Cobra Tecnologia para o PC Conectado também irá abranger parcerias com os grandes varejistas nacionais e com as operadoras de telecomunicações, para garantir conexões de baixo custo à Internet. Os computadores populares da Cobra chegarão ao usuário com o software aberto Freedows - um conjunto de sistemas incluindo o sistema operacional e todas as aplicações típicas de escritório - como processador de texto, planilha, correio eletrônico, navegador para Internet, leitor de arquivos de vídeo, editor de apresentações, etc.

Desenvolvido pelo Freedows Consortium, (formado pela Cobra em parceria com a Free Software e com a Associação Brasileira das Empresas de Software Livre - Abrasol) o Freedows procura garantir ao usuário a mesma experiência de uso de computadores proporcionadas pelos produtos da família Windows. O sistema é ainda capaz de rodar as aplicações da Microsoft e, pelos planos da Cobra, dará direito a suporte técnico básico para os clientes do PC Conectado.
Magnet

Leia esta notícia no original em:
Terra
http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI465222-EI553,00.html
Comentário de eje del mal
Oops: Linux também é registrado!
Comentário de bebeto_maya
E o da Fenix. . .: Acho que a Fenix Informática, que produz um Desktop Comercial Linux ao meu ver muito mais maleável, já que lida com repositórios Debian, deveria entrar na Briga.Vi o Linux da Fenix e achei muito superior ao Insigne e o Freedows.Mesmo porque o Cerne do Fenix é todo baseado em Knoppix/Kurumin , que já provou ser o Linux mais prolifero em Desktop Doméstico.Em tempos o Design do Fenix também é mais bonito.Não sou da Fenix, pra mim é melhor Kurumin ou Slackware mesmo, mas se querem um PC com suporte de terceiros, taí dica. . .
Comentário de juca
... existe?: Só faltou o link dessa tal Fenix... no Google não dá nada
Comentário de cristianfere
E a Conectiva?: Acho que isso é injustiça com a Conectiva, uma empresa nacional que verdadeiramente contribui com o software livre.
Comentário de squidy
Sistema Fenix: http://www.sistemafenix.com.br/
Comentário de Hermesdsb
Equipamentos com tudo configu: Equipamentos com tudo configurado e funcionando.
1.500.000 equipamentos é muita coisa e MUIIITTO suporte, isto deve ser feito sim por várias empresas para não causar complicações futuras.
Não discuto se vai ser Insigne, Freedows, Conectiva, Kurumin, Slac.. Debian..... O Importante é o projeto funcionar.


Comentário de Rafael KafkA
A afirmação desse cara que: A afirmação desse cara que o Kurumin é para experts é simplesmente criminosa, o Kurumin é facílimo, ele quer vender o peixe dele e mente descaradamente, é um safado, um marginal sem caráter prá dizer isso e vender suporte.Querem suporte, usem os fóruns e leiam os manuais, esse povo que vende distro com suporte quase smepre ou cria dificuldade prá vender facilidade ou não tem um pingo de caráter!Esse safado 171 merecia era ser preso!Chupa o trabalho do Morimoto e vem dizer que o Kurumin é difícil, vá ver o que tem no fork dele e não tem nenhuma mudança digna do nome!

Comentário de Rafael Kafka
Olhem o que o marginal disse: Quem lê isso pensa que o Kurumin é um slack ou um gentoo, meu DEUS, como tem gente sem caráter nesse mundo :

"O Kurumin é uma distro linux, que vem, atender outro público que são profissionais especializados na área de linux e que desejam aprimorar seus conhecimentos. Usuários finais acostumados com Microsoft tendem a se adaptar mais facilmente com FeniX, recomendo a distro Kurumin , para experts e pessoas da área."

Troca Kurumin por gentoo ou Slack ai que até seria honesto mas o Kurumin??Esse cara tem ser preso, 171, estelionatário sem caráter!Faz um fork e ainda espalha mentiras"
Comentário de Marco Carvalho
Porque injustiça?: Para a Conectiva participar basta que ela feche acordo com algum fabricante (digo, montador) de hardware e se candidate ao projeto.
Aliás, qualquer um que preencha os requisitos do projeto pode participar.

Essa acusação contra a Cobra de que "ela só chupa a comunidade" eu também não entendi. A Cobra vai vender equipamentos, e só. Quem vai fornecer o sistema operacional, os softwares e o suporte é a Freedows. Por isso se chama _consórcio_, duas ou mais empresas se unem para fornecer a solução completa.

Acho que o amigo está sofrendo de uma síndrome crônica de inversão de valores.

---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Fabio odei injustiça
O cara nao sabe o que ta falando!!: Para começar uso o FeniX a meses e não tem nada de Kurumin, e chamar os outros de maneira ofensiva, como você fez sem provas so falando besteira, merece um processo nas costas, pra começar o FeniX é um sistema com base debian que existe antes do Kurumin, mas o Kurumin ficou mais difundido porque é 100% livre e o FeniX tem algumas restrições, para falar tanta abobrinha você com certeza não conhece o sistema e doido mesmo!! eheheh!!! Tem uma porrada de coisa que o FEniX faz que o Kurumin nâo faz, e é muito mais fácil mesmo para o usuário final. Vai brinca com teu proxy e para de enche o saco!!! Do pessoal que ta trabalhando de verdade!!!
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
não conheço o systema gosta: não conheço o systema gostaria de conhecer
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
não conheço o systema gosta: não conheço o systema gostaria de conhecer
Comentário de Andreia
maiores detalhes sobre o Fenix: Para maiores informações o Fenix tem base Debian ( testing ), e possui sua tecnologia própria, e da um suporte de qualidade para seus clientes, ele surgiu da mãe das distribuições ( Debian) a única coisa em comun com Knoppix/Kurumim é que usa pacotes .deb
Comentário de Busnardo
Qual distro usar??: Pelo que percebi a discução passou para "qual distro eu prefiro"; nao podemos esquecer que um dos objetivos do software livre é er liberdade de escolha tambem. Qual distro deve ser usada no PC conectado? Depende do usuário. No projeto PC Conectado tbem está prevista a aquisição destes equipamentos por pequenas empresas, logo a distro a ser usada nao tera a mesma configuração de uma distro pra usar em casa, por um leigo que so conhece a M$.
Eu uso kurumin, fui trazido ao mundo linux pelo kurumin, que é muito bom sim, é facil de instalar e tudo mais. Minha esposa usa o Kurumin, ja me disse que posso tirar de vez o WinXP do outro HD!
Quanto as outras distros, admito que nao conheço, mas vou fazer o download, instalar e testar, só aí poderei dizer: "Na minha opnião, tal distro é melhor pra desktop..." e por ai vai.
Nós, que usamos, apoiamos, divulgamos e defendemos o SL, temos que ter uma coisa em mente. Se nosso objetivo é divulgar amplamente o SL, nao apenas por se gratuito, mas por ser uma filosofia de vida, temos que fazer que a distro para desktop e usuários leigos, seja a mais facil possivel, mais transparente.
Nao podemos nos esquecer, o PC Conectado, em sua maioria, sera para leigos, usuários da M$. As distros usadas tem que cativar o usuário e nao afasta-lo, senao o tiro sai pela culatra. A pessoa compra o PC, vai no camelo e compra um windows pirata e pronto, foi-se por agua abaixo o esforço de divulgação do SL.
Quanto ao suporte, tem que ter sim suporte, poxa que nunca viu linux na vida vai se sentir pouco confortavel. Nao podemos exigir que todos sejam experts em informatica. Sao usuários. Nao somos experts em automoveis, mas nos os utilizamos certo? Com o PC deve ser a mesma coisa.
Como vai ser vendido este suporte, cada empresa faz seu estudo e coloca sua proposta no mercado, sabendo que vai concorrer com os inumeros foruns, a maioria com gente muito competente contribuindo.
Bom, essa é minha opnião.
Comentário de Léo
A afirmação desse cara que: A afirmação desse cara que o Kurumin é para experts é simplesmente criminosa, o Kurumin é facílimo, ele quer vender o peixe dele e mente descaradamente, é um safado, um marginal sem caráter prá dizer isso e vender suporte.

Para que essa agressividade, meu amigo? Vai tomar uma maracujina e relaxa. É melhor tomar cuidado com esse tipo de acusação, ou pode atrair um processo nas costas, se não tiver fundamento. Sua acusação é muito séria.

Querem suporte, usem os fóruns e leiam os manuais, esse povo que vende distro com suporte ...

Suporte tem que ter para o usuário. Fórum de discussão não é suporte, é apenas um local de troca de idéias. Se o usuário estiver fazendo algum trabalho importante e tiver que recorrer a fóruns vai perder muito tempo para achar uma solução, que pode nem servir para o caso dele, especialmente se estiver com pressa. Além do mais, a maioria dos usuários não tem conhecimento técnico para ficar resolvendo problema de software e hardware.

Usuários dificilmente lêem manuais, isto está mais do que comprovado, não adianta ficar insistindo com isto. Só quem lê o manual é gente que tem tempo sobrando...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004