Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ArchLinux: uma distribuição otimizada para i686


“Já sou usuário fiel do Arch Linux há cerca de um ano e resolvi criar um bê-a-bá do Arch mostrando como ele surgiu, características e outras coisas mais. Ótimo início para quem ainda não conhece esta distribuição.”


Enviado por Hugo Doria (hugodoriaΘgmail·com) - referência (hdoria.archlinux-br.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de chronos
Archlinux, minha opnião.: Olá pessoas.

Usei archlinux por 1 semana e meia a cerca de 6 meses quando ao meu ver houve um certo BOOM da distro, e vários colegas meus usavam.

A distro é interessante, instalável via chroot, o pacman é amigável, foi simples, gostoso instalar e trabalhar com ela, até um certo ponto.

Tive problemas quanto a atualizações insanas dos repositórios, ao nível do Firefox ter saido em um dia e estar no outro dia nos repos oficiais da distro, sem suporte ao PHP 4 no repo oficial (eu preciso usar pq trabalho com ele na empresa), e vários outros softwares que eu precisaria não da última versão soltada pelo time dos pacotes, mas sim da mais estável segundo repos das distros principais ou até versões específicas.

Como bom gentooniano que sou não me dei por vencido e fui atráz de meios de ter os pacotes que precisava no meu computador, usei o sistema que compila o código dos pacotes do Arch, tentei várias vezes, e finalmente acabei desistindo e vendo o quão mais fácil era usar Gentoo, apesar do tempo de compilação gigantesco.

Eu não sei como está ela hoje, mas a 1 semana e meia que tive como experiência foram 3 dias de satisfação (ou ilusão) e o resto de dor de cabeça.

Talvez para um usuário somente Desktop ela valha a pena, mas para alguém que leva seu desktop como server por exemplo ... desaconselho.

Espero que tenha melhorado, de verdade.

Abraços.

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
http://www.gentoobr.org
http://planet.gentoobr.org
http://chronosbox.hmbr.org/blog

Comentário de nozey
não é bem assim ...: Antigamente as atualizações eram mais descontroladas mesmo, porém isso mudou. Não lembro a última vez que houve algum problema devido a alguma atualização.

O Arch também sempre adotou as últimas versões estáveis dos pacotes. Se havia alguma versão não-estável, o pacote tinha algum sufixo indicando isso (cvs, svn, bzr, dev e assim por diante).

Gosto muito da ferramenta de compilação do Arch. Já usei o gentoo também e é realmente uma distro fantástica, mas acho que PKGBUILDS do arch são mais simples de entender que os EBUILDS do gentoo.

O resto eu concordo com você. Seria legal se além do repositório [current] (agora [core]) tivessemos um [stable], por exemplo.

Vai ver é tudo questão de gosto mesmo.

Abraços.

--
Hugo Dória
http://hdoria.archlinux-br.org
Comentário de laurocesar
Minha opinião...: Chronos, a minha opinião é um pouco diferente da sua ;)

Tenho usado o Arch em meu notebook há alguns meses, e não tive problemas com atualizações insanas (é verdade que as atualizações são constantes, porém, até agora, indolores). Quanto a instalar pacotes pelo fonte, talvez até por não estar acostumado a fazer isso em nenhuma outra distro, achei super simples: salvar o fonte e o pkgbuild do pacote em uma pasta, dar um comando (makepkg -c PKGBUILD) e pronto, já tenho o pacote compilado e pronto a ser instalado pelo pacman (pacman -U nomedopacote), realmente muito simples. Usei poucas vezes isso, mas por enquanto, funcionou.
Estou apanhando um pouco ainda (na verdade, uma surra por dia ;) )pois embora use o Linux a algum tempo nunca me aprofundei muito, o que só agora estou fazendo. De qualquer forma, uma coisa que você disse realmente traz uma certa insegurança: pacotes muito novos, mesmo que considerados estáveis por seus desenvolvedores tendem a ter mais bugs e pelo que sei o Arch não tem um repositório com pacotes mais testados pois o current ou atualmente o core , parece sempre ter a última versão considerada estável pelo desenvolvedor.

Tenho uma dúvida também em relação a organização e gerenciamento dos repositórios: pelo que entendi se eu habilitar o release ao invés do core o sistema não é atualizado enquanto não sair um novo release (como nas outras distros), mas e quanto a atualizações de segurança ou correção de bugs, também é feita só na atualização do sistema completo?

Um abraço.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de tenchi
Ouço falar muito bem deste: Ouço falar muito bem deste archLinux. DIzem que é bem parecido com o slack, no sentido de manter a simplicidade em tudo. Mas fico de slackware mesmo. Até já instalei o pacman aki no slack! e funciona, com as devidas adaptações (como ter que resolver as dependências na mão ;-)). Mas funciona bem para programas binários.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004