Julio Cesar Nascimento (juliocabofrio at pop.com.br) enviou este
link para a notícia que também foi coberta
pelo LinuxDicas: “
A Zdnet Australiana informa que o Evolution, um software livre que lembra a interface do Outlook da Microsoft, foi compilado com sucesso na plataforma Windows. Contudo, uma versão pronta para ser utilizada em massa por usuários de Windows ainda está sendo desenvolvida.” É comum ver debates sobre a disponibilização de aplicativos livres para ambientes proprietários, que poderia ser uma faca de 2 gumes: pode reduzir o impacto de planos de migração (que passam a poder ser mais graduais), mas também pode ser um estímulo a mais para permanecer no ambiente proprietário. A mim parece que tentar impedir ou desestimular a disponibilização deste tipo de oferta aos usuários de ambientes proprietários iria contra o ideal da liberdade de software, ainda que fosse verdade que isto desestimula a migração.
As pessoas nao usam SO. Elas usam programas. Voce usa o SO que roda os programas que necessita, entao eh uma consequencia. Se as pessoas se habituarem com os programas livres, vai chegar num ponto que migrar de SO chega a ser trivial.
Eu nao sei se ha impossibilidade tecnica, mas seria bastante interessante se fosse possivel usar KDE ou Gnome no Windows (substituindo o shell padrao do Windows).