Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

AMD começa a liberar documentação das placas ATi


“Conforme prometido pela AMD, as especificações técnicas para criação de drivers de vídeo livres para as placas da linha ATI começaram a aparecer . Rumores circulam que a nVidia está sentindo a pressão. Esperemos que isso seja apenas o começo de uma tendência.”


Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘadilson·net) - referência (x.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marco Diego
Só uma coisa a dizer: se a: Só uma coisa a dizer: se a nVIDIA não seguir o mesmo caminho então é:
nVIDIA nunca mais!!!
Comentário de marcodiegomesquita
Se a nVIDIA não seguir o: Se a nVIDIA não seguir o mesmo caminho então o negócio daqui pra frente é: nVIDIA nunca mais!!!
Comentário de Brother Marrom
Opa... pera lá... muita: Opa... pera lá... muita calma ladrão!

Não só de linux vive o geek...
Quem roda OS X em pc-pau-podre só pode contar com NVidia para funfar 100% (ou ter chipset Intel na mobo).

Além do mais, duvido que eles abram a especificação da aceleração MPEG2 (DVD) (que com nvidia funciona no xine e no mplayer), mesmo porque esse tipo de aceleração NUNCA funcionou fora do Windows ou do OS X nos chips da ATI.


Comentário de leo.fontenelle
E a VIA?: Nem só de placas de vídeo de alto desempenho vive o desktop... Tenho uma "placa de vídeo" onboard VIA, e a situação não está muito boa. A VIA tem um driver proprietário e ruim, e não documenta como desenvolver drivers livres. As alternativas livres são melhores (inclusive em funcionalidade) que o driver proprietário, mas também têm suas restrições.
Comentário de hamacker
consertando : voce não tem: consertando : voce não tem uma placa de video, voce tem um quebra-galho. VIA e SIS são ótimas placas de video para serem irritantes, já irritavam no windows, no linux então...

http://hamacker.wordpress.com
Comentário de cenoura
alternativa livre para via: Olá, onde tem uma "alternativa livre" para driver de video da via e que seja melhor que o proprietário? No meu notebook tanto o driver proprietário como o livre são péssimos e tenho que usar vesa se quiser ter um desktop aceitável.

Ok ok, o note é do trabalho, se eu tivesse comprado teria outra placa de video :)

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Roger de Almeida
Qual é o real motivo que: Qual é o real motivo que levou a ATI, liberar o driver de parte de seus dispositivos de vídeo, na forma de código aberto?

  • Uma ameaça por parte de outro fabricante, como a NVIDIA. Ou seja, ela antecipou-se.

  • Redução de custos. Criar um driver não é para qualquer um, e diante disso é difícil a substituição de pessoal.

  • Aumento da produtividade. A comunidade linux é ávida por lançamentos e também por abrigar mais pessoas especializadas. Desse modo, cria-se um ambiente em que a ATI pode ficar focada em novos projetos e na fabricação.

  • Motivo não foi revelado.

  • A ATI achou um meio de manter o segredo cabal mesmo que o driver seja aberto.

  • Todas as as opções acima.

  • Nenhuma das opções acima.




Roger()
Linux User# 350389

Comentário de André Nascimento
Drive Via: Eu tinha um notebook da via, um positivo v21 (eca!), eu usava o drive do openchrome.
http://www.openchrome.org/
[]s
André
Comentário de cenoura
Na minha opinião a ATI fez: Na minha opinião a ATI fez isso porque ela tem bom hardware mas um péssimo driver para o Linux enquanto a NVidia tem ambos bons.
Liberando a documentação, a ATI pode se focar somente no hardware enquanto outras pessoas irão escrever drivers para ela. Com isso ela diminuiria o atraso em relação a qualidade dos drivers da Nvidia praticamente sem custo algum e ganha a simpatia da comunidade Linux, que em grande parte é (ou era) contra a ATI.

Meu notebook antigo tinha placa ATI e agora tenho VIA ... fiquei sem driver decente assim mesmo :(

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de cenoura
Já testei o openchrome ...: Já testei o openchrome ... achei muito lento e razoavelmente instável. No meu note, o google-earth funciona beeem lento com vesa mas com openchrome ele não aparece nada ... jogos então, só no desktop mesmo com a velha Nvidia :)

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de wagnerluis1982
Opinião: Na minha opinião, além da tendência dos computadores de marca estarem vendendo com Linux para uso em Desktop (Dell e futuramente HP), têm o fato da AMD ser a dona da ATI.

Como a Intel desde o ano passado (salvo engano) abriu especificações, criou um driver de código aberto, a AMD deve estar seguindo a Intel.
Comentário de geekbr
Pera lá mesmo !!!: Até onde eu pesquisei pra fazer um podcast sobre o Os X rodando no meu sempron, informaram que as placas da ATI tem em sua grande maioria suporte nativo ao sistema. Tive que rebolar pra fazer uma 5900 ultra rodar bem no OS X 10.

Em relação ao post do marcodiegomesquita, vejo que se faz importante a comunidade pressionar a nvidia pra que porte sua documentação também.

Eu como consumidor estou enviando o meu Email pra nvidia informando os diversos por ques da minha pseudo troca e boicote aos produtos deles, e vou passar a adotar ATI. Se todos fizeremos isso talvez alguma coisa mudaria.

" Quando a razão está contra o homem, este tende a se virar contra ela"
===================================
Erick Tostes
Geekbr at Freenode #debian-br
Debian sid
===================================
Comentário de welrbraga
Mas que problema sério que: Mas que problema sério que isso me causa ...

Eu estava pra comprar uma placa de vídeo de verdade pra substituir meu "lixo SiS onboard - não riam por-favor).

Mas com essa abertura da ATI acho melhor esperar mais um pouco. O que acham?

--
Se Tostines fosse GPL todo mundo saberia o seu segredo!
User Linux: #253605
http://gtk-br.codigolivre.org.br
Comentário de Roger de Almeida
Morte a SIS. hehehehehe: Morte a SIS. hehehehehe

Acho melhor você substituir na primeira oportunidade. Contudo, pesquise primeiro sobre quais dispositivos a ATI está liberando inicialmente.

De qualquer forma, não acredito que "semana que vem", vai aparecer um driver totalmente funcional. Será um período de alfas e betas.

Roger()
Linux User# 350389

Comentário de Márcio H. Ferreira
AMD e SUSE Labs: http://www.amd.com/us-en/Corporate/VirtualPressRoom/0,,51_104_543~119372,00.html

Conforme o press release, a AMD está produzindo os drivers em parceria com o SUSE Labs, que é a divisão SUSE da Novell.

Comentário de Vandrei
Acredito que a ATi deve ter: Acredito que a ATi deve ter sentido no bolso, pois para sistemas Linux sempre foi recomendado placas de vídeo nVidia, talvez agora que a Dell começou a vender computadores com Linux eles tenham notado que poderiam melhorar a imagem e ganhar mais.

Claro que quem ganha com isso são os usuários do Linux, eu possuo uma Radeon 9600 PRO e acho um verdadeiro labirinto instalar os drivers da ATi no Linux, mesmo no Ubuntu as vezes funcionava.

Mais um ponto para o software livre e estamos ficando cada vez mais livres :) queria que a atitude da ATi chegasse em outras empresas.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004