Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opiniões sobre Ubuntu e Debian

Eder S. G. (eder@esg-computacao.eti.br) enviou este link de um texto opinativo do blog Superfície Reflexiva do qual reproduzo um trecho: "Para todos os propósitos práticos, em casa eu sou um usuário comum do Linux e quero o maior e melhor. O Ubuntu me dá isso agora. Se o Debian também o fizer no futuro, tanto melhor — pode ser até que eu decida usá-lo e deixar o Ubuntu de lado. Se não, eu vou continuá-lo a usar no meu servidor até que uma distribuição melhor para esse contexto surja. O que eu espero, porém, é que o Debian cresça com o Ubuntu. E isso só vai acontecer se houver coerência entre os alvos e ausência desse zelo incandescente que às vezes caracteriza esse tipo de discussão."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de MnB Linuxer
"O que eu espero, porém, é: "O que eu espero, porém, é que o Debian cresça com o Ubuntu."
Tá maluco? debian é bem mais "crescido" que o ubuntu.
Não tem nem comparação.
Comentário de Douglas Augusto
O texto tem um tom bem apaixo: O texto tem um tom bem apaixonado, mas vamos lá:

> segundo, ele é mais bem acabado, mostrando que um cuidado especial foi empregado na criação do mesmo.

O que quer dizer com "bem mais acabado"?

> Obviamente, considerando as posições da Debian Foundation e da Canonical, isso não é uma surpresa. Os recursos da segunda são superiores e ela pode ser dar ao luxo de fazer coisas que não são factíveis para projeto Debian.

Isso é falacioso. A Microsoft tem muito mais recursos do que os patrocinadores do kernel Linux ou fundação Apache, e não necessariamente seus sistemas não melhores.

> O Ubuntu está dando ao Debian algo que ele estava perdendo: usuários. E isso é mais importante do que qualquer outra coisa, mesmo código.

Não há uma relação direta entre quantidade de usuários e qualidade do sistema. Mais uma vez, veja programas populares como o MS Windows, Internet Explorer e afins.

A qualidade técnica, econômica ou ideológica de um sistema para mim --e para muitos outros-- é muito mais importante. Não me importo se 100 ou 1 milhão de pessoas usam a Debian, me importo com a qualidade e o compromisso com a comunidade. É por isso que uso GNU/Linux e não MS Windows.

> O Debian atende os critérios de qualidade e de adesão ao código aberto, mas não atende usuários finais.

Dê uma olhada na Debian-Br-CDD.

> Afinal de contas, o fork obviamente não existiria se o ramo principal atendesse as necessidades que levaram à criação da divergência inicial.

Provavelmente não, contudo, o fork pode atender tão somente uma necessidade pessoal, um nicho restrito ou até mesmo um desentendimento/diferenças políticas-ideológicas.

> Se não, eu vou continuá-lo a usar no meu servidor até que uma distribuição melhor para esse contexto surja.

Certamente a Debian é melhor que a Ubuntu para servidores.

> O que eu espero, porém, é que o Debian cresça com o Ubuntu.

Fechou com chave de ouro [sic]. o_O

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Heitor Moraes
Bem...: Eu não vou comentar ponto-a-ponto, mas fica ai minha opinião.

O Ubuntu é muito bom para Desktops, qualquer um consegue usar e é bem bonito. A tradução é boa e a Canonical entrega o CD na sua casa.

Acho que o único tópico em que o Debian ganha é tradução. Mesmo assim o sid vive tendo problemas com localizações, assim como o Gentoo (e isso é de conhecimento comum).

Acho que o cara do texto é bem coerente.
Ele só esqueceu de deixar claro que sem Debian não tem Ubuntu.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de ricarab
Gosto dos dois!: Me perdoem os amantes do Fedora, aqui em casa eu o uso, porém tenho instalado também o novo "GNU/Linux Debian 3.1 rc0", que deu as caras dia 6 deste mês como todos já sabem, e confesso que a todo momento os meus dedos coçam para comprovar mais e mais a estabilidade, robustes, segurança, e organização de um Debian! Só que quando instalo o Debian, e vejo ele sem os temas do Fedora (não me falem para por os temas do Fedora no Debian eim!!!), sem o novo KDE e sem Xorg, fico olhando com uma cara de criança manhosa e volto logo para o Fedora.
Gosto do Ubuntu, porém as vezes tenho impressão de ser uma distribuição muito pequena, instalei ele aqui esses dias, e acreditem, não tem ainda nenhuma atualização para ele! Nem para eles atualizarem o Firefox 1.02 para o 1.04 por motivos de segurança!
Fora que não uso Gnome, e o Kubuntu está com alguns bugs, se foce só na hora de atualizar tudo bem, mas parece que o KDE está com bug também e não sei se corrigiram (olhem na barra de título das janelas do KDE com o tema lipstick e vão ver que quando maximiza ela fica muito estranha, "comida").
Minha maior expectativa é que o Debian se torne mesmo um pouco mais amigável para o usuário doméstico, sem perder é claro a confiança e tudo mais, qualidades estas que já fazem parte do Debian!
Quando me dizem que o Debian só serve para servidores, isso não é verdade pois é bem claro que o Debian foi desenvolvido para servir, e para ser um workstation, se não, não teriam tanta preucupação em manter pacotes gráficos tão estáveis (no sentido de tornarem-se) como XFree e os gerenciadores de janelas.
No mais, sem querer imperequetar: com tantos desenvolvedores, bem que eles poderiam aceitar algum designer para incorporar alguns temas bonitos no Debian, junto com um instalador gráfico (não que EU faça questão), ai estaria perfeito eim?


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Marcelo M
To curtindo muito o ubuntu. S: To curtindo muito o ubuntu. Segue minha opinião:

http://erainfo.blogspot.com/2005/06/porque-eu-adoro-ubuntu-linux.html
Comentário de hamacker
meus comentários sobre o ubumtu: Estou experimentando o ubuntu em casa e tenho alguns considerações a fazer, ele é "bem acabado", isto é, com excelente organização de menus e temas. O portugues pt_BR tá muito bom, claro que isso é dos i18n que já existiam. Não tem muitos pacotes, mas se voce habilitar os repositórios do debian, aí vão vir trocentos.
Uma coisa que reclamo um pouco do debian, é que são trocentos pacotes mal organizados, versoes posteriores não atualizam as anteriores, normalmente ficam mais de uma versão no repositório e isso confunde bastante, o firebird2 por exemplo se refere a versão firebird 1.5.2, mas porque foi ser firebird2 eu realmente não sei, instalei sem querer o apache 1 achando que o que viria era o apache2, enfim, nas distros .rpm normalmente sacodem a poeira de versoes velhas e eles não aparecem na lista.
Quem é debian por bastante tempo poderia responder, por que o pessoal não dá uma enxugada nesses repositórios, ou pelo menos não reclassificam os pacotes ? para servidores isso não tem muita importancia, mas no desktop...

Outras vezes a compilaçao dos .deb não foi muito feliz, por exemplo, o XFCE do debian esconde algumas coisas tidas como avançadas, como o editor de menus, isso foi um desejo do empacotador, compilando diretamente dos fontes não é asssim. Sei que voce vai dizer, pô compila do seu jeito, bom se era para eu compilar de que me adianta os binários ?
Sei que vou me virar melhor quando aprender o que é compilar o prospectivo .spec num .deb, mas até lá...

Outra coisa, entre o ubuntu e Debian-BR-CDD, gostei mais do Debian-BR-CDD na parte de acabamento e parece que a lista dos participamentes dela é muito pro-ativa, pena que ainda use o xfree em detrimento do xorg.
Comentário de sobralense
Ubuntu é um ótimo fork do D: Ubuntu é um ótimo fork do Debian, quando usava, fazia download dos últimos pacotes da versão instável, raramente dava algum problema, se achava estável, parava de atualizar por alguns dias.
Acho estas comparações um pouco sem futuro... Mas, pra mim, o Debian-CDD é que deveria ser comparado ao Ubuntu. Tanto que ainda quero testá-lo e até tenho medo de me apaixonar... =]
Comentário de Anônimo
Você não vai achar firefox: Você não vai achar firefox 1.0.4 no Ubuntu. Voce achará a atualização do firefox com "todas" as correções de segurança presentes no firefox 1.0.4. :) A ideia de um release no Ubuntu não é ficar atualizando tudo a toda hora. É apenas consertar os probleminhas, com relação à segurança, que aparecem na versão existente de cada pacote. Se assim não fosse, qual a diferença de usar a unstable do Debian? Nenhuma, e é melhor usar esta pra quem quer a ultimissima versão a toda hora. Ou usar a versão de desenvolvimento do Ubuntu, codinome Breezy.

Por outro lado, como o ciclo de releases é curto, se voce tiver a paciencia de esperar meros 6 meses, será presenteado com os tais pacotes novos. Por outro lado, se não quiser, cada releases é suportado por 18 meses. Ou seja, em teoria dá pra saltar 2 releases antes de ser forçado a atualizar seu sistema por questão de segurança. Pra mim, isso é o quase nirvana pra uma distro debian-like. O poder de escolher o melhor momento de atualizar pra um "release de verdade". :)

Outra coisa, olhando pro meu Synaptic eu vejo que há mais de 16000 pacotes presentes. Não é uma distro tão pequena assim. :)

Olha, pra não dizer que não há problemas, usuarios do KDE como eu ja enfrentaram um ou outro conflito na atualização de pacotes. Mas dado que o KDE passou a ser suportado oficialmente neste segundo release, imagino que é questão de tempo até eles fazerem o ajuste fino em seus pacotes. Também tenho o gnome instalado, e este até agora não deu nenhum problema na atualização (até por que não pecisou ser atualizado :)).

O nicho atendido pelo Ubuntu no meu modo de ver é o dos que querem usar releases mesmo, querem pacotes atualizados nestes releases, querem apenas correções de segurança e nada de um porrilhão de pacotes aparecendo pra atualizar a toda hora; longo periodo de suporte aliado a ciclos de releases curtos, que dão otima flexibilidade sobre quando atualizar seu sistema. É um nicho, mas acho que a quantidade de pessoas que se enquadram em algm subconjunto disto que eu falei não deve ser lá muito pequeno, visto que o Ubuntu já não é uma distro obscura em meio as centenas de distros linux. Nada mal pra quem nasceu em 2004. :) acho um grande merito eles terem percebido a carencia neste nicho de usuários.


Comentário de Patola
Dois pontos em que concordei.: O que quer dizer com "bem mais acabado"?

Suponho que ele quis dizer arestas mais polidas. Por exemplo, uma preocupação maior com a integração das aplicações ao desktop, um tema menos cansativo, uma organização de menus mais intuitiva, uma pré-seleção de configurações mais fácil para se habituar e daí por diante.

> O Debian atende os critérios de qualidade e de adesão ao código aberto, mas não atende usuários finais.

Dê uma olhada na Debian-Br-CDD.

Eu olhei: Não tem gnome 2.10 nem x.org.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Fernando Ike
Qual é melhor: hehe
Flames, flames...

Não existe melhor ou pior, existe a mais adquada para um perfil ou outro de usuário.
De qualquer forma, todas ajudam a crescer o Software Livre, umas mais ou tras menos. A Sarge saiu mas o OpenOffice 2.0 ainda não, fora outras coisas que precisam de muita contribuição da comunidade.

Contribuir mais e falar menos é solução. Linus - Show me the code


Falei de mais.


Comentário de so
Contribuir mais e falar menos é solução. Linus - Show me the: "Contribuir mais e falar menos é solução. Linus - Show me the code"

Realmente, você tirou as palavras da minha boca...

As pessoas vivem reclamando do quadradinho que aparece no desktop, na formiguinha que apareceu não sei onde... É complicado, se o cidadão deseja algo fácil e arrumadinho, porquê não continua no XPZÃO...

As vezes eu penso que as pessoas realmente ainda não entederam o verdadeiro sentido do software livre, pôxa se eu quero uma coisa prontinha que não dê trabalho, vou até a esquina e compro, é por isso e pra isso que existe o dinheiro...

Agora o sujeito "ganhar" um conjunto completo e avançado de softwares, muitas vezes feito com o maior carinho e dedicação, e ficar reclamando é dose pra leão. Olha, eu acho que tá na hora de parar de reclamar e começar a trabalhar...

Instalem o gentoo, e parem de reclamar... Coloquem o cérebro pra funcionar... Evita o atrofiamento.

Comentário de eumesmo
Alguém mais tá tendo proble: Alguém mais tá tendo problemas em executar as ferramentas administrativas(ex.: Synaptic) pelo menu? Aliás, qualquer prog que exiga root. Aqui, no Ubuntu, como usuário comum, ele pede a senha do root e depois faz mais nada(isso quando não diz que a senha está errada)! Só funciona se abrir um terminal, alternar para root e chamar o programa. Já reinstalei duas vezes com duas mídias diferentes e o erro é o mesmo
Comentário de boi
Não é isso: Não, ele não pede a senha de root, ele pede a sua senha de usuário. A configuração é feita com o sudo. Que tal prestar mais atenção da próxima vez?
Comentário de Frederico
A menos que você tenha habil: A menos que você tenha habilitado o root, o Ubuntu vem com o root desabilitado e o usuário criado na instalação usa o sudo. Quando ele pede senha pra abrir o Synaptic, por exemplo, você deve por a sua própria senha de usuário.
Comentário de hamacker
-: sudo passwd root
e entao voce cria uma senha para o root e pode fazer as coisas por ele.


ou, se estiver logado como o usuario que fez a instalação do sistema entao use sudo na frente do programa : sudo .

estas coisas estão documentadas, é preciso paciência para ler.

Comentário de alex-gurgel
Tem outra coisa: Se voce for um daqueles usuários (nos quais eu respeitosamente me incluo) que tem o hábito de digitar a senha e pressionar a tecla Enter, é isso mesmo que vai acontecer. No Ubuntu (e acho que no Gnome) o botão preferencial (aquele que vai ser ativado quando voce pressiona o Enter) é o Cancel e não o Ok.
Comentário de adell
Debian unstable: Aproveitando o post, pode me dizer como faço para usar o debian unstable?
Procurei um iso e não encontrei.

-----------------------
Os que confiam no Senhor são como os montes de sião, não se abalam mas permanecem para sempre.
Comentário de Wilfredo
E o usuário comum?: E o usuário comum, que quer apenas usar o computador de uma forma fácil, como fica? As queixas dele devem ser desprezadas?
Comentário de vmedina
Isso é tãoooo importante?: O que vem de diferenças do gnome 2.10 para o 2.8 e do x.org para o Xfree?

Eu acho que para o desktop, o que falta no debian é um configurador rápido e etc., mas isso não é algo grave. Tem muita coisa no GNOME que ajuda a configurar algumas coisas.

Ainda não botei o Ubuntu para instalar, mas eu REALMENTE gosto de usar Debian de qualquer forma.

[]s!

ps: Pelamordedeus não me mande olhar o change-log dos dois! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Douglas Augusto
> Eu olhei: Não tem gnome 2.: > Eu olhei: Não tem gnome 2.10 nem x.org.

E desde quando uma distribuição com Gnome 2.8 e XFree 4.3.0 é tida como "não atende usuários finais"? Pacotes "bleeding edge" podem ser mais imaturos ou simplesmente ter diferenças desconsideráveis para "usuários finais".

Reafirmo, a Debian-Br-CDD atende aos usuários finais, mesmo que talvez a Ubuntu com Gnome 2.10 e X.Org seja mais atrativa ou "atenda mais". "Atender mais/menos" é muito diferente de "não atender".

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de ricarab
Pensem!!!: Pessoal, pensem um pouco: somos usuários linux certo? Agora olhem para os outros usuários de outros sistemas operacionais, Windows por exemplo, eles tem um longo período de espera! As vezes quando olho meu Debian, fico pensando: caramba, bem que podia estar com o KDE 3.4 e Xorg, porém, as vezes fico pensando, o linux está em constante e rápido desenvolvimento! Querer estar na crista da onda das novidades é natural PARA NÓS! Quem usa Debian, como eu, pode resolver o problema instalando o KDE 3.4 dos repositórios experimentais, e ainda ter um Debian muito estável! Pensem, o KDE é a casca do sistema! Se estiver utilizando um sistema Debian Testing, com alguns programas mais novos, isto seria o ideal pois haveria uma base firme, e uma casca bonita e polida como nós usuários finais, domésticos gostaríamos!
O Debian É o sistema linux mais estável, as distribuições em geral costumam estar num nível de estabilidade que se compara ao Testing ou Unstable (Fedora por exemplo!).
Nós que acompanhamos completamente o desenvolvimento do linux estamos sempre por dentro, e conhecemos todas as novas tecnologias, porém, um usuário, que senta em frente a um linux, nem vai perceber a diferença do Xfree para o Xorg!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Arkanoid
A grosso modo... instale o te: A grosso modo... instale o testing (tem ISOs dele), mude em /etc/apt/sources.list as referências "testing" para "unstable", rode apt-get update e depois apt-get dist-upgrade... e boa sorte.

--
Distribuidor Regional de Falácia Inglesa Enlatada
Comentário de Patola
Bom, o Gnome 2.10...: O que vem de diferenças do gnome 2.10 para o 2.8 e do x.org para o Xfree?

No meu Debian, o gnome 2.10 que instalei do branch experimental funciona... PIOR. O maldito seletor de tarefas traz a janela pro meu desktop, em vez de me levar ao desktop original da janela, e não consigo achar onde desativar isso (nem no gconf).

Acho que vou acabar tendo que resetar a configuração do gnome (rm -rf ~/.gnome2 ~/.gconf* ) pra ver se esse bug persiste. Mas no Ubuntu sei que não acontece.

Agora, voltando ao tópico, não sei em que o gnome 2.10 e o X.org melhoram em usabilidade, mas podem atender melhor ao que o usuário quer, sim, senhor; e seria um dos motivos para eu mudar de debian para ubuntu sim. Mesmo que seja apenas modinha, estar na crista da onda é importante para alguns usuários.

O problema é, de novo, a cambada do debian amarrar o unstable ao stable. Muito chato isso.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de eumesmo
Valeu pela explicação, pess: Valeu pela explicação, pessoal! Não tinha costume de usar o sudo...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004