Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

GPLv3 agora é oficialmente uma licença de código aberto

A Open Source Initiative (OSI) anunciou na sexta-feira que o comitê que analisa novas licenças submetidas à organização oficialmente considerou a nova versão da licença de software livre GPL como aprovada pela OSI, o que a torna assim oficialmente uma licença de código aberto.

No anúncio da aprovação, Michael Tiemann faz uma homenagem à FSF e ao SFLC pela forma como honraram o espírito do software livre ao mesmo tempo em que se adaptam a novos desafios legais.

Saiba mais (opensource.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
GPL 3: o retorno de jedi: Eu sempre me perguntei isso. Afinal, qual é a licença do documento GPL? Será que a GPL está licenciada sob a GPL? Senão seria um caso de licença recursiva inédito ;-)

Sem brincadeira... Me parece a GPL 3 não está sendo muito bem aceita pelos desenvolvedores. Talvez pelo fato de a idéia inicial dela ter sido uma tentativa de vingança contra as grandes fabricantes de software proprietário e seus parceiros.... Tá, isso já é assunto batido, mas será que a GPL 3 vai realmente funcionar e ser aceita?

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
O texto da licença não é livre: Eis os termos da licença sobre a própria licença:


Copyright (C) 2007 Free Software Foundation, Inc. http://fsf.org/

Everyone is permitted to copy and distribute verbatim copies of this license document, but changing it is not allowed.


A mesma prática foi adotada em versões anteriores da GPL, e a GPL FAQ explica sobre as condições em que alterações são permitidas.
Comentário de steel
Consulte o site: Consulte o site http://gpl3.palamida.com. Lá tem um tracker que mostra diariamente a evolução da adoção da GPLv3 entre os projetos de software livre. Atualmente, segundo o site, até 10 de setembro cerca de 600 projetos já migraram, incluindo softwares importantes como SAMBA, GCC e SUGAR CRM.

Quanto ao conteúdo da licença, é natural que ele seja protegido contra alterações, da mesma forma que uma lei "comum" aprovada no Contresso Nacional é válida para todo mundo, mas somente por votação de quem de direito (deputados e Senadores) ela pode ser alterada; assim, como a FSF criou a GPL, somente ela pode fazer as alterações que julgar necessário.
Comentário de nemesis
ah, por favor!: é oficialmente uma licença de código aberto/livre desde que a Free Software Foundation a publicou. Sem preciosismo, ok?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
software livre: Na verdade, é uma licença de software livre desde que a FSF a publicou. Código Aberto (ou, mais especificamente, Open Source) é um título que só pode ser ostentado por licenças que passem pela aprovação da OSI - inclusive por ser uma marca registrada, buscando justamente evitar que seu significado seja diluído pelo mau uso.

Não havia nenhuma dúvida de que a OSI daria esta aprovação à GPLv3, mas o fato de ter sido realizado o processo tradicional (e aberto) de análise e discussão é algo que engrandece a todos os envolvidos, sem "jogo de compadres".

Da mesma forma, é positivo que um dos envolvidos no processo de criação da GPLv3 tenha enviado oficialmente a licença para aprovação pela OSI, no mesmo dia em que ela foi lançada - mais especificamente, 2h depois do anúncio oficial.

E a forma como o anúncio foi feito pelo presidente da OSI, usando fartamente a expressão Free Software e elogiando o Stallman e o Moglen, foi também algo muito positivo. Não é algo de que os envolvidos deveriam fazer pouco caso ou menosprezar.
Comentário de nemesis
"inclusive por ser uma marca: "inclusive por ser uma marca registrada"

Open Source é um termo comum. E eu tranqüilamente posso dizer que qualquer software livre é open source, ou melhor, de código-fonte aberto. Não é necessário aprovação de uma entidade para perceber isso.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
liberdade de expressão: É claro que você pode dizer tranqüilamente o que quiser- ao menos no que me diz respeito. Duvido que os detentores da marca registrada se importem também.

Mas as pessoas associadas à comunidade de código aberto, que acatam a definição de código aberto e outras proposições da OSI, usam a expressão "open source" apenas para as licenças que passaram pela aprovação da OSI.

As pessoas da comunidade do software livre, alinhadas à FSF, também reconhecem a mesma terminologia, o que explica o fato de a GPLv3 ter sido submetida à OSI 2h depois de sua publicação, para o processo de análise, por um dos envolvidos no seu desenvolvimento.

Quanto ao seu direito de se expressar, ou de adotar um padrão diferente, isso é incontestável. Mas o fato é que a partir do final da semana passada a GPLv3 é uma licença Open Source, de fato e de direito, de acordo com os proponentes do termo e da definição de Open Source.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004