Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

McKusick revela no FISL confidência de Linus Torvalds

Luiz Gustavo Ramos (lgustavo@openit.com.br) enviou este link e acrescentou: “Durante o FISL 6.0, Marshall Kirk McKusick foi uma atração a parte para a comunidade BSD. Bem humorado, ele vestiu a camisa da I BSDCon Brasil, falou da história do Unix, do modelo open source, da licença BSD, do Beastie, de Matt Dillon e dos demais BSDs. E ainda revelou inusitada confissão de Linus Torvalds, o badalado criador do kernel Linux. Veja mais no MyFreeBSD. 'Não teria criado o Linux se o BSD não tivesse envolvido com aquelas pendências legais do início da década de 90. Não seria necessário criá-lo', disse Linus a McKusick, um dos criadores do FreeBSD.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de chimpa
Nada contra *BSD: ..., mas a comunidade FreeBSD parece o irmão mais velho com dor de cotovelo do caçula.
[ isso não é uma afronta ao FreeBSD ou qualquer BSD - eu tenho, uso e gosto - apenas um comentário sobre o comportamento de alguns]
Comentário de Luiz Gustavo
Que alguns?: Prezado chimpa,
Não entendi seu comentário referente ao comportamento de alguns? Que alguns? O McKusick elogiou bastante o Linus e o comparou ao Bill Joy. A entrevista na íntegra vai estar disponível no MyFreeBSD em breve. Não entendi onde você quis chegar. A entrevista foi séria e a fonte é extremamente capacitada e relevante. O tom da reportagem não depreciou ninguém, nenhum sistema e muito menos qualquer pessoa. Acho que o Linux tem suas virtudes e os BSDs também. Há espaço para todos. O que o McKusick quis dizer é que o BSS teve um problema judicial grave no passado e o Linux cresceu neste período.

Acho interessante trazermos depoimentos de ícones como estes. Não percebi qualquer dor de cotovelo. Se o McKusick fosse ter, talvez ele tivesse arrependimentos em relação à Sun e ao Joy pelo fato de não seguido com ele nesta empreitada.

Não aos revanchismos desnecessários!

Abraços,
Luiz Gustavo Ramos
(MyFreeBSD - OpenIT)
Comentário de mimas
McKusick: Durante o FISL 6.0, Marshall Kirk McKusick foi uma atração a parte para a comunidade BSD

Apesar de entender que o envolvivento do McKusick foi (obiviamente) com o BSD, ele tem uma _grande_ importância tanto histórica como técnica em qualquer assunto que diga respeito ao Unix. Seja este Livre, ou não (uma vez que _muita_ coisa do BSD for mergeada no Unix proprietário da Bell).

Comentário de Renato Tambellini
mimas: : mimas:

> (uma vez que _muita_ coisa do BSD for mergeada no Unix proprietário da Bell)

O processo não deu em nada porque a Universidade de Berkeley provou que o Unix da Bell Labs também "mergeou" coisas do BSD Unix, isso é uma prática comum, o Linux pega partes dos BSD, os BSDs partes do Linux, no final, todos saem ganhando.
Comentário de mimas
Sim, sim. Só estava justific: Sim, sim. Só estava justificando o uso amplo da marca 'Unix'. :)

(E na verdade o que eu disse foi exatamente a mesma coisa que você: o Unix da Bell Lavs mergeou _muita_ coisa do BSD).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004