Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Business Week: Linux, Inc.

A Business Week publicou uma matéria explicando sob o ponto de vista de administrativo e financeiro como funciona o processo de desenvolvimento e o modelo de negócios do Linux.

Quanto ao modelo de negócios, a revista comenta principalmente sobre como as empresas que distribuem o Linux obtém lucros (e dá exemplos como o da Red Hat, com lucros triplicando, e da HP, que dobrou a venda de servidores com Linux pré-instalado, atingindo US$ 3 bilhões).

No que diz respeito ao processo de desenvolvimento, ela se refere (com bastante detalhes) à manutenção do kernel, comparando a época em que todos os patches eram selecionados quase que diretamente por Linus Torvalds à realidade de hoje. Selecionei um trecho, com tradução livre: "Pouco compreendida pelo restante do mundo, a comunidade de programadores Linux evoluiu nos anos recentes para algo muito mais maduro, organizado e eficiente. A grosso modo, o Linux se profissionalizou. Torvalds agora tem um time de tenentes, quase todos empregados por empresas de tecnologia, que supervisionam o desenvolvimento de projetos de alta prioridade. Gigantes tecnológicos como a IBM, HP e Intel estão aglomerados ao redor do finlândes, contribuindo tecnologia, músculos mercadológicos e milhares de programadores profissionais. A IBM sozinha tem 600 programadores dedicados ao Linux, e tinha apenas 2 em 1999. Há até mesmo um órgão de direção que ajuda a definir prioridades para seu desenvolvimento de Linux. O resultado é um Linux muito mais poderoso. O software está encontrando seu caminho para tudo, desde celulares Motorola e robôs Mitsubishi até os servidores do eBay e os supercomputadores da NASA que rodam simulações dos ônibus espaciais. A força do seu crescimento está sacudindo a indústria de tecnologia, desafiando a dominância da Microsoft e oferecendo um novo modelo para criação de software."

Outro trecho interessante sobre o processo de desenvolvimento: "Na sociedade Linux, não há cerimônias e reverências diante dos ricos e poderosos. Executivos e gerentes de produto da HP, IBM, Intel e Oracle nem mesmo tentam pressionar Torvalds e Morton em favor de seus interesses. Ao contrário, suas manifestações seguem por intermédio de seus engenheiros que, como membros da comunidade open-source, submetem patches para o kernel ou outros softwares."


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Renato Murilo Langona
Teste de comentário: Teste de comentário na primeira notícia
Comentário de Marcelo
testando: vejamos


#!/bin/bash
cat /boot/vmlinuz > /dev/dsp



Comentário de Anônimo
hmmm, eu tenho que clicar em: hmmm, eu tenho que clicar em um por um dos comentários para ver o que cada um escreveu?

já tentei alternar ali entre lista contraída, expandida, dei o salvar, mas continua sempre igual

isso ai eu achei meio deficiente
Comentário de Anônimo
hmmm, agora tá exibindo norm: hmmm, agora tá exibindo normal


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004