Parece que a tendência do momento são os subnotebooks (ou UMPCs, para ser mais preciso) brancos rodando Linux. Após o Palm Foleo (que não era branco) morrer na praia, e a súbita notoriedade do Asus Eee PC (que, no que me diz respeito, está sofrendo do
efeito Osborne, agora que eles anunciaram que vão lançar uma versão do mesmo tamanho mas com LCD bem maior), várias outras empresas estão anunciando ou ajudando a espalhar
boatos de que vão lançar algo parecido.
E a bola da vez é o Noahpad, que já passou do estágio de mero rumor, e agora já foi anunciado oficialmente - dizem até que vai ser apresentado ao público na CES, que ocorre esta semana em Las Vegas.
Os diferenciais do Noahpad incluem a tampa que pode ser aberta em um ângulo de quase 360 graus, de forma similar ao de vários tablets do mercado (embora ele não seja um tablet, ao que consta), e o teclado implementado na forma de dois touchpads descritos como revolucionários - mas vou esperar para saber mais antes de formar minha opinião sobre este método de entrada de dados.
Além disso, ele roda Linux (Ubuntu 7.10), a tela LCD tem 7 polegadas, tem rede sem fio 802.11g, 512MB de RAM, HD de 30GB, webcam e microfone embutidos.
Saiba mais (mobilewhack.com).
=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos