Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nick Petreley pede boicote do SUSE Linux, do Evolution e do Mono


“Adotando com firmeza uma posição bastante extrema sobre o acordo entre Microsoft e a Novell, o colunista Nicholas Petreley usou seu espaço no site do veterano Linux Journal para chamar o público a boicotar os produtos da Novell, especialmente o SUSE Linux e o projeto Mono.

Uma das razões pelas quais Petreley partiu neste grito de batalha antecipado foi a pretensa violação da GPL causada plo acordo, citando como fonte Eben Moglen, em uma citação parcial que não leva em conta que Moglen não afirmou que esta violação estava ocorrendo, nem que o próprio Moglen foi convidado pela Novell (e aceitou) para auditar se alguma violação está de fato ocorrendo.

A proposta dele é simples, e me faz pensar se ele parou para considerar que pode estar indo no caminho da estratégia "dividir para conquistar" - mas no sentido contrário ao que gostaria de ir. Veja os 3 pontos que resumem a estratégia tratada por ele:

1. Os usuários boicotarem os produtos da Novell, incluindo a linha SUSE Linux e o Evolution.
2. Os desenvolvedores pararem de contribuir com o projeto Mono
3. A FSF parar de "desperdiçar tempo" tentando erradicar o DRM com licenças novas, e passar a gastar seu tempo aplicando a GPL existente.

Vai longe, o rapaz. Respeito muito o Nick Petreley por seu histórico, mas eu acho que dessa vez ele agiu como o goleiro que antecipa o pulo na hora de defender o pênalti - e raramente o risco adicional dessa decisão leva a resultados melhores do que os dos goleiros que pulam na hora certa.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
E o acordo Novell - M$ ...: ...já começa a dar frutos para a M$.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de sri_canesh
Sujeitinho idiota.: Sujeitinho idiota.

xiitismo não resolve nada.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de popolony2k
Para um cara na posicao dele....: ...resolve sim !!! Até mesmo porque acredito que seja apenas pressão !!

No final tudo vai dar certo !

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Kalashinikov
Linux e Windows: Não estou 100% sabendo dos detalhes desta parceria, mas pelo que li através deste site, é que eles vão cooperar na interoperabilidade de sistemas.

Mas uma coisa devemos entender, desde logo (o mais rápido possível de preferência) em breve, os sistemas operacional serão meras pontes para a internet, onde tudo ocorrerá... então acredito que uma cooperação entre rivais pode sim trazer benefícios para os usuários, claro que irão logo depois de lerem este post, irão querer que seja uma solução 100% livre... claro, apoio o Software Livre / Código Aberto... mas temos que entender que infelizmente o mundo tem software fechado e aberto... e os usuários tem o livre abirtrío de escolher... claro, por preguiça usam o que estão acostumados....
Mas acho que devemos nos esforçar para compreender..

Dêem suas opniões.


Comentário de Icoslau
Alguns podem ler e querer: Alguns podem ler e querer tirar satisfação, outros podem pensar que o mundo está acabando (dado meu xiitismo - como alguns citaram ai acima, não a meu respeito - pelo SuSE Linux), mas pondero alguns detalhes.

Sempre fiel a familia Novell, após contato com a mesma, estive fervorosamente defendendo a empresa, e principalmente o SuSE Linux, nos ultimos tempos. Conquistei muitos amigos, inimigos também, mas conseguimos consolidar uma comunidade que a muitos ajudou, ajuda, e estará ajudando aqueles que dependem de assitencia com esta incrivel distribuição.

Sucesso tivemos muitos, fracassos também, mas apioamos uma ideia de distribuição que sempre consideramos uma das destaques no campo a que se prestava. Porém hj, não da distribuição atualmente em uso, mas das futuras, particularmente, não posso afirmar o mesmo.

Legal, cooperação é algo bom, contribui para o desenvolvimento das partes envolvidas, evolui o pensamento humano e todo aquele bla, bla, bla. Mas, vejo problemas nessa "cooperação".

Agua e azeite não se misturam (parece que em determinadas circustancias especiais é possivel) e isso todos compreendemos. Cães e gatos (circunstancias novamente) não se misturam. Certas coisas não dão liga, Linux e Windows são uma delas. Xiitismo, fanatismo, absolutismo, talvez, mas os fins justificam os meios.

Não posso crer que a "intervenção" da MS no mundo Linux possa nos trazer algum beneficio, a meu ver, somente quem saira beneficiada é ela, no ponto que pode aprender mais facilmente quais nossas principais vantagens, acoplar ideologias monopolistas à determinadas distribuições, bem como obter informações relevantes de interesse do Linux e usa-las de maneira obter lucro para si.

Considero particularmente esquisita a atitude da Novell de abrir um diálogo inimaginável a anos atrás com a principal interessada em se livrar do software livre, sem ao menos trabalhar a ideia com a comunidade, ao menos com os responsáveis mais expressivos desta comunidade, e trabalhar na surdina.

Infelizmente confesso que não compactuo com a ideologia da empresa em nenhuma circunstancia, nem mesmo para exclusiva melhoria da interoperabilidade dos sistemas, de forma que a expressão mais objetiva de minha posição é de boicote já. Uma lição deve ser dada à Novell para que se lembre de quem a constroi atrás das paredes, e não apenas no balcão dde vendas. Muitos almejam que ambos os sistemas tenham uma comunicação uníssona, porém no meu entender, se isso compreender que nossa principal concorrente possa ao menos ter uma vantagem de 0,1% sobre seu atual estágio, está fora de questão.

O que vejo hj é um sistema proprietário que AINDA está sendo preparado para a comercialização, e se diz inovador. Ora, desktop 3D, navegador com abas, menus inteligentes, etc, já são realidade em nosso ambiente a muito tempo. Qual seria a vantagem de mercado, caso a MS pudesse ter este mesmo acordo de "cooperação" quando do lançamento do XGL? Estaria ela com alguma vantagem hj? Creio sem dúvida que sim. Qual a real novidade do sistema de desktop 3D do Vista com relação ao XGL da Novell? Nenhuma, não é mais nenhuma novidade depois do XGL. Qual a vantagem da MS se utilizar sistema de instalação no modo de repositórios e dependencias, creio que muitas, com relação a seus fieis consumidores. Mas nada de novo.

A MS, como sempre agiu, deve atuar como um sanguessuga, que após a morte da vitima por exaustão, a abandona o corpo a procura a próxima vítima. Não considero que a ideia de mais virus e falhas de software sejam verificadas principalmente em produtos da Novell em pouco tempo seja algo impossível.

Sou xiita, convicto, e jamais deixarei que atitudes possam dar vantagem a MS, e se no momento a Novell o faz, apenas posso aderir ao boicote como demosntração de protesto, afinal, no minimo pelo trauma dos dados perdidos, horas desperdiçadas e reinstalação desnecessárias, sinto-me na obrigação de impedir que a MS tenha qualquer R$ ou U$$ a mais em suas contas.

SuSE Linux é uma ótima distribuição, até o presente momento sim, mas a partir das próximas versões, uma análise mais detalhada é essencial. No momento, qualquer nova instalação, por recomendação ou pelas proprias mãos, não contará com produtos Novell.

A visão é radical, porém a medida foi radical, nada mais justo.

Abs
Icoslau

Comunidade SuSE Brasil
Comentário de deysonthome
Companheiro....: Concordo plenamente.....
A M$ acabou naminha opinião e está buscando uma boia para não afundar.
O Vista será uma tragédia....é um XP estrangulado em 10 Gb de sistema instalado que necessitará de muita máquina para fazer qualquer coisa...detalhe, eu baixei e instalei o último Beta....desisnstalei rapidinho...
É triste ver a Suse entrar nessa, mas pelo que me consta essa sempre foi a vocação desta distro...independente de ser boa ou não. Detalhe, eu disse da distro antes do projeto Open da Novell....
Na realidade, a M$ é uma empresa rumo a decadência mas ainda tem dinheiro em caixa.....e eu sou xiita também, temos que ser, pois eles o são, além de lhes faltar escrupulos.
Pelo que parece colocarão a Novell/Suse de interface para a comunidade e mamarão nas tetas desse oceano de conhecimento na tentativa desesperada de se levantar, mas de certo para se levantar irá derrubar Suse ou comprá-la por baixo dos panos....
Alguma coisa vão fazer....o chato é que muita gente que veio para o Linux...veio sem espíto comunitário, sem reflexão sobre o ponto real do Linux que a antítese da M$....M$ e Linux não tem nada a ver...dá até nojo....Vou boicotar também !!! Espero que a RedHat se mantenha fiel....espero que no final pelo menos tenhamos ainda o from scratch......



Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de RobsonD
Realmente é: Realmente é imperdoável....

Já retirei o Suse do meu computador e vou instalar o Debian ou o Fedora. Chega se M$....
Comentário de popolony2k
Eu estou com uma cópia do SUSE q tava pronta ....: ...p/ eu instalar.......agora nem vai !!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Ivan Paulos Tomé
Suse + Xen + Microsoft: É uma conspiração para a sobrevvência mesmo.

A tecnologia por detras disso tudo e que a Microsoft está tentando proteger a qualquer custo se chama Palladium. E a ponta do Iceberg é a atestação remota, funcionando em qualquer máquibna através do .net framework.

Xen source: Assegura que o Vista mesmo sob uma VM nao vai perder o esquema de atestação remota, testa o hardware e assegura que o Xen não vai interferir na autenticalção do Vista sob uma Virtual Machine, assim a hash para atestação remota será protegida evitando a clonagem de computadores e da licença do Vista.

Suse: Faz propaganda para a União Européia de que a Microsoft está se ajustando, faz a interoperabilidade do Vista ser uma realidade e forma um acordo que permite que os softwares se comuniquem, chega na frente das outras distribuições que não aceitaram a atestação remota da maneira que a Microsoft se propõe a fazer.

Microsoft: Posa de boazinha por hora, monta o Palladium como a tecnologia mais segura do mundo ( É mentira ) e sai vendendo para bancos, comércio virtual e multimídia como o Nirvana da segurança, mas os hardwares TPM ainda não estão prontos e por isso a brecha dentro de uma VM, você mente para a VM e ela mente para o Vista. Resolve parte do problema com a UE. Não processará os usuários que se comunicarem com o Vista através do seus códigos mas pode possivelmente processar quelquer empresa Linux que assim o fizer extorquindo royalties.

Eles querem que o Palldium seja o padrão necessário para todas as comunicações no mundo , e então se colocarão em tudo que é S.O.

Não é o XGL, o seu ponto está errado, o XGL é só visual, o Palladium significa estar em toda a cadeia de informática.
Comentário de nemesis
me engana: "os sistemas operacional serão meras pontes para a internet, onde tudo ocorrerá"

é, veja por exemplo o caso dos jogos: pra quê gastar uma grana danada na última placa 3D de última geração quando, com banda-larga, um cluster de servidores de alta capacidade computacional pode renderizar as cenas poligonais e shadeadas do jogo com muito mais perfeição? tirando a latência e o fato de que vão haver milhões de outros jogadores online requisitando draw para suas telas de browser, o plano é perfeito...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de timm
Concordo plenamente.: Sou adepto ao boicote.

Conforme fiz um comentário no tópico original, onde anunciava o negócio da China que a Novell está fazendo, acredito sim que esta será apenas mais uma das tentativas (e que começou bem, diga-se de passagem) para que a Microsoft continue em sua cruzada pela morte do Linux e Software Livre.

É um pesadelo para uma empresa saber que seu maior concorrente não é uma empresa, e quem usa Linux o faz por que gosta, e tem posição certa (ou quase certa, também sobre algumas circunstâncias) contra a mesma.

Assim, creio que ela está aplicando o mesmo (bom e velho) golpe que acabou com companhias no passado. Lembrando:

-> A Apple, que era lider no mercado de computadores na década de 80; Se aproximou da Microsoft, levou um pé de rodo e hoje é o que é. Ela sempre teve um sistema operacional (muito) melhor que o Microsoft Windows, com melhores recursos de usuabilidade, estabilidade, hardware de primeira qualidade, etc e tal, e quem usa sabe do que eu falo.

-> A IBM, qe fazia um Sistema Operacional em parceria com a Microsoft. IBM com o Kernel, Microsoft com a GUI. Microsoft, novamente, aplicou uma bela de uma rasteira pra cima da IBM, pegou a GUI e lançou o seu Microsoft Windows 3.11. A IBM, atrasada, lançou o IBM OS/2, que era superior ao Windows naquela época, e, para tentar manter a compatibilidade, passou a rodar programas de Microsoft Windows. Foi o ultimo suspiro. A IBM matou o OS/2, não abre o código de fonte até hoje, depois vendeu sua divisão de hardware para a Lenovo, e deu no que ela é hoje.

Algumas semelhanças aparecem ao analisarmos esses dois casos, o que evidencia o que estou tentando dizer. Não acredito nos frutos dessa parceria, a Novell tá caindo bonito.

Por tanto, com base na minha solidez e no meu xiitismo, eu sou adepto ao boicote.
Comentário de Malcomtux
Xiita usuario do Mono: Sinceramente, eu não acho que Microsoft está tão ruim das pernas assim, mas que ela esta extendendo seus tentaculos com a intenção de chupar coisa para as suas técnologias como o Palladium é evidente.

Outra coisa, sou a favor do boicote a Novell é o Suse, nesse ponto sou Xiita, mas não incluo o Mono nessa. Mesmo porque, creio que se depender do senhor Miguel de Icaza a microsoft não tem muita vez na comunidade Mono. Olha o link
____________________
Usuário Linux número 401439.
Malcomtux.
Comentário de mvortex7
o DRM tem sido a obsessão: o DRM tem sido a obsessão da MS ultimamente.
Nada me tira da cabeça que esse acordo é mais um passo da gigante rumo a implantação do DRM.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004