Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

News.com: Sun tem expectativa de um Solaris Linux-like

Segundo a reportagem da News.com sobre novidades da conferência JavaOne relacionadas ao Solaris, a Sun vem tentando há anos restaurar o brilho do Solaris, versão do Unix que teve seu pico de popularidade na década de 90 e que desde então tem enfrentado forte desafio, especialmente do Linux.

O texto informa que em um esforço para impelir a adoção do Solaris, a Sun Microsystems deu início a um projeto conhecido internamente como Indiana para tentar dar ao seu sistema operacional algum dos sinais característicos e ornamentos do Linux.

O projeto é um dos itens na lista de pendências de Ian Murdock, fundador do Debian e, desde março, 'chief operating systems officer' da Sun. Embora ele não tenha confirmado o nome do projeto, Murdock - que é do estado de Indiana - discutiu a essência do projeto na conferência JavaOne na segunda-feira, e o porta-voz da Sun confirmou o nome.

Saiba mais (news.com.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de joe
Ironia do destino.: Ironia do destino.

Quando conheci o Linux, este sistema era denominado por alguns como sendo "Unix-Like". Agora vejo o tão falado Solaris (na mesma época este sistema era algo meio distante para os meros mortais) ter uma equipe de desenvolvimento, investimento e tudo para se tornar um "Linux-Like".
Realmente chega a ser irônico. ;-))
Comentário de silveira
Eu pedi meu CD de Solaris: Eu pedi meu CD de Solaris já faz um tempo e nada...

Bem, porque a Sun não lança uma iniciativa de chamar o Solaris de GNU/Solaris. Acho que agradaria o público software livre.
Dando uma olhada no Google eu vi que já existe algo (www.gnusolaris.org) assim.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Paulo Pontes
o solaris vai tentar manter: o solaris vai tentar manter o seu kernel e usar o resto do linux. Isso é uma descrição por alto do que é o OpenSolaris hj em dia.
Comentário de Carlão Bazuca
Trocar nome não mudaria grande coisa...: > Eu pedi meu CD de Solaris já faz um tempo e nada...

Baixa que é mais simples. Os CDs que eles mandam além
de demorarem muito tempo são desatualizados.

> Bem, porque a Sun não lança uma iniciativa de chamar
> o Solaris de GNU/Solaris. Acho que agradaria o público
> software livre.

A Sun só está fazendo isso por que está na merda, e
não por que acha SL bonitinho. Mesmo que eles troquem
de nome você e muita gente não vão abandonar o Linux
para usar outro sistema só por que eles são bonzinhos
ou o nome é bacana.

> Dando uma olhada no Google eu vi que já existe algo
> (www.gnusolaris.org) assim.

Sim, faz uns 2-3 anos que tá no ar. Não sei como
está hoje em dia, mas quando testei ha uns 2 anos
era um desktop rodando Gnome todo bacaninha que não
suportava vários dispositivos de hardware de um PC
chinelão. Palha.

Carlão.
Comentário de SuxSys
Sun na merda?!: Acho esse comentario muito simplorio, a Sun sempre foi uma empresa muito grande, principalmente na decada de 90, e mesmo tendo perdido muito mercado ela continua muito forte no mercado pois usa relação não e somente software como outras.

Sobre a noticia eu acho muito bom, mas n pensem q o sistema sera um kernel do solaris e tudo mais do linux, ela apenas pegara caracteristics que interessam a ela, assim como os sistemas abertos sempre fizeram(Bsd's e outros)

Essa e a beleza do SL, a um tempo atras ela tentou juntar o codigo do solaris com o do hp-ux, sistema de boa caracteristicas mas q perdeu e feio no mercado, mas a hp se recusou.

O que acontece e que finalmente eles percebem q o modelo de SL funciona... :D



\\ Penso, logo comento :P \\


Comentário de Gabriel C.
Pedi o meu cd também, acho: Pedi o meu cd também, acho que irão mandar a versão 10 somente após lançarem a versão 11...

Falar que a Sun está na merda foi exageradamente sensacionalismo. Não que eu seja do fã clube mas depois de fazer o java e falar em libera-lo, estão já preparando uma nova linguagem que abusará das novas arquiteturas paralelas. Não acho que isso é estar na merda.
Acho que repetirão a formula, somente isso.
Comentário de pm
Meu DVD chegou !: Meu DVD do OpenSolaris chegou no prazo.....+/- 4 semanas
....
ainda não instalei......mas espero faze-lo logo!

e o projeto nevada ? alguem ja botou pra funcionar ?


Comentário de Samuel
Eu pedi o meu...: Eu pedi o meu DVD (e não CD como alguns estão falando) e chegou o pacote depis de uns 2-3 meses, sendo que veio com 3 DVDs (Um para arquitetura x86, outro para Sparc e outro com ferramentas de desenvolvimento. Agora, instalar, são outros quinhentos. Já instalei o Debian mas a instalação do Solaris é muito mais complicada. Ainda não consegui ver ele rodando.
Comentário de Carlao Bazuca
Mais um comentário simplorio... :): > Acho esse comentario muito simplorio,

É um direito que você tem meu jovem. :)

> a Sun sempre foi uma empresa muito grande, principalmente
> na decada de 90, e mesmo tendo perdido muito mercado ela
> continua muito forte no mercado pois usa relação não e
> somente software como outras.

Bom, eu particularmente não concordo com esta afirmação, mas tudo bem. Se você analisar o gráfico da bolsa de valores vai ver que o grande "hype" foi no início desta década, por causa do Java:

http://finance.google.com/finance?q=SUNW

Para a sorte da Sun é que o Java é a bola da vez, senão eles já teriam ido à barracota. Eles investem muito em pesquisa e fabricam hardware de _excelente qualidade_, porém caro. Não espanta o motivo pelo qual eles estão ficando para trás neste segmento de mercado. :)

A propósito, que arquitetura de hardware tu usas?

> Sobre a noticia eu acho muito bom, mas n pensem q o
> sistema sera um kernel do solaris e tudo mais do linux,
> ela apenas pegara caracteristics que interessam a ela,
> assim como os sistemas abertos sempre fizeram(Bsd's e
> outros)

O problema não é abrir o código, mas sim dar continuidade a um projeto. Eles podem alocar meia dúzia de desenvolvedores que trabalhavam no Solaris para manter uma versão opensource do produto, porém este projeto vai dar certo se gente de fora comprar a idéia e colaborar escrevendo código para melhorar o trabalho já feito e principalmente escrevendo device drivers para suporte a dispositivos de hardware, visto quem nem todo mundo tem grana para ter uma Sparc em casa. ;)

> Essa e a beleza do SL, a um tempo atras ela tentou
> juntar o codigo do solaris com o do hp-ux, sistema de
> boa caracteristicas mas q perdeu e feio no mercado,
> mas a hp se recusou.

Os grandes vendors (IBM, HP, Sun, etc) comercializam soluções baseadas em Hardware + Unix ainda insistem num velho modelo de negócios que empresas como a RedHat vem comprovando não funcionar mais.

Todo mundo sabe que servidores de arquiteturas como o RISC funcionam bem pra caralho, porém o preço de uma solução dessas hoje em dia assusta qualquer um, e o pior: é possível encontrar soluções baseadas em Linux rodando em servidores de arquiteturas fuleiras (x86 ou ia64) fazendo a mesma coisa e por 1/10 do custo.

> O que acontece e que finalmente eles percebem q o modelo de SL funciona... :D

Sim, pessoas bacanas e altruístas escrevem código, empresas usufruem desse trabalho sem gastar um tostão, enquanto pessoas como eu e você ficamos falando merda em sites como este e não fazemos nada. ;)

(Sentiu um "que" de hipocrisia neste comentário?)

> \\ Penso, logo comento :P \\

Conselho: pense um pouquinho mais... :)
Comentário de Copernico Vespucio
Diferença entre o dois: A diferença entre os dois é que o Linux se tornou, depois de muita discussão com os lustradores de bits, amigável ao usuário final.

Muito esforço foi feito e muito código foi escrito com esse objetivo nos últimos 5 ou 6 anos. Agora, o mundo livre em geral quer seguir o exemplo...
Comentário de Copernico Vespucio
Meu bom Deus... Do que vcs. estão falando???:

Se você analisar o gráfico da bolsa de valores vai ver que o grande "hype" foi no início desta década, por causa do Java:


Aquilo foi um surto de valorização de suas ações, não uma "recuperação". O lucro já era bom antes disso e depois que a coisa esfriou ele simplesmente voltou ao normal.


Para a sorte da Sun é que o Java é a bola da vez, senão eles já teriam ido à barracota.


Vc. não conhece o mercado corporativo, ao que parece. O negócio principal e "garantido" da Sun sempre foi Hardware. Sua plataforma instalada está nas maiores corporações do mundo (AT&T, e Cia.) e que tem os "cérebros SPARC" não os troca. Aqui no Brasil, dou o exemplo de duas entidades com as quais já trabalhei que usam SPARC: CEF e EBT.

A Sun realmente teve um balanço anual negativo por volta de 2004, o que acabou disparando mudanças na empresa. Hoje em dia suas contas vão bem, obrigado.

O dinheiro que ela investiu na abertura do java e do Solaris prova isso, assim como a liberação de seus projetos de microprocessadores. Processos muito caros e de retorno a muito longo prazo. Ninguém sem dinheiro em caixa faz isso.

A atenção dessa empresa com SL e outras plataformas de hardware como a Intel se deve a uma prática a qual as empresas se lançam quando gozam de saúde financeira: se expandir. J. Schwartz quer aquilo que ele chama de "volume": estar em todo lugar.

A IBM no passado cometeu o grave erro de não fazer isso quando pôde e de repente se viu cercada de concorrência onde ela não imaginava: a "plataforma baixa". Nenhum outro player desse mercado está disposto a fazer a mesma besteira de se entrincheirar em seu próprio nicho. É por isso que a Apple tem investido em no Mac-Intel.


Eles podem alocar meia dúzia de desenvolvedores que trabalhavam no Solaris para manter uma versão opensource do produto


Só no código do OpenSolaris, meu caro, eles estão pagando muito mais de meia dúzia...


porém este projeto vai dar certo se gente de fora comprar a idéia e colaborar escrevendo código para melhorar o trabalho já feito e principalmente escrevendo device drivers para suporte a dispositivos de hardware...


Idéia interessante mesmo, mas não é o foco principal. Os clientes podem escrever, compartilhar e usar os produtos que quiserem, mas apenas a Sun e outras entidades/usuários autorizados por ela têm direitos de commit nos repositórios. Isso dificulta um pouco para a comunidade postar melhorias no código, embora escrever softwares para ele com base no código existente continue simples.


é possível encontrar soluções baseadas em Linux rodando em servidores de arquiteturas fuleiras (x86 ou ia64) fazendo a mesma coisa e por 1/10 do custo.


A mesma coisa não... :)

Talvez "dê pro gasto", mas não a mesma coisa. Empresas que possuem aplicações de grande volume ainda confiam em uma poderosa arquitetura de hardware que não passa nem perto das máquinas Intel da vida...

Nelas, o prejuízo de uma falha de hardware, uma só que seja, pode superar o custo de um SPARC. Então a arquitetura RISC tem um custo benefício menor.

No entanto, a Sun procura a palataforma baixa. Porque? A chave é VOLUME!!!

Existem algumas centenas ou poucos milhares de máquinas de alto desempenho da empresa espalhadas por aí. Esse número é difícil de cair, mas também é difícil de crescer. Ele garante o ganha-pão básico dela. Tecnologias como Java (e até mesmo o OpenSolaris) permitem que programadores não precisem ter uma máquina dessas à sua disposição para escrever software para ela, baixando o custo de desenvolvimento. Isso mantém o hardware atraente.

Vc. achava que a Sun sempre investiu no Java porque? :)

Em compensação, o mercado de baixa plataforma acena com bilhões de usuários e tem uma velocidade de atualização muito maior. É uma mina de ouro e é burrice ficar de fora dele. E o mercado de dispositivos móveis tem muito mais usuários e é ainda mais veloz.


Sim, pessoas bacanas e altruístas escrevem código


Profissionais escrevem códigos para si mesmos e compartilham (e por sua vez usam diariamente muito mais código do que doam), ou são pagos para escreverem código para sua empresas, que o compartilham com o público (empresas que também usam muito mais código aberto do que doam). É assim que o software livre/aberto funciona.

Não há muito "altruísmo" nesse nicho. Há ausência de burrice empresarial, vontade de promover à si mesmo ou sua empresa, vontade de aprender ou até mesmo (em muito poucos casos, estatisticamente) necessidade de alimentar o ego.


empresas usufruem desse trabalho sem gastar um tostão


Empresas como a Sun, HP e a IBM têm investido verdadeiras fortunas na criação e manutenção de software aberto e livre nos últimos anos. Não fala besteira.

É estranho as pessoas ainda acharem que SL/OSI é escrito (só) por hackers adolescentes descabelados trancados em seus quartos comendo pizza com Jolt Cola.


enquanto pessoas como eu e você ficamos falando merda em sites como este e não fazemos nada. ;)


Se vc. não faz nada, problema e escolha sua. Mas fale só por você, ok?
Comentário de Carlao Bazuca
Talk is cheap, show me the code...: > Aquilo foi um surto de valorização de suas ações, não uma
> "recuperação". O lucro já era bom antes disso e depois que
> a coisa esfriou ele simplesmente voltou ao normal.

Ah certo, então essa é a explicação? Se for isso então
é fácil explicar os valores de ações da SCO, Novell e
outras companias na bolsa. :)

> A Sun realmente teve um balanço anual negativo por volta
> de 2004, o que acabou disparando mudanças na empresa. Hoje
> em dia suas contas vão bem, obrigado.

Hmmm, você por acaso não trabalha para a Sun, trabalha?

> Só no código do OpenSolaris, meu caro, eles estão pagando
> muito mais de meia dúzia...

O termo "meia dúzia" é forma de falar. Podem ser várias
dúzias. :)

> Idéia interessante mesmo, mas não é o foco principal. Os
> clientes podem escrever, compartilhar e usar os produtos
> que quiserem, mas apenas a Sun e outras entidades/usuários
> autorizados por ela têm direitos de commit nos repositórios.

Bacana, isso demonstra o grau de sanidade dos caras.

> Isso dificulta um pouco para a comunidade postar melhorias
> no código, embora escrever softwares para ele com base no
> código existente continue simples.

Certo, e o que você acha que vai fazer com que as pessoas
migrem para a versão opensource do Solaris?

> Talvez "dê pro gasto", mas não a mesma coisa. Empresas que
> possuem aplicações de grande volume ainda confiam em uma
> poderosa arquitetura de hardware que não passa nem perto
> das máquinas Intel da vida...

Don't get me wront mr Prepúcio. Não critiquei a qualidade
do Hardware da Sun, mas sim o custo. Boa parte das pessoas
não sabe diferenciar isso e talvez seja esse o motivo pelo
qual o mercado esteja atulhado de x86. Como dizia Dalai
Lama: quem não tem cão caça com gato. :)

> No entanto, a Sun procura a palataforma baixa. Porque? A
> chave é VOLUME!!!

Sim, certamente. Não se encontram grandes clientes no fundo
do quintal. :)

> Existem algumas centenas ou poucos milhares de máquinas de
> alto desempenho da empresa espalhadas por aí. Esse número é
> difícil de cair, mas também é difícil de crescer. Ele garante
> o ganha-pão básico dela.

E mantém o preço das ações onde ele está, certo?

> Tecnologias como Java (e até mesmo o OpenSolaris) permitem
> que programadores não precisem ter uma máquina dessas à sua
> disposição para escrever software para ela, baixando o custo
> de desenvolvimento. Isso mantém o hardware atraente.

Sim, costuma-se chamar isso de portabilidade não?

> Vc. achava que a Sun sempre investiu no Java porque? :)

Faz sentido. :)

> Em compensação, o mercado de baixa plataforma acena com
> bilhões de usuários e tem uma velocidade de atualização
> muito maior. É uma mina de ouro e é burrice ficar de fora
> dele.

Verdade e vocês, ooops quero dizer eles demoraram muito
tempo para perceber isso. :D

> E o mercado de dispositivos móveis tem muito mais usuários
> e é ainda mais veloz.

E mais lucrativo. ;)

> Profissionais escrevem códigos para si mesmos e
> compartilham (e por sua vez usam diariamente muito mais
> código do que doam), ou são pagos para escreverem código
> para sua empresas, que o compartilham com o público
> (empresas que também usam muito mais código aberto do que
> doam). É assim que o software livre/aberto funciona.

Programadores escrevem código, e alguns deles tem sorte
de serem pagos por empresas para fazer isso. Se você
prestar atenção nos sites vai ver a quantidade de gente
que pede donativos por que os projetos não tem nenhum
sponsor.

> Não há muito "altruísmo" nesse nicho. Há ausência de
> burrice empresarial, vontade de promover à si mesmo ou
> sua empresa, vontade de aprender ou até mesmo (em muito
> poucos casos, estatisticamente) necessidade de alimentar
> o ego.

É mais ou menos por aí. :)

> Empresas como a Sun, HP e a IBM têm investido verdadeiras
> fortunas na criação e manutenção de software aberto e livre
> nos últimos anos. Não fala besteira.

Bacana, cita projetos então além do OpenOffice que a Sun
ajuda por motivos óbvios. Eles podem até investir, mas
quando tem algum tipo de previsão de retorno. Lembre-se
que cada empresa dessas, por mais inovadora que seja tem
por tras do CEO, CTO etc uma entidade chamada Board. ;)

> É estranho as pessoas ainda acharem que SL/OSI é escrito
> (só) por hackers adolescentes descabelados trancados em
> seus quartos comendo pizza com Jolt Cola.

Nem, nessa fase esse povo está consumindo muita pr0n,
baixando toneladas de mp3 e jogando online. Ninguém
mais tem uma visão tão poética das coisas assim. :)

> Se vc. não faz nada, problema e escolha sua. Mas fale
> só por você, ok?

Bacana Mr. prepúcio, como disse anteriormente eu não
colaboro com nada e tenho consciência disso. Agora eu
gostaria de saber o que você faz para ter ficado digamos
tão "emputecido" com um mero comentário de um troll? :)

Abraço,

Carlão Bazuca.
Comentário de hamacker
Engraçado, O Linux é um: Engraçado, O Linux é um unix-like que gostaria de ser um unix, mas nunca será.
O Solaris é Unix, que gostaria de ser um linux, mas será que consegue ?

Só sendo maluco para entender as tecnologias de hoje.
Comentário de Ataliba
Nem tanto: A instalacao do Solaris em si, nao eh tao dificil assim nao. Na realidade, o que pega eh a nomeclatura dos dispostivos e afins.
Mas, ele, em si, eh manha.
Atualmente, vou ver se peco ele porque na empresaq que trabalho temos uma Estacao Spar parada e seria legal colocarmos on line a bichinha com o Solaris 10, para trabalhafr com as camadas de virtualizacao do bichinho :-)
E, detalhe, o que eu mais ja vi foi Solaris Instalado.
Mas eu nao sirvo de base, porque sou fan do sistema hahahaha

Comentário de Copernico Vespucio
Say me what and I show it!:

Ah certo, então essa é a explicação? Se for isso então
é fácil explicar os valores de ações da SCO, Novell e
outras companias na bolsa. :)


Trabalho com mercado financeiro, meu chapa... ;-) Sei analisar esse tipo de dados.

Ignore a flutuação do índice, concentre-se na média. Fácil como somar dois mais dois.


Hmmm, você por acaso não trabalha para a Sun, trabalha?


Não, não trabalho. Sou só um desenvolvedor focado em Java e usuário doméstico do OpenSolaris (na verdade, hoje uso o Belenix, que divide espaço com o Kurumin no meu desktop). A Sun criou a bola, deu o primeiro chute, chamou mais gente pra jogar e eu estou no gramado...

Gosto de observar as subidas e descidas das corporações, pois isso me afeta diretamente. Não fiquei aborrecido com suas colocações, estou apenas desmentindo-as. Pelo menos hoje elas não representam a verdade.


Certo, e o que você acha que vai fazer com que as pessoas
migrem para a versão opensource do Solaris?


Oras, no momento o principal incentivo para usar o OpenSolaris é quem precisa lidar com o Solaris profissionalmente e quer brincar com ele em casa. Posteriormente, quando portarem muitos dos brinquedos do Linux para ele, é possível que usuários interessados em um p*ta kernel + as ferramentas a que estão acostumados sejam atraídos. Eu por exemplo seria...


Verdade e vocês ...


Não, cara. Eu não trabalho para eles. :) Só porque eu falo algo positivo de uma empresa (não é pecado, é?), não significa que recebo dinheiro diretamente deles. A empresa só realizou coisas que por acaso tem facilitado a minha vida como desenvolvedor.


quero dizer eles demoraram muito
tempo para perceber isso. :D


Antes tarde do que nunca, né? A comunidade Linux também levou tempo para perceber que o usuário doméstico é valioso e o que ele queria.


Se você prestar atenção nos sites vai ver a quantidade de gente
que pede donativos por que os projetos não tem nenhum sponsor.


Nesses numerosos casos, a menos que o autor seja burro, trata-se de algo que ele escreveu para o próprio uso e desejou publicá-lo para encontrar mais gente interessada que possa ajudar a torná-lo melhor. Se o autor não encontrar ninguém, ao menos fica conhecido e ganha um bom portfólio.


Bacana, cita projetos então além do OpenOffice que a Sun
ajuda por motivos óbvios.


Hoje, OpenSolaris, OpenJDK, Netbeans, Glassfish, Looking Glass, a maioria das implementações de referência dos padrões do JCP (ver www.jcp.org), toda uma infra-estrutura para manter projetos livres (www.java.net), etc... E o projeto de alguns dos seus processadores SPARC.


Don't get me wront mr Prepúcio.


Chame-me assim de novo e eu digo o que vc. pode fazer com a sua bazuca... Ao invés disso, proponho mantermos o nível alto por aqui.


Como dizia Dalai Lama: quem não tem cão caça com gato. :)


O que não impede que que pode pagar pelo seu Terrier, e precise de um, não o faça.


Agora eu gostaria de saber o que você faz para ter ficado digamos tão "emputecido" com um mero comentário de um troll? :)


Não fiquei aborrecido não, Sr. Troll. Apenas quis dizer o que escrevi: Fale por si mesmo. Vc. vai encontrar meu nick em comunidades Java por aí e no www.java.net. Mas não é só isso, dê-me algum tempo. Tenho alguns brinquedos ainda não publicados... :)

Ainda assim, quem faz comentários *conscientes* por aqui ajuda a formar opinião pública (concordando ou discordando), o que é muito importante.
Comentário de marcosalex
-- O meu DVD até hoje não: -- O meu DVD até hoje não chegou. Gosto do Solaris, muito mais parrudo que o Linux. Pelo menos onde trabalhei, trocando a mesma máquina Intel de Linux para o Solaris, tivemos um ganho enorme de performance (acima de 70%). Depois que substituímos um servidor Intel por um Sparc do mesmo valor, triplicamos o número de conexões Oracle do servidor e o uso da CPU ainda é menor que o dos servidores Intel antigos.
O que muita gente não entende, é que as máquinas da Sun são apenas para grandes aplicações e concorrem com servidores Intel/AMD do mesmo nível de preço, alguns até mais caros. A Sun não possui máquinas para competir no mercado de pequenos servidores. O que ela tem para pequenos servidores são softwares e serviços. É um nicho que ela atende. É a mesma coisa de criticar a Ferrari porque vende menos que os Corsas da GM.

Haskell developer
Comentário de Paulo Pontes
Linux Vader: " “Once, you: Linux Vader: " “Once, you were the master and I was the apprentice. Now, I am the master."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004