Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Net Applications: Firefox agora com 14% do mercado de navegadores


“A última pesquisa mensal da Net Applications aponta um novo crescimento do Firefox diante Internet Explorer, uma tendência que já vem ocorrendo há alguns meses. Destaque também para o Safari, agora com 4.24% do mercado. O Opera também alcança sua maior estatística, com 0,87%. É interessante que o lançamento do IE7 e a atualização automática da Microsoft a princípio não foram suficientes para inverter a tendência que já vinha ocorrendo no último ano. A Net Applications disponibiliza também pesquisas mensais de Mecanismos de busca e de Sistemas operacionais.”


Enviado por Dm7 (dmorales777Θyahoo·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Davi R. Tavares
WGA ajudou...: O WGA (Windows Genuine Advantage) não deixa máquinas com cópias ilegais do Windows terem o Internet Explorer atualizado. Com isso a gente também pode concluir que a pirataria está aumentando... Acho que mesmo cópias ilegais deveriam ser atualizadas, por uma questão de segurança.
Comentário de marcosalex
Atualizacoes de segurança: Atualizacoes de segurança podem ser baixadas mesmo de cópias piratas.
Haskell developer
Comentário de Manoel Pinho
IE 7 não: Mas o IE 7 não. Ele exige a validação do windows.

Isso só prova a tese de que o IE só era dominante porque vinha embutido no windows e de graça (incluindo o windows pirata). Agora que exigem pelo menos o pagamento do windows a coisa está mudando de figura.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de popolony2k
Até mesmo porque ...: ... a maioria do usuário Windows não tem compromisso com software original e com isso vai terminar se rendendo ao FireFox & CIA primeiro porque é grátis e talvez com o tempo porque realmente é superior tecnologicamente.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Captain Hook
WGA não é problema: http://btjunkie.org/search?q=wga+crack
Comentário de Manoel Pinho
crack: Crack faz muito mal à saúde e cria uma dependência muito forte. Diga não às drogas. Use linux, firefox e outros softwares livres !

---8><---------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de cenoura
A maioria dos usuários só: A maioria dos usuários só atualizava o Windows se este estivesse setado para se atualizar automaticamente.
Usuário que é usuário não vai baixar Firefox mesmo este sendo gratuito.


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de popolony2k
Conheco vários ....: ... usuários que deixaram de ser "meros usuários" após infeccão de seus M$ Windows por um cavalo de tróia que havia sido instalado no melhor estilo "gator", através do IE e tiveram suas contas correntes invadidas e seu dinheiro roubado.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Guilherme Yan
RUN.EXE: Cuidado, tem uns crackes que vem com o RUN.EXE de lambuja.
Comentário de bebeto_maya
Exemplo contrário: www.englishtown.com.br: __Bom, em especial no Brasil, o crescimento é muito tímido. Talvez porque o usuário brasileiro seja ainda mais acomodado que a média. Temos o problema do baixo nível de leitura de nosso povo...Inércia, etc...

__A usabilidade do Firefox é sem comentários. Mas temos a desqualificação de nossos webdesigners. Temos o clássico exemplo do www.englishtown.com.br, e outros sítios feitos em ASP.NET por desenvolvedores empurradores de mouse.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Alessandro
Linux em Outros?: Enquanto o Firefox cresce o Linux pela mesma pesquisa, mas na categoria sistema operacional nem aparece, ou melhor aparece em outros com 1,34%, isso nos leva a dizer que o mesmo não avança nos Desktops.
Comentário de brain
Sem novidades: Com certeza o Linux não tem o mesmo crescimento explosivo que o Firefox nos desktops. Arrisco a dizer que nenhum outro software livre tem crescimento comparável nesta arena.

Mas para saber os números precisos (ou mesmo aproximados) sobre o Linux, uma pesquisa sobre navegadores não é a melhor opção.

De qualquer forma, a conclusão de que ele não avança é falsa, além de não se sustentar nos fatos apontados. Ele avança sim, mas está muito longe das taxas de crescimento do Firefox, e de alcançar os percentuais que hoje o Firefox ostenta.
Comentário de Manoel Pinho
Pois é: Pois é, muita gente não usa o linux em desktops por várias razões (muitas delas irracionais) e a pirataria fácil do windows é a maior delas. Mas esse índice deve ser maior no Brasil e na Europa do que nos EUA ou globalmente.

O Firefox virou "moda" entre os usuários windows graças à propaganda de boca-a-boca, graças à falta de atualizações do IE por tanto tempo e graças ao WGA para o IE7. Como existem muito mais usuários windows, programas multiplataforma tendem a ser mais conhecidos do que programas exclusivos de sistemas linux/unix.

Só não consigo entender como o BrOffice/OpenOffice.org ainda não conseguiu o destaque que merece entre os usuários de windows. Fico muito triste quando vemos dezenas de matérias e artigos na imprensa em geral sobre o M$ Office e não vemos uma sequer do OpenOffice.org, que não é um software tão recente assim, está muito bom e substitui um software mais caro ainda do que o windows.

----------------------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Bras
Comentário de santo
Eu me considero um: Eu me considero um profissional sensato e pouco ideologico por isto eu acho que existem software livres que não são bons assim como tambem conheco os bons e o mesmo vale para os softwares propietarios, por isto vou tentar fazer um comentario equilibrado sem ser troll mas bem na divisa das fronteiras software livre e propietario. Quanto ao FF elé uma otima ferramenta e é claramente superior ao IE 6.x ou inferior só que ai a MS esperta viu que estava perdendo territorio e fez o IE 7 que equilibrou as coisas pois não existem grandes diferenças mais do ponto de vista do usuário em relação ao FF, a MS sempre faz isto espera alguem mostrar o caminho e depois ela corre atraz com o netscape foi a mesma coisa. Agora sobre o MSOffice e o Open Office eu ainda acho que o MS Office é a melhor suite de escritorio que existe mas é claro que o Open Office subistiu o Office sem dever praticamente nada, se eu analizar somente o software eu Fico com O MSOffice mas quando vamos para o mundo real e analisamos o custo beneficio o OpenOffice leva vantagem. Bom e quanto ao linux eu sembre falo que o problema não é trocar o windows pelo linux ó problema são as milhares de aplicações que o usuário tem no windows das quais umas ele precisa e outras ele as adora que os prendem ao windows a MS vai continuar mantendo legiões de usuários enquanto ela manter sua longa retrocompatibilidade, neste caso o lance não é sobre quem é melhor é sobre quem veio primeiro.
Comentário de popolony2k
FireFox e IE7 estão equilibrados ?: "....a MS esperta viu que estava perdendo territorio e fez o IE 7 que equilibrou as coisas...."

Só se for na interface e features visuais, que na verdade a M$ "surrupiou" do FireFox (como ela sempre faz), mas e a segurança que é o principal, a M$ também copiou ??????????

Pois é amigo, equilibrio visual, na área de TI, é coisa pra Inglês ver !

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Dm7
Dê uma olhada na metodologia utilizada,: Acredito que isso pode ajudar a entender porque o Linux tem uma estatística tão baixa nesse estudo,

http://marketshare.hitslink.com/default.aspx
Comentário de Dm7
As pesquisas podem captar e: As pesquisas podem captar e revelar algumas tendências, mas acho que devem ser vistas tendo em mente como foram feitas. O Linux não tem um destaque melhor nesse estudo simplesmente porque não foi favorecido pela metodologia utilizada. Eu acho interessante é cruzar os dados de várias pesquisas,

Comentário de santo
isso mesmo: o negocio da MS é o mercado por isto que eu disse que ficou mais ou menos igual do ponto de vista do usuário é que os usários do IE7 falam que agora é tudo mesma coisa, o lance é so visual mesmo ou se preferir só fumaça e espelhos
Comentário de Paulo Pontes
MS Office > OOffice: se vc não conseguiu entender a falta de maior penetração (uia) do BROffice no mercado brasileiro é pq vc não usa ambos simultaneamente.

para 90% ou mais das tarefas diárias, o MS Office dá um banho do OO em (adivinhem) usabilidade. Não quer dizer que não dá para trabalhar o OO, mas vc é mais produtivo e seus trabalhos ficam bem mais bonitos no MS Office.
Comentário de Dm7
Tomando como idéia que a: Tomando como idéia que a M$$ tenha mesmo esse pensamento, é uma boa armadilha, porque o usuário está cada vez mais preocupado com segurança...
Comentário de hamacker
Discordo.: Discordo.
A falta de penetração do BrOffice vem do mercado consolidado do MSOffice. Boa parte das empresas ficam trocando arquivos diretamente em .doc/.xls/.ppt o que dá uma sobrevida enorme ao MSOffice e interfere no avançado de qualquer suíte de escritório. Não é a toa que grande parte das empresas mesmo sob Windows XP ainda usam o Office97. Se a microsoft liberasse o formato .doc, não tenho dúvidas de que essa consolidação seria abalada.

Não sei onde voce trabalha, mas aqui, mesmo arquitetos e engenheiros bastante habituados a escrever laudos e desenhos em CAD, quando no WORD apenas arrastam mouse para lá e cá para editar um texto, mal sabem dar um CTRL+ENTER para fazer quebra de página ou criar sessões para reiniciar numeração de página, para eles até o WORDPAD estaria de bom tamanho se não fosse pela falta dum corretor ortografico, mas fazem vistas grossas se voce tenta ensinar a usar o OOo.

O Word não é produtivo, é popular, por exemplo, muitos documentos que recebemos, mas muito deles, o pessoal manda foto, mas porque não manda logo o .jpg por anexo ao inves de pluga-los dentro de .doc ? Poucos se lembram que as revisões do word estão lá dentro, as vezes dá até para saber quando um orçamento foi baseado noutra empresa, ou qual era o valor original. Voce muda a barra de ferramentas de lugar e pronto o usuário já não sabe mais usar a ferramenta dele.

Isso não é produtividade. Produtividade é saber usar uma ferramenta adequada para aquele tipo de serviço de forma bem feita e se possivel ganhar tempo, sendo assim tanto BROffice quanto MSOffice podem ser produtivos ou "toscos" dependendo do perfil que quem utiliza.

Transparencia, ancoras e quebras de numeros de páginas é um terror no MSOffice, não é por nada que muita gente vai enfiando caixa de texto para ancorar textos/graficos, no BrOffice é simples e intuítivo, mas como boa parcela já se acostumou com WORD procura o meio mais complicado de fazer a mesma coisa no BrOffice. Com os estilos que se cria no BrOffice voce escreve belos documentos com formatação variável em instantes.

Só acho o WORD melhor no quesito tabelas, não que as tabelas do Writer sejam ruins, pois não são, dá até para incluir formulas, mas quando uma tabela é gigante e ultrapassa uma página é dificil de manipula-la tão fácil quanto no word.

Mas esse negocio de produtividade do Office, é terrivel. Vou dar um outro exemplo, tempos atrás uma empresa em que prestava serviços precisava criar documentos de ISO9001 e para tal tinha que desenvolver muitos fluxogramas, logo de imediato apresentei o DIA (para Windows), dei um pequeno treinamento e o diretor achou lindo as coisas moverem apesar de continuarem grudadas, passou um tempo e revisite-os, todos os fluxogramas estavam no WORD, mas porque uma ferramenta de edição de texto foi melhor que uma ferramenta específica para fluxogramas ? Fiz essa pergunta para eles, o que disseram é que "dava para ser feito no word", eles ainda tem que repaginar todo o documento quando há necessidade mudar o fluxograma e enfiar caixas de textos e realinhar as setas toda vez que o documento é revisado e quando se transporta para PDF é comum quebras em margens invisiveis (o usuário não sabe nem o que é isso). Então é isso, entregue uma ferramenta produtiva para a tarefa certa para o usuario e ele vai ver se primeiro não dá para fazer no WORD e se der certo então troca a produtividade pela facilidade, é o que os psicologos chamam de "zona de segurança".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004