“Por ser uma companhia de capital aberto cujas ações são negociadas nas maiores bolsas de valores norte-americanas (até recentemente na NASDAQ, e a partir do mês corrente, na NYSE), a Red Hat precisa divulgar periodicamente seus números ao mercado. Tendo acompanhado a cobertura da imprensa tecnológica sobre as movimentações da Microsoft, Novell e Oracle sobre o mercado Linux Enterprise, entretanto, eu imaginava que os valores divulgados pela Red Hat agora no final do ano não fossem nada animadores.
Mas me enganei. O faturamento subiu 45% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, e 6% sobre o trimestre passado. Os demais indicadores contábeis também estiveram no azul, e a empresa deve alcançar as suas projeções originais para 2006 sem problemas.
Não sou da torcida organizada da Red Hat, mas acompanhar seus resultados agora que ela reuniu contra si adversários tão... especiais faz lembrar aquelas corridas de Fórmula 1 do começo da carreira do Ayrton Senna, em que ele tinha um carro inferior aos demais e mesmo assim se aproveitava de condições adversas, como a chuva, e dava um baile na pista, deixando os grandes nomes na intenção.”
Gosto da Red Hat pelo tamanho das contribuições que ela tem feito aos projetos de código aberto nos últimos anos. Para uma empresa que visa o lucro, ela fez muito.
Edit.: Ops! Falei besteira. Acabei de descorbrir que as ações que eu acompanhava eram as antigas RHAT, atualmente os papéis se chamam RHT ( sem a letra 'a' ). A Red Hat está bem melhor do que eu esperava, cada papel vale US$22,46.
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds