A edição de 2007 do FISL, o maior dos eventos brasileiros da comunidade de software livre, tem início nesta quinta-feira. Como de hábito, o BR-Linux vai oferecer diariamente a cobertura completa, para permitir que quem não pode ou não deseja se deslocar a Porto Alegre fique bem informado sobre tudo o que acontecer por lá nos 3 dias do evento.
Como de hábito, o site conta com a participação intensa da própria comunidade para obter o máximo de informação "direto da fonte". Para estimular os participantes do evento a entrar na fila dos telecentros livres e enviar suas observações, descrições e comentários para compartilhar com os leitores do site, o BR-Linux irá
sortear um Palm entre os leitores que participarem da cobertura colaborativa, enviando notícias (e fotos, e links, etc) sobre o FISL e seus bastidores, que venham a ser publicadas.
Além disso, o BR-Linux terá 2 repórteres convidados - com crachá de imprensa e tudo. O primeiro é o já anunciado Helio Castro (desenvolvedor do KDE e da Mandriva), que já fez a cobertura do evento para o BR-Linux em anos anteriores. Aliás hoje eu fiquei sabendo que quando ele precisou optar entre participar diretamente da organização do evento (via Arena) ou fazer a cobertura para o BR-Linux, ele
optou por ajudar a compartilhar as informações sobre o evento com todos nós. Obrigado, Helio!
O segundo repórter convidado é o Daniel Oliveira, que vai cobrir o FISL a partir de uma perspectiva que nem eu (que não vou estar presente este ano) nem o Helio temos: ele está indo ao FISL pela primeira vez. Ele é administrador de redes e brasiliense, então talvez tenha várias observações interessantes sobre a experiência portoalegrense. Desnecessário dizer que nem ele e nem o Helio estão concorrendo ao Palm ;-)
Além disso, conto com o fluxo habitual de crônicas, editoriais e outras análises que os membros da comunidade nacional nunca deixaram faltar. Considerem-se todos editorialistas convidados!
Portanto, se você não vai ao FISL, fique ligado no BR-Linux: vamos procurar oferecer a cobertura mais completa, mais uma vez.