A agência especializada Pay TV divulgou uma nota técnica assinada por quatro ministérios sobre a questão dos mecanismos anti-cópia na TV digital, conhecidos como DRM (Digital Rights Management). O documento aponta os prováveis motivos que levaram o governo federal a não aceitar o bloqueio de gravação proposto pelo Fórum do SBTVD e pelos radiodifusores.
O documento foi assinado pelos ministérios da Ciência e Tecnologia; Cultura; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e das Relações Exteriores. De acordo com a nota dos ministérios, a norma ISDTV nº. 05 (que trata da questão da proteção de conteúdos) concede aos radiodifusores poderes unilaterais para determinar a maneira pela qual o público poderá fazer uso do conteúdo, "restringindo direitos consagrados pela Constituição Federal".
Saiba mais (softwarelivre.org).
DRM não tá com nada.
Na prática, a adoção do DRM não permitiria que fosse gravado o conteúdo em alta definição, reduzindo a qualidade, ou simplesmente bloquearia a gravação mesmo??
"A previsão de instalação, mandatória, em cada aparelho receptor, de hardwares de interface HDMI com a obrigatoriedade de aplicação do Protocolo HDCP, nos termos dispostos na norma, terá o efeito, na prática, de delegar ao radiodifusor a decisão tanto de conceder ou não ao espectador os direitos previstos na Lei Autoral quanto de disponibilizar-lhe conteúdos em domínio público."
Mas sem hardware compativel, consigo gravar (com qualidade inferior), correto?