Todos sabemos que os
trolls de fóruns, listas e chats desejam mesmo é criar discussão e obter atenção - eles não estão ali para aprender nada, buscar orientação ou mesmo para tentar convencer os demais.
O que eles buscam é o antagonismo - e a sua atenção, é claro.
Então convido cada um dos leitores a fazer sua parte, não apenas nos comentários do BR-Linux mas também em todas as outras áreas de discussão em que participam: deixe um troll falando sozinho, e ele rapidamente sufocará. E se concordar com a idéia, ajude a espalhar essa idéia (meme?) onde puder.
Ao mesmo tempo lanço um convite aos membros da comunidade que estão assumindo o papel de trolls inconscientemente (ou semi-conscientemente), ou os estimulando e até mesmo ativamente os convidando a se manifestar ruidosamente. Repensem a atitude de gerar ruído, morder todas as iscas, desviar os assuntos para a política partidária, os méritos comparativos de softwares e ideologias (exceto quando este for mesmo o tema da discussão), ou ainda de desprezar as opiniões contrárias às suas.
Em especial, convido todos a
demonstrar sua cortesia e respeito ao se dirigir aos demais participantes, pois algumas discussões interessantíssimas estão sendo deixadas de lado para atender a provocações.
Aos usuários habituais do BR-Linux, renovo ainda um chamado adicional:
usem o recurso de moderação de comentários, disponível a todos os usuários registrados, para dar destaque aos comentários que merecerem, e para reduzir a visibilidade daqueles que não estiverem agregando conteúdo, ou que não sigam os princípios da boa convivência em comunidade.