A MySQL AB é uma empresa de capital fechado, e por esta razão não tem as mesmas obrigações de divulgar ao público em geral seus números financeiros que as empresas com ações negociadas em bolsa possuem. Ainda assim, seu CEO Marten Mickos divulgou recentemente os números mais interessantes, incluindo o seu faturamento em 2006, que chegou ao marco dos US$ 50 milhões de dólares - um crescimento considerável, levando em conta que em 2005 a empresa faturou US$ 34 milhões, e em 2002 foi de 6,5 milhões. Trata-se de uma empresa em crescimento e com uso de capital de investidores de risco (VC), portanto ainda não há a busca do resultado positivo (lucratividade) de forma imediata, mas mesmo assim a MySQL AB tem estado perto do ponto de equilíbrio.
Quando uma empresa recebe investimento de capital de risco, o plano geralmente inclui a abertura do capital (IPO) após alguns anos, ou a aquisição por uma empresa maior. Mickos confirmou que a Oracle tentou adquirir a MySQL AB no ano passado, sem sucesso, e informou que a possibilidade de um IPO continua sempre presente.
Mickos aproveitou a oportunidade para confirmar que não deseja competir na arena das grandes bases de dados corporativas. Seu alvo são as bases de dados de websites tradicionais e os da web 2.0, serviços de telecomunicações, software como serviço e aplicações de negócios acessadas por intermédio de páginas web.
Saiba mais (news.com.com).