Os músicos e gravadoras deveriam imitar o modelo de distribuição usado pelas comunidades Linux. A afirmação foi feita pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, durante entrevista que concedeu a jornalistas brasileiros e italianos em Milão, onde Gil vai se apresentar esta semana. O ministro defendeu que os cantores e a indústria fonográfica encontrem novas formas de obter remuneração.
O ministro afirmou à agência Ansalatina que a cultura como um todo e a música em especial devem se tornar livres e compartilháveis assim como fazem os desenvolvedores Linux. Gil disse ainda que o avanço da tecnologia exige novas definições para o conceito de direito autoral.
Saiba mais (info.abril.com.br).
Eu espero que os artistas sigam o exemplo. Eu uso Creative Commons ShareALike 2.5 que é o que eu acho mais parecido com a GPL. É uma licensa padrão, viral, com liberdade de uso e que respeita a autoria.
Felizmente temos o Gil como um dos caras no governo que está mais por dentro dessas questões. Eu concordo plenamente que os artistas, principalmente os músicos, devem buscar inovar na forma de ganhar dinheiro.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com