Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Músicos devem imitar software livre, diz Gilberto Gil

Os músicos e gravadoras deveriam imitar o modelo de distribuição usado pelas comunidades Linux. A afirmação foi feita pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, durante entrevista que concedeu a jornalistas brasileiros e italianos em Milão, onde Gil vai se apresentar esta semana. O ministro defendeu que os cantores e a indústria fonográfica encontrem novas formas de obter remuneração.

O ministro afirmou à agência Ansalatina que “a cultura como um todo e a música em especial devem se tornar livres e compartilháveis assim como fazem os desenvolvedores Linux”. Gil disse ainda que o avanço da tecnologia exige novas definições para o conceito de direito autoral.

Saiba mais (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Assino em baixo: Acho que o Software livre é só um começo.

Eu espero que os artistas sigam o exemplo. Eu uso Creative Commons ShareALike 2.5 que é o que eu acho mais parecido com a GPL. É uma licensa padrão, viral, com liberdade de uso e que respeita a autoria.

Felizmente temos o Gil como um dos caras no governo que está mais por dentro dessas questões. Eu concordo plenamente que os artistas, principalmente os músicos, devem buscar inovar na forma de ganhar dinheiro.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de andre.n
Pode parecer coisa de: Pode parecer coisa de troll...

...mas porque ele não libera TODAS as músicas dele por uma licensa livre? Falar isso e liberar só uma música parece coisa de político (ou do Bono Vox).

André
Comentário de FkJ
Comentário que fiz sobre o assunto em outro post: http://br-linux.org/linux/shuttleworth-ms-extorsao-baseada-em-patentes-contra-o-mercado#comment-66660
Comentário de Knux
nossa amigo ali em cima: nossa amigo ali em cima está com o comentário fechado, talvez pq postou anonimo.

mas repito a pergunta... pq não libera ele mesmo suas músicas sob alguma licensa livre?
--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de popolony2k
Eu compartilho....: ...de seu comentário sobre políticos e sobre o Bono Vox, mas dessa vez vou ter que tentar olhar o lado do Sr. Ministro que não serve pra nada apenas pra Marketing (esse é o ministério dele), pois ele tem uma vida inteira de músicas, discos e CD's que estão sob contrato de uma gravadora que não deve permitir liberar tais trabalhos por outra licensa senão a do contrato.

Mas nada impede dele lançar futuros trabalhos de forma livre, como ele já fez em algumas músicas.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de samuelbh
Por falar em Bono Vox...: Seria ótimo que todas as músicas do U2 fossem livres. Ainda mais para quem é fã que nem eu!
Comentário de lscalado
A música não é exclusivamente do artista: Um artista que tem compromisso com gravadoras, empresários, compostitores não pode simplesmente abrir suas suas músicas do dia para a noite. Há muito mais coisas envolvidas. Para alguns parece simples, abrir um software sobre uma licença não restritiva, abrir uma imagem e etc.
Comentário de Ricardo Carvalho
No lugar disso, o U2 fez: No lugar disso, o U2 fez campanha para que se aumentasse os direitos exclusivos que eles tem sobre as músicas no Reino Unido de 50 para 95 anos. Parece que não deu.
Comentário de nemesis
arte != programa: pq? pq vc poderia alterar o refrão para algo que fosse mais do seu gosto? para vc poder inserir seus riffs de guitarra ao invés dos do The Edge? ou talvez apenas por vc achar que livre = grátis?

Trabalhos criativos de autores geniais não são a mesma coisa que um utilitário ou uma biblioteca. Os últimos podem se beneficiar dos esforços de outros, mas os primeiros praticamente vão sofrer nas mãos dos menos afortunados. Se inspiração artística fosse universal -- dados nossos baratos meios de reprodução e a facilidade de obter ferramentas para produção artística -- uns 70% da humanidade estariam se expressando por aí.

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nosense
O que esse senhor, que: O que esse senhor, que declarou que parou de fumar maconha aos 50 anos e, lamentavelmente agora ocupa o cargo de ministro da cultura, está fazendo na Itália e não resolvendo o problema da greve dos servidores do ministério da qual ele é títular?
Comentário de ceti
Falou como Ministro, não como artista: O músico Gilberto Gil não pode liberar suas músicas porque está preso a uma gravadora e porque é um dos artistas mais gananciosos da história da MPB.
Mas aqui ele falou como Ministro e, como tal, deve ser aplaudido, porque está coberto de razão. Esse modelo de comercialização de música está falido desde o advento do MP3 e programas P2P.


long live rock!
Comentário de sem@email.com
Milton Nascimento - Nos:
Milton Nascimento - Nos Bailes da Vida

Foi nos bailes da vida ou num bar

Em troca de pão

Que muita gente boa pôs o pé na profissão

De tocar um instrumento e de cantar

Não importando se quem pagou quis ouvir

....

Com a roupa encharcada e a alma
Repleta de chão

""""TODO ARTISTA TEM DE IR AONDE O POVO ESTA
SE FOI ASSIM, ASSIM SERA""""

O ministro e o Milton Nascimento estao certos.

""""TODO ARTISTA TEM DE IR AONDE O POVO ESTA
SE FOI ASSIM, ASSIM SERA""""


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004