Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Acrescentando suporte a MP3, Flash, Java e outros recursos não-livres ao recém-lançado OpenSUSE 10.2


“O OpenSUSE não traz diversos recursos comuns a usuários de desktop mas que não são livres (por questões de licenciamento ou patentes), como a capacidade de tocar DVDs de filmes, arquivos MP3 ou mesmo os plugins Flash e Java - sendo que este último está em vias de se tornar livre, e nas próximas versões talvez possa ser incluído no DVD oficial.

Este artigo ensina a instalar suporte a MP3, DVDs codificados, Windows Media, Flash, Realplayer, Java, e os plugins do Adobe Reader e do Totem. As instruções para instalação dos drivers acelerados proprietários da NVidia e ATI estão presentes, mas até o momento as duas empresas não lançaram versões de seus drivers para o X.org adotado pelo OpenSUSE 10.2.

A fonte de instalação de alguns pacotes é o CD de extras do OpenSUSE (um download opcional, apenas para usuários que não se importam de usar software que não seja kosher), e dos demais são repositórios não-oficiais mantidos pela comunidade.”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Mas o Java não é livre?: Mas o Java não é livre? :)
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
http://silveira.wordpress.com
Comentário de brain
Calendário de liberação: O Java está em um calendário de liberação, algumas partes dele já são.
Comentário de Márcio H. Ferreira
pequenas explicações: Li o artigo, e algumas partes dele estão mais complicadas do que deveriam heh.

Os DVDs para download do openSUSE geralmente incluem os softwares que estão no AddOn CD, ou seja, incluem os software proprietários, incluindo mp3 (apesar que poucas pessaos usam o helix/realplayer, instalando o xine ou gstreamer no lugar), flash e java. Você ainda pode fazer um DVD personalizado, ou um cd ou dvd auxiliar com os pacotes que você quiser (um "AddOn media"). Inclusive montar um dvd a partir dos 5 CDs e ter um dvd sem non-OSS.

O driver da nvidia funciona sim e o repositório correto é http://download.nvidia.com/opensuse/10.2

Se você utilizar o sexto CD de AddOn durante a instalação (selecionar use AddOn media) ou apontar para o repositório non-oss ele vai instalar praticamente todos os software que o artigo menciona (exceto codecs, libdvdcss). Talvez tenha que selecionar o acrobat manualmente.

Sobre a libdvdcss, não é realmente necessário compilar, mesmo em 64bits. Existem rpms genéricos que você pode instalar, absta procurar por "libdvdcss rpm", "libdvdcss rpm suse" ou em http://rpm.pbone.net

O plugin para browser do acrobat não precisa instalar.. Aqui funciona normalmente, e o mplayerplug-in ainda não foi compilado para o 10.2, porém a versão para o 10.1 funciona legal no 10.2 (acho que nem precisa usar rpm --nodeps, para forçar ele não checar dependências). Eu sei, eu sei, nunca instale um rpm de uma versão em outra versão, faça escondido de todo mundo hehe. Deve ter em breve a versão para o 10.2 no packman. Basta baixar o rpm (NÃO adicione o repositório do packman para 10.1, você só quer um rpm, não todos) em http://packman.links2linux.org/package/mplayerplug-in. Ou então compile a versão do site http://mplayerplug-in.sourceforge.net/

Sobre a ATI eu realmente não sei, não tenho nenhuma placa ATI.

sds

Márcio
Comentário de Icoslau
Simples e eficaz, : Simples e eficaz,

e ainda cabe lembrar que o autor original, Jem Matzan, não citado como fonte, esqueçe misteriosamente de tocar no repositorio Guru*, tão essencial quanto o Packman.

É bom ver que ainda tem gente querendo complicar o que já está fácil demais, e diga-se de passagem, no OpenSuSE 10.2, muito bom, sistema de instalação, remoção e atualização de pacotes.

Só não espero ver algum rastro da M$ neste novo SuSE (até o momento, nenhuma tela azul...)

Excelente comentário Márcio.

* http://suser-guru.mirrors.skynet.be/pub/suser-guru/rpm/10.2

Abs

Comunidade SuSE Brasil
Comentário de Fábio Palácio
openSUSE 10.2 e placa ACX100: Vocês conhecem algum repositório com driver ACX100 para openSUSE 10.2? Nas versões anteriores quando ativava o suporte a redes sem fio via ndiswrapper, já aparecia uma atualização para instalar
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004