Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Muitas redes sociais, uma só identidade: conheça o projeto Open ID

Leia também: "One OpenID to Rule Them All...or Not?", no Lifehacker.


“"Nas redes sociais vale a regra do bar: não importa muito a qualidade do bar em si, importa mais se meus amigos estão lá ou não."

"Mas imagine se, depois de seus amigos começarem a se encontrar em um certo bar, este estabelecimento fosse dono do direito do grupo se conhecer e se reunir em um
lugar ? Se fosse terrivelmente difícil para o grupo se encontrar em outro lugar ? E se este bar começasse a servir cerveja quente e vocês não pudessem se encontrar
em um que tem cerveja gelada ?"

"Nas redes sociais online é isso que acontece."

Assim começa o artigo de Gilberto Alves Jr. publicado no Webinsider. Ele nos apresenta o projeto Open ID:
http://openid.net/

O projeto pretende fazer com que cada pessoa no mundo possua uma única identidade com a qual possa compartilhar amigos e dados entre as diferentes redes sociais, exportar e importar amigos, etc.

Uma das vantagens do Open ID é que você poderá usar determinados serviços que sejam bons em uma rede social, e os outros serviços você usa em outra rede social onde eles sejam melhores, tudo com a mesma rede de amigos.

"Devemos trabalhar para que as pessoas possam ser donas de suas redes sociais nos diversos ambientes que frequentem e tenham controle sobre elas. E que seja uma solução
livre."”


Enviado por Cleverson Casarin Uliana (clever92000Θyahoo·com·br) - referência (webinsider.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Danilo da Silva
OpenID ou "grafo social"??: Acho que houve um engano de interpretação. O texto fala do termo "grafo social" criado pelas mesmas pessoas que criaram o OpenID.

O OpenID é somente um sistema de identificação aberta, ou seja, com um OpenID o usuário pode confirmar a sua identidade em vários sites. Grafo social é um conceito relacionado com os serviços de rede social. O OpenID passa somente informações sobre cada pessoa, e poucas informações.

O Gilberto Alves não está explicando sobre o OpenID, mas sim o grafo social que pode ser facilitado pelo OpenID ou outra plataforma, possivelmente como o SocialStream que a Google está desenvolvendo.
Comentário de nemesis
eu tenho faz tempo um OpenID: eu tenho faz tempo um OpenID reconhecido por vários sites! se chama email.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004