“"Nas redes sociais vale a regra do bar: não importa muito a qualidade do bar em si, importa mais se meus amigos estão lá ou não."
"Mas imagine se, depois de seus amigos começarem a se encontrar em um certo bar, este estabelecimento fosse dono do direito do grupo se conhecer e se reunir em um
lugar ? Se fosse terrivelmente difícil para o grupo se encontrar em outro lugar ? E se este bar começasse a servir cerveja quente e vocês não pudessem se encontrar
em um que tem cerveja gelada ?"
"Nas redes sociais online é isso que acontece."
Assim começa o artigo de Gilberto Alves Jr. publicado no Webinsider. Ele nos apresenta o projeto Open ID:
http://openid.net/
O projeto pretende fazer com que cada pessoa no mundo possua uma única identidade com a qual possa compartilhar amigos e dados entre as diferentes redes sociais, exportar e importar amigos, etc.
Uma das vantagens do Open ID é que você poderá usar determinados serviços que sejam bons em uma rede social, e os outros serviços você usa em outra rede social onde eles sejam melhores, tudo com a mesma rede de amigos.
"Devemos trabalhar para que as pessoas possam ser donas de suas redes sociais nos diversos ambientes que frequentem e tenham controle sobre elas. E que seja uma solução
livre."”
O OpenID é somente um sistema de identificação aberta, ou seja, com um OpenID o usuário pode confirmar a sua identidade em vários sites. Grafo social é um conceito relacionado com os serviços de rede social. O OpenID passa somente informações sobre cada pessoa, e poucas informações.
O Gilberto Alves não está explicando sobre o OpenID, mas sim o grafo social que pode ser facilitado pelo OpenID ou outra plataforma, possivelmente como o SocialStream que a Google está desenvolvendo.