Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Meio Bit: Mudanças no PHP6 serão polêmicas


“A versão atual do PHP é a 5.1.6 mas o núcleo de desenvolvimento da linguagem já trabalha na versão 6. Da versão 4 para a 5 da plataforma ocorreram modificações profundas, tanto que muitos scripts deixaram de funcionar. Isso ocasionou uma série de transtornos para desenvolvedores, prestadores de serviço e usuários da linguagem. E, principalmente, um atraso muito grande na adoção da versão 5. É comum, quando se contrata um servidor de hospedagem, encontrar suporte ao PHP4 e ao PHP5 (este último normalmente em suporte Beta) pois existe uma preocupação dos prestadores de serviço em suportar os scripts mais antigos, que ainda são maioria”


Enviado por Giancarlo Rubio (giancarlo·rubioΘpucpr·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Covarde Anonimo
Um bom motivo para migrar para Python.: Um bom motivo para migrar para Python.
Comentário de Peter Parker
É com muita dor no: É com muita dor no coração que eu comento: quanto mais eu mexo com PHP (já fazem 7 anos), mais eu acho ele um lixo.
Comentário de Pierre
Acho o PHP muito bom: Eu migrei para o PHP 5 esta semana.
Eu programo em PHP e acho bem bacana, quanto a relação lixo, isto é relativo.
Imagino que o lixo na maioria dos casos esta no proprio programador e nao na linguagem em si.
Vejo coisas lindas feitas de forma elegante com Java, mas ja vi também muita "merda" feita elegantemente também.
Eu usei C++ para CGI durante muito tempo, mas hoje nesta area o PHP me atende.

Comentário de augustowebd
criticar é facil...: Salve Peter Parker,

criticar uma linguagem, padrão, empresa, em fim criticar, é muito fácil, não temos o peso da responsabilidade sobre nossos ombros, não pensamos nem em que nossa critica implicará, se será produtiva ou não, não é verdade?! Mas ao longo destes sete anos o que você fez para melhorar o PHP?
Atuo com ele a mais ou menos 4 anos e de um certo tmpo prá cá venho estudando C/C++ para, de alguma forma, em um futuro bem próximo poder ajudar a corrigir e/ou acrescentar alguma coisa nele, pretensão? talvez., mas o fato é que o que vejo nessa merda de "comunidade livre" é um egoísmo muito grande. Quem sabe, sabe e pronto, forma logo sua panelinha de meia dúzia que tem um conhecimento mais avançado e esquece da essência básica da coisa "ajudar, não é?!". Reclamamos toda vida de que a Microsoft é monopolista, que seus códigos são intocáveis, que não temos acesso ao mesmo para concertar-lo, modificá-lo e etc, e quando um grupo de pessoas se dispõe a mudar isso disponibilizando algo bom que poderia até fazer fortuna, que passa a ajudar milhares de pessoas, mas que tem alguma coisa errada tratamos logo de jogar pedra, de sair boicotando, falando asneira por todo lado.
Kra, na boa, o código fonte taí é só estudar e melhorar faça você também algo pra "comunidade" que você também vai se beneficiar, conheço decenas, senão centenas, de pessoas que ganha a vida "ajudando" os outros. Até onde sei a Zend anda com as próprias pernas, não tem orçamentos bilionários para pesquisa, não tem um consorcio de gente que não tem mais onde pô dinheiro bancando, exceto a IBM :). Então parceiro, tá insatisfeito vaza, quebra na braqueara, vai programar em ASP, Perl, JSP, Rubby, Python, opção é o que não falta, até onde sei o PHP não é lei, você não é obrigado a usá-lo, tem muito o que melhorar? Claro que tem! Nós estamos aí pra isso, é por isso que optamos por Software Livre, ou estou enganado?

[]'s
augustowebd
Comentário de Animal-X®
Sem continuidade...: Mexo com PHP a 3 anos, desde a versão 3 vejo um monte de problemas, pessoas reclamando de invasões, phpinjections, incompatibilidade entre versões, assim fica difícil manter um código compatível.
Realmente está na hora de mudar !!!
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net


Comentário de dimiclip
criam polemica com que não precisa: Eu não vi tudo nesse mundo. Agora estão criticando os softwares por evoluirem ??

Se não quer usar php5 pq é complicado, não entende orientação a objetos, vai fazer um curso, senão quizer, fica no php4 mesmo... As versões estão aí, você escolhe qual quer usar...

Mas ficar criticando a ferramenta por evoluir é o fim do mundo mesmo...

O PHP é excelente e só não entende suas melhorias quem está viciado em codificar de forma errada... usando estes recursos como register_globals que agora finalmente (gracias) vão cair fora...

Não sei pq eu me estresso com isso pq geralmente quem critica é alguém que nunca ajudou em nada, nunca escreveu nem um tutorial pra disponibilizar pra comunidade...
Comentário de Apotuxcalipse
tomara que mude mesmo, porque: o php é muito utilizado por profissionais de revista, que literalmente queimam o filme do linux e do opensource. Neste site, http://shootout.alioth.debian.org/gp4/benchmark.php?test=all&lang=php&lang2=perl

o php fica atras de quase todas as linguagens nos benchmarks. (e o mais interessante eh que o proprio site é feito em php... e perto de perl, por ex, php perde em quase todas, mas sem diferenças gritantes. Contra python, a coisa é gritante, mas php ganha em uma categoria de lavada...
O jeito é usar C# mono mesmo..



----

A ignorância é uma benção. Pra quem o é, e não pra quem tem que ficar perto.

Comentário de evandrofisico
problemas tem, mas...: O php tem sim alguns problemas, que são muito conhecidos de todos que trabalham com ele a algum tempo, mas é só postarem uma notícia sobre ele pra começarem com os flames e os comentários de que o PHP é lento, php é inseguro e etc. O que essas pessoas esquecem é que programadores medíocres já existiam antes do php, e que SQL injection entre outros já existia com cgi's e programas em perl.
A grande diferença é que PHP acabou se tornando a linguagem para mais usada para WEB, e pela sua popularidade paga, afinal de contas eu já vi páginas (e até projetos open-source) com código de arrepiar os meus poucos cabelos devido a falta de cuidado e de segurança.

Agora, quanto as mudanças, acho que a maioria delas não vai causar grande impacto em quem adota boas práticas, pois acabar com o register_globals é algo que não foi feito exatamente para manter a compatibilidade, mas é daquelas funções que está ameaçada a bastante tempo, tendo seu uso não incentivado.
Comentário de Peter Parker
O que eu fiz?: Já fiz vários relatos de bugs no site, features requests, etc. Óbvio que não com este nick. Mexo também com Java/Groovy, Ruby e C. E nenhuma é tão despadronizada quanto PHP.
É um parto achar um server com PHP5 atualizado. Ou é o 4, no caso de algum server que vc já usava, por causa das incompatibilidades, ou vc opta por algum serviço caro e parte para o php 5, reescrevendo seu código.
Existem váááárias falhas de segurança, e toda nova versão, parece que introduz mais falhas ainda ao invés de corrigir as novas.
Vc viu a nova versão, 5.2? Viu que só entre a versão 5.1 e 5.2 tem incompatiblidades? Outra coisa medonha: veja no changelog onde achar a documentação para a classe DateTime.
Alguém já tentou acessar algum atributo de uma classe pai pela classe filha? Ou usar algum editor PHP para OO, exceto o Zend, e ver o suporte a OO?
E as funções duplicadas? E a bagunça das funções para string, onde cada uma usa um padrão de argumentos diferentes?
E a lerdeza dos arrays? E o suporte a timezone que depende do sistema operacional? E o monte de coisas nas classes PDOs que eles lançaram como estáveis, mas ainda estão "not implemented"?
Sem citar coisas medonhas como pessoas que ainda usam register_globals e outras falhas gravíssimas que nunca deveriam ter existido na linguagem.
Comentário de hamacker
Hummm, é não por isso que: Hummm, é não por isso que a versão 6 será mais profunda das versões ?

Na boa, todas as liguagens tem seus problemas, do lego ao C++

A questão do uso do PHP é que ela é de fato um padrao consolidado na web, pelo que ví, python ou C++ para web parecem ser melhores e mais rápidos, mas assim como há banco de dados melhores que o mysql a verdade é que nem o mysql e nem o php se quer foram arranhados por seu suposto defeito,... aparentemente os programadores assimilaram as coisas ruins com tantos "workaround" (uma giria para quebra-galho) fossem possivel para eles.
Comentário de hamacker
Olha, eu ví a mesma coisa: Olha, eu ví a mesma coisa com a turma do clipper.
Assim que a dona do clipper CA resolveu mudar algumas coisas, ele de fato encalhou porque se tornou díficil. A microsoft acabou com o VB, na mudança para o VB.Net porque os VBsistas prefiriram o VB anterior.

Na minha opnião, o segredo para programadores brasileiros é ser fácil e não necessariamente rapido, evoluido ou seguro.
Comentário de hamacker
Concordo, se fosse em C++: Concordo, se fosse em C++ não seria phpinjection e sim estouro de pilha( buffer overflow) :)
Comentário de Leonardo L. AKA ofranja
Problemas.: O problema é quando você só tem problemas, no meio de poucas coisas que realmente são úteis.

Depois de uma boa experiência programando em algumas linguagens - e paradigmas - diferentes, a minha opinião é que PHP é um horrível exemplo, tanto no nível de implementação quanto de linguagem.

E é isso.

--
http://tlang.blogspot.com
Comentário de Leonardo L. AKA ofranja
A invenção da roda.: É irônico este benchmark, se você levar em conta que PHP nasceu como um subproduto de Perl. Entretanto, o fato de PHP ser tão utilizado por programadores para o ambiente web tem um motivo simples: bibliotecas e implementações disponíveis. É basicamente pelo mesmo motivo que você vê tanta gente desenvolvendo em Java, atualmente: a API é extensa, e esconde grande parte da complexidade da linguagem do programador final. O problema sobra para quem desenvolve as bibliotecas.

--
http://tlang.blogspot.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004