Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mudanças no hardware do Computador para Todos - LCD, dobro da RAM, fim do disquete


“Notícia publicado no IDGNow! informa que o governo acatou propostas feitas pelos fabricantes dos equipamentos quanto à especificação do 'Computador para Todos'. Entre as mudanças propostas está a inclusão de monitores LCD 14 polegadas como opcional, a exclusão da obrigatoriedade do disquete e duplicação da memória RAM mínima, passando a ser de 256 MB.

As especificações sobre programas de código aberto são mantidas, mas, pelo menos na notícia, não é citada melhoria na obrigatoriedade de níveis mínimos de integração do Linux com o hardware (drivers, dispositivos pré-instalados) e do suporte prestado.”


Enviado por Daniel (dstolfΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Henrique Vicente.
OMG! Floppy era obrigatório?: Por que era? Para mim só algo explica... algum pensamento comunista primitivo que fazia Floppy ser obrigatório porque drive de cd-rw é caro... lol o.O
Comentário de Dstolf
pior que o preço de um: pior que o preço de um gravador de cd hj é menor que 100 reais e em muitos lugares que conheço, o disquete é mais caro que o cd-r o.0'

era realmente um despropósito... mas não acho que seja um pensamento comunista retrógrado... acho que é mais por cultura e inércia... pensa bem, a gente ficou TANTO tempo com drive de disquete, que um computador sem fica até estranho ;D
Comentário de The Darkness
Eles tiveram que abolir o: Eles tiveram que abolir o floppy porque ele está sumindo do mercado.
O consumo caiu a níveis tão baixos que as fabricantes estão abandonando o mercado.
Logo logo quem tiver floppy vai ter uma verdadeira peça de museu.

--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de Dstolf
http://hardware.slashdot.org/: http://hardware.slashdot.org/article.pl?sid=07/01/30/217211

a PC World falou que vai parar de produzir drives de disquete e que vai continuar vendendo até o fim do estoque.
Comentário de chronos
Chaveiro USB: Do meu ponto de vista, não foi o CD que substituiu o floppy, foi o chaveiro USB.

Vida infinita, chances de danos menores que um cd-rom, pode ter maior capacidade, etc, etc.

o CD tentou ser o disquete do século 21, ai veio o DVD, mas não vale tão a pena quando o chaveiro USB pela praticidade.

PS: To pensando como comparação com um disquete ;]

--
Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org

Comentário de Roberto Silva
Se você é contador,disquete é necessário: Por que exatamente era(é?) obrigatório haver o "drive" de disquete no "Computador Para Todos",eu não sei. Mas,embora a maioria das pessoas esteja realmente deixando de usá-lo,o disquete ainda é necessário,em alguns casos.Seja em universidades ou centros comunitários,com equipamentos antigos,seja em escritórios de diversas áreas,onde não se tem grande conhecimento de informática.
Um dos exemplos mais reais,práticos,pois é rotina em qualquer empresa,em especial as pequenas,é o caso de contadores que fazem contabilidade trabalhista: INSS,Caixa Econômica(FGTS,etc.)e VÁRIOS órgãos de governo(federal,estadual,municipal...)impõem que se use disquete para se gravar/receber/entregar dados e informações referentes à miríade de procedimentos trabalhistas e fiscais,nesse país.
Há programas que são usados para fazer cálculos diversos e validação oficial de informações como as citadas,que,exigem gravação ou leitura dessas em um disquete.Não servem cd,pasta,pendrive.Se o programa não reconhecer que os dados vêm do "drive A",simplesmente não funciona!Não preciso nem dizer a vocês que esses programas são obrigatórios de se usar,e SÓ existem para Windows,né?Tentei seguir um link que vi aqui no br-linux.org,que levava a uma empresa que tinha programas equivalentes para Linux.Não existem mais.Infelizmente,para certas áreas de trabalho,AINDA é necessário se usar disquetes,sim.E pior,no Windows.
Não sou nenhum "troll",mas gostaria do comentário de vocês,já que esse assunto é de interesse de todos.Obrigado.

--
"EST MODUS IN REBUS"
Comentário de blackcloud
Muitos usuários domésticos: Muitos usuários domésticos ainda usam disquete.
É um meio simples e barato, ao menos para eles, de carregar arquivos.

Quem já usou um pen drive, cartão de memória ou CD-R/RW, fica difícil imaginar o uso de disquetes, mas para um usuário que precisa carregar 1 ou 2 arquivos de texto ou planilhas de 100k, é desperdício usar um CD.
Comentário de popolony2k
O Pen drive acabou com o disquete ....: ....e está na cola do CD.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Alexandre_Martins
Troll: Primeiro que há uma tendência de mercado (e demorou) para mídias removíveis mais seguras e com maior capacidade, aindá há alguns serviços que exigem, mas não resistirão ao tempo.

Segundo, como comunista por convicção filosófica, me parece que precisarias estudar um pouquinho antes de proferir sentenças ridículas e equivocadas baseado só no que a grande mídia "fez e faz" do comunismo. O movimento comunista respeita e apoia o software livre, eu sou um deles.

--
Alexandre Martins

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite www.nuca.org.br
Comentário de hamacker
O pendrive não é infinito,: O pendrive não é infinito, infelizmente não, são apenas (no máximo) 10 anos ou 10.000 ciclos (algo por aí), por isso, distros em USB não fazem swap nele. A qualidade dos pendrives por aí também não é boa, não dá para confiar em dados vitais.
Comentário de Dstolf
acho que ele quis fazer uma: acho que ele quis fazer uma alusão ao contraste entre os modelos de carros usado na antiga União Soviética e os modelos usados no ocidente capitalista.

esse contraste foi especialmente acentuado na alemanha dividida: quase toda família na alemanha oriental tinha carro, mas os carros eram ridiculamente defasados em relação aos do ocidente e poluiam mais que um ônibus a diesel.

no mais... era uma piada, ria.
Comentário de Dstolf
acho que ele quis fazer uma: acho que ele quis fazer uma alusão ao contraste entre os modelos de carros usado na antiga União Soviética e os modelos usados no ocidente capitalista.

esse contraste foi especialmente acentuado na alemanha dividida: quase toda família na alemanha oriental tinha carro, mas os carros eram ridiculamente defasados em relação aos do ocidente e poluiam mais que um ônibus a diesel.

no mais... era uma piada, ria.
Comentário de laurocesar
É verdade...: Mas quanto a isso: "A qualidade dos pendrives por aí também não é boa, não dá para confiar em dados vitais.", também é verdade que disquetes e Cd's também não ficam atrás, ou melhor, até que ficam... :/

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
Comentário de chronos
durabilidade: em 5 anos tu já comprou outro :] ... e outro e outro e outro ...

qual era a vida útil real de um disquete? eu usava todo dia na época do técnico, não duravam mais que 1 ano. Em 8 meses começavam a apresentar blocos defeituosos.

Os cds e dvds sim, tem durabilidade infinita, mas pense, qual será a capacidade e o preço de um pendrive daqui a alguns anos, já temos pendrives de 4g eu acho, me corrijam se estiver errado.

--
Felipe 'chronos' Prenholato.
MZO Interativa - www.mzo.com.br
Linux User nº 405489
Eu apoio: www.gentoobr.org, www.sancalivre.org.br
--
¿Ele é o melhor ¿
    ~ Virús,Keyloger,Trojan sobre o Windows
    http://desciclo.pedia.ws/wiki/Windows
    Sempre é bom se divertir :].
Comentário de Kalashinikov
Disquetes X Burocracia: Disquetes são usados até nas urnas eletrônicas.

Mas num futuro não muito distante, isso se tornará superfluo, pois 2007 e 2008 serão marcos para tecnologia (olha a afirmação, estamos no 1º dia de fevereiro de 2007). Mas com o advento da TV digital que deve entrar em operação no inicio de 2008, e antes um pouco, em agosto de 2007 ainda, a Embratel começa a testar o Wimax. que é uma rede de alta velocidade e sem fios. Isso quer dizer que em breve teremos internet rápida a um custo acessível, e principalmente sem pagar provedor... Será como é atualmente coisas básicas como água e luz. Usou paga...

E com internet rápida pra muitas pessoas, os serviços online tem maiores condições de se sofisticarem, logo muito da burocracia serão eliminadas.

É um caminho sem volta, para um futuro onde poderemos fazer quase tudo sem sair de casa...

Um exemplo, há tempos você consegue tirar o atestado de antecedentes pela internet. Na delegacia são 40 dias pra ficar pronto, e em São Paulo, no poupatempo é na hora. mas quem mora no bairro tem que se deslocar até o centro...

Muitos perguntarão, o que o governo ganha colocando tudo ao alcance dos usuários no conforto da sua casa? Simples? lembra do exemplo do atestado de antecedentes? Para ter, você ligou o computador, acessou a internet, acessou o site da policia civil, informou seus dados, e imprimiu. Porque descrevi os procedimentos? Simples, pra mostrar quanto imposto ele arrecadará nesse simples processo...
Comentário de chronos
É ai que ta a questão ...: Se o floppy sumir, vai ser desperdicio de tempo e dinheiro usar um CD-RW, pq demora bem mais para gravar no CD do que plugar o pendrive, copiar, tirar pendrive (resumi os passos).

Eu vejo que daqui a uns ou 8 anos, com Wimax e possiveis outras tecnologias, não vai mais haver meio físico para transporte de dados entre computadores.

A queda do floppy ja era mais do que esperada, é a evolução natural da tecnologia.
É a mesma coisa quando os disquetões 5¼ sumiram (minha tia ainda tem o driver e os disquetes, rarissimos) na casa dela, eu ainda tenho 2 caixinhas de disquetes e o meu driver em casa, no meu p233 mmx véio de guerra, mas nem uso mais.

Acho que temos é que comemorar e não criticar como eu vi alguns fazendo, quem ainda usa disquete, trade de se adapatar, em 2 anos ele não existe mais.

--
Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org

Comentário de Eduardo Machado
Quando consegui comprar meu: Quando consegui comprar meu primeiro drive de disco externo pro MSX foi uma alegria, não aguentava mais ficar regulando o azimute do toca-ficas : ))

A evolução está aí, penso que passou da hora de o terem extinto e essa economia no computador para todos reflete em coisas mais importantes como 256MB de memória que, isso sim, é muito útil.

LCD de 14" é outra coisa importante pois a economia de energia ajuda quem já não tem muito a não gastar tanto usando um computador, e a natureza agradece.

Comentário de popolony2k
Aproveitando o saudosismo....: ....vale lembrar que os drives de 31/2 e que sobrevivem até o presente momento, nasceram no MSX lá por 1986 ou 88, pelas mãos da Sony e que equipavam seu Sony HitBit na época.

Em 1988/89 eu tb tinha o mesmo problema com o ajuste e azimute do toca-fitas, mas felizmente nessa época eu já era um feliz possuidor de um drive 5 1/4 e outro de 3 1/2 polegadas, resultado de muitos trabalhos que eu realizara com meu saudoso MSX 2.0 (HotBit Sharp com Kit 2.0 DDX) 64 Kb de RAM, 128Kb de VRAM e 256Kb de MegaRAM totalizando a incrível capacidade de memória de 448Kb de RAM total !!!

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de laurocesar
Expert....: Hotbit era da Sharp! ;)

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATER
Comentário de laurocesar
Expert....: O Hotbit era da Sharp! ;)

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATER
Comentário de laurocesar
Expert....: O Hotbit era da Sharp! ;)

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
Comentário de laurocesar
Vixi!!!: Augusto, ajuda aí mandei três vezes o mesmo post!

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATER
Comentário de popolony2k
HotBit != HitBit: Dê uma olhada novamente no meu post e verás que citei o drive de 31/2 nasceu em um HitBit da Sony (no Japão).

Quanto ao HotBit ser da Sharp, é verdade, tanto que meu MSX era o HotBit da Sharp, transformado para MSX2.0 pela Digital Design (DDX).

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
E obrigado pelo termo Expert......: .....e aproveitando a deixa, o Expert MSX era da Gradiente.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de lenin
Duas coisas que são: Duas coisas que são incompatíveis:

comunismo e Liberdade.

Não é fidelzinho?


Comentário de Alexandre_Martins
Não: Não é não sr. covarde anônimo, a ignorância deste comentário é tamanha que tu crês que por eu ser comunista apoio Fidel, e em nada me ofende tua provocação chamando-me fidelzinho, embora ESTUDANDO e conhecendo a história, eu que JÁ ESTIVE EM CUBA, afirmo tranqüilamente que de comunista Fidel tem pouco mais que a fama. Mas quem só segue a cartilha da nossa grande imprensa, "neutra", como a Veja mostrou-se em relação ao SL, dificilmente compreende bulhufas além telinha... Ou folhinha de SP do grupo Abril+Sul-africano que sustentou o apartheid.

A falta de liberdade está oculta no capitalismo imperialista, paradoxalmente sob o "manto" de liberdade, num país, melhor exemplo, que é bipartidário (mais o menos o roto e o rasgado) e reprime outras organizações políticas, se crê a polícia do mundo e sai guerreando e matando milhares países afora (Iraque e Afeganistão que o digam) e "criou" o maior inimigo da liberdade (só pra ficar na área) do software livre, o Bill Gates.



--
Alexandre Martins

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite www(.)nuca(.)org(.)br
Comentário de Alexandre_Martins
Pode ser...: Pode ser Dsoft,

A Alemanha oriental e a ex-URSS já haviam enveredado para o revisionismo desde o golpe de estado em Moscou em 1958, aquilo foi um grande atraso para o próprio movimento comunista, enfim, tema para outros espaços.

O que não se justifica, foi a maneira pejorativa e ofensiva com que o sujeteito se reportou com o termo "algum pensamento comunista primitivo". Chega a ser absolutamente incongruente para quem tem um mínimo de conhecimento histórico. Liberdade implica escolhas e sobretudo respeito.

--
Alexandre Martins

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite www.nuca.org.br
Comentário de popolony2k
Então quer dizer ....: ...que todos ou a maioria dos países comunistas estão anos luz dos restante do mundo e a imprensa "a lá" Veja nos enganou todo esse tempo ?

Porque a necessidade de um País como Cuba ter um ditador ?
Porque o socialista (não, comunismo não já era, agora a moda é socialismo) Chavez é um ditador (Sem essa....ele É um ditador)?

Se a democracia impera em lugares como esse, qual a necessidade de ditadores no comando ???? E porque só funciona com eles no comando ?????

Por acaso não seria o fato de a ditadura executar a duras penas o processo e o socialismo ou comunismo levar os créditos ???????????????????

Cite um País comunista exemplo para o modelo proposto ????

Que País comunista proporcionou e contribuiu para a criação de estrutura tecnológica que possibilitou ou contribuiu para a existência do Software Livre ?????

Não tomando partido de Ingleses, Americanos, Russos ou qualquer outro País que seja, pois se nem meu País está merecendo isso quanto mais outros, mas não seria esse País que criou o Bill Gates (o maior inimigo da Liberdade segundo vc) o berço do SL (vide história de Richard Stallman) ???????????

Desde já agradeço as respostas.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de laurocesar
É verdade...: Fiz confusão com os nomes... Li rapidamente e talvez por conhecer o MSX da Sharp brasileirae entendi hotbit. Quanto ao nome expert, você está certo mais uma vez, era da Gradiente mesmo. Quanto ao Hitbit da Sony, eu não conhecia.

Agora deixa de ser chato e pára de corrigir o chato aqui! ;)

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATER

Comentário de popolony2k
Infelizmente não tivemos o privilégio de ....: ...ter um HitBit da Sony no Brasil, sequer o MSX 2 veio ao Brasil, pois os MSX2 nacionais eram Kits vendidos pela DDX, MPO e por último ACVS para serem adaptados aos MSX1 nacionais seja Gradiente ou Sharp.

Perdemos a oportunidade de naquela época (década de 80 e inicio de 90) ter computadores com capacidade gráfica e de som, como eram os MSX, que só foi possível aos PC's em meados de 90 e com isso poderiamos o nosso conhecimento mais aprimorado do que temos atualmente.

Quanto a correção, foi graças a ela que vc veio a conhecer o HitBit da Sony :.)

Queira receber um abraço desse chato que vos escreve mais uma vez.

Abraço,

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de laurocesar
Concordo mais uma vez: Imagino como seriam os MSX's 2.0(hehe), se o 1.0 básico, sem opcional algum, já me deixava maravilhado ao vê-lo rodando jogos, demonstrando todo seu poder gráfico (nas lojas claro. É, não podia ter um... muito $$). Mas acho incrível, que com tão pouca memória e processamento, frente aos micros atuais, se fazia tanta coisa legal. Aproveitando o gancho, será que com todo esse poder dos hardwares atuais não poderíamos ter programas muito mais poderosos? Será que com um pentium 1 ou 2 com 32M, não deveríamos poder fazer a maioria das coisas que fazemos com um Pentium IV com 512M é uma pergunta que me faço, pois 100MHZ de processamento e 32M de ram é muito mais que os memoráveis MSX possuiam.

Um abraço pra você também!

E, obrigado pelo bom humor e também pelo compartilhamento de um pouco de seu conhecimento. :)

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
Comentário de popolony2k
Eis uma questão que é ....: ....interessante de ser discutida, o poder das aplicações atuais frente a capacidade de hardware.

É exatamente uma das questões da existência do SL, pois ainda hoje podemos ter PC's 386 e 486 rodando com sua capacidade muito melhor explorada que na época de seu lançamento, tudo isso devido a possibilidade de se instalar nessas máquinas, Linux, FreeBSD's e OpenBSD's, ao invés do sistema operacional dominante e único na época que era o Windows 3.1 e que limitava o uso dessas máquinas.

Infelizmente com as linguagens ultra pesadas da M$ e causadoras de dependência a Redmond, como VB juntamente com o aumento da tecnologia de hardware, causaram a falsa sensação aos desenvolvedores de que os recursos da máquina são infinitos e por isso a geração de desenvolvedores, pós MSX, no Brasil iniciou na informática de maneira errada, desenvolvendo aplicações cujo consumo de recursos da máquina estão a níveis inaceitáveis.

O MSX é um excelente exemplo de como com poucos recursos, é possível fazer coisas excelentes e inacreditáveis.

Felizmente a comunidade MSX, tão forte e atuante com a comunidade de SL, manteve o padrão, após as grandes (Sony, Panasonic, Sharp, ASCII Corp, .....) terem se retirado do mercado MSX e recentemente a MSX Association (detentora do Padrão) decidiu retomar o desenvolvimento do MSX, criando assim o One Chip MSX, que é uma nova máquina baseada em tecnologia FPGA e que implementa todas as capacidades do MSX 1 e 2, com suporte a dispositivos de hardware atuais e maior capacidade de memória e como se trata de tecnologia FPGA, as versões posteriores de MSX (MSX2+ e Turbo R) poderão ser atualizadas como se fosse um upgrade de firmware, ou seja, vc baixa a nova versão e instala na máquina, acredito que FPGA será o futuro do hardware e mais uma vez o MSX inovando em tecnologia, assim como o fez com CD-ROM em 1983 e com o drive de 31/2 em 1986.


Link sobre o One Chip MSX

http://www.bazix.nl/onechipmsx.html

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Alexandre_Martins
Países comunistas?: Fora da boca da mídia burguesa, nunca existiu um país comunista em toda a história popolony2k, a ex-URSS chegou na primeira metade do século passado a começar a implementar o modelo socialista (não essa coisa ridícula que Chavez chama de "socialismo do século XXI"), e olha que ela saltou de um conjunto de países pré-capitalistas agrários para dividir a hegemonia política e sim, tecnológica também com o imperialismo norteamericano.

Democracia e ditadura não são conceitos "puros", "imparciais". Se quiseres ter mais clareza faça pesquisas com os termos "democracia burguesa" "democracia proletária", "democracia popular" etc. E por favor, leia mais de uma definição para cada, sob o risco de manter-se vendo as coisas de maneira unilateral.

No mais o interrogatório que fizeste é improssível de resolver, não existem mais países em vias de construção do socialismo há mais de cinqüenta anos. Claro que para a mídia é bom poder chamar Hugo, Fidel de comunistas, e tem inocentes úteis que vão atrás, faz parte da história.

Porfim, uma das características da filosofia materialista-histórica base do marxismo ou do movimento comunista, como queira, é esclarecer as contradições dialéticas que ocorrem no seio dos macrossistemas. Stallman é norteamericano sim, e o SL tem lá fortes raízes, mesmo sendo o país mais belicoso e inimigo da liberdade SIM, que passa por cima da ONU e faz o que quer no mundo, já citei Iraque e Afeganistão, cito o apoio a seu braço no oriente médio, Israel, o que fizeram na América Central em El Salvador e na Nicarágua entre tantas outras ações "em nome da liberade".

Não há qualquer problema nisso, ora bolas, Karl Marx, o filósofo, "criador" do comunismo com Friedrich Engels, tomado como maior inimigo do capitalismo, tinha nacionalidade e sua constituição ontológica alemã que não era a mesma Alemanha cabisbaixa com bases militares dos Estados Unidos como hoje, ah não era mesmo.

É preciso entender o fenõmeno da luta de classes para compreender como são possíveis tais contradições. Se eu critico um estado imperialista e belicoso, não estou me referindo ao conjunto de seus cidadãos, senão à estrutura formal de poder.

No mais, como comunista, respeito a opinião de quem quer que seja contrário ao comunismo, só espero que saibam do que estejam falando, porque até agora ví um desfile de pseudo-conceitos forjados pela superficialidade típica da grande imprensa, que têm donos, e não são trabalhadores como eu ou você que entramos aqui para debater este ou aquele tópico, são burgueses exploradores detentores das maiores riquezas no país. E encerro aqui as visitas a este tópico porque da discussão proposta estamos completamente fora. Ou se cria um tema específico, ou, se alguém tiver interesse escreva para meu e-mail pessoal xandemar(a)yahoo(.)com(.)br.

Aproveitando, quero agradecer ao companheiro que postou o link para o vídeo "mais poderoso que o Cidadão Kane", excelente documentário, já deixei na pasta que compartilho arquivos P2P e sempre o vejo entre os mais copiados.

--
Alexandre Martins

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite www(.)nuca(.)org(.)br
Comentário de popolony2k
Obrigado....: ...pelas respostas.

Um abraço,

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004