Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

MPlayer promove inclusão digital de dispositivos com Windows Mobile


“O software livre de visualização de vídeo MPlayer se destaca entre as demais alternativas de programas multimídia por sua versatilidade, e até mesmo fãs ardorosos do software proprietário reconhecem as suas vantagens.

Em plataformas móveis e embarcadas, esta versatilidade pode fazer alguma falta, pois os players de código fechado costumam se restringir aos formatos considerados kosher por seus produtores - o que ajuda a explicar a relativa popularidade do descontinuado TCPMP (que eu uso todos os dias no Palm).

E os usuários do Windows Mobile que se sentiam limitados pelo seu Media Player nativo agora têm um motivo para acompanhar o desenvolvimento do Mplayer: ele está sendo portado para esta plataforma, e assim o port para Windows em plataforma PC vai ganhar companhia. É isso aí, software livre também é inclusão.”


Enviado por Julio Pacheco - referência (pocketpcmag.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rodrigo
O trabalho feito com o: O trabalho feito com o mplayer é mesmo fantástico, e agora com a ampliação das plataformas, espero que o programa tenha longa durabilidade com alto desempenho.
Comentário de cwars
Legal, contudo vantagem em: Legal, contudo vantagem em portar o Mplayer para o Windows Mobile creio que sejam desnecessárias, por uma única razão:

O Mplayer é um dos maiores trunfo que temos, primeiramente pelo seu poder de reconhecer qualquer formato, além de poder usar o mencoder para converter os formatos que reconhece, por essa razão porta-lo para o Windows dará mais motivos aos designer-multimidea de dizer que o Windows é melhor que o GNU/Linux em multimidea.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de edempoa
Se for para ele ser bom em: Se for para ele ser bom em multimídia graças aos ports que a comunidade linux faz para dar aos usuários de windows opções mais interessantes que o WMP então acho esta uma propaganda positiva para o open source.
Comentário de cwars
pode ser: pode ser

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de LKRaider
já existe: O port para windows já existe a algum tempo, só para o win mobile que é novo.
Inclusive, existem diversos conversores de vídeo para windows que não passam de apenas interfaces para o mplayer/mencoder.
Comentário de hbbs
Talvez seja uma boa noitícia...: Espero que com essa portabilidade para Windows Mobile, sirva para que o desenvolvimento do Mplayer se concentre em atualizar o "handshake" mms stream. Até aonde eu pude acompanhar o Mplayer usa pra isso uma versão antiga do XINE. Se alguém aqui já tentou assistir a um vídeo na globo.com sabe do que eu estou falando. O Mplayer não consegue negociar uma taxa de transferência com os servidores que possuem esse tipo de implementação, fica sempre falhando "cortando".

Mais informações vejam esse thread:

http://lists-archives.org/mplayer-dev-eng/17184-choppy-video-in-mplayer-svn.html

Fora esse problema e suporte de cores nas legendas, ele é perfeito.


Comentário de Allan Taborda
Tem que portar o MPlayer: Tem que portar o MPlayer para o Android!
Comentário de hamacker
Acho que dificilmente: Acho que dificilmente veremos o mplayer para qualquer foo-mobile pré-instalado devido a questões de patentes de formatos, drm, etc... mas teremos uma versão em que nós mesmos poderemos instala-lo.


Comentário de wagnerluis1982
Enquanto isso...: ...no Linux, ainda há uma guerra entre Gstreamer, Xine e Mplayer.

Sei que o comentario está off-topic, mas eu realmente às vezes fico indignado com tantas forças se dividindo em algo que poderiam fazer juntos.
Comentário de tenchi
REsolucionários e estupendos!: Eu mesmo já vi programas revolucionários para Windows, tipo os baixadores e conversores de vídeos do Youtube, que só o Windows tem, já que o Linux não presta, que são nada menos que interfaces para o Mplayer/Mencoder/FFmpeg.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Douglas Augusto
Em software livre não há: Em software livre não há "divisão de esforços", mas sim criação de diversidade. Se o pessoal do Xine implementa uma funcionalidade interessante, o fato do código-fonte estar disponível implica que o time do Mplayer pode aproveitá-lo, por exemplo.

E muito embora possa parecer que esses projetos são uma duplicação de cada outro, há diferenças significativas em termos de projeto e propósito, e portanto aplicações diferentes, ainda que muitos usuários não percebam.
Comentário de wagnerluis1982
Boa resposta: Boa Resposta!
Comentário de tenchi
É, mas vc deve levar em: É, mas vc deve levar em consideração aqueles forks que alguns criam que não levam à nada, somente tempo perdido.
Mas no mais, essa diversidade permite uma boa troca de experiências ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004