Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

MPF pede anulação da escolha japonesa de TV digital

“Hoje abri a página do Terra e deparei com uma notícia que poderá mudar o rumo da TV Digital no Brasil. Segundo o Ministério Público Federal o processo que de escolha do padrão japonês para TV Digital no Brasil, está cheio de irregularidades. 'O Ministério Público Federal de Minas Gerais ingressou ontem com ação civil pública contra o decreto presidencial que determinou a adoção do padrão japonês de TV digital no País. O MPF quer anular a decisão, alegando que o ato presidencial está 'repleto de ilegalidades'.' Resta acompanhar mais um capítulo dessa novela.”


A nota foi enviada por Leidson Campos A. Ferreira (leidsonΘplanetamessenger·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de marcelomartins
Ainda bem: Ainda resta esperança.

Dizem que escolheram o padrão japones por ser o melhor padrão para a mobilidade, e as empresas de telefonia já falaram que não vão produziar telefones com tv para o Brasil porque não tem escala. Grande escolha.
Comentário de xultz
Uhuuuu!!! Mineiros que: Uhuuuu!!! Mineiros que acessam o Br-Linux, sintam-se orgulhosos, porque ainda tem alguém que pensa pelo país.
Já o governo do meu estado...
Comentário de guaxinim
O software já ia ser livre,: O software já ia ser livre, não vejo por que esperança. e quanto a telefonia movel, por que não investiriam? tem nokia no japão tem motorola no japão, trazer a tecnologia iria ser muito facil e barato.
O japão já disse que abre mão dos royatis(como que escreve?), o brasil não perde nada importando esse hardware, e nem todo ele seria japonês.
Comentário de popolony2k
Libertas quae sera tamem: Quanto a TV Digital, técnicamente não acompanhei as discussões, seja pela internet, ou qualquer outro meio de comunicacao.
Mas a "impressão" que ficou foi a de que o atual ministro (Hélio Costa) entrou e mudou tudo, seguindo interesses puramente políticos ou quem sabe até de algum ex-chefe dele.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de marcon
marcon: O maior problema é que esse padrão japonês é que uma transmissão nesse sistema ocupa o mesmo "espaço" no espectro de frequência que a transmissão analógica atual. usando o padrão japonês, não teria mais espaço para novos canais. Perfeito para os "coronéis eletrônicos" que controlam a mídia no Brasil, eles não querem concorrência!
Se usassem o padrão europeu, teríamos 4 vezes mais canais disponíveis, mas isso o pesoal que colocou o Hélio Costa - ex(?) funcionário da Globo - no ministério das comunicações não quer de jeito nenhum.
Comentário de popolony2k
O japão abre mão de royalties e eu abro mão de comer.: O Japão abre mão dos royalties sobre a tecnologia que demorou anos de desenvolvimento ?? Eles até pregam isso, mas eu duvido muito.

O que pode existir, como se vem comentando nos bastidores, é um acordo de que toda nova tecnologia construída em cima da Japonesa, o Brasil poderá comercializar.

E eu abro mão de receber no final do mês, após horas de esforco em meu trabalho ??? Pois é ....

E viva as acões comunitárias feitas pelos japoneses. Pelo visto o Lula ,dirigiu não só o Brasil rumo ao desenvolvimento em favor do social, mas também o Japão.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Software livre == média com a comunidade de SL: Software livre controlado pelos caciques da midia atual........hummmmmmmm tá me cheirando a tentativa de fazer média com a comunidade de SL.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Emerson Gomes
E as concessões?: Não existe falta de canais por indisponibilidade de sinal. Se algo que tem que mudar pra não ficarmos submetidos a 3 ou 4 canais, é a lei das concessões, não o padrão japonês, que ao meu ver, é o melhor tecnicamente.
Comentário de vonRyan
O problema com a adoção do ISDB: Isso torna o Brasil o segundo país a adotar o sistema. Isso mesmo, segundo. O primeiro é o próprio Japão. Enquanto isso, 4 países adotaram o padraão estadunidense ATSC e 58 usam o europeu DVB. Lembram da época em que o Brasil "criou" o PAL-M e todas as TVs importadas tinham que ser convertidas para o padrão brasileiro? Isso era extremamente oneroso para o consumidor. O que vai acontecer agora é que ficaremos praticamente dependentes do Japão e da produção nacional de aparelhos, enquanto que o padrão europeu é adotado por uma grande variedade de países, diversificando a fonte de quaisquer importações.

E como desgraça pouca é bobagem, o ISDB ainda bem com um sistema de DRM, que só permite uma única cópia das gravações. Ou seja: grava-se o jogo da seleção no DVD, mas fazer uma cópia no HD do computador, nem pensar.

P.S. Claro que o Japão tá abrindo mão dos royalties, eles precisam aumentar a base de usuários urgentemente!
Comentário de marcon
concordo quanto às: concordo quanto às concessões.
não falei falta de sinal, e sim em "espaço" no espectro para transmissão.
A melhor solução técnica é sempre a melhor solução?
Comentário de Cléber Zavadniak
"grava-se o jogo da: "grava-se o jogo da seleção no DVD, mas fazer uma cópia no HD do computador, nem pensar"

Só pra constar: tudo é copiável. Ouviram? Anotaram? Vou repetir: tudo é copiável e extremamente pirateável. A partir do momento que virou bit, a regra tá valendo.

Quanto ao padrão americano, um professor meu (e ele parece manjar do assunto) disse que o padrão americano é tão tosco que nem os americanos usam. Será verdade?

Droga. Essas decisões importantes estão sempre sujas com a politicagem típica do nosso país...

Comentário de Osvaldo Santana Neto
Rede Globoooo, fúnqui!: Olhem esse mapa:

http://www.dvb.org/graphics/internal/Adoption-Map_DVB-T.jpg

Tem algo errado nessa decisão brasileira? Acho que levaram muito a sério o dito: "A unanimidade é burra.".

Esse mapa veio da dica dada em um blog de um amigo (http://www.rawsocket.org/rtfm/). Eu não conheço nenhum aparelho da Nokia com suporte ao ISDB (padrão japonês).
Comentário de marcelomartins
E pior: E pior ainda, a Nokia já tem aparelho que suporta o padrão EUROPEU.

Ai o governo MENTE dizendo que SOMENTE o japones pode ser usado em celulares. Fico com muita raiva quando eu sei que alguem ta mentido descaradamente e não posso fazer nada. É muita cara de pau.
Comentário de SS_Sputnik
Padrão nipo-brasileiro.: Não sei por que mais isso me lembra MSX... Aquele video-game com teclado
Comentário de Silveira_1
Sobre o PAL-M: O padrão PAL-M não é ruim. PAL-M é uma mistura do padrão alemão (PAL) e do padrão americano de utilização do espectro (o padrão M, já usado no Brasil, para recepção de TV preto-e-branco). O sistema PAL-M só se aplica a TVs Coloridas. Na época da implantação da TV colorida no Brasil, os americanos (naturalmente) queriam que implantássemos o sistema NTSC, o qual apresentava deficiências técnicas (era muito sensível à problemas de inversão de fase do sinal, acarretando problemas visíveis na qualidade da imagem - veja http://en.wikipedia.org/wiki/NTSC#Quality_problems). Atualmente, devido aos progressos tecnológicos, esta deficiência do padrão NTSC é pouco importante.

O sistema PAL é imune aos problemas de fase do NTSC. A conjunção do sistema PAL com o padrão M permitiu que todos os aparelhos de TV preto-e-branco usados no Brasil continuassem recebendo os sinais de TV colorida (por isso, vemos programação NTSC sem cor nas nossas TVs). Na época, houve alguma pressão para que se adotasse algum padrão totalmente diferente, o que forçaria a troca de todos os aparelhos (mesmo os TVs preto-e-brancos) ou a transmissão da mesma programação simultaneamente em dois canais (um colorido, outro monocromático - ou seja TV de pobre e TV de rico).

Em suma, a adoção do padrão PAl-M representou uma solução de autêntica visando preservar os investimentos já feitos pelos telespectadores (as estações provavelmente economizaram também, mas penso que o impacto seria bem maior para a população); também deve ser destacada a competêcia técnica do responsável pela "criação", do padrão PAL-M. Quanto à adoção, ou não, do padrão PAL-M pelos fabricantes de equipamentos eletrônicos de outros países não é uma questão de mérito tecnológico, mas sim mercadológica (quantos são os consumidores e aqui, e quantos são na Europa ou EUA?) e, até de projeção internacional (ainda hoje, o Brasil é um país de terceiro mundo; cerca de 30 anos não era melhor). E, aliás, a conversão do padrão NTSC para o PAL-M é fácil, embora representasse algum custo adicional, na época.

Espero ter ajudado a esclarecer alguns mitos.
Comentário de CWagner
MSX, um videogame? : MSX (http://pt.wikipedia.org/wiki/Msx), um videogame?

Cara, prepare-se para o massacre, você merece >:P

Brincadeiras à parte, você deve estar falando do Odissey (http://pt.wikipedia.org/wiki/Odyssey%C2%B2), se foi isso pode até que ser que suas futuras gerações sejam poupadas, tome cuidade se você topar com um desses caras (http://www.msxrio.com.br/ :)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de hamacker
Lá é fácil porque eles: Lá é fácil porque eles usam cabo.
1900x1200 é a resolução dos videos em HDTV que os americanos salvam usando aquela TV com disco rígido, então não deve ser ruim PARA ELES. Para nós que usamos broadcasting (antena) deve ser terrível passar uma resolução dessas.
Comentário de popolony2k
O Massacre II - A Missão: "Não sei por que mais isso me lembra MSX... Aquele video-game com teclado"

Comentário infeliz e com falta de conhecimento técnico sobre o assunto.

O MSX foi um padrão amplamente adotado no mundo inteiro e uma das primeiras (se não for a primeira) iniciativas em que a compatibilidade entre as plataformas foi o elemento marcante.

Muitos softwares e hardwares nasceram no MSX e 10 ou 20 anos depois chegaram aos PC's, posso enumerar algumas delas como o disk drive 3.1/2 que a Sony lançou lá por desde 1985 acoplado a seu MSX HitBit e os PC's só tiveram adotaram a tecnologia em 1990. O CD-ROM (1982) que a Pioneer lançou em seu MSX e que só chegou aos PC's lá por 1992.

Quanto a software, aqui no Brasil, só tivemos acesso amplo a microinformática devido a fabricação desse padrão no Brasil pela Sharp e Gradiente entre 1984 e 1993.

Quato aos jogos, títulos famosos e que hoje jogamos em PlayStations, XBox, Nintendo 64 ....., nasceram no MSX, como Metal Gear, Final Fantasy, Gradius/Nemesis, entre outros que vc inclusive deve jogar.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Segue alguns links: Segue alguns links

http://en.wikipedia.org/wiki/Floppy_disk#The_3.C2.BD-inch_microfloppy_diskette
http://www.dhnet.org.br/ciber/democratizar/msx/msxhist.htm

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de sri_canesh
Pode ser que sozinho você: Pode ser que sozinho você não consiga reverter a situação, mas deixar de votar em quem patrocinou essa palhaçada já ajuda ;)

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de marcelomartins
Já deixei faz tempo.: Já deixei faz tempo.

Mas as pesquisas não parecem muito animadoras :(
Comentário de Felipe Cepriano
É uma meia-verdade...: É uma meia-verdade...
O padrão japonês é o unico que permite transmissão pra celulares JUNTO com o sinal que vai para as TVs comuns.
O Europeu (DVB-H) também permite isso, mas em uma frequencia diferente do DVB-T.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004