Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mp3Gdown: Busca e download de mp3 usando Google e shell script


“Foi publicado hoje no site Viva O Linux, o script de busca e download de arquivos mp3 usando o Google e Shell Script (bash). É uma boa forma de baixar músicas, já que ele apresenta algumas vantagens sobre alguns programas p2p, entre elas, não ter que ficar esperando o download começar, poder baixar os arquivos dos sites na velocidade máxima (dependendo, é claro, do servidor achado e/ou da sua conexão), além de (não testado) poder baixar músicas em um pc, onde programas p2p estão bloqueados. Com boas palavras-chaves pode se encontrar praticamente qualquer mp3!. Espero que essa cria seja-lhe útil. O Script ganhou uma segunda versão (Pt.2) e o link para o download do mesmo, se encontra na dica, na parte dos comentários.”


Enviado por Alan R. S. Bueno (pandorabox·alanΘgmail·com) - referência.



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de geekslack
Legal!!!: Muito legal o script... gostei...
E achei engraçadissimo o final...

"
Salvar pesquisa? [S|N]: S

Arquivo salvo: /home/geekslack/search_list

Tchau tchau e 10 beijinhos =***********"

Geek_Slack
Linux User #203430
Comentário de xultz
O Script é interessante,: O Script é interessante, mas ele tem uma falha, porque ele verifica se o domínio responde (com o ping) porém não checa se o arquivo ainda existe lá. O spider do Google passa pelos sites de tempos em tempos, pode demorar semanas até passar de novo, e nesse meio tempo muita coisa pode acontecer.
Por exemplo, estou procurando algumas músicas de Trance, e todos os resultados que retornam são de um servidor ftp, e o diretório que tem (tinha) as músicas já não existe mais...
Comentário de giganttee
As músicas que esse script: As músicas que esse script acha e baixa são legais? Digo, as licenças da mesma permite esse tipo de coisa? O músico permite o download? Ou é mais um exemplo de quanto o brasileiro é criativo para a ilegalidade?
Comentário de SlackAngel
Contínuo desenvolvimento e aprendizado...: Oi xultz, o script está em desenvolvimento e aprendizado, e aberto a críticas e soluções por parte da comunidade e por minha parte, que estou aprendendo bastante com essas coisas.

O script faz o que propõe, mas ainda carece de um sistema mais sofisticado de verificação de "alcançabilidade dos arquivos". Obrigado pelo comentário, o script ainda tem caminho pela frente, e esse problema vai ser sériamente pensado. Ah, ajuda aí também! manda idéias!.

Au revoir
Comentário de Douglas Augusto
Depende do arquivo em questão: É de responsabilidade do usuário verificar se o resultado da busca em questão está hospedado legalmente (e pode ser baixado).

Pelo que entendi o script é tão legal quanto a busca do Google. Para isto basta imaginar que o usuário pode manualmente realizar a busca no Google e baixar o mp3 encontrado através do navegador: o Google e o navegador são ilegais? Creio que não.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de xultz
Espero que você tenha: Espero que você tenha entendido que meu não foi tacar pedras no projeto (apesar que aqueles 10 beijinhos no final, sei não... :D ) e apenas mostrar uma deficiência.
É óbvio que o mais honesto seria dizer "há um problema aqui que pode ser resolvido dessa maneira" mas eu realmente não consigo pensar em nenhuma solução imediata.
Se eu lembrar de alguma coisa, certamente vou citar para você.
De qualquer maneira, eu considero todo programa feito em bash heróico, porque eu acho a sintaxe do bash lamentável...
Comentário de SlackAngel
Corrigindo um detalhe: Ops! Houve um pequeno mau entendido... na verdade não existe essa falha.

É feito o ping contra o host, se ele responder, aí então é feito o dump da página desse host com o lynx, e é procurada nessa página as linhas com a extensão ".mp3" (os arquivos) e que casem com o padrão passado para o script (a palavra chave). Se for encontrado, os resultados (dessa página) então são exibidos pelo script, naturalmente, os resultados estão no ar!!...

O script não pega os nomes dos arquivos direto da página de retornos de resultados (google), ele pega os links apresentados na pesquisa,
e também não pega nada do cache. Então é isso, não prestei a atenção devida na sua observação e acabei concordando com a falsa falha, desculpa.

E mais uma vez, desculpas pela demora para responder, tive problemas com minha conexão e fiquei sem acesso ao mundo exterior...

E os kisses no final, ficou fofo tá!?! Dúvido muito que alguém teria tanta genialidade para fazer aquela boquinha beijando =P, acho que até é mais legal que o própio motivo do script... hehe


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004