“Movimentos em Rede e PUC-Rio lançam Plurall
Solução terminais-servidor para redes locais e redes wireless. A Movimentos em Rede e a Coordenação Central de Projetos de Desenvolvimento da PUC-Rio, com o apoio de IBM e Cisco, convidam para o lançamento do Plurall no próximo dia 6 de dezembro (quarta-feira).
O Plurall é uma solução terminais-servidor (thinclient), desenvolvida em código aberto, que possibilita a montagem de redes locais de informática a partir de um servidor e de computadores antigos, sem disco rígido, reciclados como terminais. Na prática, a solução viabiliza uma infra-estrutura de informática produtiva, que pode ser criada e mantida por pessoas com um conhecimento básico de redes e informática em geral.
A solução, adequada à realidade de países em desenvolvimento, já foi testada em situações reais e vem contribuindo para a melhoria das condições de trabalho em organizações sem fins lucrativos e a expansão de programas comunitários de inclusão digital. Além disso, o Plurall conta com a inovação de permitir que os terminais funcionem também em redes wireless, com o servidor de aplicações sediado em uma estrutura central que, por exemplo, atende a toda uma rede de escolas públicas, postos de saúde, telecentros comunitários, etc.
Lançamento do Plurall: 6 de dezembro de 2006, às 16h na PUC-Rio, Auditório Anchieta, térreo do Edifício Cardeal Leme”
Agora, sério: seria ótimo se os responsáveis pelo projeto lançassem um site para quem não puder comparecer ao lançamento.
Já adianto uma sugestão para o FAQ: porque Plurall e não LTSP?