O MovableType historicamente nunca havia adotado uma licença de código aberto, embora as suas versões anteriores à 3.0 usassem um licenciamento bastante amigável com o uso não-corporativo, o que fazia com que ele tivesse grande popularidade entre blogueiros individuais e pequenos projetos comunitários, similar (guardadas as devidas proporções) à que o Wordpress tem hoje.
Mas em 2004 tudo mudou. A SixApart, empresa que mantém o sistema, lançou a versão 3.0 do MovableType e subitamente mudou seus planos de licenciamento, removendo várias das opções que o tornavam popular no segmento não-profissional e comunitário, em uma opção que certamente fazia sentido no modelo de negócios da SixApart na época, mas que gerou verdadeira
revolta na parcela comunitária de seus usuários, promovendo uma
migração em massa para outras plataformas, especialmente o Wordpress.
Passaram 3 anos, os CMS de código aberto cresceram, e o MovableType continuou popular no nicho em que a SixApart resolveu atuar - inclusive
entre os Top 100 do Technorati.
E agora a história está mudando novamente. Embora não vá abrir mão do seu licenciamento existente, a SixApart lançou o beta do MovableType 4.0 juntamente com o anúncio de que nos próximos meses
será adotada a licença GPL como opção para o núcleo do produto.
O tempo dirá se o MovableType conseguirá atrair de volta parte da comunidade que se afastou dele em 2004 e que ajudou a dar impulso adicional ao Wordpress. Ainda assim, o código aberto dá às boas vindas a quem se aproxima - antes tarde do que mais tarde!
Saiba mais (movabletype.org).
Quem quiser ter um blog com Wordpress ou fazer um 'treinamento' de uso de wordpress é só ir em www.wordpress.com. Quem quiser usar ele, instalar num servidor e tal, www.wordpress.org.
Eu até consideraria o MovableType mas prefiro esperar e ver o que dá. Eu fico meio com o pé atrás. Atitudes como essa da SixApart podem ser mais como publicidade, e depois eles podem investir pesado mesmo na outra versão do produto, a versão paga.
Ainda assim eu acho válida a atitude deles, fechar o código não é uma boa. Você pode ter modelos de negócio dentro do SL, sem fechar o conhecimento. Eu acho válido.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com