O monitoramento do uso de CPU, disco, memória, temperatura e muitas outras variáveis do ambiente é uma necessidade comum a administradores de sistema e usuários domésticos com inclinações técnicas, e o MRTG é uma das mais tradicionais ferramentas para esta finalidade, registrando em gráficos a evolução destas variáveis em 4 horizontes temporais: ao longo do dia, semana, mês e ano.
Normalmente o MRTG interage com equipamentos de rede que suportam o monitoramento via SNMP, o que o coloca fora do alcance de quem quer usá-lo como ferramenta de monitoramento de seu desktop usando configurações default. Mas o sistema suporta uma interface adicional, baseada em scripts shell, o que me motivou a escrever em 2000 (com reedição em 2004) um raro exemplo de software livre disponibilizado sob a licença FDL: o conjunto de scripts e arquivos de apoio ao MRTG para monitorar uso de CPU e memória sem uso de SNMP.
Hoje existem várias outras ferramentas que realizam a mesma tarefa, mas o meu artigo original continua sendo um dos campeões de hits aqui do BR-Linux todos os dias.
Artigos e tutoriais de configuração do MRTG e SNMP mais consultados pelos leitores este ano:
Esta coletânea é parte integrante da
Seleta de artigos do BR-Linux - 2000 a 2006 do BR-Linux.
Saiba mais.