Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Livre Acesso: Momento da maturidade

Do Livre Acesso:


“A poeira do FISL 7.0 baixou, finalmente. Fui ao evento, que realizou-se pela primeira vez na FIERGS, teve participação da Microsoft e nem sinal da IBM. Helio Castro falou sobre essas coisas e apontou muito bem algumas críticas que precisavam ser feitas. Mas tem um ponto sobre o qual eu gostaria de continuar discutindo.

Fala-se muito sobre o quanto a comunidade de software livre precisa amadurecer, aprender a discutir e conseguir dialogar normalmente com o resto do mercado. E boa parte das críticas é verdadeira. Em geral os usuários de software livre, e principalmente os de Linux, não conseguem desenhar um diálogo saudável com usuários de outros tipos de software e outros sistemas operacionais. Durante o FISL 7.0 conversei sobre isso com o Paulo "kretcheu" e a melhor conclusão que chegamos sobre o assunto é que os usuários de Linux podem tornar-se tão intolerantes a outros usuários que acabam por desenvolver repulsa até por outros usuários de Linux, de outras Distros. Triste, mas é verdade, olhar para a já apertada seção comunitária do FISL 7.0 e ver que os usuários vão separando-se por grupos, definidos pelos softwares que usam. Pior ainda quando uma discussão do tipo Gnome x KDE começa. É um comportamento imaturo, que me lembra muito a época do ginásio, que não deveria mais ter espaço depois que saímos da puberdade. Se os usuários tem problemas para aceitar outros militantes do software livre, que dirá sobre aqueles que usam software proprietário.
(...)

A Microsoft apareceu no stand da Infomedia no FISL 7.0, debatendo sobre interoperabilidade e outros assuntos que são interesse de todos. Impressionei-me com o número de pessoas que queriam jogar bolas de papel e outros objetos menos inocentes nos funcionários da MS que estavam por lá trabalhando. Não é assim que deve ser. Mas não acho que um stand sobre Linux em um evento voltado para o público Windows receberia tratamento diferente (está aí o forum do Baboo que não me deixa mentir).

A Microsoft quer interoperar, deseja fazer o Linux rodar bem sobre sua máquina virtual proprietária, que mal há nisso? Não vejo problema em "dialogar" com a Microsoft, desde que ela também abra mão de suas imaturidades. Steve Ballmer pulando como um orangotanto gritando que o Linux não é integrável como o Windows não é minha idéia de diálogo. Mas só porque eles comportam-se assim não significa que devemos fazer o mesmo. Podemos ser mais adultos, civilizados e buscar cooperar, por que não? E então quando a Microsoft parar com essa história de Get the Facts poderemos todos conversar como adultos. Sim, porque se nós devemos ser mais maduros e participar do diálogo, eles também precisam de algum preparo para isso.
”


Veja o texto completo em Livre Acesso por Falcon_Dark: Momento da maturidade.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Muito bom.: Parabéns por ter deixado para lançar isso agora e pelo ótimo texto.

Suas observações sobre a MS no final são muito importantes. Promover um diálogo inteligente e inteligente é muito bom, porém só pode ocorrer se houver respeito pelas partes. De nada adianta a MS falar que quer interoperabilidade e continuar com a get the facts.

Realmente, as coisas eram mais inteligentes quando era o Bill Gates na direção da MS.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Manoel Pinho
Exatamente: Exatamente ! Parece os EUA falando que o Irã deve cessar as pesquisas para fazer uma bomba atômica quando ele mesmo não abre mão das suas e foi o único país até agora que usou esta arma contra seres humanos...

Só acredito em real interesse por interoperabilidade no dia em que a MS começar a documentar os seus protocols e formatos de arquivos e estes não terem nenhum tipo de restrição de uso e implementação em outros sistemas, mesmo que concorrentes. A recusa da adoção do OpenDocument, mesmo quando a própria empresa faz parte do comitê OASIS que define o padrão, é uma mostra do discurso "faça o que eu digo mas não o que eu faço".

Ninguém está pedindo para a MS fazer os seus produtos como softwares livres, mas que seja justa e não use o seu poder monopolista para impedir a viabilidade de qualquer concorrência.

Sobre a participação da MS no FISL eu vi como positiva, embora o discurso deles tenha sido bem diferente das suas práticas. Não estive lá e não vi ninguém tacando coisas nos funcionários da Microsoft e a manifestação que houve por parte do Stallman foi incisiva mas respeitosa. Nada demais.

Também nunca vi nenhum site voltado para windows e outros produtos da Microsoft abordar nada sobre interoperabilidade com outras plataformas. Normalmente eles pregam "soluções" Microsoft do alto a baixo e ignorando totalmente a existência de alternativas, mesmo programas comerciais feitos por concorrentes e que rodam sobre o windows. Parece aqueles filmes americanos onde até marcianos e animais falam inglês, como se não existissem outras línguas no mundo.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de escovadordebit
É hora de refletir.: ...sugeriu que deveria haver uma espécie de habilitação para poder usar computador.
Porque? Quem mal um usuário não habilitado pode fazer a outro, utilizando um computador? Com um carro ou um avião você pode matar muita gente...

Sei que quando a gente escuta algo assim fica até difícil de questionar a pessoa, qual a lógica de raciocínio dela. Mas te confesso que eu gostaria de entender.

Embora um computador hoje tenha muita tecnologia nele, para um usuário ele é apenas mais um eletrodoméstico. O sujeito usa ele para ler os e-mails, navegar na internet, fazer contas em planilhas, escrever documentos de texto, imprimi-los, etc. Vejo pessoas que conhecem muito pouco de informática, utilizarem o computador no seu dia a dia sem problema algum.

Com certeza grande parte daqueles que estavam querendo atirar bolinhas de papel no pessoal da M$ são do tipo que tem nojo de usuário que utiliza software proprietio, mas que não fazem nada para que a lbertação chegue até eles.

... a melhor conclusão que chegamos sobre o assunto é que os usuários de Linux podem tornar-se tão intolerantes a outros usuários que acabam por desenvolver repulsa até por outros usuários de Linux.

Realmente é o que vemos. Parece que a libertação não bastou. Parece que tem gente que quer sempre briga. O que aprendi ao longo destes anos é que algumas pessoas não têm a mente aberta. Não procuram sequer entender o objetivo das coisas e a necessidade das pessoas. Não conseguem perceber que parte da evolução das interfaces GNOME e KDE advem da própria concerrência (sadia) entre elas. Mas o que na verdade a gente deve comemorar é o fato de haver dois projetos com tanta qualidade quanto este dois.

Uso por opção pessoal a interface KDE, mas fico feliz que a GNOME seja igualmente boa e as vezes eu a utilizo porque acho que sempre é bom conhecer (pelo menos um pouco) as outras interfaces. Quem sabe um dia você não terá que utlizar uma delas?

Passemos mais a fezer uso das comunidade para o que elas realmente se destinam: "agregar idéias para o desenvolvimento". Deixemos de lado a evolução beseada na disputa de tribos pré-históricas.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de escovadordebit
Sobre a participação da MS: Sobre a participação da MS no FISL eu vi como positiva...

Com certeza. A melhor forma de mudar as coisas é com diálogo, avançando aos poucos.

Quando voltei a trabalhar na empresa que estou hoje (por volta de 2002), questionei o pessoal de TI quanto ao uso de Linux e a resposta que obtive foi: "Se você tem tempo para perder....etc...etc...". Hoje vários servidores são Linux e utilizo diariamente algumas ferramentas livres para diversas atividades.

Outro colega consultor de TI recentemente conseguiu convencer uma grande empresa (que também não era "SL friend") a fazer testes utilizando Linux e hoje ja tem vários de seus terminais pendurados em um Suse. Abriu a porteira... o resto você ja sabe.

Quando a sopa é quente a gente tem que comê-la pela beiradas ;-)




Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Alessandro
Bom relato: Bom relato mostra exatamente o que eu penso sobre as pessoas que fazem e estão envolvidas com o software livre.

A Microsoft teve uma boa iniciativa ao ir ao evento, e os seus representantes devem ser respeitados e não ver um ripe que se acha o rei da cocada preta, o pai do software livre fazer aquele papel de adolescente revoltado contra tudo e contra todos, uma pessoa que não respeita nem mesmo os seus próprios admiradores.

Eu estive la e fiquei com vergonha de vários membros da comunidade, eu tinha uma visão totalmente diferente dos mesmos. Se eu fosse dono de uma empresa pensaria mil vezes antes de adotar o Linux após ver um dos que se diz responsável pelo mesmo ter atitudes como aquelas que ele teve no evento.

Isso foi lamentável, mais sei que o software livre é bem maior que os mesmos, e os verdadeiros responsáveis por isso ficam no anonimato.

Comentário de bebeto_maya
Exigit mais, da gente?: __Não acredito de fato que a Microsoft vai acabar com a campanha "Get The Facts" e passar a conviver com tolerância em relação ao Linux...Isso é deveras tolo. Uma empresa com um chairman que sai por aí gritando que usuários de Linux vão ser processados e fazendo SPAM publicamente disso, não vai deixar uma campanha assim. Uma empresa que chama seus próprios clientes de dinossauros, porque têm demais e dá-se ao luxo de ser abusada e desresipeitosa não vai abdicar de agressões. Uma empresa que oficializou um sítio grosseiro como o do Baboo, não mudará. Um empresa que pantentiou o duplo-clique, chama o concorrente de câncer, quebra padrões, afunda o mercado, coloca vendedores em porta de loja para desestimular a compra de micros com Linux...Sei não!

__Pensando bem, a "Get The facts" é a ponta do Iceberg, e se ela mudar vai ser para outra ainda mais ofensiva...Essa coisa do diálogo será só para um mínimo de interoperabilidade, coisa que eles sequer conseguem levar aos browsers...É muito pouco! Não devemos ser intolerantes, mas uma palestra da Microsoft em um evento de Software Livre não poderia passar em branco, alguns se revoltariam, como de fato aconteceu no FISL 7, principalmente porque as respostas são sempre as mesmas, quando não ficam em cima do muro...É muito chato ver um cara que não tem o que dizer se desculpando pelo que não deixará de fazer!

__Somos uma minoria, e acredito somente na união dos nossos "microcosmos", brigar contra Gnome, porque é KDE é estúpido, brigar contra Kurumin, porque é Slackware, é o cúmulo...Agora abrir-se para a Microsoft, acreditando na utopia da interoperabilidade, por favor...Ela nunca ultrapassará o nível da esmola...Nunca teremos .DOCs compatíveis, redes intercomunicáveis sem problemas, ou W3C em browsers da Redmond...

__Exigir mais??? Da gente??? Garantimos o SAMBA e a comunicação com redes Windows, garantimos padrões de rede e HTML, garantimos a leitura e escrita de partições FAT e até NTFS...E eles? Eles estão devendo, não nós...Somos um dissidência, temos um sistema operacional que ameaça o deles. Acreditar, portanto, que devemos ser bonzinhos, ou que serão com nós, é muita inocência!

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Randolph Oliveira
Ora, a MS sempre impôs suas: Ora, a MS sempre impôs suas regras pelo simples fato de ser "A maior". Mas agora as regras do jogo estão mudando pois há fortes concorrentes. O linux incomoda. Ou a MS muda suas práticas de negócio ou estará em vias de ser prejudicada.


Comentário de sergiotucano
É complicado: Muito bom o ponto de vista do Fábio.

Apesar de que eu acho difícil a Microsoft amadurecer ao pondo do Software Livre poder comunicar-se com ela sem nenhuma das partes querer ver a outra morta. . .

As brigar GNOME x KDE, DEBIAN X SLACK etc ocorrem em grande parte pelos novos usuários de Software Livre, claro muitos usuários antigos continuam querendo levar esta briga pela frente, muitas vezes motivados apenas por uma brincadeira, brincadeira essa que fica muito chata de vez enquando.

Mas é isso ai!

Excelente texto do Fábio.

FALOW !
Comentário de nemesis
mal: "A Microsoft quer interoperar, deseja fazer o Linux rodar bem sobre sua máquina virtual proprietária, que mal há nisso?"

Há o mal de se querer dominar tudo.

Ela não desejar interoperar ou fazer o Linux "rodar bem" sobre sua VM: ela quer que empresas que estejam usando Linux passem a pensar que comprando o novo software M$, integração com Linux vai ser mais fácil. Em longo termo, conforme empresas estejam enroscadas nesse setup, ela introduz bugs sutis em sua VM que fazem a integração não rolar tão bem. Como já estão todos rodando e dependentes do novo software M$, é mais fácil simplesmente dar um dump nas "problemáticas" estações Linux do que no investimento feito nas licenças M$.

Eu não estou imaginando coisas, apenas descrevi a política M$ para APIs, através da qual ela exerce sua conhecida e maléfica prática "adotar e extender"...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de escovadordebit
Isso eu também acho.: Não é paranóia não.

Se ela não abrir o código não acho boa idéia esta integração porque a gente nunca saberá se a máquina estará otimizada para rodar Linux.

Aí vem aqueles testes de performance acusando de Linux ser inferior a Rwindows como bem sabemos.

Muita cautela com este assunto.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004