acharia mais simples você assumir 'é mesmo, o termo drm foi um exagero, vou ali mudar humildemente'.
mas ok, não é o caso.
então voltemos aos 'drms' do xo:
1. "um deles impedindo que programas recebidos no XO por download recebam privilégios que permitam a eles realizar atitudes perigosas"
limitar o acesso ao root é um drm? impedir que usuários não privilegiados, que possam realizar atitudes perigosas, tenham acesso ao root é um drm? será que quando se corrigem brechas de segurança em softwares na realidade se está implementando patches drm que combatem códigos maliciosos, impedindo-os de realizarem atitudes perigosas?
só acho que drm não é o caso do que escolheram pro xo.
2. "mecanismo que periodicamente exige uma conexão à Internet para que o laptop verifique em um servidor centralizado por país se o seu uso continua permitido"
você trabalha pra uma empresa e seu computador corporativo exige um drm chamado usuário e senha para fazer login na rede? nessa mesma empresa, um crachá RFID diz para a catraca do prédio que você é mesmo o funcionário contratado e por isso tem o privilégio de entrar para trabalhar. então te demitem, você perde a validade do crachá (por não estar mais autorizado a entrar), mas tenta passar, e quando vê e a impossibilidade pensa "droga, instalaram um drm nessa catraca que impede RFID inválidos de entrarem. odeio drm."
bom, ficam aí mais alguns exemplos de que o raciocínio usado para justificar esses requisitos como sendo drm transformam praticamente tudo em drm,
o que acaba desinformado sobre o grande mal que é o drm.
Adorei a iniciativa do XO, uma ótima ideia, alias como quase todas deles desde o início.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com