Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais de 11.000 registros - Mobilize a comunidade de sua distribuição para obter dados de compatibilidade

A pesquisa nacional BR-Linux de compatibilidade 2007 ainda continua coletando dados até o final de julho, e já recebeu registros referentes à compatibilidade de 11.228 equipamentos, periféricos ou serviços, conforme relatados por seus próprios usuários.

Entretanto, analisando os dados já informados, percebeu-se uma concentração em poucas distribuições. Como se trata da maior pesquisa nacional de compatibilidade com Linux, e seus dados ficam disponíveis para toda a comunidade, gostaria de convidar as comunidades das diversas distribuições para que se mobilizem para obter mais preenchimentos, tornando assim a pesquisa mais útil para estas próprias comunidades.




A pesquisa oferece brindes para seus participantes, nos termos constantes em seu formulário de participação, mas não há problema em enviar mais de um formulário - os formulários adicionais serão computados normalmente para o resultado da pesquisa, embora você vá concorrer apenas uma vez, sem acumular. Se você usa mais de uma distribuição e realmente testou todos os equipamentos com mais de uma delas, pode preencher um formulário para cada uma das distribuições, ajudando a tornar mais rico o resultado da pesquisa.

No momento, as distribuições com maior número de registros de compatibilidade são:


  1. 38,56% Ubuntu
  2. 11,44% Debian
  3. 09,42% Slackware
  4. 06,42% Fedora
  5. 06,15% Kubuntu
  6. 05,71% Kurumin
  7. 04,20% Mandriva
  8. 03,74% Opensuse
  9. 02,92% Gentoo
  10. 01,75% não mencionada pelo participante
  11. 01,48% SUSE
  12. 01,43% Archlinux


Participe e ajude a divulgar!

Saiba mais (br-linux.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Laturner
Q: Uma pergunta:

Se eu listar que um hardware é compatível, isso significa que ele é "plug-and-play, reconhecido automaticamente pela distro" ou que "eu consegui fazer ele funcionar nesta distro, mesmo por métodos não convencionais ou por configurações adicionais".
Comentário de brain
Ambas as opções: As duas respostas estão disponíveis no formulário.
Comentário de tenchi
Relevância: Augusto, uma vez eu comentei aqui sobre essa tal questão de compatibilidade baseada na distro.
Acredito que seja necessário mais que o nome da distro para dizer se um determinado periférico funciona. Em tese, todos os devices que tem módulo para linux funcionam em qualquer distribuição que use o linux como kernel. Pode ser que a pessoa use uma versão do kernel que não é a original da distro. Ou se a pessoa tem, por exemplo, um determinado pacote instalado (como o quase obrigatório kernel-source), etc.
Acredito que isso é (muito, muito mesmo) relevante para que a pesquisa mostre a realidade da compatibilidade de hardware.
Um exemplo: Em tese, um modem discado, que precise ser instalado pelo código fonte, nunca funcionará no Ubuntu. A não ser que a pessoa leve o micro em um lugar com internet rápida, e baixe os pacotes de desenvolvimento. Ou, como aconteceu comigo, quando usava discada no slack-10.1: Tive que compilar uma versão mais recente do kernel para que meu modem funcionasse.

Espero que isto seja útil.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de MARCELO2007
"Não testei este produto": Qual é a utilidade da opção "Não testei este produto"? Qual é a vantagem sobre simplesmente deixar todas as respostas em branco como eu fiz com itens que eu não tenho? Eu tenho um aparelho que não funciona nem com reza brava, já pesquisei muito e só encontrei gente na mesma situação que eu. Uma opção como "Não funciona" seria mais útil que "Não testei este produto".
Comentário de brain
Resposta não é binária: Tenchi, por esta razão eu incluí um campo com vários graus de compatibilidade para preenchimento. Se o modem de linha discada funcionou "de primeira" na distribuição X, a pessoa marca de uma forma. Se foi necessário realizar algum procedimento, a pessoa marca de outra forma. Se mesmo assim o equipamento só funcionou parcialmente, marca de uma terceira forma.

Quanto a dar um passo a mais, de fato, eu não tenho condições (e nem interesse, na verdade) de buscar informações que entrem no campo que você mencionou, dos procedimentos não relacionados à instalação do hardware em si mas que possam ter influenciado os resultados alcançados. Certamente eles existem e são relevantes para o aumento da precisão, mas estão completamente fora do escopo desta pesquisa.

Adotei como premissa (e acredito estar certo nela) que o número de usuários desktop que realiza este tipo de procedimento é comparativamente pequeno, e irá assim ser diluído nos grandes números. Nos casos em que isto claramente não é verdade (por exemplo, para os usuários do Linux from Scratch), acredito que os usuários que forem usar os dados da pesquisa saberão disto também. Para ajudar os leitores a interpretar esta questão no resultado, quando for publicado, eu pretendo mencionar qual o número de pessoas que relatou sucesso no uso de cada par equipamentoXdistribuição.

Claro que outras pesquisas que busquem alcançar maior nível de profundidade serão bem-vindas. Na verdade eu há anos convido possíveis interessados em fazê-las, até o momento sem retorno. Esta pesquisa adicional poderia obter toda variedade de dados sobre a configuração prévia dos computadores usados nos testes, e até mesmo coletar informações sobre quais os procedimentos realizados para configurar os equipamentos e serviços pesquisados. Se você for realizá-la, conte desde já com meu apoio para divulgação!
Comentário de brain
"Não funciona": Um campo "Não funciona" seria bastante útil em uma pesquisa que buscasse elencar algum tipo de base de dados sobre equipamentos não suportados pelo Linux. Mas não é o caso da pesquisa corrente - ela busca identificar os que são suportados.

Caso você deseje realizar algum tipo de pesquisa sobre equipamentos que não funcionam com Linux, conte desde já com meu apoio para divulgar sua iniciativa.

Quanto à opção "Não testei este produto", ela está lá como default justamente por não ser significante para o resultado - para não haver risco de que alguma opção default significante pudesse desviar o resultado da pesquisa ou induzir ao erro do participante. Toda opção significante para o resultado precisa ser intencionalmente preenchida.
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva: Divulgado ! Infelizmente não tive tempo de fazer antes.

http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/184/1/

Comentário de Inaldo
Pesquisa incompleta.: Sou entusiasta do linux e recomendo o uso do linux para todos os meus amigos. Porém, não preenchi o formulário da pesquisa de compatibilidade em função de achar o mesmo incompleto. Tenho mais de um periférico que não funciona e na pesquisa não existe como registrar um hardware que não funciona completamente. Só como exemplo, existe um bug registrado em relação ao kernel que impede o funcionamente de um periférico do meu notebook.
Temos que ser imparciais o máximo possível para ter confiabilidade.
A iniciativa é excelente, talvez só precise de ajustes (a meu ver).
Abraços.
Comentário de brain
Outro foco: Inaldo,

Um campo "Não funciona completamente" seria bastante útil em uma pesquisa que buscasse elencar algum tipo de base de dados sobre equipamentos não suportados pelo Linux. Mas não é o caso da pesquisa corrente - ela busca identificar os que são suportados.

Caso você deseje realizar algum tipo de pesquisa sobre equipamentos que não funcionam com Linux, conte desde já com meu apoio para divulgar sua iniciativa.


Comentário de snaker
Complementar: Augusto:

Para quem estiver comprando hardware, pode ser mais importante saber quando o hardware não é compatível, pois assim o consumidor pode se afastar desse tipo de fabricante com suporte limitado. Além de possibilitar que o pessoal da comunidade possa adequar seu computador, eliminando o hardware incompatível antes de migrar para o Linux.
Entendemos que esse não é o objetivo dessa pesquisa de compatibilidade, mas certamente ajudaria tanto ou mais a comunidade interessada.
Claro que haveria o problema de alguém não conseguir fazer funcionar um equipamento e reportar como incompatível... Mas aí poderia haver um ganho ao efetuar o batimento com a base que estás montando, eliminando os "falsos negativos".
Por esse motivo gostaria de encorajar uma segunda pesquisa, após a primeira, que tenha esse objetivo e utilize a base de dados da pesquisa de compatibilidade como fonte de validação.

Abraço a todos.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004