Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Miguel de Icaza: OOXML é um padrão soberbo

6 leitores escreveram para indicar o link para a cobertura sobre a manifestação do fundador do projeto Mono sobre o padrão OOXML, da Microsoft, que concorre com o ODF, formato de documentos definido como padrão internacional pela ISO. Miguel de Icaza ampliou e esclareceu suas opiniões neste comentário no Slashdot, tomando o cuidado inclusive de reafirmar que trata-se de sua opinião pessoal, e não da de seu empregador, pois a Novell promove ativamente o ODF.

Segue o resumo enviado por Daniel Stolf (dstolfΘgmail·com) - referência (linux.slashdot.org).


“Miguel de Icaza escreveu uma manifestação no grupo de discussão do Google relacionado ao seu blog que o OOXML é um padrão ótimo e que sofreu muito FUD de seus competidores, o que levou pessoas sérias a acreditar que há algo de fundalmentalmente falho com ele.

Além disso, aproveitou para dizer que se alguém for desenvolver aplicações com o Mono, é melhor baixar o Moonlight via Novell, pois virá com cobertura de patentes.”




Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ricardo Cruz
Esqueceu de dizer q alem de: Esqueceu de dizer q alem de fundador do mono ele é fundador do GNOME.
Comentário de popolony2k
Tá aí ...: ....o tempo se encarrega de mostrar quem são os verdadeiros adeptos do SL e quem são os falsarios, farsantes, espiões e apoiadores do lado inimigo.

Não só mostrou aquilo que todos já sabemos sobre ele, que é um adepto, amante e apreciador de tecnologia proprietária da M$, mas também mostrou como teremos que evitar as tecnologias proprietárias que ele desenvolve para a M$/Novell.

Alguém ainda tem dúvidas sobre o que representa esse Mono do Sr de Icaza ???

Mono No Thanks.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de eje del mal
Ótimo: Posso ser um dos que apóia o OOXML, uma vez que ele será um padrão definitivo de formatos de arquivo dos Office. É aberto, a principio qualquer versão de MS Office conseguirá abrir, mesmo as antigas, e novas funcionalidades não me limitarão de acessar o conteúdo. Realmente muito bom. Parabéns Microsoft!

Mas isto é diferente de definir um "padrão de um só" como um padrão ISO. É como criar um novo tipo de parafuso que todos fabricam, mas na hora de comprar a chave de fenda, só com o dono da patente.
Comentário de brain
Não: Não esqueci de dizer, não. Ele é fundador ou participante importante de vários outros projetos (os da Helix Code, o Gnumeric, o Midnight Commander...)

Mas no contexto desta notícia, o fato de ele ser fundador do Mono é relevante.
Comentário de Manoel Pinho
Soberba: Eu acho que ele queria dizer que é um padrão SOBERBA, já que o M$ Office é uma grande despesa e supérflua... :-)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Soberba

"A soberba é a tendência de um indivíduo para um modo de vida caracterizado por grandes despesas supérfluas e pelo gosto da ostentação e do prazer."
Comentário de Icaza brasileiro
Brod: Ele e o seu clone brasileiro deveriam abrir logo uma revenda M$ e parar de querer bancar de membros da comunidade do software livre. Por causa do Miguelito até hoje não vou com a cara da Novell, do Suse, do Mono e do Gnome. Tudo o que me lembra ele tenho repulsa.
Comentário de Daniel
Me surpreende muito essa: Me surpreende muito essa opinião dele.

Comentário de nemesis
eu gosto do GNOME e do: eu gosto do GNOME e do Gnumeric. São dois excelentes softwares iniciados por um fantástico programador pré-deslumbrado.

De lá pra cá, ele só fez reproduzir de forma tacanha no Linux as tecnologias da M$, a título de compatibilidade, mas na realidade buscando amarrar o Linux ao modo M$ de ser e às suas patentes.
Mono, moonlight etc: tudo porcaria proprietária como jamais deveria existir em uma plataforma *nix...

Aliás, brain, alguma notícia sobre as respostas da Novell às perguntas dos leitores? ou passou e eu perdi?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
Respostas da Novell: Chegaram ontem, direto da Novell e em inglês. Ainda não li, nem muito menos traduzi. Pretendo publicar de duas em duas, pra ninguém ter de esperar eu traduzir tudo. Com um pouco de sorte e vento a favor, as primeiras saem nesta quinta.
Comentário de Screwball
Para mim, não surpreende: Para mim, não surpreende nada, já que faz algum tempo que o Miguel trabalha para a Micros... er... Novell.
Além disso, faz tempo que ele só fala maravilhas do tal .Net e vem construindo uma versão dele para Linux (mono).
Comentário de terramel
Incrível, é um mestre!!!!!: Já perceberam que Miguel de Icaza é um mestre na delicada arte de defecar pela boca?

Não vou tirar méritos do que já fez no passado. Gnome foi genial, mas infelizmente, desde que ele foi comprado pela M$ (ou dividiu a cama com o Ballmer, vai saber), ele começou a ter umas idéias um pouco estranhas. Como já disseram aqui antes. Apenas está copiando coisas da M$ alegando estar fazendo pela compatibilidade, qunado na verdade está apenas buscando formas de tentar amarrar-nos com a M$. Um bom artigo para ler é o artigo "Mono, mais uma chance para monopólio?"" do TaQ. Alias, o TaQ já escreveu varios posts comentando os foras do Icaza. Aconselho a darem uma olhada no blog dele: http://www.eustaquiorangel.com

Quando escrevi o artigo "César Brod, o Miguel de Icaza brasileiro", recebi elogios e críticas. É de se esperar obviamente, exceto por uma coisa. Nenhuma das críticas que recebi foi pelo "ataque" que fiz à posição do César Brod, e sim pelos ataques que fiz ao Miguel de Icaza. Tentei responder no post, colar partes de textos dele, dar links para artigos de outros sites e blogs etc. Agora acho que não preciso mais explicar nada. Está aqui no maior site de Linux do Brasil a posição do nosso querido amigo, o segundo onanista mais famoso do mundo (treinando ferozmente para alcançar o primeiro colocado, Onan) MIGUEL DE ICAZA!

Parafraseando nosso sábio amigo Popolon termino este comentário dizendo: "Mono, $ilverlight ou outras imitações da M$ vindas do Miguel de Icaza? No, thanx!"

===================================================
http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Terramel: Se quiser posso traduzir uma parte, basta enviar pelo meu e-mail :)

============================================
http://terramel.wordpress.com
Comentário de brain
Obrigado!: Obrigado! Mas esta é uma tarefa que farei com prazer!
Comentário de terramel
Rapido O.o: Essa moderação emotiva veio rápida! Mal postei, fui na cozinha beber uma aguinha e qdo voltei e dei um reload já tava negativado O.o

Os emos estão tentando se tornar cavaleiros do zodiaco pelo jeito, elevar o cosmo ao setimo sentido, alcançar a velocidade da luz e MODERAR o Terrinha como TROLL o mais rapido possível ao som de "Welcome to my Life" do SimplePlan e uma TV ligada naquele episódio das 12 casas dos cavaleiros do zodiaco onde o Shun ao ver o Hyoga desmaiado depois de ter sido congelado apenas diz: "Vou mantê-lo aquecido com o calor do meu corpo". O.o Com certeza esse episódio acabou mudando a vida de muitas crianças que o assistiram! Essa mudança acabou também fazendo efeito na moderação de alguns ;D

http://terramel.wordpress.com
Comentário de brain
Discordo: Cheguei a ler teu comentário, e não acho que seja mesmo bem-vindo por aqui, não justifica a crítica a quem moderou.

Tua argumentação no post era interessante, mas acho que poderia existir muito bem sem alusões, simbólicas ou não, a funções excretoras e comportamento sexual dos criticados.

Da mesma forma, chamar de emo ou tratar como infantil/infantilizado quem rejeita a presença deste tipo de alusão também não é algo que eu considere um bom uso dos recursos que disponibilizo para a comunidade. Gostaria que você não fizesse mais este tipo de ofensa por aqui, mas fique à vontade se quiser criticar em seu próprio site.

Em suma, acredito que teus argumentos seriam mantidos disponíveis por muito mais tempo por aqui se tu não os misturasse com alusões mais rasteiras sobre as pessoas que quer criticar.
Comentário de terramel
Tem toda a razão! Só que: Tem toda a razão! Só que ai não seria tão engraçado ;/

Até poderia reescrevê-lo sem dar o esculacho, o problema é que agora não lembro tudo que havia escrito. Preciso começar a guardar as coisas que escrevo...

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Esqueci de dizer no: Esqueci de dizer no comentário anteior, já que você pediu para não fazer mais esse tipo de ofensa então farei o que pede. Não vou mais ofender ou usar palavras de baixo calão. Vou começar a escrever de forma mais séria agora.

http://terramel.wordpress.com
Comentário de popolony2k
Mande em Inglês...: ...mesmo !

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de popolony2k
Terramel....: ...quem é o teu mestre ?

Excelente.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de popolony2k
O lance dos cavaleiros do zodiaco...: ...foi da hora, apesar de eu nunca ter assistido, deu pra entender a mensagem.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de PUTZ
não existe "baixo calão".: não existe "baixo calão". o próprio termo calão já define o (baixo) nível...
Comentário de Elder Monteiro de Almeida
Não entendi a surpresa!: Não entendi a surpresa. A muito tempo já sabíamos que o Miguel de Icaza tinha se vendido para a M$. Diferente dos outros usuários aki eu não gosto do gnome, prefiro o KDE então pra mim o que esse cara fala ou deixa de falar não muda nada.
Comentário de brain
calão X baixo calão: De fato a palavra calão já significa, mesmo sozinha, o linguajar rude e grosseiro. Mas a locução "baixo calão" é dicionarizada. No Houaiss, baixo calão é definido como "linguajar ou vocabulário extremamente vulgar, grosseiro ou obsceno".
Comentário de nemesis
huahuhuhauhua: "aquele episódio das 12 casas dos cavaleiros do zodiaco onde o Shun ao ver o Hyoga desmaiado depois de ter sido congelado apenas diz: 'Vou mantê-lo aquecido com o calor do meu corpo'. O.o Com certeza esse episódio acabou mudando a vida de muitas crianças que o assistiram!"

sem dúvida, um dos episódios mais memoráveis do grande animé, embora não dos melhores! Quando vi pela primeira vez, só me passou pela cabeça: "Que porra é essa?!" :P

Não tem um amigo sequer com quem já tenha conversado sobre o animé que não tenha ficado chocado com o episódio. Pensando bem, aquelas cabeleiras coloridas todas e aqueles jeans apertados... pra não falar em algumas das músicas da trilha sonora, à la ABBA, tudo bem emo (ou homo) mesmo. :D

mas, bem, é bom como as músicas do Elton John ou The Smiths... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Sérgio
OOXML é um padrão soberbo: Até pode ser uma coca-cola no meio do deserto, só que não é livre.
E sobre "Moonlight via Novell, pois virá com cobertura de patentes."
A única empresa que até agora foi condenada por violar patentes foi a Microsoft.
Desde o IBM DOS 6.2 até ao dias de hoje.
Todo o software Linux é legalmente legal, até prova em contrário.
No Linux não precisamos de cobertura de patentes pois não estamos a violar nenhuma!

Comentário de nemesis
putz! Isso quer dizer que: putz! Isso quer dizer que não existe um sofisticado alto calão? :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nobody
Grande anime ???: O cdz é um grande anime ? Infelizmente, cdz foi muito divulgado no Brasil, é um anime muito ruim, possui diálogos arrastados, é uma salada mitológica, etc. Se algum dia você tiver a oportunidade, assista algo do nível de Berserk, Elfen Lied, Macross, Ergo Proxy, etc; assim você vai saber o que é um grande anime.
Comentário de maiconfaria
Remake: Estou vendo que Popolony e o tal de Terramel vão querer interpretar a cena!


A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de nemesis
meus preferidos são CDZ,: meus preferidos são CDZ, DBZ, Inuyasha e Naruto. realmente não ligo muito pros mais underground...

Realmente Saint Seya é mal estruturado e as sagas seguintes à das 12 casas e à busca pelas armaduras de ouro não trazem novidades, mas o animé tem grande impacto emocional, com personagens se sacrificando em prol da amizade e coisa e tal. E espero que só por amizade... :P

veja vc como nerds adoram animés, hein? Uma thread inteira offtopic em um blog Linux a respeito de um controverso episódio de um popular mas obscuro animé... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Wallacy
Sobre essa do "Moonlight via: Sobre essa do "Moonlight via Novell", creio que ele se referia a isso >> (http://news.opensuse.org/?p=218) o fato de a Microsoft está produzindo codecs binários de audio e vídeo para o Moonlight e dando acesso a Novell as outras especificações do Silverlight, e a Novell então irá fazer o empacotamento para as maiorias das distribuições, creio que é em relação a isso, adquirir o "pacote" vindo na Novell, pois foi a empresa que Microssoft """"Autorizou""" a fazer tal coisa...

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de nobody
Gosto: Gosto não se discute realmente. Mas esse blog está repleto de proto-fascistas, pessoas que não suportam ler uma verdade; já moderaram negativamente o meu post...=P
Crianças...sinto muito mas: cdz é um anime ruim, o windows é um sistema operacional xexelento, o Icaza é um vendido, ubuntu é uma palavra africana que significa "não sei configurar o Debian", o meio bit pertence a um fan boy Windows que se diverte ridicularizando o Linux e é lamentável que exista uma referência ao Dr. House aqui no br-linux, etc...
Comentário de samurai_jeca@email.org
Alguem poderia contar para o: Alguem poderia contar para o M de I aquela fabula da tartaruga e o escorpiao.

Eh a M$!

Qualquer coisa que ela crie sempre tera defeitos convenientes.

Se a M$ fosse do bem simplesmente estaria trabalhando o ODF. A criaçao de um formato alternativo eh simplesmente uma estrategia do mal.

Se houver dois padroes e sendo um deles PROPRIEDADE DA M$ com certeza outro padrao sera destruido.

Se houver um "padrao" M$, os produtos da MS nunca vao abrir arquivos ODF corretamente, a MS vai dizer que eh acidente mas nunca vai consertar. As pessoas que usam produtos da MS vao por a culpa no ODF e nao no produto da MS. Em pouco tempo o ODF cai em desuso. Eu so aceitaria um padrao da M$ se ele fosse totalmente desconectado da M$ e GPL3 !!!!!!
Comentário de nemesis
concordo com a maioria de: concordo com a maioria de seus comentários. CDZ é ruim no mesmo sentido daqueles filmes de artes marciais dos anos 70: é ruim, mas é bom. :) E Ubuntu na verdade quer dizer: "Não estou com saco pra configurar Debian"

não acho que nossos comentários foram moderados negativamente por causa de alguma patrulha ideológica, mas simplesmente pq realmente estão bem offtopic, né?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Sem contar que o ....: ...cara viajou na maionese e fez referência até a Dr. House......apesar de que tenho uma certa simpatia pelo Dr. House....não sei porque !!

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Sonolento
É o que faltava.: Se restavam dúvidas sobre o comportamento do seu Miguel, acho que agora não tem mais nenhuma.

A afirmação mais infeliz foi:

"..alguém for desenvolver aplicações com o Mono, é melhor baixar o Moonlight via Novell, pois virá com cobertura de patentes"

Que é isso ? Cobertura de Patentes ? Nessa afirmação ele já admitiu que a MS poderá processar, que quem usar essa tecnologia pode ser ameaçado.

A conclusão que agora, mesmo o maior fã do seu Miguel e seu trabalho é "Não devo usar Mono / Moonlight" ou posso ser ameaçado pela MS.

Seria um bom momento pra reunir esforços em forma até mesmo de uma campanha pelo "não Mono".
Comentário de nobody
Hellmans: Dr. House é o avatar que o dono do meio bit usa, o cara é apenas um publicitário, mas age como se fosse o próprio Dr. House (um escroto)...
Comentário de popolony2k
A diferença é que ...: ...o Dr. House é um "escroto" que sabe das coisas e o do meio-bit não sabe nada ....se soubesse não defendia com unhas e dentes um certo sistema do mal, obscuro, decadente e cheio de falhas.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de emanuelsan
Mono, tô fora.: Agente suspeitava disso, que essas tecnologias do Mono estariam de alguma forma se sujeitando as patentes da M$, se a afirmação dele vai nesse sentido então apoiar uma coisa assim é um tiro no pé.

Mono! No thanks!

Comentário de terramel
Realmente. O Cardoso as: Realmente. O Cardoso as vezes posta algo que preste, mas no que diz respeito à tecnologia, o cara só defeca pela boca. Mas o House não é um escroto. O House é O CARA. O Cardoso pode até tentar falar e agir como ele, msa nunca será como ele ;)

http://terramel.wordpress.com
Comentário de cwars
CDZ segue um padrão:* "O: CDZ segue um padrão:

* "O cosmo dele está aumentando" -> isso sem nenhuma explicação além de que recebe poder de Athena
* Shiryu só cai de cabeça
* Todos os cavaleiros sem exceção só se resolvem na porrada
* Shun quando está apanhando diz: ikkkkkkkkkiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii e o bendito aparece
* Seya tem a vantagem amigo do autor, até porque o autor simpatizou com o personagem
* Por incrivel que pareça os personagens tem de 10 a 18 anos (se for um cavaleiro de ouro)
* Os deuses são muito fraquinhos, nem parecem deuses
* Eles tem que sempre savarem Athena, apesar de ela ter poder suficiente para derrotar todo mundo em seu caminho
* Eles são castrados (regra numero um para ser um CDZ)
* Uma armadura de metal vira pô (deveria ser armadura de gesso)
* Todo mundo diz: "Seya e os outros"

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004