Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft faz parceria com XenSource

'Houve um tempo em que rodar Linux em um servidor Windows seria considerado tabu pela Microsoft. Os tempos mudam.'” A nota foi enviada por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de curioso
Batismo de fogo: Vai ser uma boa pro Xen e pras tecnologias hard_virtualizer (AMD e Intel) provarem para o que vieram: Rodar uma VM com windows travada (sem GUI, apenas serviços tcp) e continuar com outras VMs *nix intactas rodando vai ser um desafio e tanto... quero é ver :)
Comentário de Manoel Pinho
Complementando...: Eu não tive tempo de escrever ontem quando enviei a notícia mas vou fazer agora.

A partir do texto desta notícia, da notícia no Slashdot (http://linux.slashdot.org/article.pl?sid=06/07/18/1258211) e mais alguns esclarecimentos que vi no site da XenSource (http://www.xensource.com/partners/microsoft_resources.html) isso significa que:

1) Nas palavras do Bill Hilf da M$ (tradução livre e sem traduzir alguns termos como guest e host porque acho estranho), "Atualmente, guests Windows de hoje e Linux podem rodar no produto comercial XenEnterprise da XenSource, que pode estar hospedado (hosted) em um servidor Windows ou um servidor Linux". "O novo acordo anunciado hoje estende a portabilidade e interoperabilidade de "guests" Xen nativos com a versão futura do Windows Server, o Longhorn."

2) As duas empresas trabalharão em conjunto para haver interoperabilidade entre o Xen e a tecnologia de virtualização do Windows Server " Longhorn" (a próxima versão), mas interoperabilidade somente num sentido, isto é, ficará mais fácil rodar "guests" Linux do Xen em cima do Windows Server. No FAQ da XenSource diz que também haverá possibilidade de rodar sistemas operacionais "guests" do Windows Server no XenEnterprise, que não é a mesma coisa que rodar no Xen software livre.

3) O resultado dessa cooperação não será um software livre, mas comercial.

4) A M$, com esse movimento de jogo de xadrez, está garantindo que os clientes que precisem usar windows e linux simultaneamente através de virtualização não tenham que ser forçados a usar servidores linux para rodar o Xen. O usuário terá que pagar a licença do windows server e mais a dos windows "guests". Defende-se também contra os últimos "lances" da Vmware, que tornou o Vmware Server gratuito recentemente. O Virtual PC que a M$ adquiriu ainda não atingiu o sucesso e qualidade do Vmware e o Xen está crescendo muito e ameaçando ainda mais os planos de virtualização usando o windows server.

5) Apesar disso tudo, com o hardware certo (processadores recentes da Intel com tecnologia de virtualização) poderemos rodar o windows sem qualquer tipo de modificação no Xen livre em um servidor linux. Isso ainda continua uma grande ameaça aos planos da M$.

6) A M$ parece estar confusa com a questão de licenciamento do windows, já que com a virtualização será possível rodar várias instâncias do windows em um único servidor. Parece-me que ela andou cedendo e agora permite algo como 4 ou 5 cópias do windows rodando desse modo na mesma máquina pagando somente 1 licença.

Corrijam-me se tiver falado algo errado ou impreciso.

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de nemesis
"It's a trap!": "It's a trap!"

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de manoel_lobo
Maravilha!: Somente um louco ou "toinho" (explicação sobre o termo em outros posts) da vida pra confiar a infra-estrutura da rede nas mãos do Windows, e quando precisar de um Linux ou qualquer outro sistema livre, derverá fazê-lo com virtualização, que obviamente roda sobre a plataforma hegemônica.

Gostaria muito de ver a bola de neve de problemas; pau no Windows, pau no Xen e pau no Linux, corrompimento do sistemas de arquivos, perda de dados e um 38 no juízo pra ver se resolve.

A "soluções" M$ estão no mercado faz tempo, já provaram que não são competentes pra assuntos sérios e missão crítica, prefiro investir pra me livrar dela, mesmo que o custo seja mais alto.

Engraçado... todo "pobrema" que tenho em minhas redes, são causados pela presença dessas soluções... ovelha negra da família...

Alguém sabe por quê ela (M$) não fala em rodar Windows sobre Linux ?

--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de Manoel Pinho
Cerca: Eu acho que está mais para cerca eletrificada, tentando continuar mantendo os usuários dependentes do windows de alguma forma e tentando evitar que eles conheçam o linux e alternativas livres.

A M$ está dizendo: "tá bom, vocês insistiram e nós vamos ser legais e deixarem vocês rodarem suas aplicações no linux, mas rodando enjaulado dentro do nosso hiper-ultra-super-Cornudo (Longhorn) server".

O que a M$ mais teme é que as pessoas não fiquem mais dependentes de uma forma doentia de seus produtos. Por isso ela atacou tão pesado o Java e agora está investindo tanto em virtualização, AJAX e o IE (depois do Firefox ter crescido tanto).

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Fabio Slenio
MS e virtualização: O MS no passado se beneficiou do fracasso de outros OS que surgiram mas não souberam crescer, o próprio linux explodiu um pouco depois do win, graças a isso e aos milhões de software piratas no mundo, a MS se tornou o que é hoje.

A MS sabe que não há como combater o linux, sabe que a comunidade cresceu significamente, que as empresas olham o linux cada vez mais com carinho, que os servidores estão cada vez mais sendo dominados pelo Linux, por esse motivo ela cria essa brecha, deixando a entender que um admin pode ter um windows com um linux rodando dentro dele, mas nada que mude o que o linux é hoje, alias com o próprio vmware pode se ter um win rodando dentro do Linux.

Quanto aos comentários de que o win quer ser o linux, o windows novo diz que irá implantar um novo shell, com capacidades muito parecidas com o shell do linux, isso mostra que a MS se rendeu mesmo ao Linux, com esse sistema de virtualização então ela mostra que a sua inveja é um elogio a sua incapacidade de criar um sistema robusto.

http://www.linuxnarede.com.br
Comentário de Dm7
Acho que a MS está: Acho que a MS está preparando uma possibilidade de recuperar os clientes que ainda vão perder !!
Comentário de Manoel Pinho
Windows sem GUI: E já li que a MS está fazendo uma versão especial do windows server que não terá GUI e somente poderá ser administrada remotamente ou via linha de comando.

Engraçado como há bem pouco tempo eles diziam que isso era uma coisa arcaica do Unix...

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de hamacker
O Windows Vista segundo as: O Windows Vista segundo as promessas da MS viria com uma camada de virtualização que separaria todos os programas instalados um dos outros. Atualmente, segundo se sabe a promesa - assim como outras- fracassou.

Talvez o empenho agora da MS+Xen seja adquirir knowhow para que isso seja possivel posteriormente seja apenas para rodar aplicações linux no windows ou seja na forma de camada de abstração para rodar seus próprios programas windows.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004