Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft completa o código do Windows Compute Cluster Server 2003

Há exatos 2 anos, o BR-Linux anunciou:

Na esteira da nossa recente notícia sobre o Linux estar em uso em mais da metade dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo graças à popularização dos clusters, encontramos hoje uma notícia extraordinária: segundo este artigo do News.com, a Microsoft confirmou que tem planos de entrar nesta mesma arena, com uma edição do Windows Server 2003 que aparentemente permitirá fazer quase tudo que a NASA fazia com Linux em seu cluster Beowulf em 1993 ;-) Para saber mais sobre a evolução dos supercomputadores e clusters baseados em Linux, veja esta matéria da Linux Magazine.

Esta notícia tem um ponto interessante adicional: vejam quem estabeleceu a tendência de supercomputadores baseados em componentes de baixo custo, e quem é a empresa 'inovadora' seguindo com mais de 10 anos de atraso. E ao ler o artigo, percebe-se algo raro: a empresa admitiu isto.


E agora a ZDNet informa o próximo passo: “A Microsoft deu o próximo passo em seu esforço para levar o Windows ao mundo dos supercomputadores, tendo terminado o desenvolvimento de seu sistema operacional para clusters. A empresa disse na sexta-feira que terminou o código para o Windows Compute Cluster Server 2003, projetado para permitir que múltiplos computadores trabalhem em conjunto para lidar com tarefas de computação de alto desempenho. Esta tarefa, há muito o domínio de sistemas da SGI e Cray, tem sido interessantemente dominada por clusters com Linux, embora a Microsoft viesse planejando sua entrada há um bom tempo.” Veja o texto completo em Microsoft wraps up code for 'supercomputer' Windows | Tech News on ZDNet.



A um preço de US$469 por componente do cluster, vamos ver como o mercado reagirá. Acredito que vai ser difícil competir com o custo de aquisição do sistema operacional para os clusters com Linux ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Padrões: O mais curioso é que a implementação da M$ usa o padrão MPI2 para a troca de mensagens, permitindo que esse sistema interaja com cluster linux com MPICH2. Alguns detalhes sobre isso

http://www.microsoft.com/windowsserver2003/ccs/overview.mspx

http://www.infoworld.com/article/06/01/09/73267_02FEhpcms_1.html


Engraçado é que quando a M$ está por baixo e tentando entrar num mercado dominado pelo linux ou por outro competidor ela faz força para implementar padrões estabelecidos nos seus produtos.

Mas quando ela domina um mercado age exatamente ao contrário e ainda quer que a gente acredite que ela está fazendo esforços para melhorar a interoperabilidade.

Não sei se eles vão ter muito suceso com esse produto mas sempre terá quem compre isso, especialmente quem já está dependente de ferramentas de desenvolvimento e tecnologias propriatárias da Microsoft. Em laboratórios de computação científica de universidades e institutos de pesquisa eu já não vejo muito como eles podem competir com clusters linux.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de builder
Cluster Windows 2003 com OpenSource: "Na verdade, provavelmente somos a primeira equipe da Microsoft a incluir um componente de código aberto em nossa solução, mas não fizemos muito alarde em torno disso ainda", disse Kyril Faenov, diretor de computação de alta performance na companhia, ao site eWEEK.

De acordo com ele, teria sido muito caro e demorado desenvolver uma alternativa ao MPI, que é uma "tecnologia complexa que demoraria anos para ser programada", disse.

Faenov afirmou também que a Microsoft contribuirá com a comunidade de código aberto pois, como o MPI é licenciado pelo sistema BSD, todas as correções serão providenciadas à comunidade novamente. "Provavelmente doaremos nossas modificações também", prometeu o diretor.

Link:
http://old.idgnow.com.br/AdPortalv5/ComputacaoCorporativaInterna_190905.htm

Comentário de CWagner
"Provavelmente"?!?!!? Boa: "Provavelmente"?!?!!? Boa essa.!
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de evandrofisico
Mais uma vez a Microsoft faz: Mais uma vez a Microsoft faz uso de código BSD única e somente pelo fato da licença PERMITIR o uso sem que seja feita nenhuma retribuição a comunidade, e assim como quando o stack tcp/ip dos *BSD foi usada pra produzir o stack tcp/ip do windows 2000 (e versões poseriores, incluido até mesmo o Vista) a comunidade de software livre não vai ver uma linha decódigo destas implementações
Comentário de brain
licenças BSD: Mas não é justamente essa a filosofia das licenças BSD? Me parece que os desenvolvedores que adotam estas licenças têm como um de seus objetivos a disseminação de seu código em todos os contextos.

Mas eu não sei se é verdade que não veremos quaisquer frutos desse emprego de código BSD. Recentemente foi divulgado que a Microsoft contribuiu patches para Apache, Gaim e Samba. Particularmente não estou esperando por nenhum código da Microsoft, mas parece que eles estão oferecendo algum mesmo assim.
Comentário de nemesis
motivos...: "a Microsoft contribuiu patches para Apache, Gaim e Samba"

Eu fico imaginando o que eles ganham contribuindo patches para o Apache. Para o Gaim, Samba ou mono isso seria até algo compreensível: maior difusão de suas tecnologias ou uso de suas redes. Mas Apache?

ou eles contribuiram código malicioso -- improvável, já que seria rapidamente expurgado, além de péssimo marketing -- ou foi apenas alguma contribuição insignificante e da hora para mostrar um pouco de fair play. Puro marketing...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de fcima
Não é a primeira vez...: Na verdade não é a primeira vez que a Microsoft inclui código open source em seus produtos. O Services for Unix, que faz parte do Windows 2003 R2, inclui um grande conjunto de utilitários licenciados por GPL, incluindo o próprio gcc (http://www.microsoft.com/technet/interopmigration/unix/sfu/default.mspx).
Não chega a ser uma novidade o uso do MPI agora.

O uso de código BSD na pilha TCP/IP é mesmo um mito que nunca morre. Para deixar claro: a pilha TCP/IP do Windows não usa nenhum código BSD e nem tem nenhuma relação com a mesma. A Microsoft escreveu sua pilha TCP/IP do zero, e a arquitetura é tão diferente do FreeBSD por exemplo que é surpreendente que alguem ache que os códigos são derivados. O Windows usa o código BSD somente em alguns utilitários de linha de comando (nslookup.exe e ftp.exe, por exemplo) que estão bem fora da pilha.
Comentário de Manoel Pinho
The Regents of the University of California: Tem razão, se a pilha TCP/IP dos BSDs fosse apenas portada para o windows provavelmente teria um desempenho e estabilidade bem melhores :-)

Mas que vários dos utilitários de rede até hoje possuem céditos para a Universidade da Califórnia ("Copyright (c) 19xx The Regents of the University of California") isso
têm ...

Mudando de assunto, já notaram que os defensores radicais do windows (e geralmente de todos os produtos da Microsoft) adoram nos chamar de xiitas e comparar o linux com religião ? Pois é, olha o que eu encontro nessa página de promoção/informação sobre o Windows Vista pré-alfa:

http://www.microsoft.com/brasil/windowsvista/community/default.mspx

"Robert Scoble
Evangelista Técnico da Microsoft"

Acho que estou muito sarcástico hoje :-)

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de escovadordebit
Pedreira pra eles: Eu pessoalmente acho que vai ter muita dificuldade em colocar sua tecnologia de clustering no mercado. Exitem muitas empresas muito focadas neste tipo de tecnologia e acho que quem procura isso procura espcialização, pois não é um tecnologia genérica.

O modelo Beowulf baseado em Linux tem muito know how e vários cases de sucesso. Acho que vai ser uma tecnologia que a M$ entra, não decola e em poco tempo estará descontinuada.

Talvez na verdade eles estejam pensando em clustering para dar suporte a virtualização, que paree ser a palavra de ordem do momento.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de CWagner
Ou quem sabe inserir essa: Ou quem sabe inserir essa tecnologia em algum SO do futuro, onde os hosts "se descobririam", montariam um cluster ou um ambiente de processamento distribuído para aproveitar tempo de processamento desperdiçado em estações que servem apenas para digitar texto, planilhas e acesso à Internet.

Existem vários casos que essa tecnologia poderia, se não substituir, pelo menos ajudar computações mais sérias. Imagine uma petrob?as da vida, utilizando o poder de suas estações de trabalho para auxiliar nos cálculos para busca de novos lençóis de petróleo. Ou então se as Forças Armadas usassem as CPUs para investigar imagens de satélites para procurar, por exemplo pistas de pouso clandestinas no meio da Floresta Amazônica, tal qual acontece com projetos como SET@Home, ou quem sabe descobrir navios de pesca candestinas na orla marítma do nosso país

Para quem veio de computadores sem SOs, passou por programação batch, multiprogramação e chegou a SOs multitarefa e multiusuários nesse "pequeno" espaço de tempo, o uso massivo de sistemas distribuídos seria uma evolução natural.

Nesse aspecto, sistemas como o Unix têm grande vantagem em relação aos sistemas da M$. O próprio Linux pega uma carona com projetos como o Beowulf que já tem centenas de casos de sucesso, inclusive no Brasil.

Embora este tipo de SO seja visto como exclusividade de centros acadêmicos, não podemos esquecer que empresas já estão utilizando para diversos fins. Coisas como calcular o impacto de variáveis econômicas no mercado em um futuro considerável, através de cálculos probabilísticos.

Nós mesmos já utilizamos algo de distribuído em nossas vidas: vide o caso de programas P2P, onde não há uma unidade centralizadora de informações/conteúdo, como a rede BitTorrent, por exemplo.

(In)Felizmente a M$ só conseguiu implementar algo agora, e mesmo assim utilizando soluções de código livre, não é GPL, mas a licença BSD é uma das mais livre que existem, mesmo porque parte da premissa de que o conhecimento gerado em Berkeley é de todos, inclusive da M$.

Acho que seríamos um país um pouco melhor se no Brasil houvesse um pensamento semelhante, por parte de nossos centros de geração de conhecimento e ciência, mas o que aparenta acontecer é justamente o contrário. Algumas Universidades públicas escondem o que criam/descobrem/produzem, do público. Como se fôssemos incapazes de sequer entender o que eles fazem lá dentro.

Talvez por isso, e por outras razões, os governos anteriores quiseram sucatear e até mesmo privatizar o ensino superior público, o que é um erro, por motivos óbvios. Não devemos ficar reféns da vontade da iniciativa privada, que pensa apenas em obter lucro, utilizando de métodos obscuros e muitas vezes ilegais e imorais.

Espero que a M$ tenha coragem de admitir usar código livre no futuro e que tenha a decência de retribuir o código modificado para a sociedade em geral e não apenas a acadêmica e a de desenvolvedores.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de .;.;.
O dinheiro rouba a cena.. :): Putz... "Evangelizar" para uma empresa capitalista, fechada e que está pouco fodendo para seu consumidor, é a negação máxima da humanidade em função do capital.

Não existe nada mais medíocre e ascoroso que isso.
Comentário de Bruno Laturner
No melhor estilo Slashdot,: No melhor estilo Slashdot, eu pergutaria se dá pra fazer um cluster Beowulf com esse sistema.

Já que a principal característica desses tipos de cluster é ser barato, acho que quem gastasse 469 dólares a mais por máquina estaria dando um mal exemplo.

Duro seria ter que aguentar cluster de windows pirata :P

----------------
AjudaLinux.org
Comentário de nemesis
ha!: mas nós somos "fanáticos" pagãos, cultuando imagens de GNUs chifrudos ou Daemons. Eles são "Evangélicos"... ;P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de marcosalex
Por que não?: Evangelista (ou evangelizador) é um termo conhecido no mercado corporativo, não foi a MS que inventou. São os profissionais que divulgam as ferramentas e procuram atrair parceiros e desenvolvedores para as plataformas. Toda grande empresa de software possui deles, inclusive Red Hat, Novel e Suse. Quanto mais evangelistas, mais rápido a popularidade da ferramenta se difunde no mercado corporativo.
Haskell developer
Comentário de Edney Matias
Poder de Fogo: Só que a Microsoft tem poder de fogo ($$) para bancar uma possível estréia ruim no mercado de clusters. Bancar a sua tecnologia é algo que ela sempre fez bem! Eu não duvido que ela encontre o seu mercado e até mesmo domine, afinal ela tem marketing.
Comentário de Douglas Augusto
OpenMosix:
Ou quem sabe inserir essa tecnologia em algum SO do futuro, onde os hosts "se descobririam", montariam um cluster ou um ambiente de processamento distribuído para aproveitar tempo de processamento desperdiçado em estações que servem apenas para digitar texto, planilhas e acesso à Internet.


http://openmosix.sourceforge.net/

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de escovadordebit
Falta de foco.: O problema da M$ pra mim é que ela quer entender de tudo e acaba não entendendo de nada. É uma empresa que não tem foco definido. Ela que atuar desde games até clustering.

Parece que esta falta de foco acaba gerando problemas de atrasos (Vista),de falta de qualidade(SP2) e de falta de efetividade (Google, Linux, etc.).

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de nemesis
em outras palavras: "Ela que atuar desde games até clustering"

ela quer controlar todos os aspectos da vida digital das pessoas. Obsessão por controle é uma característica notável de monopólios...

e ainda há quem goste: "Vai, me joga nas paredes, me chama de lagartixa..."

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Wander Mariano
Este é um projeto de: Este é um projeto de interoperacionalidade entre servidores da Microsoft. Ela tem uma parceria semelhante com a SUN.

Contribuição para o Apache Web Server trabalhar junto com o Microsoft IIS.

Por outro lado, a Microsoft fez alterações no IIS para torna-lo mais competitivo com o Apache. E lançou uma versão do Windows para supercomputação e está fazendo grandes esforços na área de segurança.

A briga ta esquentando gente. Eles estão fazendo o dever de casa (como o americano gosta de dizer).



Comentário de nemesis
ou melhor...: "Contribuição para o Apache Web Server trabalhar junto com o Microsoft IIS."

...contribuição para tornar menos dolorosa uma migração do Apache para o IIS.

sai de mim, bicho ruim!

"Eles estão fazendo o dever de casa"

não acho, não. Acho que estão apenas empurrando produtos associados ao Windows, como sempre...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004