“A Microsoft continua preocupada com o avanço dos padrões abertos, com a ameaça que eles representam para o seu modelo de negócios monopolista e parece estar disposta a tudo para não ser destronada. Na área de formatos de documentos ocorre o embate entre o padrão ISO existente, representado pelo ODF, e a proposta do OOXML da Microsoft.
Um capítulo especial dessa saga ocorre agora em terras brasileiras, trata-se da tradução da norma ISO/IEC 26300 (ODF) para o português brasileiro para que ela possa ser publicada nos próximos meses como uma norma ABNT (NBR) e da discussão sobre o voto ao pedido de aprovação na ISO do OOXML como padrão internacional (processo ISO DIS29500), feito pela Microsoft.
Transcrevo em meu blog dois importantes depoimentos sobre o assunto.
O primeiro é de Jomar Silva, Diretor Geral da ODF Alliance - Chapter Brasil. É um relato sobre o trabalho da ODF Alliance para dar sustentabilidade ao avanço do formato ODF no país.
O segundo é um alerta de Sérgio Amadeu sobre as manobras de bastidores e lobby que estariam sendo feitos pela Microsoft para tumultuar o processo e privilegiar a sua proposta em detrimento do ODF, ele pode ser lido aqui: ALERTA: ABNT ESTÁ PRESTES A APROVAR PADRÃO DEFENDIDO PELA MICROSOFT.”
Temos que nos mobilizar e buscar maneiras para que isso não aconteça.
Desde de uma enxurrada de e-mails para esses caras a uma passeata pacifica.
Isso não pode ficar assim!