Do NoticiasLinux:
CodePlex é um ambiente online de desenvolvimento de software para desenvolvedores de código aberto e compartilhado criarem, hospedarem e gerenciarem projetos durante o ciclo de vida do projeto. Foi escrito do zero em C# usando tecnologia .NET 2.0 com backend Team Foundation Server. CodePlex está aberto ao público sem custo. Veja o texto completo em
NoticiasLinux.com.br.
Mais um exemplo das dicotomias da Microsoft em relação ao código aberto: na mesma semana em que anuncia a ampliação do seu projeto do "PC Pré-Pago" para concorrer com os PCs populares com Linux, a empresa lança um portal que anuncia
explicitamente em seu wiki que tem a intenção de fomentar o desenvolvimento de projetos de código aberto da comunidade (além do código aberto, o projeto aceita também projetos 'shared source'). Dá a impressão de que a empresa está tentando estar ao mesmo tempo dos 2 lados do muro, ou que há duas correntes diferentes lá dentro, cada uma com sua própria visão de como coexistir em um mercado em que o software de código aberto vem crescendo e atraindo mais ISVs.
Quem acompanhou o
debate com a Microsoft durante o FISL não deve ter se surpreendido com a notícia, já que a primeira menção ao CodePlex ocorreu lá. Na prática, o Codeplex deve interessar mais aos desenvolvedores cujo foco é o ambiente Microsoft - não pense em substituir o Sourceforge, o Savannah ou o CodigoLivre como hospedeiros de seu projeto ;-) Ainda assim, pode ser um passo na direção certa por parte da Microsoft.
Um detalhe interessante a ser lembrado é que em Windows as pessoas usam os killer-apps, como Photoshop, Corel Draw, etc, mas os sharewares sempre foram de suma importância aos usuários, programinhas como Winzip e Winamp sempre foram muito importantes.
Então eu vejo a iniciativa do CodePlex exatamente para fomentar este mercado, o de programas pequenos e necessários, porque se olhar para distros Linux o que mais temos são programas pequenos e poucos killer-apps. Ou seja, essa iniciativa não tem nada a ver com liberdade de software, porém é um exemplo claro de que o Sourceforge mostrou (finalmente) que o desenvolvimento de software colaborativo existe e é importante, a despeito do modelo de software puramente comercial, pago, fechado, etc.