Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Codeplex: Microsoft lança portal no estilo do Sourceforge e do Savannah

Do NoticiasLinux: “CodePlex é um ambiente online de desenvolvimento de software para desenvolvedores de código aberto e compartilhado criarem, hospedarem e gerenciarem projetos durante o ciclo de vida do projeto. Foi escrito do zero em C# usando tecnologia .NET 2.0 com backend Team Foundation Server. CodePlex está aberto ao público sem custo.” Veja o texto completo em NoticiasLinux.com.br.

Mais um exemplo das dicotomias da Microsoft em relação ao código aberto: na mesma semana em que anuncia a ampliação do seu projeto do "PC Pré-Pago" para concorrer com os PCs populares com Linux, a empresa lança um portal que anuncia explicitamente em seu wiki que tem a intenção de fomentar o desenvolvimento de projetos de código aberto da comunidade (além do código aberto, o projeto aceita também projetos 'shared source'). Dá a impressão de que a empresa está tentando estar ao mesmo tempo dos 2 lados do muro, ou que há duas correntes diferentes lá dentro, cada uma com sua própria visão de como coexistir em um mercado em que o software de código aberto vem crescendo e atraindo mais ISVs.

Quem acompanhou o debate com a Microsoft durante o FISL não deve ter se surpreendido com a notícia, já que a primeira menção ao CodePlex ocorreu lá. Na prática, o Codeplex deve interessar mais aos desenvolvedores cujo foco é o ambiente Microsoft - não pense em substituir o Sourceforge, o Savannah ou o CodigoLivre como hospedeiros de seu projeto ;-) Ainda assim, pode ser um passo na direção certa por parte da Microsoft.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xultz
Primeiro, é preciso ter: Primeiro, é preciso ter consciência que a Microsoft não tem compromisso com nada, com liberdade, com qualidade, com nada, além de lucro. O único objetivo da Microsoft (e de todas as empresas que conheço) é lucro, independente da maneira.
Um detalhe interessante a ser lembrado é que em Windows as pessoas usam os killer-apps, como Photoshop, Corel Draw, etc, mas os sharewares sempre foram de suma importância aos usuários, programinhas como Winzip e Winamp sempre foram muito importantes.
Então eu vejo a iniciativa do CodePlex exatamente para fomentar este mercado, o de programas pequenos e necessários, porque se olhar para distros Linux o que mais temos são programas pequenos e poucos killer-apps. Ou seja, essa iniciativa não tem nada a ver com liberdade de software, porém é um exemplo claro de que o Sourceforge mostrou (finalmente) que o desenvolvimento de software colaborativo existe e é importante, a despeito do modelo de software puramente comercial, pago, fechado, etc.
Comentário de Bruno Laturner
Sobrevivência: Acho que é mais uma questão de sobrevivência. Estando dos "dois lados do muro" significa que pra qualquer lado que o mercado virar, a MS ainda estará ganhando [bastante] dinheiro nele. Know How de todos os lados do negócio.

Não me supreenderei se em um lançamento pós-Vista, o núcleo do Windows mude pra algo a la Darwin, como aconteceu com o Mac OS X. O único problema é que a MS estará mais de 10 anos atrás da Apple em termos de inovação.

----------------
AjudaLinux.org
Comentário de ThiagoArbex
Medo: O medo da micro$oft tem criado esse tipo de absurdo ridículo.
O pior é que tem gente que vai usar o site. Sempre tem.
Comentário de rafael sf
Vocês não vivem sem a Microsoft ??: Olá,

É impressionante a quantidade de notícias e comentários desse site que citam a Microsoft direta ou indiretamente. Sempre me parece que se preocupam mais com o que a Microsoft faz ou deixa de fazer do que com qualquer outra coisa.

"... Ainda assim, pode ser um passo na direção certa por parte da Microsoft."

Essa última frase do texto eu achei bem engraçada. Passo na direção certa. Como se houvesse apenas uma direção certa. Ou como se existisse "a direção certa".

Utilizo GNU/Linux 10 horas por dia, todos os dias. Mas considero esse fanatismo repugnante.



Comentário de Manoel Pinho
Dicotomia: Não vejo nenhuma dicotomia. A Microsoft já demonstrou bem claramente que ela já está vendo o software livre em si não é de todo mau e DESDE QUE rodem sobre o windows e tenham integração com os seus principais aplicativos e ferramentas de desenvolvimento, ela não vê mal nenhum.

Inimigos para ela são softwares livres que sejam ALTERNATIVAS, não complementos, aos seus produtos, como o Firefox, o Linux, o OpenOffice.org, o Samba, o Wine, o Java (supondo que será SL em breve), etc. Por isso ela já mostrou que não vai cooperar e nem facilitar o desenvolvimento desses projetos.

Por isso é logicamente lucro para ela estimular que desenvolvedores façam aplicativos que dependam bastante do .Net, do windows e demais produtos M$. No final o cara vai precisar mesmo comprar licenças de algum software M$ e talvez deixe de usar um sistema alternativo pela disponibilidade dessas pequenas aplicações.

Eu quero ver é a Microsft hospedar algum código que ameace sua hegemonia !

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de marcus
comunidade microsoft: Eu acho, que mais que fomentar o desenvolvimento de pequenos programas for windows, a microsoft tem interesse em criar uma comunidade open source que use a plataforma Windows.
O que acontece é que, atualmente, com o "boom" do software livre, ela tem perdido MUITOS desenvolvedores que estão mudando de plataforma, ou ao menos começando a desenvolver nas duas plataformas.
A criação de uma comunidade "dentro dos portões" deles evitaria a parte da evasão/diversificação que está acontecendo e tende a aumentar.


Comentário de Copernico Vespucio
Vivemos com (contra) seus exemplos: É impressionante a quantidade de notícias e comentários desse site que citam a Microsoft direta ou indiretamente

É de se esperar que, em um portal sobre Linux, se fale da empresa que distribui seu principal concorrente.

A Micro$oft também é, hoje, o símbolo máximo do estilo de software proprietário, o que está diametralmente oposto aos interesses de 99,9% dos usuários do BR-Linux.

A Micro$oft, no decorrer dos anos, conseguiu colecionar mais práticas imorais de marketing e concorrência do que todos os seus pares juntos (e olha que não é nada fácil vencer empresas como a IBM e a Corel nesse quesito).

Como se houvesse apenas uma direção certa. Ou como se existisse "a direção certa".

Há, realmente, uma direção certa. A direção certa é aquela que atende a todos. Interoperabilidade, padrões (padrões, não necessáriamente software) abertos, compatibilidade. Se a Micro$oft andar nessa direção, também direi que ela estará caminhando na via correta para mim, que sou usuário.

Em relação à notícia, pra mim não importa se a M$ vai ou não criar softs livres (pq freeware ela já faz a muito tempo). Me interessa é se esses softs serão baseados em padrões bem documentados, públicos e abertos, para que meus softs livres possam interagir com eles.

Todo o resto não me interessa, uma vez que não desenvolvo para .NET.

Que os desenvolvedores da plataforma Windows tenham seu presente de natal, vai ser bom pra eles.
Comentário de Ednei Pacheco
De acordo!: "Extender e abraçar..."

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Adriano Teixeira de Souza
Eu diria que a microsoft: Eu diria que a microsoft está usando de alguma sutileza , com alguma ideia por trás. É aquela velha história... ela até hospeda projeto open-source mas não tem nenhuma atitude consolidada por trás que acena para a abertura de algum programa seu de maior visibilidade no mercado.
Comentário de marcus
E exterminar!: E exterminar!
Comentário de red_dragon
Hospedagem: Será que hospedar programas para Linux?
Comentário de Brunno Gomes
Temos que dar algum crédito...: Temos que dar algum crédito, afinal pelo menos o site roda sem erros no Firefox. :)

-
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...
Comentário de marcus
Simples e Inútil: Entrei, futuquei um pouco, me cadastrei com o firefox, e naveguei mais um pouco pelas seções que só aparecem para usuários logados. Funcionou tudo realmente. Mas pela simplicidade que é o site hoje, se não funcionasse no Firefox, só tiro pra dar jeitos neles.
Nada se compara com o sf.net, pois é muito limitado ainda. Tomara que continue assim. Não torço nem um pouco pelo sucesso.


Comentário de manoel_lobo
Por falar em rodar...: Alguém já experimentou validar o site da M$ no W3C ?

Valide aqui o site da M$

É incrível como o site dela é compatível com os padrões da W3C, mas os sites criados usando suas ferramentas não são.

"Coçar pra dentro" é uma prática comum...

--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de nemesis
preciosismo: outra característica da M$ que me irrita profundamente é o preciosismo e pomposidade com que ela nomeia suas tecnologias, para passar a impressão de que são coisa séria e importante e não o queijo-suíço que costumam ser: Team Foundation Server, Microsoft Foundation Classes, Microsoft Presentation Foundation... quanto B$...

Fundações, para mim, são a base sobre a qual edificações se apóiam. E devem ser sólidas e confiáveis, ao contrário das tecnologias M$...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de RockerTux
Imagino o chilique que você: Imagino o chilique que você teria ao ver um cara em um fórum de RPG Maker que eu participava quando ele apresentava os projetos dele...

--
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de brandizzi
Outro detalhe: É bom lembrar que o desenvolvimento de aplicações "de caixinha" para Windows-like tem se tornado cada vez menos interessante para desenvolvedores proprietários e comerciais em geral. Afinal, para que eu vou desenvolver um WinZip/ICQ/WinAmp/Netscape/AVG/whatever se a Microsoft vai entrar no meu mercado quando ele estiver maduro e usar o SO como vetor de seu produto?

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de manoel_lobo
Foco!: A M$ deveria focar sua plena e total atenção no seu principal produto, o sistema operacional, sem ele não é possível utilizar esses diversos acessórios feitos para aquela plataforma.

Ela se julga capaz de estar presente e dominar todos os seguimentos de TI, o qual é um ramo muito extenso.

É muito fácil querer resolver o problema dos outros, olhe pro seu próprio umbigo e veja que o buraco é mais embaixo.

Enquanto isso... a comunidade vai progredindo.
--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de Copernico Vespucio
Estratégia: A estratégia "octopus" da M$ é estar em todos os nichos ao mesmo tempo, para que os setores bem sucedidos da empresa socorram os que estão fracassando.

Várias vezes o Office deu a verba necessária para sustentar reveses no mercado corporativo. Varias vezes o setor (terceirizado) de jogos ajudou a compensar perdas de vendas do Windows e do Office.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004