Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft entrega documentação de seus protocolos para uso no Samba


“A Protocol Freedom Information Foundation (PFIF), criada pelo Software Freedom Law Center, assinou um acordo com a Microsoft para receber a documentação de protocolos necessária para interoperar completamente com os grupos de trabalho da família Windows, e vai disponibilizá-los a projetos livres como o Samba. Uma decisão da União Européia relacionada a uma ação antitruste, cuja última apelação sobre este aspecto foi julgada em setembro, obrigou a Microsoft a fazê-lo.”


Enviado por joaquim (jaquimΘlibnet·com·br) - referência (samba.org)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de semente
Assustei no início, mas...: Assustei no início por causa dessa decisão da MS, mas... depois vi que ela foi obrigada! É, nada muda hein MS? Interoperabilidade só por meio da força.
--
# aptitude install anarchism
Comentário de timm
Noooossa: "Meu amarrota que eu tô passado!!!"

Caramba! Nossa, isso é bom demais!

(pessimismo: E quando eles mudarem de formato? Eles adoram isso)...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de MaxRaven
Se mudar....: Se mudar tem de atualizar a documentção, está no acordo, pode ver detalhes aqui:
Mais informações sobre o acordo: http://samba.org/samba/PFIF/
História do caso: http://samba.org/samba/PFIF/PFIF_history.html
Texto completo do acordo: http://samba.org/samba/PFIF/PFIF_agreement.pdf

O papel aceita tudo, quero ver na pratica, mas acho que vai ser tranquilo.
http://www.maxraven.info
Comentário de cwars
Ai eles se ferram: \begin{comment}
Se a MS resolver mudar o formato a União Européia concerteza vai exigir um novo documento ou mesmo tira-la do apoio europeu, pois de uma forma ou de outra com essa galera da zoropa nem se brinca.
\end{comment}

LaTeX + C + OpenGL + GNU/Linux == nirvana

A diferen\c{c}a entre o profissional e o amador \'{e} que o prossional sabe o quanto \'{e} dif\'{i}cil saber o que sabe e o amado
Comentário de Juliano Marcos Martins
Ela não foi lá muito obrigada...: Essa fundação pagou 10 mil dolares para a MS assinar o acordo. Então, tão de graça não foi.
O legal é que agora o Samba vai poder interagir melhor com AD, pois os desenvolvedores terão uma documentação sobre isso. :-)
Comentário de brain
obrigada a disponibilizar: Ela foi obrigada a disponibilizar, nestes termos. Antes, tendo estes trocados na mão, você não compraria a documentação destes protocolos.
Comentário de The Darkness
Se escovando bit o pessoal do Samba já chegou onde está hoje ...: Se escovando bit o pessoal do Samba já chegou onde está hoje, fico imaginando o que vai vir agora que eles vão ter a disposição informação técnica.

Daqui a pouco vamos ter o Samba falando SMB e compania melhor que o próprio Windows. rsrsrsrsrsrsrs

Parabéns a UE por ajudar a colocar um freio na M$ já que o governo americano não consegue usar as leis anti-monopólio que possui contra ela.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/
Comentário de Wallacy
Ponto sem nó.: Dai um tempo de depois o Windows enfia o samba no core dele cria uma telinha cheia de frescuras, adiciona uma função que ninguém vai usar e diz que inovou, e o Windows Server vai vender como agua....
:]

-------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de santo
Se eles vão melhorar...: Bom se a MS vai melhorar o samba e incluir nos seus softwares eu não sei e nem sei quando, mas que com certeza vai haver uma propaganda do tipo "a MS trabalha somente com padrões abertos, por exemplo o samba nosso maior concorrente tem total acesso a tudo que fazemos"

ha isto vai, e ainda vamos ver propaganda na globo falando "só a MS patrocina seus concorrentes" mas é claro por que estas empresas mesmo quando estão caindo dizem "nos vamos chegar no chão primeiro" é um marketing danado mesmo hehe
Comentário de Manoel Pinho
Interoperabilidade: Mas o marketing M$ não vai perder a oportunidade para tratar a notícia como uma mudança de mentalidade da empresa buscando a interoperabilidade e a aproximação com a comunidade do software livre....

Aliás, a M$ acabou de lançar uma versão pt_BR do site "Open Source" e a galera pró-Apple e pró-M$ já vê isso como positivo e quem discorda é taxado de xiita radical anti-MS e "Stallmanzinho"

http://www.meiobit.com/site_open_source_da_microsoft_agora_em_portugu_s

Com certeza essa notícia do Samba aparecerá nesse site como sendo uma benevolência da empresa :-)
Comentário de hmbr
Para os padrões americanos: Para os padrões americanos ou europeus, isso eh dinheiro de pinga.
Para a MS essa documentação deveria valer bilhões.

Obrigado União Européia.

helder maximo botter ribas
linux registered user #200299
Comentário de carcara
Que beleza: Merece um foguetório!

Já vou comprar uns rojões.
Comentário de eje del mal
Unha do Dedão do Pé: Substitua "Open Source" por "Unha do Dedão do Pé" ou "Giving to God" (meu livro de auto-ajuda), ou ainda "Clinica de Aborto" e o texto continua perfeito. Parece até letra de Folk Music Bahiana de Raiz...
Comentário de Jack Ripoff
Doce ilusão: A notícia não é tão boa quanto parece.

A documentação está sob NDA. Ninguém tem acesso a ela exceto a equipe do Samba. Se eu quiser modificar o Samba ou mesmo criar outra implementação desses protocolos, vou ter que usar engenharia reversa pois não tenho a documentação.

Que liberdade é essa?
Comentário de Kirk Patrick
Nova Microsoft: O novo cara que vai substituir o Bill Gates na Microsoft, chamado Ray Ozzie, tem uma queda muito grande pelo software livre/código aberto. Ele tem uma mente mais aberta. E quando ele estiver no comando, pode ter certeza que muita coisa boa vai surgir dai. O code plex, porta 25 e outras iniciativas open source da microsoft vieram da cabeça dele.

E quanto ao mais, a Microsoft continua dominando 95% do mercado de desktops.
Comentário de timm
Qual o nome do seu projeto: Qual o nome do seu projeto de implementação de SMB mesmo? :-)

Liberdade, há há!

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
: Mas isso é Stallmanismo mesmo, a Microsoft também produz OpenSource. Vocês não são Pró-Software-Livre. Vocês são é Anti-Microsoft!

Atitude mais infantil, impossível.


----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Jack Ripoff
Linux fanboy?: Ah, então você é daqueles que usa software opensource só pra contrariar a Microsoft? Na prática tanto faz pra você se é proprietário ou não, você nem deve programar mesmo...

E pra sua informação, existem alguns outros projetos que também implementam esses protocolos, como o Samba TNG e o ReactOS, só pra citar alguns exemplos.
Comentário de Manoel Pinho
Open-source: Realmente, a M$ produz softwares de Códio Aberto (Open Source) mas software livre é mais do que isso

http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre#Ideologia:_as_diferen.C3.A7as_entre_Software_Livre_e_C.C3.B3digo_Aberto

De que adianta ter o código de alguma coisa deles se para compilá-lo ou executá-lo você precisa ter os produtos proprietários deles, rodando exclusivamente na plataforma deles e cheio de restrições de uso do código ?

A M$ não faz software livre. Apenas está liberando mais códigos-exemplo das linguagens de programação e frameworks exclusivos dela e que nunca são TOTALMENTE abertos.

Comentário de MaxRaven
Jack...: Mas mesmo sendo na base do "eu te mostro, mas não mostre pra ninguem" ainda é lucro, pois no final o codigo-fonte vai estar disponivel da mesma forma, infelizmente outros projetos terão de desenbolsar uma grana tbm se tiver afim de olhar, contudo, o codigo do samba pode ser reaproveitado, então, "menos mal".

http://www.maxraven.info
Comentário de atetumanoelpinho
Manoel Pinho, Manoel Pinho...: Não acredito que até você está alimentando um troll. Se você não fosse um velho frequentador deste sítio eu até entenderia, mas com a sua experiência...
Você não vê que este trollzinho aí é um dos mais desprezíveis que passaram por aqui nestes tempos (desde os Eu, Crítico e outros anteriores?
Você me decepcionou!
Comentário de brain
Mas vocês quem?: A quem você se refere, timm? Eu sou a favor do Linux e do código aberto, não sou contra organização nenhuma, e procuro levar este posicionamento aos meus textos no BR-Linux.
Comentário de Manoel Pinho
Tem razão: Tem razão na crítica. Foi uma recaída.
Comentário de santo
Mas agora você tem o samba: Você pode modificar os fontes do samba e mesmo estuda-los, ler o codigo do samba pra saber como redes windows funcionam não é engenharia reversa.
Comentário de brain
Open Source e Free Software: Me parece que a maioria, se não a totalidade, dos softwares da Microsoft que atendem à definição de código aberto atendem também à definição de software livre. Sem prejuízo do que o Manoel Pinho afirmou sobre as dependências.
Comentário de MaxRaven
Sim claro.: Mas eu digo no sentido de algum outro projeto tiver afim da documentação mesmo, ai vai ter de por a mão no bolso, talvez o pessoal arrume um desconto para eles hahaha

http://www.maxraven.info
Comentário de Douglas Augusto
É preciso no entanto: É preciso no entanto conhecer os detalhes do acordo NDA. Um código-fonte deliberadamente ofuscado ou mesmo apenas não suficientemente documentado --em função dos termos do acordo-- na prática não tem valor como instrumento de estudo/aprendizado. Isto pode não ferir legalmente a GNU GPL, mas certamente fere o espírito do Software Livre, especificamente as liberdades 1 (estudar o programa e adaptá-lo) e 3 (poder melhorá-lo).
Comentário de timm
Fanboy? Nunca. Eu só não: Fanboy? Nunca. Eu só não viajo na batatinha como vocês. Uso Linux por que é bom, não por que é OpenSource, e não tô nem aí se o código de fonte dele é aberto ou não: Pra mim não faz diferença. Não sou o Stallman.

Assim como eu também uso vários produtos da Microsoft, onde (pra mim) até o Windows é melhor que várias distribuições Linux, como o Debian ou o Ubuntu.

O fato é que, a equipe do Samba muito mais do que merece essa documentação, visto que os programadores são competentíssimos e programas às cegas há anos. Sem ela o Samba se integra perfeitamente ao ActiveDirectory, controla domínios NT4-Like (uma chatice fazer isso com ele, mas funciona) e faz várias outras coisas legais. Com ela poderíamos ter uma alternativa muito mais eficiente que o próprio AD (que também é *muito* estável) e interagindo com as estações Windows sem barreiras.

Existem outros projetos de implementação de SMB? Que tal eles lerem o código de fonte de quem sabe fazer, ou seja, do Samba? Vai dar no mesmo.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
Manoel Pinho: Embasamento técnico:

Se fosse assim, qualquer software livre seria automaticamente multi-plataforma, bastaria pegar qualquer código e compilar em qualquer sistema que funcionaria. Não é assim, e o código não permanecerá o mesmo nos dois sistemas operacionais, ainda que as mudanças sejam mínimas.

E eles abrindo o código de fonte te permite ver como as coisas funcionam e implementar isso onde for. Ainda que precise de produtos da própria Microsoft, já facilita muito o trabalho e já permite a competição.



Minha idéia sobre o assunto:

Você provou novamente que não é pró-Open-Source, mas sim Anti-Microsoft e isso é uma atitude infantil. Não leva a lugar algum. O troll aqui, conforme o colega abaixo me chamou, não sou eu, mas sim você. E mais, softwares são softwares, não são religião. Você não vai pro céu através deles. Quem acredita nessa idéia do Stallman é tão mentalmente limitado quanto ele.



(editado para melhorar o entendimento).
----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
Não você, Brain.: Seus comentários são sensatos. Me referí inteiramente ao Manoel Pinho e ao Eje del Mal. Eu poderia ser um troll e perguntar se eles não gostam da Microsoft por que não conseguem usar MS Windows, mas prefiro limitar meus comentários irônicos pra boas ocasiões... :-)

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Tenente Blueberry
Sou só eu...: ... ou outros já perderam a paciência com o MeioBit? Estou quase removendo-o dos meus feeds. Ô sitezinho cretino!
--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
Comentário de Tenente Blueberry
Substituir?: O BIll Gates já foi substituído, fio. Aliás, ele diz que em 2008 ele não se envolve mais com as questões da Micro$oft, vai ficar só esquentando a cabeça com a fundação dele. Mas analistas dizem que isso só ocorrerá em 2011, já que tudo por lá atrasa... :-D

Quem substituiu o Bill Gates foi esse sujeito aqui. Ele é o presitente da M$ hj em dia.

O Ray Ozzie foi o chefe do "setor do Office", mas n sei se tem certa simpatia pelo SL/CA... Disso desconheço.

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
Comentário de Tenente Blueberry
Se eu sou o povo do ReactOS...: ... começava a reler novamente todo o código do Samba agora.

A notícia é ótima, mesmo com a documentação sob NDA. Já valeu muito.

Samba TNG? Não conheço, vou ver... E será que existe um Samba DS9? :-D

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
Comentário de Manoel Pinho
Sim: Sim, eu conheço as definições de software livre e de open source e mesmo a MS tendo aprovado algumas de suas licenças como open source na OSI

http://br-linux.org/linux/osi-aprova-2-licencas-da-microsoft

eu não considero isso como atitude generalizada da empresa. Como disse, a diferença para a sua portura anterior é que ela está interessada em parecer mais aberta à cooperação das pessoas apenas para incrementar o uso de suas tecnologias e produtos, que basicamente continuam fechados e proprietários, no todo ou em parte, e monoplataforma, o que só realimenta seu monopólio.

Sim, não gosto da empresa Microsoft (alguém gosta de verdade dela, inclusive seus usuários ?) e felizmente hoje praticamente não preciso mais quase lidar com seus produtos (mas aina lido com servidores e sistemas legados windows-only se querem saber). Estou num ponto em que simplesmente nem me dou ao trabalho de aprender suas tecnologias porque posso implementar soluções alternativas realmente livres.

Embora as definições de software livre e open source permitam softwares livres ou opensource escritos em linguagens/frameworks exclusivos MS, essa liberdade é relativa. Eu considero sim a possibilidade de uso multiplataforma do código como muito desejável e, mesmo que haja necessidade de trabalho adicional para tornar possível, isso para mim é o real sentido da liberdade de uso do código.

Quando uma empresa como a Microsoft cria padrões "abertos" como o OpenXML que tem coisas como AutoSpaceAsWord95(), quando cria frameworks como o .Net onde só uma parte é documentada/padronizada e livre de patentes, quando libera as especificações do SMB/CIFS somente porque a Comunidade Européia ordenou judicialmente e mediante pagamento, isso não pode ser visto como uma atitude positiva mas como atitude reativa e desesperada ao verdadeiro espírito do software livre. Então me desculpem os trolls, mas que se danem, essa é minha opinião pessoal. Quem "torce" por softwares proprietários e respectivas empresas sem ser empregado da empresa ou ter qualquer tipo de benefício para mim é apenas um fanboy idiota. Ser a favor de ideologias é bem diferente para mim e por mais que falem mal do Stallman pelo menos ele é coerente, mesmo que seja radical (talvez até demais).
Comentário de laurocesar
Uso Linux por que é bom,:

Uso Linux por que é bom, não por que é OpenSource, e não tô nem aí se o código de fonte dele é aberto ou não: Pra mim não faz diferença. Não sou o Stallman.


Já eu uso pelos dois motivos. E daí?

Daí que se não fosse pelo segundo (ser Free Software) ele não seria tão bom quanto é, muito menos evoluiria tão rápido quanto evolui.

Além de questões filosóficas, o softawre ter o código fonte aberto e livre para ser modificado e compartilhado gera uma situação prática em que milhares de desenvolvedores podem melhorar o sistema e corrigir bugs que milhoes de usuários ajudam a encontrar. Bom, mas isso acho que você já sabia né... apenas não considera importante.

Um abraço, e feliz natal a todos!
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de timm
Softwares são softwares e: Softwares são softwares e não precisam de filosofia. Sou tão pró-Open-Source como o Mr. Linus e como o Maddog. Não sou limitado mentalmente como o Stallman e seus seguidores.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
hehe: Queira você ou não, o mundo é capitalista. A informática é feita por empresas, nunca foi feita por comunidades. Como a Microsoft surgiu? Através da IBM, que deu de bandeja o mercado do software pra ela. Como a IBM surgiu? Fabricando máquinas e sendo tão cruel com seus concorrentes como outras empresas. A Intel, Apple, Motorola, Novell, DEC, VMware, Compaq, RedHat, Dell? Não existe empresa "amiga" do Software Livre. Várias vendem software livre e desenvolvem software livre. Mas amiguinha, boazinha, não há. E a Microsoft, a RedHat e a Novell se enquadram nisso.

Utilizo softwares da Microsoft que são melhores que vários concorrentes livres, como o MS Office, o Windows 2000, XP e Server 2003 (melhor que qualquer distribuição do lado Debian), assim como utilizo Linux pras minhas aplicações, meu uso diário, trabalho e desenvolvimento. Ou você trabalha com elas ou é contra elas. Prefiro interoperar.

Criancice é ignorar uma empresa que tem seus defeitos, mas também tem seus méritos, assim como qualquer outra. Softwares não precisam de ideologias, e acredito que esse seja um motivo que atrapalha o Linux a crescer da maneira que todos gostariam.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Jack Ripoff
Falar que Windows é melhor que Linux é viajar na batatinha...:
"Uso Linux por que é bom, não por que é OpenSource..."

Para mim o fato de determinado software ser bom ou ser ruim não tem nada a ver. O que importa é se é livre ou não. Porque se um software for ruim mas for livre, eu posso consertá-lo e deixá-lo bom. Se for ruim mas for fechado, não há nada que eu possa fazer a respeito.

"...e não tô nem aí se o código de fonte dele é aberto ou não: Pra mim não faz diferença."

Pra mim faz diferença. Eu preciso mexer no software que eu uso - seja para corrigir erros, adicionar algum recurso, etc. Essa necessidade sempre aparece. Não posso ficar dependente de alguém ou da boa-vontade duma corporação multibilionária pra fazer isso pra mim. Se o código não for livre ou não houver documentação, então eu fico dependente e isso não me deixa feliz.

"O fato é que, a equipe do Samba muito mais do que merece essa documentação, visto que os programadores são competentíssimos e programas às cegas há anos. Sem ela o Samba se integra perfeitamente ao ActiveDirectory, controla domínios NT4-Like (uma chatice fazer isso com ele, mas funciona) e faz várias outras coisas legais. Com ela poderíamos ter uma alternativa muito mais eficiente que o próprio AD (que também é *muito* estável) e interagindo com as estações Windows sem barreiras."

Agora ficou na cara que você nunca usou Samba com Active Directory. Primeiro que o Samba não se integra tão bem assim com o AD. É muito difícil autenticar clientes Unix/Samba com servidores Windows/AD sem usar alguma solução de terceiros tipo um Likewise. Segundo que o AD não é tão estável assim quando você começa a trabalhar com uma quantidade muito grande de objetos. O desempenho cai bruscamente e a escalabilidade dele nem se compara ao NDS ou ao OpenLDAP.

"Existem outros projetos de implementação de SMB? Que tal eles lerem o código de fonte de quem sabe fazer, ou seja, do Samba? Vai dar no mesmo."

Código-fonte não é documentação. Eles vão ter que fazer engenharia reversa do mesmo jeito no final, só que ao invés de fazer no Windows, vão ter que fazer no código do Samba (pelo menos é mais fácil...). Isso não é legal, pergunte aos desenvolvedores do projeto OpenBSD, que vira e mexe têm que fazer engenharia reversa de algum driver tosco pra Linux cujos desenvolvedores assinaram um NDA com a fabricante para obter a documentação do hardware.

Além disso pode ser que o NDA exija que o código seja "ofuscado".

"Não sou o Stallman."

Nem eu. Aquele idiota transformou software livre em filosofia! Talvez por isso que há anos ele não escreva sequer uma linha de código...

"Assim como eu também uso vários produtos da Microsoft, onde (pra mim) até o Windows é melhor que várias distribuições Linux, como o Debian ou o Ubuntu."

Cê tá loco!
Comentário de nemesis
babaca. O Linux como hoje o: babaca. O Linux como hoje o conhecemos não existiria se não fosse a ideologia por trás do projeto GNU. No máximo, seria um pequeno e inútil kernel rodando alguns poucos utilitários texto em micros de geeks...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
pior são os usuários de: pior são os usuários de lá que transbordam pra cá...

eu de vez em quando dou uns pitacos por lá, pra ver se ponho alguma consciência nos afobadinhos.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
vc nasceu ontem? é, nasce: vc nasceu ontem? é, nasce um otário a cada dia, já dizia o ditado cretino...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de tiaggs
Dica rapida: Clique em "Minha conta" no canto superior esquerdo, depois clique em "Edit" desmarque a opção "Meio Bit feed latest items" aperte "enviar", pronto vai ver como vai sumir a poluição visual...
Comentário de nemesis
feh: "softwares são softwares, não são religião. Você não vai pro céu através deles."

"Ideologia, eu quero uma pra viver"

sem ideologia, vc acaba drogado e prostituído, achando o máximo pertencer a uma merda de um sistema, padronizado, burocrático e idiotizado. Sem ideologias vc só pensa em dinheiro e em quantos bens consegue juntar antes que a terra o engula...

Software não é religião, mas software livre é moralmente correto e justo. Software livre contribui para o desenvolvimento social e para derrubar modelos obsoletos de oligopólios criminosos...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Jack Ripoff
Na verdade muitos: Na verdade muitos desenvolvedores classificam como engenharia reversa a necessidade de ler código-fonte para entender o funcionamento de algo. Não é tão difícil quanto fazer engenharia reversa no Windows, mas não é tão fácil quanto ler a documentação.

Além do mais, o código do Samba é GPL, que é uma licença de uma via: geralmente é incompatível com outras licenças, mas quando é compatível é só para receber mas não para dar código.
Comentário de eje del mal
Sem conteúdo: Quis frisar que o texto da MS não tem conteúdo nenhum. É texto pra gerente ler.
Comentário de timm
Opa...: Não desce do salto, amigo. Não sabe manter uma discussão como pessoa civilizada?

Se fosse assim, o Linus seria tão lunático quanto o Stallman, o que não é verdade. O Linus gosta e desenvolve software livre. Mas tem a opinião formada que software é software e não precisa de ideologia. Ele apoia isso como forma de desenvolvimento, não como "religião".

O Linux só não teria se desenvolvido tanto caso ele não fosse OpenSource.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
Nossa: Por que você não usa GNU/Hurd, já que gosta tanto de ideologia? Ou vai pra igreja! Isso é coisa de pessoa vazia.

Refaço meu comentário:

Cara, honestamente... Você transa?



----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
ai ai ai... Adoro quando começa o troll: Cara, tenho 12 servidores Linux integrados perfeitamente ao Active Directory. A integração é tão perfeita que o Samba mapeia toda a floresta e cria a estrutura hierárquica na /home, criando um /home/arvore/login; Nesses servidores, é possível logar direto com o login do usuário ou como usuários locais. Posso integrá-lo ao AD tanto simulando uma estação NT4 (pré-windows-2000) quanto uma estação pós-Windows-2000, alterando uma coisinha ou outra no smb.conf e trocando de net rpc join pra net ads join.

Nesses servidores, tudo é mapeado de acordo com o Active Directory. O CUPS pega os grupos dos usuários do AD para tarefas administrativas, eu utilizo usuários Domain Admins do AD para executar determinadas tarefas no Linux, enfim. Se isso não é perfeitamente, não entendo o que seria pra você. Basicamente utilizamos só próprio Samba + OpenLDAP pra atualizar a base local de usuários + Winbind pra fazer a interação principal. Se tu não conseguiu foi por incapacidade sua, não do software. Comigo ele funciona. Ele não faz é o próprio Active Directory, o máximo um PDC NT4-Like com backend em OpenLDAP, que fica mais chato ainda de administrar.

Com relação ao resto.

1) Uso softwares por sua qualidade, não por que é livre ou não é livre. Você vê flashes e escuta MP3?

2) Não sou desenvolvedor de software.

3) Ainda bem que você não é o Stallman, e vi que você é sensato nisso.

4) Uma vez que o pessoal tenha a documentação do SMB/CIFS eles poderão implementar isso nativamente, ainda foge das patentes da Microsoft e não ficarão atirando no escuro.

5) E sim, Windows pra mim é mais estável que Debian, com o gerenciamento de pacotes horrível que tem.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de edempoa
Não não, esse já é muito: Não não, esse já é muito manjado, vejam esse aqui, muito legal:

http://www.youtube.com/watch?v=tGvHNNOLnCk
Comentário de Jack Ripoff
Então tá bom...: Então tá, retiro o que disse: você já mexeu com Samba e AD.

Mas não deixa de ser uma coisa não simples, não trivial. É uma integração muito difícil. Ficar atualizando arquivos de senha locais pra cada servidor Unix/Linux é demorado demais. Isso é o que eu quis dizer com "imperfeito".

Além disso, como você mesmo citou, o Samba 3 não faz o próprio AD. Talvez isso mude com o 4.

"1) Uso softwares por sua qualidade, não por que é livre ou não é livre. Você vê flashes e escuta MP3?"

Flash é uma coisa horrível, me dá até calafrios. Bugado e cheio de vulnerabilidades de segurança. Eu tenho até medo de instalar aquele plugin aqui, dá até pra executar código remotamente usando ActionScript, credo! Não sei como ainda não "exploitaram" isso...

Você pirateia música? Porque eu não, eu prezo muito pelos direitos autorais dos outros, assim como prezo pelos meus. Se alguém desrespeitar meus direitos autorais eu não vou gostar, portanto eu não desrespeito os dos outros.

PS: Existe software livre que decodifica MP3, sabia? Assim como tem software livre que fala CIFS/SMB.

"2) Não sou desenvolvedor de software."

Isso explica porque eu e você temos mentalidades diferentes...

"4) Uma vez que o pessoal tenha a documentação do SMB/CIFS eles poderão implementar isso nativamente, ainda foge das patentes da Microsoft e não ficarão atirando no escuro."

É, mas não deixa de ser um desfalque a documentação estar sob NDA. Além disso, acho que a licença para a documentação não envolve licença para as patentes.

"5) E sim, Windows pra mim é mais estável que Debian, com o gerenciamento de pacotes horrível que tem."

Aff, o gerenciamento do Debian até que é legalzinho. Ele resolve problemas de dependência automaticamente, é bem documentado e relativamente simples.

Não sei porque tanta parcialidade perante o Debian.
Comentário de timm
Você não entendeu...: A empresa mesmo tem um script que faz a inserção do servidor no domínio. Em 5 segundos eu coloco um Linux no domínio, apesar de que fazendo manualmente também não leva mais do que 5 minutos. Não há dificuldade nisso, parece um bicho de sete cabeças mas *não é*. Os usuários são autenticados pelo Samba direto no AD, se a senha está expirada, usuário bloqueado ou whattever, o login fica impossibilitado - e é notificado. Ainda não vi apenas como efetuar a troca da senha através do próprio Linux (pelo net ads -U login não-lembro-o-parâmetro não funcionou), do resto a integração é simplesmente *perfeita*. No OpenLDAP local não fica nada quando a autenticação é via ads, apenas quando é via NT4-Like, e se a autenticação será da primeira maneira, nem existe a necessidade de instalá-lo.

Esse tal script que falei não há como eu divulgar, mas ele tem vários bugs. Então, ao invés de debugá-lo, estou criando um script mais eficiente para que eu possa disponibilizar, sob licença BSD. Outro exemplo de que não é uma coisa difícil é o próprio OpenSuSE, que pelo YaST permite a inserção da máquina no domínio. É só preencher os dados que ele pede (Usuário Domain Admin, grupo de trabalho e se quer utilizar os usuários do AD no sistema). Funciona perfeitamente. Não demora se todos os requisitos estiverem Ok.

Longe de mim saber mais que qualquer pessoa, mas acho que você desconhece um pouco do que o Samba é capaz. Um Microsofter uma vez quase me bateu quando eu também provei isso pra ele, que o Samba faz muito mais do que parece fazer, tudo graças à programadores competentes como o Andrew.

Não discuto mais sobre o resto por que temos opiniões diferentes, mas:

4) ENtão quem quiser implementar SMB leia o código de fonte do Samba, que (eu também acabei de mostrar) tá pra lá de maduro e agora promete dar uma guinada ainda maior!

5) O gerenciamento de pacotes do Debian é ineficiente e engessado. Um programa baixa 10 dependências desnecessárias, não baixa tudo o que deveria (os *-devel.deb) e na hora da remoção remove mais pacotes que deveria. Gerenciadores de pacotes eficientes, pra mim é o RPM com Yum (pecando apenas no *-devel.rpm), o TGZ pela ausência de verificação de dependências (funciona muito bem graças a isso), o Portage do Gentoo e o Pacman do Arch. Ou seja, todos os outros gerenciadores funcionam extremamente bem, o do Debian não. MS Windows é mais flexível que ele, na minha opinião, e supre melhor minha necessidade.



----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Jack Ripoff
"Um programa baixa 10:
"Um programa baixa 10 dependências desnecessárias..."

Algum exemplo específico que você possa dar?

"...não baixa tudo o que deveria (os *-devel.deb)..."

Por que deveria baixar sempre os pacotes de desenvolvimento?

"...e na hora da remoção remove mais pacotes que deveria."

Se não deixar dependências quebradas então não tem porque não remover. Mas se você não quiser que seja removido, pode especificar isso também.
Comentário de timm
Cups, BerkeleyDB, PyKota,: Cups, BerkeleyDB, PyKota, Apache2...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Jack Ripoff
Isso não é culpa do gerenciamento de pacotes: Você está confundindo as coisas e está culpando o APT por algo que é culpa do sistema. Veja só:

admin@servidor:~$ sudo apt-get install cupsys
Password:
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
The following extra packages will be installed:
cupsys-common defoma fontconfig-config gs-common gs-esp gsfonts libcupsimage2
libcupsys2 libdbus-1-3 libexpat1 libfontconfig1 libfreetype6 libice6 libjpeg62
libpaper1 libpng12-0 libpoppler0c2 libslp1 libsm6 libtiff4 libx11-6 libx11-data
libxau6 libxdmcp6 libxext6 libxt6 poppler-utils ttf-dejavu x11-common
Suggested packages:
cupsys-bsd cupsys-driver-gutenprint cupsys-driver-gimpprint foomatic-filters-ppds
xpdf-korean xpdf-japanese xpdf-chinese-traditional xpdf-chinese-simplified cups-pdf
hplip defoma-doc psfontmgr x-ttcidfont-conf dfontmgr gs-pdfencrypt gs-cjk-resource
libfreetype6-dev slpd openslp-doc
Recommended packages:
cupsys-client smbclient foomatic-filters libft-perl dbus libpaper-utils
The following NEW packages will be installed:
cupsys cupsys-common defoma fontconfig-config gs-common gs-esp gsfonts libcupsimage2
libcupsys2 libdbus-1-3 libexpat1 libfontconfig1 libfreetype6 libice6 libjpeg62
libpaper1 libpng12-0 libpoppler0c2 libslp1 libsm6 libtiff4 libx11-6 libx11-data
libxau6 libxdmcp6 libxext6 libxt6 poppler-utils ttf-dejavu x11-common
0 upgraded, 30 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
Need to get 17.7MB of archives.
After unpacking 46.8MB of additional disk space will be used.
Do you want to continue [Y/n]?


Nenhuma dessas 29 dependências é inútil. O caso é que, no Debian, os programas são compilados com muitos recursos extras. Se você fizer um pacote do CUPS com o mínimo necessário, ele não vai instalar essas dependências.
Comentário de timm
E isso aqui, é culpa do sistema?: # aptitude remove libdb4.2
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências
Lendo informações extendidas de estado
Inicializando estados de pacotes... Pronto
Lendo descrições de tarefas... Pronto
Os pacotes a seguir não estão sendo utilizados e serão REMOVIDOS:
bzip2 cdrecord cupsys-bsd cupsys-client cupsys-pt dbus-1 dbus-glib-1
desktop-base desktop-file-utils dosfstools enscript esound esound-common
fam foo2zjs gnome-desktop-data gnome-games-data gnome-icon-theme
gnome-mime-data gnupg-agent gnupg2 gpgsm gstreamer0.8-audiofile
gstreamer0.8-flac gstreamer0.8-mad gstreamer0.8-oss
gstreamer0.8-plugin-apps gstreamer0.8-tools guile-1.6-libs hal
hicolor-icon-theme imlib-base imlib11 kdeartwork-misc
kdeartwork-theme-icon kdebase-data kdelibs-data kdewallpapers ksysguardd
libapm1 libart-2.0-2 libartsc0 libasn1-6-heimdal libaspell15 libatk1.0-0
libaudio2 libaudiofile0 libbonobo2-0 libbonobo2-common
libbonoboui2-common libcdparanoia0 libcroco3 libcupsimage2
libcupsys2-gnutls10 libdb4.1 libdps1 libeel2-data libesd0 libexif10
libfam0c102 libflac6 libfreetype6 libfribidi0 libgadu3 libgimpprint1
libgle3 libglib1.2 libglib2.0-0 libgnomecanvas2-common libgnomecups1.0-1
libgnomeprint2.2-data libgnomeprintui2.2-common libgnomeui-common
libgphoto2-2 libgphoto2-port0 libgsf-1 libgsm1 libgssapi1-heimdal
libgstreamer-plugins0.8-0 libgstreamer0.8-0 libgtk1.2 libgtk1.2-common
libgtksourceview-common libgtop2-2 libguile-ltdl-1 libhal-storage0
libhal0 libid3tag0 libidl0 libieee1284-3 libijs-0.35 libiw27
libjack0.80.0-0 libjasper-1.701-1 libjpeg62 libkrb-1-kerberos4kth
libkrb5-17-heimdal libksba8 liblcms1 libmad0 libmal1 libmimelib1a libmng1
libmodplug0 libmusicbrainz4 libnetpbm10 libnspr4 libnss3 libogg0
liboggflac1 liboil0.2 libopenct1 libopenexr2 libopensc1 liborbit2 libosp4
libostyle1 libpam-doc libpaper1 libpcsclite1 libpisock8 libpng12-0 libpq3
libpth2 libqthreads-12 libraw1394-5 libroken16-kerberos4kth
libsamplerate0 libsane libscrollkeeper0 libsdl1.2debian
libsdl1.2debian-oss libselinux1 libsensors3 libshout3 libslp1
libsnmp-base libsnmp5 libspeex1 libstartup-notification0 libsysfs1
libt1-5 libtag1 libtheora0 libtiff-tools libtiff4 libtiffxx0
libtunepimp-bin libtunepimp2 libungif4g libvorbis0a libvorbisenc2
libvorbisfile3 libvte-common libwnck-common libxaw7 libxcursor1 libxine1
libxklavier8 libxml2 libxmu6 libxmuu1 libxosd2 libxpm4 libxrandr2
libxrender1 libxslt1.1 libxtrap6 libxv1 libzzip-0-12 menu-xdg mkisofs
netcat netpbm npadmin openssl php4-common pkg-config pmount poster
postgresql-client powermgmt-base print-drivers psutils python-psyco-doc
rc sane-utils shared-mime-info slpd snmp sudo udev xfonts-100dpi
xfonts-75dpi xfonts-base xfonts-scalable xlibmesa-dri xlibmesa-gl
xlibmesa-glu xpdf-common xpdf-utils xserver-common xserver-xfree86 xutils
Os pacotes a seguir serão automaticamente REMOVIDOS:
akode apache apache-common apache2-utils apt-utils ark arts artsbuilder
at bug-buddy capplets capplets-data ceflinux-cups cupsys
cupsys-driver-gimpprint cupsys-driver-gimpprint-data curupira db4.2-util
dcoprss defoma dictionaries-common dirmngr docbook-dsssl docbook-xml
dpkg-dev eog epiphany-browser exim4 exim4-base exim4-daemon-light
file-roller fontconfig foomatic-db foomatic-db-engine
foomatic-db-gimp-print foomatic-db-hpijs foomatic-filters
foomatic-filters-ppds gcalctool gconf-editor gconf2 gdm gedit
gedit-common gksu gnome-about gnome-applets gnome-applets-data
gnome-control-center gnome-core gnome-desktop-environment gnome-doc-tools
gnome-games gnome-gv gnome-keyring gnome-media gnome-panel
gnome-panel-data gnome-session gnome-system-monitor gnome-terminal
gnome-themes gnome-utils gnome-volume-manager gnome2-user-guide
gnomemeeting gnupg gpdf gs gs-common gs-esp gs-gpl gsfonts gsfonts-x11
gstreamer0.8-misc gstreamer0.8-vorbis gtk2-engines-crux
gtk2-engines-lighthouseblue gtk2-engines-mist gtk2-engines-pixbuf
gtk2-engines-redmond95 gtk2-engines-smooth gtk2-engines-thinice gucharmap
hpijs iamerican ibritish ijsgimpprint ispell jaxml juk kaboodle
kaddressbook kalarm kamera kandy kappfinder karm kate kaudiocreator kcalc
kcharselect kcmlinuz kcoloredit kcontrol kcron kdat kde-core kdeadmin
kdeadmin-kfile-plugins kdeartwork kdeartwork-style
kdeartwork-theme-window kdebase kdebase-bin kdebase-kio-plugins
kdegraphics kdegraphics-kfile-plugins kdelibs kdelibs-bin kdelibs4
kdelirc kdemultimedia kdemultimedia-kappfinder-data
kdemultimedia-kfile-plugins kdemultimedia-kio-plugins kdenetwork
kdenetwork-filesharing kdepasswd kdepim kdepim-kfile-plugins
kdepim-kio-plugins kdepim-wizards kdeprint kdesktop kdessh kdeutils kdf
kdict kdvi kedit kfax kfind kfloppy kgamma kget kghostview kgpg
khelpcenter khexedit kicker kiconedit kitchensync kjots klaptopdaemon
kleopatra klipper kmail kmailcvt kmenuedit kmid kmilo kmix kmrml
knewsticker knode knotes kolourpaint konqueror konqueror-nsplugins
konsole konsolekalendar kontact kooka kopete korganizer korn kpackage
kpager kpdf kpersonalizer kpf kpilot kpovmodeler kppp krdc krec
kregexpeditor krfb kruler kscd kscreensaver kscreensaver-xsavers ksim
ksirc ksmserver ksnapshot ksplash ksvg ksync ksysguard ksysv ktimer ktip
ktnef kuickshow kuser kview kviewshell kwalletmanager kwifimanager kwin
ldap-utils libapache-mod-auth-pam libapache-mod-php4 libapache-mod-ssl
libapr0 libarts1 libarts1-audiofile libarts1-mpeglib libarts1-xine
libbonoboui2-0 libebook8 libecal6 libedataserver3 libeel2-2
libfontconfig1 libgail-common libgail17 libgconf2-4 libgd2-xpm
libgksu1.2-0 libgksuui1.0-0 libglade2-0 libgnome-desktop-2
libgnome-keyring0 libgnome2-0 libgnome2-common libgnomecanvas2-0
libgnomeprint2.2-0 libgnomeprintui2.2-0 libgnomeui-0 libgnomevfs2-0
libgnomevfs2-common libgpgme11 libgstreamer-gconf0.8-0 libgtk2.0-0
libgtk2.0-bin libgtk2.0-common libgtkhtml2-0 libgtksourceview1.0-0
libgucharmap4 libkcal2a libkcddb1 libkdenetwork2 libkdepim1 libkgantt0
libkleopatra0a libkonq4 libkpimexchange1 libkpimidentities1 libkscan1
libksieve0 libldap-2.2-7 libldap2 libmetacity0 libnautilus-burn0
libnautilus2-2 libnfsidmap1 libopenh323-1.15.2 libpanel-applet2-0
libpango1.0-0 libpango1.0-common libphp-jpgraph libpt-1.8.3
libpt-plugins-oss libpt-plugins-v4l2 libqt3c102-mt librss1 librsvg2-2
librsvg2-common libsasl2 libsasl2-modules libsmbclient libvte4 libwnck4
libxft1 libxft2 mailx metacity mozilla-browser mozilla-psm mpeglib mutt
nautilus nautilus-cd-burner nautilus-data nautilus-media netatalk noatun
ntp ntp-server ntp-simple openjade perl perl-modules php4 php4-gd
php4-ldap php4-pgsql pinentry-qt pkpgcounter postgresql psfontmgr pykota
python python-egenix-mxdatetime python-imaging python-newt python-osd
python-pam python-psyco python-pygresql python-reportlab python-xml
python2.3 python2.3-egenix-mxdatetime python2.3-egenix-mxtools
python2.3-imaging python2.3-osd python2.3-pam python2.3-psyco
python2.3-pygresql python2.3-pyopenssl python2.3-reportlab
python2.3-reportlab-accel python2.3-twisted python2.3-twisted-bin
python2.3-xml reportbug samba-common scrollkeeper secpolicy sgml-base
sgml-data smbclient tightvncserver ttf-bitstream-vera vnc-common
wamerican x-window-system-core xbase-clients xlibs xml-core xscreensaver
xscreensaver-gl yelp zenity
Os pacotes a seguir foram mantidos:
file kernel-image-2.6-686 libc6 libc6-dev libice6 libkrb53 libmagic1
libsm6 libx11-6 libxext6 libxi6 libxp6 libxt6 libxtst6 locales man-db
xfree86-common xlibs-data
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
akode apache apache-common apache2-utils apt-utils ark arts artsbuilder
at bug-buddy capplets capplets-data ceflinux-cups cupsys
cupsys-driver-gimpprint cupsys-driver-gimpprint-data curupira db4.2-util
dcoprss defoma dictionaries-common dirmngr docbook-dsssl docbook-xml
dpkg-dev eog epiphany-browser exim4 exim4-base exim4-daemon-light
file-roller fontconfig foomatic-db foomatic-db-engine
foomatic-db-gimp-print foomatic-db-hpijs foomatic-filters
foomatic-filters-ppds gcalctool gconf-editor gconf2 gdm gedit
gedit-common gksu gnome-about gnome-applets gnome-applets-data
gnome-control-center gnome-core gnome-desktop-environment gnome-doc-tools
gnome-games gnome-gv gnome-keyring gnome-media gnome-panel
gnome-panel-data gnome-session gnome-system-monitor gnome-terminal
gnome-themes gnome-utils gnome-volume-manager gnome2-user-guide
gnomemeeting gnupg gpdf gs gs-common gs-esp gs-gpl gsfonts gsfonts-x11
gstreamer0.8-misc gstreamer0.8-vorbis gtk2-engines-crux
gtk2-engines-lighthouseblue gtk2-engines-mist gtk2-engines-pixbuf
gtk2-engines-redmond95 gtk2-engines-smooth gtk2-engines-thinice gucharmap
hpijs iamerican ibritish ijsgimpprint ispell jaxml juk kaboodle
kaddressbook kalarm kamera kandy kappfinder karm kate kaudiocreator kcalc
kcharselect kcmlinuz kcoloredit kcontrol kcron kdat kde-core kdeadmin
kdeadmin-kfile-plugins kdeartwork kdeartwork-style
kdeartwork-theme-window kdebase kdebase-bin kdebase-kio-plugins
kdegraphics kdegraphics-kfile-plugins kdelibs kdelibs-bin kdelibs4
kdelirc kdemultimedia kdemultimedia-kappfinder-data
kdemultimedia-kfile-plugins kdemultimedia-kio-plugins kdenetwork
kdenetwork-filesharing kdepasswd kdepim kdepim-kfile-plugins
kdepim-kio-plugins kdepim-wizards kdeprint kdesktop kdessh kdeutils kdf
kdict kdvi kedit kfax kfind kfloppy kgamma kget kghostview kgpg
khelpcenter khexedit kicker kiconedit kitchensync kjots klaptopdaemon
kleopatra klipper kmail kmailcvt kmenuedit kmid kmilo kmix kmrml
knewsticker knode knotes kolourpaint konqueror konqueror-nsplugins
konsole konsolekalendar kontact kooka kopete korganizer korn kpackage
kpager kpdf kpersonalizer kpf kpilot kpovmodeler kppp krdc krec
kregexpeditor krfb kruler kscd kscreensaver kscreensaver-xsavers ksim
ksirc ksmserver ksnapshot ksplash ksvg ksync ksysguard ksysv ktimer ktip
ktnef kuickshow kuser kview kviewshell kwalletmanager kwifimanager kwin
ldap-utils libapache-mod-auth-pam libapache-mod-php4 libapache-mod-ssl
libapr0 libarts1 libarts1-audiofile libarts1-mpeglib libarts1-xine
libbonoboui2-0 libdb4.2 libebook8 libecal6 libedataserver3 libeel2-2
libfontconfig1 libgail-common libgail17 libgconf2-4 libgd2-xpm
libgksu1.2-0 libgksuui1.0-0 libglade2-0 libgnome-desktop-2
libgnome-keyring0 libgnome2-0 libgnome2-common libgnomecanvas2-0
libgnomeprint2.2-0 libgnomeprintui2.2-0 libgnomeui-0 libgnomevfs2-0
libgnomevfs2-common libgpgme11 libgstreamer-gconf0.8-0 libgtk2.0-0
libgtk2.0-bin libgtk2.0-common libgtkhtml2-0 libgtksourceview1.0-0
libgucharmap4 libkcal2a libkcddb1 libkdenetwork2 libkdepim1 libkgantt0
libkleopatra0a libkonq4 libkpimexchange1 libkpimidentities1 libkscan1
libksieve0 libldap-2.2-7 libldap2 libmetacity0 libnautilus-burn0
libnautilus2-2 libnfsidmap1 libopenh323-1.15.2 libpanel-applet2-0
libpango1.0-0 libpango1.0-common libphp-jpgraph libpt-1.8.3
libpt-plugins-oss libpt-plugins-v4l2 libqt3c102-mt librss1 librsvg2-2
librsvg2-common libsasl2 libsasl2-modules libsmbclient libvte4 libwnck4
libxft1 libxft2 mailx metacity mozilla-browser mozilla-psm mpeglib mutt
nautilus nautilus-cd-burner nautilus-data nautilus-media netatalk noatun
ntp ntp-server ntp-simple openjade perl perl-modules php4 php4-gd
php4-ldap php4-pgsql pinentry-qt pkpgcounter postgresql psfontmgr pykota
python python-egenix-mxdatetime python-imaging python-newt python-osd
python-pam python-psyco python-pygresql python-reportlab python-xml
python2.3 python2.3-egenix-mxdatetime python2.3-egenix-mxtools
python2.3-imaging python2.3-osd python2.3-pam python2.3-psyco
python2.3-pygresql python2.3-pyopenssl python2.3-reportlab
python2.3-reportlab-accel python2.3-twisted python2.3-twisted-bin
python2.3-xml reportbug samba-common scrollkeeper secpolicy sgml-base
sgml-data smbclient tightvncserver ttf-bitstream-vera vnc-common
wamerican x-window-system-core xbase-clients xlibs xml-core xscreensaver
xscreensaver-gl yelp zenity
0 pacotes atualizados, 0 novos instalados, 563 a serem removidos e 18 não atualizados.
É preciso obter 0B de arquivos. Depois do desempacotamento, 1023MB serão liberados.
Você deseja continuar? [Y/n/?]

Copiado de um dos servidores. Eles são virtualizados (VMware ESX Server) e assim eu tiro snapshots antes de fazer qualquer alteração que envolva gerenciamento de pacotes. Pra evitar qualquer surpresa, seguro morreu de velho.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Jack Ripoff
São dependências: Isso deve ser resolução de dependências. Provavelmente todos esses pacotes dependem, direta ou indiretamente, do pacote que você está removendo.

PS: Você tem um servidor com tudo isso instalado?
Comentário de timm
Mas então...: Por que em distribuições com pacotes em RPM, independente do gerenciamento (URPMI, Yum, YaST...) não existe essa remoção em massa dos pacotes, no máximo os diretamente ligados ao pacote que foi removido?

(Não, não fui eu que instalei isso tudo...)

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Jack Ripoff
Não sei...: Não sei. Você está removendo um pacote importante. As coisas continuam funcionando depois de você remover esse pacote nas outras distribuições? Esse fenômeno acontece também em distribuições que usam pacotes RPM com gerenciamento APT (Conectiva, PCLinuxOS...)?

PS: Fica a pergunta: se eu removo uma dependência, eu tenho que remover toda a árvore de dependências?
Comentário de timm
Nas distribuições que uso: Nas distribuições que uso isso não ocorre. Não essa catástrofe. No Arch também não ocorre. E sim, se você forçar a remoção do pacote pelo dpkg ele remove e não tira nada, mas diz que tem dependência quebrada e te manda rodar o apt-get -f install. Você roda e ele reinstala o pacote que você removeu...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de tenchi
Muito ryuim: Cara, já tive problemas semelhantes com o aptitude no Ubuntu Feisty. Você digitava
# aptitude remove gaim

E ele removia todo o ambiente GNOME.

Porque não sei.

Mas concordo com o cara acima. Muitos programas do sistema necessitam desta biblioteca (faça um teste com um "ldd /usr/bin/programa | grep libdb-4".
Ao menos deve ser assim no Debian, pois vários destes programas que tenho instalado aqui no Slackware - sem checagem de dependências, mas se eu quiser, uso o slapt-get - não necessitam desta biblioteca. E os programas funcionam muito bem.

Também nunca gostei desta característica do aptitude. Mas discordo como você quando diz que o apt é o pior sistema de pacotes. Até agora foi um dos melhores - só atrás do ports, do FreeBSD ;-). Mas não é tão ruim quanto o yum, do Fedora, que é pesado e trava toda hora. O RPM é bom, mas o yum é ryum rs.

Mas aí vai do gosto do freguês ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tiaggs
MENTIROSO: Se eh contra o software livre então porque não para de usar.....
http://br-linux.org/linux/user/6071
Comentário de timm
Tenchi: Isso acontece com qualquer distribuição baseada em Debian, tanto com o apt-get quanto com o aptitude. Naquela linha eu queria remover o BerkeleyDB para compilar certinho, igual já tinha feito com o Samba. Esse procedimento funciona perfeitamente no Slackware e no Fedora/CentOS, mas em distribuições baseadas no Debian, um pacote que você remove leva junto um calhamaço de dependências necessárias. Ou seja, é ineficiente, não há como eu gostar...

O Yum era horrível quando comecei a utilizá-lo, no Fedora 6. Mas no Fedora 7 e no Fedora 8 ele deu um salto em agilidade e estabilidade muito grande, e o pirut nem fica mais instável durante o uso (não interessa pra mim, uso o Yumex no lugar do Pirut). Ele ainda é lento pra buscar e fazer transações (install, search, remove e etc), mas acho que, em virtude dos outros e da melhora significativa que ele deu, tá de bom tamanho e tende a melhorar.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de tiaggs
Eh a mesma: coisa que eu querer remover a roda de um carro eh depois querer andar com ele, ou seja não rola eh melhor remover o carro inteiro.....
Comentário de timm
Melhor? O sistema não tem: Melhor? O sistema não tem que presumir nada, se é melhor ou se é pior quem tem que responder isso sou eu, o usuário. E se eu quiser que o carro fique sem roda? O carro não é meu? E se eu quiser tirar as rodas do carro e colocar outras da minha maneira?

Cadê a confiabilidade?

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de brain
se você quiser, você pode: Você pode, se quiser. Tenho certeza de que existem carros que permitem este tipo de reconfiguração pelo próprio usuário, sem tentar impor qualquer controle, padronização ou normatização. Pelo que vejo às vezes na TV, há pessoas que gostam bastante de administrar seu carro desta forma.

Da mesma forma, existem distribuições de Linux que não tentam impor algum tipo de controle ou padronização quando o usuário deseja mexer nos seus componentes sem se sujeitar aos mecanismos de controle de pacotes, ou dependências, projetados pelos responsáveis pela distribuição em si. E sei que há muitos usuários e administradores que gostam disso, e sabem quais distribuições adotar.

Mas dar o passo além, e afirmar que há algo de errado ou de menos valoroso em oferecer este tipo de serviço automatizado ao usuário em outras distribuições, ou que é negativo o efeito que eles têm (de "engessar o braço" do administrador que prefere trocar a roda com o carro andando) é um passo muito longo, na minha opinião. Elas não são feitas para isso, e os mecanismos que elas criam são adequados ao uso da maioria do público-alvo. Acredito até que os mecanismos delas permitam substituir uma biblioteca básica por outra mais recente, ou compilada manualmente, desde que o usuário respeite as convenções do sistema de pacotes que optou por usar.

Não tenho nada contra quem prefere não se sujeitar às convenções dos istemas de pacotes, e não tenho dúvida de que eles não são perfeitos - e que alguns são melhores do que os outros, dependendo do perfil do usuário ou administrador. Mas a existência deles é uma bênção para todos os que preferem ver automatizado este tipo de tarefa. E ainda bem que há alternativas para quem prefere (ou precisa) substituir bibliotecas básicas sem se expor a estas ou outras restrições.
Comentário de timm
Sim Augusto: Mas infelizmente, isso não ocorre no Debian e nas distribuições baseadas nele, e de tão facilitador ele chega a ser problemático, na minha opinião!

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de brain
nossas opiniões: Respeito sua opinião, no que concerne ao seu próprio uso e aos seus critérios (pessoais ou não) de seleção de distribuição. O meu ponto é que estes seus critérios não necessariamente são absolutos ou valem para mais pessoas, e principalmente não são suficientes para qualificar o sistema como "horrível", especialmente sem delimitação - embora certamente ele não seja adequado ao *seu* uso, ou ao de pessoas com necessidades similares às suas.

Como contraponto, e também adotando um exemplo de preferência pessoal e em ambiente profissional, eu uso o sistema de gestão de pacotes do Debian em estações de trabalho e acho um grande fator descomplicador, mesmo eventualmente precisando me submeter às restrições impostas pela arquitetura.
Comentário de Flavio Senos
Quem vive melhor????: Peguntinha simples.... quem vive melhor.... o CEO da MS ou algum guru de uma comunidade de sof livre....?????????
Comentário de Flavio Senos
Quem está na vanguarda...???: Será q a MS tem q correr atras de alguma distro do Linux ou é o contrario............. quem sabe se um dia alguma distribuição linux for tão facil de administrar em rede ( não uma maquina, mas 20 , 100) e amigavél ao usuário ai , c pode postar suas reclamação contra realmente quem cobra pelo programa e não falar d um sistema q ainda não tem um padrão definido.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004