Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Plantão Info: LG compra licença da MS para implementar soluções dela em seus produtos Linux


“A Microsoft anunciou um acordo com a LG para criar interoperabilidade em sistemas para celulares. O acordo envolve o desenvolvimento de soluções de interoperabilidade entre os sistemas operacionais e aplicativos para celulares em Linux e o Windows Mobile, além dos programas da Microsoft para smartphones.

Na prática, o acordo permitirá que a LG exiba celulares, no futuro, que contem com soluções em Windows Mobile e Linux. No acordo, a Microsoft paga um valor à LG para usar as tecnologias em Linux desenvolvidas pela empresa coreana em seus produtos para celulares. Do mesmo modo, a LG pagará licença para implementar soluções da Microsoft em seus produtos Linux.”


Enviado por sharles (sharles·saΘgmail·com) - referência (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de naoconsigo
nao ando conseguindo postar aqui: :~~(
Comentário de Terramel
Agora consegui ;): M$/Novell/Xandro$/LG? No thanx!
Comentário de hardware
Quarta empresa: Depois de Novell, Dell e Xandros, agora é a vez da LG fechar acordo de 'interoperabilidade' em Linux com a Micrososft. Em menos de 1,5 anos já são 4 empresas! Onde isso irá parar? Gostaria de que nós da comunidade tivessemos acesso aos planos da Microsoft para podermos enxergar mais a frente e tentar entender onde isso vai parar. Será que a Microsoft vai encampar o Linux e lançar uma verão dela modificada que só vai funcionar com seus sistemas e de seus parceiros? Tipo um Linux fechado que não precisa voltar nada a comunidade e que vai caminhar por via paralela ao bel prazer da Microsoft??? Acho que tudo isso não é só "conversa pra boi dormir" como muitos ingenuamente pessam na comunidade. Que vai dar em nada e é só FUD. A Microsoft está se armando e até agora nós preferimos pensar que não é nada. Se não reagirmos a tempo, talvez seja tarde... Espero urgentemente a GPL3...
Comentário de marcosalex
-- Posso estar enganado, mas: -- Posso estar enganado, mas a Samsung também já assinou o mesmo tipo de contrato.
Haskell developer
Comentário de Venom
Essa Micro$ofre...: Parece uma mosca num churrasco.
Amola pra kcete!!
Comentário de Manoel Pinho
Acordos de mentira: Acredito mesmo é que a M$ está pagando todas essas empresas para fingirem que assinam um contrato bilateral de troca de patentes. Na realidade, se houver permissão de uso de patentes é somente no sentido da M$ usar as tecnologias dessas empresas.

Assim a M$ vai criando uma rede de grandes empresas "abençoadas por ela" e os CIOs desinformados vão pensar que esse papo do linux infingir patentes é verdadeiro e vão correr para adquirir produtos dessas empresas, que provavelmente vão ter que pagar uma percentagem do lucro em troca da cafetinagem pela M$. Assim a M$ vai mantendo o controle das ofertas comerciais de linux, fixando preços e mantendo os clientes longe da IBM, da Red Hat e de todo mundo que realmente possa incomodá-la.

Entendam: a M$ não pode simplesmente comprar as empresas relacionadas com linux porque está sendo vigiada pela Europa e várias organizações antitruste no mundo todo. Viu também que usar uma empresa de fachada como a SCO para mover ações diretamente contra consumidores de linux não dá certo e atrai muita impopularidade. Assim, essa forma atual é maquiavélica e pode funcionar bem para o que ela quer: interoperabilidade em sentido único, do linux para o windows.

A M$ quer que o windows trabalhe cada vez melhor com as tecnologias livres que tornaram o linux popular. Ela não faz isso por acreditar em software livre, mas simplesmente porque está perdendo mercado. Mas, ao mesmo tempo, faz tudo para que as suas tecnologias continuem sendo difíceis ou impossíveis de implementar no linux e outros softwares livres. Por isso nada de ajudar o Samba, o wine, o OpenOffice.org, OpenGL, Mono, etc.
Comentário de Ramon Gadelha
putz, sou fã da qualidade: putz, sou fã da qualidade dos produtos da LG, e essa me deixou super desapontado! :/
Comentário de Terramel
Relaxa! É só FUD mesmo!: Isso não vai dar em nada! A M$ até pode fazer sua própria distro de Linux, mas não poderia fechar pois o Kernel e vários outros softwares estão licenciados sob GPL o que não permite que se copie e feche o código, portanto o código teria que continuar aberto. Sem contar que a M$ por nada no mundo faria uma distribuição Linux... Iria ficar feio mesmo para eles falarem tão mal de Linux e depois fazerem uma distro! Provavelmente eles vão é continuar usando incorporando a seus produtos códigos que estão sob a licença BSD...

Essas parcerias estão sendo feitas apenas para FUD mesmo. O objetivo da M$ é fazer os clientes pensarem que se tantas empresas estão aderindo a esses tais "acordos" é porque realmente existem patentes! Podem ver que está sempre sendo assim: O acordo é feito, a empresa fala que é porque está procurando interoperabilidade e a M$ assim que faz o acordo já chega na mídia falando que agora a tal empresa está protegida de eventuais processos por infringir patentes.....

É ridículo, mas é assim que a M$ trabalha! como falaram em outro comentário... O jogo da M$ não é o Xadrez em que é exigido tática e raciocínio... O jogo da M$ é o p0ker onde é necessário saber blefar!

Abraços

(OBS: Se escrevesse p0ker da forma certa o anti-spam do site bloquearia o comentário pensando que é spam ;D)
Comentário de marcon
mentiras: Todos sabemos que as "patentes" da M$ no Linux são mentiras, mas ela continua afirmando ter essas patentes e está lucrando com isso, em prejuízo de todos os outros que trabalham com Linux.
Não seria possível obrigar a empresa a provar o que afirma? Tipo: "Mostre o código ou cale-se para sempre" ?

A M$ mentindo e lucrando e os outros se ferrando sem fazer nada...
Comentário de miranda
Até onde a mão alcançar.: Não vamos ser ingenuos.....a M$ não ta brincando.
Acabei por descobrir de um colega que participou de uma palestra da M$, que a mesma esta "desenvolvendo" um OS do zero, e dizia o mané na palestra que vai ser"algo nunca visto".

Eu vejo, na minha pobre percepção, que em breve teremos um mix de codigos fontes do Linux/Windows num provavel futuro OS da M$ e creio que esses acordos são só meios "legais" pra se apoderar de codigos sob uma alegação de interoperabilidade.

Agora os caras viram do que o Linux é capaz nos mobiles e estão correndo atras disso tambem ,fechando acordos com desenvolvedores de Linux enbarcados.

Na minha opinião, esse FUD da M$ é só pra desviar a atenção da comunidade enquanto ela afana os codigos na cara larga.
Agora me adimiro gigantes do mundo Linux como Red Hat, IBM, Mandriva, Canonical e outras estarem apaticos a tudo isso.

Será que são só sanguessugas que so querem sugar da comunidade e na hora de sair na defesa do Linux tiram o deles da reta?
Será que estão esperando a M$ dominar o Linux comercial e reduzi-lo apenas a guetos mantidos por entusiastas?

Alguem pode me dizer: "O Debian vive muito bem sem nenhuma empresa por tras dele'
realmente....mas o Linux não pode ser deixado de lado por essas empresas como quem quis apenas tirar proveito.

Pra finalizar, acredito eu que o Linux chegou nesse nivel de conhecimento mundial (tambem) graças a essas empresas, por isso prefiro acreditar que essas tambem não querem perder sua "galinha dos ovos de ouro" e por isso (espero eu) que alguem irá tomar alguma iniciativa contra a M$.

http://mirandamaster.blogspot.com
Comentário de marcon
algo nunca visto...: "um colega que participou de uma palestra da M$, que a mesma esta "desenvolvendo" um OS do zero, e dizia o mané na palestra que vai ser"algo nunca visto"."

Mas isso não era para ser o NT? A M$ contratou um cara que desenvolvia unix para criar o NT do zero, comprou o NTFS de uma empresa, e outras coisas mais, para que o NT ficasse "tão bom quanto Unix"...
Vão começar do zero de novo?
Seria mais fácil fazer como a Apple, que pegou o BSD e botou uma "cara" de Mac por cima... E a M$ já andou copiando partes do BSD para o NT, a licença permite.
mas será que fariam um clone do OSX? Bom, já clonaram os macs antes, copiaram as interfaces gráficas...

Vamos ver.
Comentário de miranda
concordo com vc marcon, so: concordo com vc marcon, so que agora tem uma diferença: A M$ está "roubando" a ideia do SL e ainda alegando prejudicada em suas patentes.
Seria mais nobre se ela pagasse alguem e desenvolvesse um SO, como foi no passado com o NT.
É....vamos ver no que vai dar tudo isso.

http://mirandamaster.blogspot.com
Comentário de Dm7
A Microsoft está numa: A Microsoft está numa cartada de gênio, ou num ato desesperado. O mais curioso? Nem ela mesma pode ter certeza sobre o q vem a seguir... algo a que ela não está acostumada. Façam suas apostas!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004