Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft aceita derrota e multa de R$ 1,3 bi na batalha contra Europa


“"O gigante americano da informática Microsoft aceitou nesta segunda-feira cumprir totalmente com as exigências da condenação da União Européia no processo por abuso de posição dominante emitida em 2004, um mês depois de sofrer uma dura derrota ante a justiça européia."



Como diria o Baiano, do filme Tropa de Elite: "PERDI! PERDI!" Fonte: UOL Economia”


Enviado por Adilson Oliveira Cruz (adilsonocruzΘgmail·com) - referência (economia.uol.com.br).

O trecho selecionado pelo Kirk (tenkirkΘgmail·com) na mesma notícia também é interessante:


“Microsoft aceita derrota e multa de R$ 1,3 bi na batalha contra Europa.Além da multa recorde a Microsoft deve permitir a interoperatividade de seus programas com os da concorrência.
A Microsoft permitirá que os editores independentes de programas informáticos tenham acesso à documentação técnica necessária para desenvolver produtos compatíveis com o sistema operacional Windows.(UOL Economia)”


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Pablo
Ótima notícia.: Ótima notícia.
Já passou a hora da Microsoft ser mais tolerante com outros SO.
Apesar de que dinheiro é algo que a Microsoft tem de sobra.

Comentário de tenchi
Se não quer brincar num brinca! ;-): Não sei.. Acho que vou parecer chato.
Mas não fico tão alegre com a notícia não.
Embora não tenha muita relação direta com o software livre, fica a impressão de que o pessoal software livre "não sabe brincar", e vai lá e conta pra mãe do amiguinho que ganhou dele no futebol que ele fez algo errado. A mãe vai lá e castiga o moleque.
Pois boa parte deste alvoroço se dá pela explosão do software livre, e da relação que a MS adotou freste à este fenômeno - pois ela sempre foi monopolista, mas as coisas "pioraram" nos últimos anos. Logicamente que não há só relação com os desenvolvedores de SL, mas também empresas menores, mesmo que produtoras de software proprietário.
No final, a MS sai de boazinha e o "resto de invejosos" sai como... ...resto de invejosos ;-)

Já não bastam os linuxers, "xiitas/radicais/comunistas/comedores de criancinhas" terem a fama que tem...

Vamos ver no que vai dar. Só acho que isso não irá afetar em quase nada o uso de produtos da concorrência.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Antonio
Multa paga a quem?: Perdão, mas pra onde que vai este dinheiro da multa?
Pro governo?
Comentário de FlavioMachado
Não é bem assim: Não acho que essa imagem seja a que passa. No mundo corporativo se você não briga pelo seu lugar, deixa um buraco que alguém vai tomar. Essa briga é esperada. O problema é quando você tem certas regras para a briga e seu adversário usa TODAS as sujeiras que violam as regras para te derrubar.

Não é o caso de chorar para a mamãe, é o caso de chamar a polícia mesmo: o cara entra com o pé na sua porta, arrebenta tudo, troca os cadeados e depois ainda quer te cobrar para abrir a SUA casa.

Linux User #246886
LPI Level 1
"A fé remove montanhas mas eu ainda prefiro dinamite"
Comentário de Alex
Uma das vantagens de se usar: Uma das vantagens de se usar software livre é que você não passa por esse tipo de processo judicial.



Comentário de Vindix
Boa. Agora só fica faltando...: dar o tiro de 12, para estragar o velório...rsrs
Comentário de Wallacy
Só complementado o colega: Só complementado o colega acima, não existe nenhuma brincadeira...
Pense bem, você recebe um documento em .doc (esquece que existes conversores feitos por engenharia reversa), dai, para abri-lo você precisa de ter o Microsoft Office, e conseqüentemente o Windows, e também um computador PC, (Tá eu sei que da pra instalar no mac, porem o cara não vai pensar em comprar um mac para instalar windows não é, ou a versão do office para mac)..
Resumindo, está ai o grande problema que o pessoal do software livre vive reclamando, falta de opção, você não tem a "liberdade" de escolher que software usar, é o da MS e pronto... E as vezes ainda tem que trocar de computador pois seu pc de 1gh com 256 de ram não é mais suportado pelas unicas versões que ainda estão no mercado (para vender). Olha o tanto de grana que o cara desembolsa!!! Não seria muito mais justo se as especificações estivessem abertas e você poder usar em seu koffice por exemplo para abrir esse documento (só um exemplo), sem precisar de culpar seu pc e sua plataforma?
É a mesma ideia da adoção do Windows, as pessoas não usam outros OS, pois não existem programas (sim tem, mais não exatamente o que eles querem, como jogos...), e os desenvolvedores, não criam versões para outras plataformas pois não existe demanda, assim fica um circulo vicioso!! também podemos citar os drives.. e mais outros muitos bla bla bla... Ninguém usa pois não tem "programas", e não tem "programas" porque ninguém usa...

Essa "reclamação" é justamente por essa falta de jogo limpo, um Sistema Operacional não deveria ditar as regras do que usar ou ser usado, e sim ao contrario né, basicamente as pessoas necessitam trocar seus pcs a cada 3 anos, pq a MS quer, trocar suas versões de aplicativos, porque a MS quer.. e por ai vai...
Não estou fazendo nenhum discurso "xiitas/radicais/comunistas/comedores de criancinhas" como você disse, só estou falando os motivos que levam a todas essas discussões em nosso dia a dia, ninguém gosta de se sentir obrigado a nada, e de um certo modo, era/é o que a Microsoft fazia/faz !!

E "politicamente falando" ela foi considerada "culpada" como mostrado, logo isso reforça mais um pouco o que eu disse.

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Manoel Pinho
Não gostei: Bem, eu também não fico alegre, mas por um motivo diferente. Se a M$ demorou para cumprir as determinações da justiça e agora aceitou pagar essa multa é sinal de que ela está fazendo isso porque firmou ainda mais o seu monopólio e retardou o avanço da concorrência durante todo esse tempo.

Usar multa contra a M$ é fazer o jogo dela pois ela tem muitas reservas para gastar isso. É como fazer um rico pagar um crime com cestas básicas ou uma doação para a caridade. Ela não deve nem computar essas multas como prejuízo, mas como despesa operacional, já que ela sabe que precisa cometer vários abusos para manter sua liderança na indústria de software.

A recusa da M$ em adotar o ODF e a insistência dela no OOXML e em clonar todas as tecnologias dos concorrentes que fazem suceso (flash, java, etc) mostram claramente que ela nunca quis nem quer uma real interoperabilidade nem trabalhar com padrões abertos (e não estou nem falando de software livre !).
Comentário de ccaldas
Visualizador gratuito: A MS disponibiliza gratuitamente visualizadores dos produtos office (Word Viewer, Powerpoint Viewer, Excel Viewer, etc...) para a plataforma windows. De forma que esses argumentos não são validos PARA A PLATAFORMA WINDOWS.
Eu consegui achar o PowerPoint VIEWER para MAC OS, mas nao achei os demais.
Supondo que ela distribuisse gratuitamente visualizadores corretos para as plataformas mais utilizadas (linux, mac os, windows e outros) como a Sun fazia com a maquina virtual quando era mais fechada, na sua concepção resolveria o problema?
Comentário de Wallacy
Simplificando: Simplificando, não resolve, pois ainda existe o problema da documentação, e se o usuário desejar editar também temos um problema, e o ".doc" foi só um exemplo, tome como qualquer arquivo. E é claro que não vale para a plataforma windows, nem teria como valer, só exemplifiquei que esse tipo de atitude da microsoft faz que que não tenhamos escolha a não ser usar os softwares dela, mesmo se o office for gratuito e compilado para qualquer OS, sem as documentações ainda estamos sem opção a não ser jogar de acordo com as regras dela.
E bem, eu falei sobre interoperabilidade.. se é gratuito ou não, é indiferente... E meu exemplo tinha relação ao monopólio que é gerado por essa falta de interoperabilidade.


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Gabriel Duarte
Acabei de ver...: Madrugada do dia 23/10... Acabo de ver no Jornal da Globo essa mesma informação, mas parece que a Micro$oft tá bem mais ferrada do que isso, por não ter cumprido ordens juduciais anteriores, e que possoas que desenvolvem sofware de código aberto, poderão agora desenvolver usando a API do Windows, comprando seu código relativamente barato (cerca de $ 14000,00). O nome Linus foi citado como referência ao desenvolvedor de código aberto! Parece que a multa que a Microsoft terá de pagar é de 3 BI de euros... coitadinhos... :))))))

Comentário de giovanealex
Uma das vantagens de se usar: Uma das vantagens de se usar software livre é que você não passa por esse tipo de processo judicial.

Acho eu que não é bem assim:

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/firefox/+bug/121734

http://diveintomark.org/archives/2007/10/18/gobuntu-has-already-failed
Comentário de CWagner
Será que ninguém no Brasil: Será que ninguém no Brasil teve a idéia ou coragem de processar a M$ por monopólio também? Ou algum processo teria sido devidamente arquivado por se tratar de uma empresa que emprega "milhares" de "funcionários" no país?

Sinceramente, a vergonha de ser brasileiro às vezes é tão grande que muitas vezes nem sinto vontade de sair de casa, quanto mais de falar sobre determinados assuntos com as pessoas.

Saúde e Paz a todos.

P.S.: Aos "funcionários" juntam-se todos aqueles pagos devidamente, ou não, por trabalharem na e pela M$ aqui no Brasil.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Alex
ainda nao vi nenhum processo: ainda nao vi nenhum processo contra um software de codigo aberto, talvez, porque ele esteja disponivel a quem souber ler e interpreta-lo corretamente, afinal, o fonte e' aberto. E, caso um dia haja, nao sera porque ele esta fechado ou por nao possuir ou dar os direitos a terceiros, afinal de contas, e' livre. O que dizer entao?
Comentário de Metatron
Domínio: Por aqui eles mandam, a MS é idolatrada, o dono é visto como um exemplo de super-empresário. Pelo menos aqui em São Paulo é assim.

"De profundis clamo ad te Domine"
Comentário de Felippe
Não foi um país: Não foi um país que processou a MS, foi a união européia.
A MS emprega milhões de pessoas no mundo todo, não é por empregar pessoas que o Brasil não abre processo.
O Brasil simplesmente não tem força, nem política nem de vontade, pra processar uma gigante americana (além de o Lula e o Bush serem amiguinhos).

Tem outra, o juíz que julgasse isso no Brasil aceitaria proprina de 1/1000 do valor da multa européia pra arquivar o processa e ficar por isso mesmo.

Brasil sil sil sil sil...
Comentário de giovanealex
So teremos a resposta quando: So teremos a resposta quando o software de codigo aberto realmente for a licença dominante. Antes disso nao se pode afirmar nada. Voce nao passa por esse processo agora, mas na ventura de empresas de poderio como a Microsoft utilizarem, algum dia, esta licença, sera que nao ha mesmo a possibilidade de acontecer?
Comentário de lxoliva
Processada e condenada no Brasil!: > Será que ninguém no Brasil teve a idéia ou coragem de processar a M$ por monopólio também?

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/10/04/materia.2006-10-04.7078473597/view

Procurar "cade microsoft multa" em qualquer bom site de busca deve oferecer várias outras referências ao processo, à condenação e ao acordo que resultou na multa de míseros R$5mi, muito menos que os lucros auferidos mediante a prática de abuso de monopólio.

Soa familiar?

Comentário de Alex
Se você entendeu o que: Se você entendeu o que pedido a M$ verá imediatamente que essa possibilidade desse tipo de processo ao qual eu me refiro desde o início, jamais irá acontecer com o CÓDIGO FONTE LIVRE E ABERTO, então lhe respondo automaticamente, Não, não há.
Talvez nossa comunidade possa até sofrer processos por ser bonito, por nossos softwares serem bos e feitos por várias pessoas ao redor do mundo, mas... nesse processo da M$... Não, não há mesmo a possibilidade, nem hoje, nem jamais, enquanto ele for GPL, talvez um dia quando ele (software livre) mudar de licença... bem, se bem que se isso ocorrer, ele deixará de ser livre, então, por isso, o software livre é livre... vão processar por ele ser livre e aberto?
:)
Software livre não impões nada a ninguém, software livre é uma questão de opção, de escolha, mas a M$ não entende esse conceito. A não ser que alguém aqui ainda confunda software livre com software grátis!
:)


Comentário de alexx
Já estava esquecendo de: Já estava esquecendo de citar....

o software livre também não quer nem jamais pensou em ser a LICENÇA DOMINANTE, aliás, a filosofia e a metodologia do software livre é lhe dar uma possibilidade de escolha e que você possa ser livre para usar o que melhor lhe convenha, e nunca, nem jamais, para LHE DOMINAR, ou mesmo, DOMINAR O MERCADO que é feito por nós, usuários, consumidores, clientes, pessoas, ou seja, quem DOMINA algo é a M$, LINUX p.ex. LIBERTA!
:)

Comentário de alexx
Se todo pirata de software: Se todo pirata de software também fosse processado talvez a M$ não estivesse passando por isso agora, porque talvez nem a conhecessemos como ela é hoje.

As práticas de monopólio são bem vindas com ações piratas, pois causam o bitolamento mental das pessoas a softwares encontrados facilmente no mercado a qualquer preço, e, como o ser humano tende a manter resistências a mudanças, então usar M$ é mais fácil porque é conhecido e amplamente usado por bilhões de usuários piratas ao redor do mundo, e os legais, bem, precisam interagir com outros micros de outras pessoas que na maioria são piratas, então, a pirataria é um ótimo negócio a M$. Por isso, acho que o pirata de hoje é o cara que semeia a M$ de amanhã.

Mas se bem que o mundo está mudando muito, há inversão de valores, comprar um cdzim piratinha de R$ 5,00, um windão vista por R$ 10,00, um uôrdi 2007 por mais R$ 5,00, enfim... um tropa de elite por menos de R$ 10,00, tudo isso é absolutamente normal, até entender como um micro pode ser infectado por vírus e que depois o carinha vai formatar e instalar todos os software novamente em até um dia útil e por R$ 30,00, incluindo ai os softwares. :)

Bem... acho que o jeito mesmo é combater o monopólio que lhe vende uma licença de uso e também o pirata.

Se bem que até na prática da M$ ela não lhe impões que você compre, compra se quiser, mas o problema é que o mundo quase em 90% não compra, mas sim, usa, e porque? Porque o vizinho dele usa, porque a tia dele usa, e porque ele só sabe usar isso ai mesmo, até porque ele, usuário, quando simplesmente trocar de browser, p.ex. não vai saber que a seta para a direita significa avançar, ou um x em vermelho indica pare, uma casinha representa home ou página principal e que a seta para a esquerda indica voltar, bem, então realmente a prática do uso do windão pirata seja bom para a M$.

Acredito que as pessoas que possam e gostem de comprar qualquer coisa com seu dinheiro que o faça, sintam-se livres para isso, sejam felizes e isso que importa, mas quero deixar a idéia de que existem produtos em que você se quiser comprar, que compre, tais como software livre, que nem sempre é grátis nem tem porque de ser, mas gealmente são grátis também, mas que nesse caso, você está comprando um produto e não somente um licença.

Imagine se você comprasse apenas a licença de uso do seu arroz no supermercado? Talvez tivesse um contrato em que você para usar teria que aceitar em fazê-lo apenas cozido sem sal e que no máximo pudesse ser digerido por uma pessoa e que se você quisesse dar um pouco dele ao seu vizinho você teria que pagar uma multinha básica ao fabricante do arroz de apenas hummmm.... nada não menos que 200 vezes o valor que ele é vendido.

Que mundo interessante né?

O arroz do software livre seria assim:

Temos esse aqui que é grátis, pegue e use e faça o que quiser, mas se você quiser pagar, então também existe esse arroz aqui, compre e use como quiser.

Ser livre serial algo simples assim.

Agora, se sua tia só conhece uma marca de arroz e só sabe cozinhar ele desse jeito ou com esse ou aquele tempero e que não deseja trocar por outro, talvez seja porque ela não tenha comprado ou talvez porque jamais teria coragem de mudar pra algo bem melhor, mas como ela saberá se é melhor se só sabe usar um arroz pirata né mesmo?

Depois... ela teria que esperar que o gosto de todas as suas amigas também fosse mudado, pois as amigas também usam arroz piratão!

:)

Isso é algo que ocorre com o windows.

Há.... sem falar que também existem as panelas que só funcionam com o arroz pirata, algo como os drivers e software de empresas que só mantém compatibilidade com a M$.

Engraçado isso tudo não?

Mas é assim mesmo.

Um dia espero que isso mude.

Comentário de tenchi
Só forçou na parte do: Só forçou na parte do arroz de graça... hauahu
Como neste caso o produtor tem um custo de produção - arroz é algo mensurável -, nada mais justo e certo que ele cobrar pelo seu produto. Mas como você disse, não por uma licença ;-)
Não que um software, sendo algo não material, não deva ter um valor, pois foi fruto de um árduo trabalho.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Luis Otavio de Colla Furquim
Olá: Olá

Sou usuário Linux mais prá "xiita" que prá "light". Embora não chegue a xiita... Enfim, falei do meu perfil
prá não acharem que tô defendendo a M$. Só que acho que a M$ NÃO TEM A MENOR OBRIGAÇÃO de
abrir a especificação do formato utilizado no MS Office. Abre se quiser. Quem quiser usar, use. Quem não
quiser usar, que não use. E agüente as conseqüências (não conseguir abrir um arquivo, ou abrir mas com
perda de alguma formatação, etc, etc, etc). Agora, tudo muda quanto ao sistema operacional, se é que dá
para chamar aquele troço que eles fazem de sistema operacional. Um sistema operacional TEM QUE
PROPORCIONAR CONDIÇÕES para que as aplicações possam rodar adequadamente. Daí é plenamente
condenável, por exemplo, a prática de publicar uma API, mas manter uma API secreta, só para as suas
aplicações, de modo que elas superem as aplicações concorrentes na disputa pelo mercado.
Comentário de Giovane Alexandre
Voce so entende dominante: Voce so entende dominante sob o signo da dominação? Quando eu me referi a dominante seria preponderante, ou seja, predominantes, comum, mais numerosa. Dizer que os mentores do software livre nunca tiveram - ou tem - o sonho de que ele, um dia, venha a se tornar a licença mais adotada é, no mínimo, ingenuidade - ou excesso de ideologia.
Comentário de Giovane Alexandre
Voce so entende dominante: Voce so entende dominante sob o signo da dominação? Quando eu me referi a dominante seria como sinonimo de preponderante, ou seja, predominante, comum, mais numerosa. Dizer que os mentores do software livre nunca tiveram - ou tem - o sonho de que ele, um dia, venha a se tornar a licença mais adotada é, no mínimo, ingenuidade - ou excesso de ideologia. É parte integral da natureza humana querer que seu trabalho, ainda mais quando entendido como benéfico a maioria, seja adotado por todos. Sem isso o trabalho fica sem sentido.
Comentário de giovanealex
Se nao fosse para ser: Se nao fosse para ser continuamente - e crescentemente - adotado, qual seria o sentido de sua existencia, entao?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004