Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Michael Dell revela que usa Ubuntu e Evolution em seu notebook

A Dell, que há alguns meses está num romance a distância com o Linux como opção pré-instalada em várias linhas de seus produtos, mantém uma página detalhando os computadores que seu fundador, Michael Dell, adota - são computadores com a marca Dell, naturalmente.



E a captura de tela reproduzida acima mostra uma novidade interessante: Michael Dell agora é usuário do Ubuntu, em um notebook Precision M90. Como muitos outros usuários do Ubuntu pelo mundo, ele já está usando o Feisty Fawn antes do lançamento de uma versão definitiva, e usa também o Automatix2 para ter instalação facilitada de diversos aplicativos adicionais.

Saiba mais (enterpriselinuxlog.blogs.techtarget.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Emerson Alexandre
Eu também uso o Ubuntu: Eu também uso o Ubuntu 7.04 no meu Notebook :)
--
-----------------------------------------
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente

Comentário de Emerson Alexandre
Eu também uso o Ubuntu 7.04: Eu também uso o Ubuntu 7.04 no meu Notebook :)
--
-----------------------------------------
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente

Comentário de Isaque Vieira
Cheira a marketing puro...: Não e por nada não mas não e estranho que pouco tempo depois de começar (mesmo que devagar até demais) a querer utilizar o linux aparecer uma noticia como essa?
Eu acho um pouco estranho pelo menos devido as campanhas de marketing da Dell que estão rolando sobre o linux e o fato de que a versão da distro que esta instalada seja um beta.
A máquina (desktop/notebook) de um alto executivo não e lugar para se ter nenhum beta, de qualquer software que seja....

Comentário de CWagner
Esse deve ser um dos notes: Esse deve ser um dos notes mais fraquinhos que ele tem. Isso se for o dessa semana.

Sinceramente. Caso seja verdade, bom pra ele, bom pro Ubuntu e quem sabe um dia será bom para quem tiver grana para pagar um notebook Dell com Ubuntu de fábrica. Isso sem falar na pressão que deve ser em cima da M$ e seus parceiros, fabricantes de hardware "M$ Only".
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Gustavo Melo
Engraçado que só o: Engraçado que só o equipamento com Ubuntu aparece a "tag" software bem detalhada ...


Comentário de Maketing Shared
Beta Infinito: Meu filho, se for por isso, todo executivo utiliza um sistema opercional beta eu seus computadores. O Windows vive em versão beta quase todo tempo. Só sai dessa versão quando um novo lançamento surge. Só agora o XP é considerado devidamente segudo, estável, justo agora que o Vista (Cega) foi lançado.
Comentário de deysonthome
--: --

Pessoal...caindo na real......não tem nada demais o cara usar um beta.....
Basta ele ter a home separada do sistema...se der problema...ele reinstala e não perde os dados...se não tinha corre um live dentro da ram e usa o próprio drive de dvd para resgatar os dados.....
Ainda acho mais seguro um beta ubuntu do que um vista super beta.......
E falem qualquer coisa........Aqui no BrLinux os visitantes somam-se aos milhares..mas poucos são aqueles cuja opinião realmente conta...e atualmente tem muita gente nova que dá para sentir a falta de base......, mas.....tudo bem....vão aprender muito aqui.
Admiro a coragem da DELL......
E aproveito para manifestar meu sentimento de nojo pela Novell ( ou, M$ Linux Division) e também pelo M$ Linux ( anteriormente chamado SUSE )

Não precisa ser Xiita, mas seria bom se tivesse personalidade....
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info

Comentário de deysonthome
--: --
E é errado uma empresa fazer marketing ?
Agora...nós.....vc não sei.....mas nós maioria no Br Linux.....
Olhariamos esse "MARKETING " com alegria....
Afinal, é um marketing Legal...pelo menos não é um marketing safado como os que a porcaria da M$ faz..tipo....dizer que o Linux tem códigos dela.........o Linux é aberto qq um pode ir lá e conferir..agora....eu acho é que a M$ usa escondido códigos Livres e até do Linux...mas como é código fechado...não podemos provar , apenas não ficariamos assustados se fossem descobertas irregularidades.
Além do mais....qual o problema da Dell usar linux ?


Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info

Comentário de evandrofisico
SP2: Na verdade o XP saíu do Beta quando foi lançado o Service Pack 2, quando o sistema se tornou minimamente utilizavel, pois antes disso era absolutamente beta.
Comentário de hamacker
Tô me lixando para a distro: Tô me lixando para a distro que ele usa, mas o notebook... que coisa linda, 4GB de RAM, 512MB de Video OFF NVIDIA,... sonho de todo programador.

Brain, posta aí que o hamacker também usa Ubuntu. Só não vou falar o modelo de notebook porque comparado com o acima é meia-boca. :))))))
Comentário de Jose Pedro
qualé!!!: comentários xiitas de novo, mas bem tá na moda depois que o presidente do Irã diz ter auto suficiência na produção de armas. Mas bem esse tipo de comentário em nada adiciona a comunidade, se Novell se vendeu a M$, e daí importante é vc vê o lado bom, a M$, admitiu publicamente que tem medo do Linux, e está tentando sua abordagem mais comum "Comprar para conquistar", e tbm tentar aquela mais antiga "dividir para conquistar", simples isso em nada mudou minha opnião sobre SUSELinux 10.2, ele continua estável sendo uma das distribuições mais usadas no mundo, com um sistema de controle bem centralizado e super funcional, sou usuário Linux e M$, e quem não é, voltando ao assunto veja bem, quando um cliente me pergunto qual sistema operacional ele quer colocar em sua máquina eu pergunto qual uso ele vai fazer desse sistema de automação comercial, rede e se for para internet ou uso em escritório, eu aconselho um PC com SuseLinux 10.2, se ele pretende trabalhar com desenvolvimento gráfico, jogos eu aconselho M$ XP, e se ele quiser pagar claro. Sendo assim vamos parar com esses comentários que nada adicionam, achem legal que Dell está incentivando o uso de Linux em suas máquinas, isso força a fabricas de hardware a lançarem drives livres. E é isso que importa para mim e o restante da comunidade.


valeu..
Comentário de silveira
É hoooje: É hoje minha gente, hoje sai o Ubuntu 7.04:
ubuntu.com/
ubuntu.com/getubuntu/download

Aos editores do BR-Linux, por favor ao mostrar a notícia que saiu o Ubuntu novo, procurem logo os links alternativos e torrents.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Samamba
Já saiu :D: Apesar de não aparecer no site inicial, já dá para baixar na grande maioria dos mirrors (incluindo o do Brasil).

http://www.ubuntu.com/getubuntu/downloadmirrors

No Brasil: http://espelhos.edugraf.ufsc.br/ubuntu-releases/7.04/
--
^_^
Comentário de Rogério Brito
Link para download do Ubuntu: http://cdimage.ubuntu.com/releases/7.04/release/
Comentário de simplex
Ainda bem que é o Ubuntu: Fico imaginando se em vez de ser o Ubuntu, o Michael Dell usasse o OpenSuse.
Aí que os xiitas iam se descabelar..
Comentário de Copernico Vespucio
Tudo para não ficar atrás da HP...: ...até mesmo puxar o saco da comunidade dessa forma! rs***

Vejam, futuros clientes, eu também uso Ubuntu!!! :P

Mas isso é positivo, faz parte da concorrência.


Comentário de popolony2k
Dell está aproveitando o modismo....: ...do UBUNTU para fazer o marketing de sua empresa.

Os mais antigos do mundo Linux já sabem que já tivemos épocas que era o "must" ser Red Hat, inclusive daí sairam Conectiva, Mandrake, Suse, CentOS, dentre outras distros que talvez nem existam mais.

Também tivemos a febre Debian, onde sairam diversas distros, incluindo o UBUNTU. Agora o nome da vez é UBUNTU.....mas essa é a filosofia Linux, pois todos tem a chance de ter seus 15 minutos de fama, ou quem sabe até mais, basta ser criativo.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de emanuelsan
Bom pra todo mundo:
Calma pessoal! é só um notebook que ele usa em casa. Já no trabalho, em viagens e para jogar ele usa outros computadores com outros sistemas.

O marketing é bom para o Dell e bom para o Ubuntu. Bom para o Dell mostra que é antenado com muitas tecnologias do momento e pro Ubuntu é bom para mostrar os mais diversos usuários que o utilizam. Para a Dell mostrar a versatilidade e os diversos modelos que ela têm para vender. E pro Linux em geral.

Então não vamos reclamar.


Comentário de deysonthome
--: --
Desculpe..mas meu comentário não foi xiita...apenas...eu como vc..tenho minha posição e opinião. E não creio ser errado expressá-la, principalmente aqui, que é um site voltado a usuários Linux....pelo menos imagino isso..e sempre foi assim desde 2002 que me lembre....( mas aberto a todos claro...é democrático ).
Xiitismo, refere-se a uma posição extrema ... seja ela qual for....Por falar em Suse...o ranking dela no distrowatch..cai dia após dia... e tinha que ser não é ? Prova que não apenas eu, mas muitos...possuem opinião definida e clara.
Quanto ao seu trabalho...concordo pois aplico, é óbvio o mesmo método..apenas opto por distro comprometida com a proposta que acredito ser a correta.

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info

Comentário de Copernico Vespucio
José Pedro...: Em primeiro lugar, seria fantástico para quem lê seus comentários que vc. usasse os recursos de pontos e parágrafos.


se ele pretende trabalhar com desenvolvimento gráfico ... eu aconselho M$ XP


Por que???

3D?

Linux está bem aparelhado para esse tipo de coisa, tanto na área de design (o Blender está lado a lado com os pesos-pesados no setor, só superado pelo rolo-compressor Maya, que o seu cliente com certeza não teria dinheiro pra comprar), quanto na área de desenvolvimento de software (Open-GL, Java3D, etc).


Sendo assim vamos parar com esses comentários que nada adicionam,


Quem está usando o tom imperativo aqui é você. Que negócio é esse de "vamos parar?". Que autoridade tem você de mandar os comentaristas aqui fazerem ou deixarem de fazer alguma coisa?


achem legal que Dell está incentivando...


Imperativo outra vez. Vc. está ordenando que as pessoas tenham uma certa maneira de pensar igual a sua? Bem M$ariano da sua parte, não?


isso força a fabricas de hardware a lançarem drives livres


Na verdade, não "força". Incentiva, no máximo. Os fabricantes podem continuar do jeito que estão e fazerem propaganda negativa do Linux por não suportar os seus produtos.

Eles vão fazer isso a menos que os clientes comecem a pressioná-los com boicotes (como eu e muita gente aqui faz hoje com a ATI, por exemplo). E nisso a opinião de Michael Dell conta bem menos do que a de milhares de clientes.


E é isso que importa para mim e o restante da comunidade.


Entendi. É o que importa pra você. Mas deixe a comunidade se pronunciar por si mesma, não creio que ela precise de um porta-voz.

Cara, espero que nem todo susemaníaco seja assim...
Comentário de Copernico Vespucio
off-topic:

é só um notebook que ele usa em casa


De repente o titio Bill resolve ter um igual, agora que ele pode instalar o SUSE Linux nele sem ser sacaneado...
Comentário de popolony2k
Tio Bill......: ...já usa outro SO, tanto que o Window$ Vi$ta é baseado nele.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de andretomasi
Produção gráfica: Olá Copérnico, adicionando minha opinião à questão. Além de estudante de arquitetura, trabalho em uma empresa filiada à Autodesk e anteriormente também à Alias, onde ministramos cursos de Max, Maya, Autocad, entre outros softwares. Maya e Max atualmente estão em uma fase de transição, pois os dois produtos ainda tem muitas características em comum (remanescentes da concorrência pré-aquisição), o que a Autodesk não manterá por muito tempo.
Acho errado dizer que o Maya é superior ao Max, ambos tem capacidades muito semelhantes, ainda mais nas últimas versões, com partes do sistema sendo portadas de um software para o outro aos poucos.

No Linux, o problema ainda é a falta de OSS bons na área. Tudo bem, temos o Blender, acho um ótimo programa, ainda não consegui alcançar nele o mesmo nível de produtividade e conhecimento que tenho no Max, mas estou estudando para isso. O problema fica nas aplicações de CAD/CAM/CAE, não existe no momento software livre que substitua o AutoCAD no Linux, por exemplo. Tudo bem, existem vários softwares comerciais, já experimentei Cycas, Varicad, GCAD, BRLCAD, mas software LIVRE ainda não existe. Tenho grande esperança no projeto Archimedes, mas temos que admitir que no momento não há opção viável para quem não tem condições de adquirir um software comercial de alto custo.
Não estou defendendo o Windows, pois no mesmo não existe software livre de boa qualidade para as tarefas mencionadas, e sou absolutamente contra a utilização de softwares piratas. Apenas acho errado afirmar que o Linux possui substitutos LIVRES à altura, capazes de substituir Max, Maya ou Autocad.

Veja a minha situação, utilizo Max e Autocad pela bolsa na faculdade, mas estou estudando o Blender para depois de formado, poder trabalhar sem precisar recorrer à pirataria, e principalmente poder entrar no mercado honestamente, sem pirataria mas também sem precisar investir R$ 8.000 em software, quantia muito difícil para alguém inaugurando um escritório por conta própria.


André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86

Comentário de hamacker
Acho que será dificil um: Acho que será dificil um substituto livre para todos os softwares fechados. No entanto, não haveria impedimento de haverem softwares fechados para Linux, mas mesmo assim nãohá interesse de empresas como a Autodesk no Linux.

Por que não ?

Porque quem paga US$ 5.000,00 num Cad, não vai se importar em colocar Windows nele por mais US$ 300,00. Cadista só sabe CAD, se bobear voce tem que ensinar a copiar/colar arquivos. Ou seja, substituiram a mesa de desenho por um computador e apenas só, nada de agregar mais coisas.

Por outro lado, gostaria de saber como vai ficar Maya+3DS porque o Maya é e foi o "Must" durante todos esses anos e a autodesk não sabe criar nada multiplataforma (ainda mais agora que portaram quase tudo para dotnet), ou começam a aprender desde agora ou simplesmente o Maya vai deixar de existir, o que acabará criando uma brecha para outro aplicativo assumir seu lugar no Unix.
Comentário de Wilfredo
Melhor Ubuntu beta que FreeDOS: C:>type comentar.txt

Melhor ver uma divulgação do Sr. Dell com uma versão beta do Ubuntu do que os anúncios da Dell com CD de instalação do FreeDOS.

C:>_
Comentário de hamacker
10 print "Dificilmente a: 10 print "Dificilmente a DELL adotará Ubuntu"
20 print "Estao apenas namorando a Canonical, para "
30 print "ver se aparece uns namoradinhos oferecendo mais"
40 play "cdefffcdcdddcgfeeecdefff"
50 goto 10
Comentário de deysonthome
O CentOS existe e vai: O CentOS existe e vai bem......
Já saiu com versão baseada nos fontes do enterprise 5 .....
eu uso no meu servidor já há dois anos.....excelente....extremamente estável.
Aprecio todas as Distros...excluindo SUSE ......mas tenho obtido muitos bons resultados com RedHat.....Conectiva e MANDRAKE(PRIMEIRO lINUX QUE INSTALEI....) já sabemos o fim....fundiram-se no Mandriva.....enfim....faz parte...
Pior foi o SUSE da Novell que entrou no plano de aproximar , adotar e destruir da M$...se aproximaram....adotarammm..e hehehehehehe........


Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info

Comentário de deysonthome
Também acho que aquele papo: Também acho que aquele papo do Ballmer dizer que o Linux usa códigos Windows...foi um furo...creio que o windows adotou muitas coisas do Linux...
O Vista parece um Linux...tem até Shell.....
Acho que o futuro reserva muitas surpresas........

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info

Comentário de Lourenzo Ferreira
Cheiro de Marketing?: Caro amigo Isaque, o sistema operacional GNU/Linux tem muitos anos de vida. A iniciativa Ubuntu, é uma das mais expressivas até hoje no pedaço, por permitir usuários sem interesse direto em desenvolvimento de software utilizar esse sistema de magnífica segurança e liberdade.
Há uma estatística de que atualmente 70% dos desenvolvedores no mundo utilizam software livre.
Com certeza CEOs têm que estar à frente em seu tempo, e usar linux é um claro sinal disso.
Poderia até se pensar que a iniciativa da Dell de instalar linux em suas máquinas para venda seja relacionada a casos de uso bem sucedidos, inclusive o do CEO Michael Dell.
Até mesmo a gigante Microsoft voltou o grande Olho no pico da torre para o mundo Linux, e está investindo em um projeto com a Novel que envolve o SuSE (uma distro GNU/Linux).
A Microsoft inclusive mantém um repositório de software livre !
GNU/Linux, e o Ubuntu já têm grande visibilidade, e a Dell está ajudando muito com isso agora.
Falando de Beta, o Ubuntu 7.04 já teve seu release, portanto não é beta. Mas tem a decência de admitir que aprimoramentos virão, e que não se trata da perfeição, mas um caminho que pode levar até ela.

Comentário de Copernico Vespucio
Oi André: Oi André.

Não dá pra eu dizer com certeza de que o Maya é superior ao Max, pois não sou um especialista em nenhum dos dois produtos...

Mas é certo que o Maya tem hoje mais exposição do que o seu concorrente, além de ter alguns trabalhos importantes no currículo. Isso não é garantia de nada, mas justifica porque eu dei mais importância pra ele.

Em relação ao Blender, eu já vi trabalhos profissionais realmente impressionantes feitos com ele (100% comparáveis aos equivalentes comerciais) e muita gente que trabalha com jogos (eu comecei a mexer com isso ano passado, no curso de Java3D) gosta muito dele.

Em relação aos aplicativos CAD/CAM, é fato de que programas como o Blender não concorrem mesmo com ele. 3D é só um dos recursos de um aplicativo como esse. Esse tipo de aplicativo é MUITO complexo e exige conhecimento específico na área pra desenvolver. Não basta ser desenvolvedor, vc. precisa ser também um engenheiro ou ter um consultor (ou vários) para te guiar.

E, no mundo do soft livre, só escreve alguma coisa quem precisa dela...

Acho que aqui cabe uma iniciativa do Ministério da Educação ou de alguma Universidade Brasileira: juntar formandos de Ciência da Computação e Engenharia em torno de um projeto com esse objetivo: a criação de um CAD/CAM/CAE livre, que poderá ser usado como ferramenta de todos os cursos universitários no território nacional.

Sim, dá trabalho, nenhum formando gostaria de apostar seu projeto final nisso. Mas poderiam ser fornecidas bolsas de pesquisa para eles.

Contribuições da iniciativa privada (financeiras ou não) a projetos como esse poderiam render descontos tributários...

Por que, para cada escritório de Engenharia formado, enviar quase meia dezena de milhares de reais para fora do país?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004