Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Merchandising da Microsoft nas novelas da Globo


“Quem assiste televisão, mesmo que seja só de relance, pode ter visto a mais nova campanha da Globo: Software pirata deixa o pc vulnerável! Compre Windows original!

Depois de acostumar com a enxurrada de propagandas pré-Vista, agora é a hora de pagar um "merchan" para passar em horário nobre bronca no adolescente que comprou PC com Windows e outros softwares piratas. "Felipe compra um computador com programa pirata, que afeta toda a rede de computadores do AMA." É mole ou quer mais?

Fonte: Capítulo de ontem (05.12.06) de Páginas da Vida - Rede Globo”


Enviado por Kessia Pinheiro (kessiapinheiroΘgmail·com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Buscator
Não se esqueçam do que o Sr. Jô Soares armou...: Bom...depois desse conluio novelesco entre Redmond e a Globo, dá até para lançar um pouco mais de luz sobre os bastidores do Programa do Jô, que armou a arapuca daquela famigerada entrevista com o Júlio e o Sérgio Amadeu, que ainda vai ficar entalada durante muito tempo na garganta da Comunidade SL.
[ ]'s
Buscator
Comentário de popolony2k
Quem armou a arapuca foram os próprios ....: ...entrevistados.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Nightmarelord
Deixa ele...: Está sendo cometido um terrível equívoco nesta notícia. Software Pirata e Software Livre são coisas completamente distintas, não devem ser vinculados em hipótese alguma!

Não gosto da M$, mas se eles não querem liberar o SO deles não podemos tomar a força... Incentivar a comprar o software original em vez de ficar com pirataria é 100% correto. Forçar isso vai fazer o usuário medroso pagar pelo OS, e o que não quer pagar migrar pro software livre (tomem partes do governo por exemplo) ou ficar na pirataria... De resto o pessoal fica na inércia da M$ até achar algo que interesse no Software Livre.

Quanto à ocorrência do "software pirata afeta toda a rede", isso não é de todo impossível, uma vez que os softwares piratas são freqüentemente obtidos de formas não confiáveis, ou ainda modificados pela utilização de crackers, os quais freqüentemente apresentam cavalos de tróia. E, como todos sabem, a segurança de rede do SO da M$ tem excelente má-fama...

Digo isto trabalhando com OS da M$ há 12 anos e com Linux há 9.
Comentário de Paulo Junqueira
Tá certo: E qual o problema em se fazer propaganda? Comprar software pirata é certo? Se não, qual a bronca com a MS nesse caso?

Excelente negócio pra eles fazerem uma propaganda em um veículo como uma novela. Não sei o que isso têm a ver com o Linux e ainda qual o motivo da crítica à MS.

Eu não gosto da MS em muitos pontos, mas justiça seja feita: excelente idéia dos caras. Tomara que o Linux aprenda com isso e algum dia a Mandriva ou qquer outra distro tome uma ação de mkt como essa.

Sobre a entrevista do Jô, o Amadeu foi ridículo. O Jô fez o papel dele de usuário desinformado.
Comentário de Andreluiz Cunha
Paulada bem dada...:
Depois do fiasco da entrevista no Jô sobre o SL, este episódio da novela (que infelizmente também vi) veio rechear o bolo, aliás o pepino que ficou a imagem do SL.
Felizmente ainda existem boas reportagens na mídia escrita, mas esta ferida vai demorar pra cicatrizar.
Comentário de Carlos Gressler Filho
concordo plenamente: é lógio que o SL não tem nada a ver com Software Pirata, mas infelizmente já ouvi perguntas do tipo: "ahhh, linux é aquele negócio que os crackers usam, ne?" ou "eu vou instalar o windows pq eu não sei mecher no linux, e a M$ nunca vai vir na minha casa pra me cobrar..."...

eu dou total apoio contra a pirataria, seja ela de software, de músicas, livros, enfim...
é muito ruim tu ralar fazendo uma coisa e depois te roubarem...

agora que é realmente necessario desfazer esta imagem de "bixo de sete cabeças" que o linux tem pra usuarios iniciantes, isso é verdade.

no final das contas quem vai ganhar com essa propaganda da M$ vai ser a própria comunidade de SL, que vai se tornar a principal alternativa, na minha opinião sempre foi, mas agora fica mais exposta graças a esta campanha contra piratas.
Comentário de rockixe
Linux na Globo é fácil: Tantas entidades se beneficiam dos códigos produzidos pela comunidade, não é mesmo?
Tantos orgãos e partidos se beneficiam do discurso libertário para fins(...)
Porque não investem em campanhas tambem? A arma está disponível a todos, é só fazer uso. Mas, tente um dia falar em marketing a eles... será fuzilado em segundos. De acordo com a cartilha invisível, estará fora do *padrão* se tornará rapidamente alguém contra o sotware livre...
Comentário de JOrge Wagner
Eu acho legal, pelo menos o: Eu acho legal, pelo menos o mercado de computadores cresce e deixa de ser um troço só pra quem entende (a velha babada agora sabe que software pirata é ruim, mas também sabe que é caro).

Domingo eu tava zapeando e parei no programa do Gugu. De repente propaganda da Microsoft.
Comentário de timm
haha!: Essa é nova pra mim! Isso quer dizer que o sistema operacional da Microsoft (sendo original) não pega virus????

Agora eles brincaram...

----------------

Linux User #405251
(Time completo: Slackware, Solaris, FreeBSD, NetBSD, Microsoft Windows 2000).
Comentário de Christiano Milfont
Sinceramente não entendo o: Sinceramente não entendo o que essa mensagem tem haver com o SL...
Comentário de Morvan
Vejo com muita felicidade: ... os "reclames" da Globo e da MS: mostram, sem qualquer dúvida, que a fase do "ignora" já é página virada. Quando eu vejo, em particular, propaganda da Intel, falando da superioridade dos seus chips, lembro-me imeditamente de um tempo em que nem Intel nem MS precisavam fazer Plim-Plim, pois bastaria simplesmente IGNORAR (desculpe a voz elevada). Hoje, com Linux e AMD, por exemplos, eles terão que suar e gastar parte dos seus estupendos lucros em propaganda, não somente através de campanhas pseudo-beneficentes.
Vencemos, penso, mais uma batalha; a guerra é longa...

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Pedro de Medeiros
Propaganda enganosa: "E qual o problema em se fazer propaganda? Comprar software pirata é certo? Se não, qual a bronca com a MS nesse caso?"


Não é questão de pirataria ser certo ou errado, mas da propaganda ser enganosa mesmo. Com a quantidade de vírus soltos pela internet, aliada ao despreparo do usuário em lidar com, por exemplo, sites mal-intencionados (scams, phishing etc.), o computador dele pode estar bem vulnerável, mesmo que ele use windows original e atualize com freqüência.

Outra coisa que levanta suspeitas sobre os métodos da microsoft é o uso que eles fazem do programa-espião (windows genuine "advantage") que vasculha o seu computador e contacta a microsoft de dois em dois dias para dizer se você está coberto ou não.
Comentário de Sem nome
Para contaminar a rede, basta o Windows.:
Não precisa ser pirata.

Qualquer windows com nota fiscal,
um MS MSN, e um MS Internet Explorer
entrando no orkut, e um usuário leigo,
para contaminar a rede.


Comentário de manoel_lobo
Isso sem mencionar a: Isso sem mencionar a política de uso da(s) conta(s) administrativa(s) e as ACLs incorretas de fábrica no NTFS.

Sistemas incompatíveis com Windows: A melhor ferramenta "anti-like" já criada.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de ubiratamuniz
Perfeitamente normal...: Gente...

a Microsoft é uma empresa, como tal visa lucro, e uma das formas que ela está encontrando pra tentar "não perder mercado" é justamente a propaganda!

Qualquer empresa faria isso... é o mercado... "propaganda é a alma do negócio"...

outro dia a esposa tava assistindo a Hebe e tinha uma inserção de propaganda da M$. Imaginem a Hebe defendendo software original, que coisa hilária (afinal ela deve entender pra caramba de computador... hehe)...

Ficaria grilado com o lance do Malhação se tentassem associar a imagem do SL à invasão de sistemas, aí sim seria feio. Mas falar mal de software pirata (que é completamente diferente do SL), não vejo nada de errado, a M$ tá defendendo seus interesses porque finalmente viu que tá perdendo dinheiro com pirataria (que eles mesmos incentivaram). Normal isso.

Se o cara quer regularizar o sistema dele e não quer usar SL, compre uma licença do windows... sai caro... mas ainda é mais barato que uma eventual multa.

[s]






Comentário de Yusuke
Relacionando: Com a outra matéria sobre o programa do governo relativo ao Computador para Todos, isso é um belo gancho no queixo de quem esperava crescer o linux assim, vejam, o pai começa a ter problemas com a distro, o que é bem normal, dada a qualidade e principalmente origem delas, aí vê essa baba toda na televisão, já que em muitos lares a novela é quase sagrada de se assistir, pronto, resolvido o problema, é windows nele, agora, se vai ser original ou não, já é uma outra história, mas que essa campanha nos principais programas assistidos pelo povo tem cheiro de contra-ataque ao programa do governo, a se tem!! vejam os programas! novela das 8, hebe, Gugu! quantos % da população que comprou o computador com linux não tá assistindo a esses programas?

Pra quem tinha perguntado o que essa propaganda da M$ tinha a ver com o SL, pelo menos aqui no brasil, essa é uma das respostas.
Comentário de Buscator
É o mercado...: Esclarecimento iniciais: não faço cavalo de batalha contra o código fechado, só fujo dele como o diabo da cruz e defendo o código aberto; também não defendo pirataria pq tenho suficiente consciência do que esse tipo de prática implica, inclusive estimular o crime organizado. Mas..."vamos aos fatos": quem leu o livro "O caso Microsoft: a história secreta de como Bill Gates construiu o seu império" (Wendy Goldman Rohm - Geração Editorial) vai ter quantos argumentos a favor das práticas comerciais da M$? Quem acha que é só ter lucro, tá se esquecendo de uma coisa chamada responsabilidade social das empresas? Aliás, qual é a responsabilidade social da M$? Perpetuar no usuário leigo o horizonte digital que só interessa a ela? Outra coisa, se eu sou convidado para ir na casa de alguém, pra fazer explanação sobre algum assunto, e a pessoa começa me fazer um monte de perguntas estabanadas, cheias de idéias prontas (é de graça pq...será que é de graça pra cobrar lá na frente...é de graça blá blá), começa a me enconstar na parede, não deixa eu falar...que tipo de anfitrião é esse? Se for uma criança, um adolescente...até que dá pra ter paciência, mas um senhor vivido, que fala línguas, quer debulhar erudição toda hora; Francamente....
Comentário de Manoel Pinho
Globo e M$, tudo a ver...: Monopólios se entendem muito bem.

O jingle até vai mudar para "Globo e M$, tudo a ver..."

Eu abomino a pirataria principalmente por esse ser o motivo principal da resistência e inércia das pessoas em conhecer as alternativas livres. Tomara que o WGA e outras atitudes que a M$ está tomando tenham efeito e que o pessoal passe a saber o real preço dos produtos daquela empresa e dar valor à liberdade de usar programas que não te tratam como ladrão e idiota.

Mas o absurdo dessa propaganda é a mensagem falsa que ela traz. Usar software pirata em tese não tem NENHUMA diferença em relação ao software original pois são feitas cópias digitais, que em tese não têm perdas como cópias analógicas.

O maior risco das cópias piratas é que muitas vezes elas podem trazer vírus ou backdoors implantados propositalmente por essas mafiazinhas. Aliás, saiu na imprensa que o Windows Vista facilitará muito esse tipo de coisa pois o DVD do Vista contém nada mais do que uma imagem compactada do sistema. O instalador do Vista apenas descompacta a imagem no hd, ao contrário dos instaladores anteriores, o que facilita a implantação de trojans e malwares em geral no computador. Ela deveria dizer isso e que por causa do WGA os usuários de cópias piratas não terão direito a atualizações importantes.

Quem confia no seu produto não precisa fazer propaganda enganosa para convencer as pessoas a comprarem.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de nemesis
próxima vez que vc for: próxima vez que vc for fazer uma paletra e tiver o discurso todo em papel timbrado e chegando na hora os organizadores te informam que não pode paletrar com o script na mão, vamos ver como vc se sai, bonzão...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
Get the Facts chega à Globo!: "Software Pirata e Software Livre são coisas completamente distintas, não devem ser vinculados em hipótese alguma!"

concordo, mas é uma propaganda da M$. O que vc esperava?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004