“O SimplyMEPIS é uma distribuição bem conhecida (mais no exterior), que fez uma transição de distribuição base do Debian para o Ubuntu. Porém, consta que irão voltar a usar o Debian.
O principal motivo, segundo Warren Woodford (fundador do MEPIS) é que o Ubuntu Dapper Drake não está sendo atualizado da maneira que seus usuários esperavam. Ele foi atualizado com correções de segurança, mas não com novas versões de softwares.
Outro motivo, segundo ele, é que o Ubuntu é praticamente compilado do zero, já que ele usa os pacotes dos repositórios experimentais do Debian. Por isso, não é possível utilizar a atual versão (7.04 - Feisty Fawn), já que ela provavelmente herda menos código estável do que o Debian.
Então eles decidiram que vão usar o Debian 4.0 (Etch) para a nova versão do MEPIS, além de um kernel personalizado. Uma das coisas interessantes que ele comentou foi que apesar de o código do Ubuntu ser compatível com o do Debian, os pacotes binários não são mais tão compatíveis como eram antigamente.
Mais informações no DesktopLinux.com”
Inclusive é esse o posicionamento do Debian para versões estáveis. Pensar que o Ubuntu Dapper iria incluir novas versões de software é de uma idiotíce sem tamanho.
Sobre a compatibilidade dos pacotes, com o tempo o Ubuntu não será compatível com o Debian mais. E isso é super normal. O foco do Debian é um e do Ubuntu é outro. Talves o MEPIS esteja é sem foco...
[]s
--
----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF