Sem qualquer alarde, o portal UOL está testando sua versão própria de comunicador instantâneo, o UOL Messenger. Ao invés de formular um novo sistema, o software, disponível para download gratuito na sua página específica, aposta na convergência entre quatro programas de comunicação similares já estabelecidos. Usuários com contas no ICQ, MSN Messenger, Yahoo Messenger e Jabber podem utilizar o aplicativo do portal para conversar com seus contatos, em um sistema similar ao oferecidos por mensageiros multiprotocolo como o Trillian.
Ao contrário do Trillian, porém, o UOL Messenger tem seu código-fonte disponível para download, segundo a General Public License, conjunto de regras que rege a distribuição de softwares de código livre. Mesmo com o suporte a três outros serviços, o UOL Messenger é inspirado no MSN Messenger, com a disposição de botões e contatos na interface principal e comandos muitos parecidos ao mensageiro da Microsoft. Veja o texto completo em
IDG Now! - UOL testa mensageiro instantâneo que integra MSN, ICQ e Yahoo.
O programa está disponível apenas para Windows, e sua página de download recomenda que usuários de Linux instalem o Gaim para obter as mesmas funcionalidades.
Alguem deu uma olhada no codigo?