Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Meebo bloqueado? Use o tor para furar o bloqueio

O meebo é um popular 'web messenger', um site que oferece integração ao Jabber, ICQ, MSN e outras redes de mensagens instantâneas. Antes de usar o Tor para ultrapassar bloqueios em sua rede, verifique se este uso não viola os seus termos de serviço.


“Essa vai para os colegas que querem bater um papo pela internet na faculdade ou no trabalho mas não podem por causa de bloqueio. Claro, não é segredo para ninguém o site Meebo.com, basta entrar lá para usar o protocolo preferido para bater papo…

Acontece que ocorreu o seguinte na minha faculdade. Agora a internet vem de outro provedor e parece que bloquearam tudo. Até o site Meebo.com estava bloqueado. O negócio é que precisei usar o Jabber e nem mesmo no Jabber conseguia me conectar. Meebo bloqueado, então o que restava fazer? Todo mundo já tá cansado de saber que a solução mais fácil é acessar por um proxy… Mas eu não estava querendo algo tão simples assim de fazer…

Dei uma pesquisada na internet e fiquei sabendo sobre o Tor, que segundo a definição do próprio site, é “uma rede de túneis virtuais que permite que pessoas e grupos melhorem sua privacidade e segurança na internet”. (...)”


Enviado por Leonardo Ribeiro (leonardo·saibotΘgmail·com) - referência (terramel.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de thiagommeneneses
...: Opa, legal a dica.
Aqui já estava bloqueado o acesso aos servidores desse site.
Melhor ainda pra administradores de rede, como eu.
Pessoal da universidade vai xiar, mas fazer o que?

Interessante o método que ele usa.
Comentário de Vagner
Etica ?:
Imagine um adm de sistema linux em uma faculdade que adiciona bloqueios a estes tipo de recursos de messenger, orkut e etc. por atrapalhar e geralmente alunos que desejam usar os recursos de informática para fazer seus trabalhos mas são impedidos porque os mesmos estão sendo ocupados por alunos que apenas querem bater papo ???

No caso da Faculdade quem é o heroi aquele que ensina a burlar o sistema ou aquele que bloqueia este tipo de acesso para desmotivar o pessoal que não vai com o intuito de estudo a deixar o micro para outro que quer estudar ?

As vezes a alegria do usuário gera mais dor de cabeça para o administrador e no caso do br-linux acredito que deve existir no publico as duas modalidades







Comentário de Leonardo Ribeiro
esta apenas vendo um lado...: Bate-papos nao sao apenas para ficar se divertindo! qdo precisei usar o Jabber precisei para perguntar dicas da matéria para um amigo! também já precisei passar arquivos para colegas da faculdade ou reunir com amigos que estivessem em casa... nao é tirando a liberdade dos alunos que vamos faze-los melhorarem as notas... Tirar a liberdade apenas faz com que eles fiquem mais curiosos e percam mais tempos com besteiras como M$N e Orkut! temos que saber fazê-los usar todos os recursos para coisas úteis e aproveitavéis ;)

abraços
Comentário de MARCELO2007
O lado certo: Prestenção, meu filho. O post fala de "bater um papo pela internet na faculdade ou no trabalho mas não podem por causa de bloqueio". Não é defeito do computador nem instabilidade da rede. É BLOQUEIO. Bloqueio é coisa intencional. O DONO do computador fez de propósito.

O seu argumento deve ser usado em DIÁLOGOS e negociações, não como desculpa esfarrapada para violação sorrateira de políticas. Burlar políticas de uso de equipamento de uma empresa pode até dar demissão com justa causa. E bem merecida para quem se acha muito ichpierto.
Comentário de manoel_lobo
Concordo que não se deva: Concordo que não se deva burlar, mas...

As expressões "regras" e "políticas de uso" não passam de travas verbais, onde artifícios técnicos são ineficientes ou impossíveis de implementar. IMHO, devem ser usadas como último recurso.

Ponho fé em hardwares e softwares, não em palavras.

Este comentário é apenas um exemplo para mostrar que dizer "não faça", não impede tecnicamente.
Comentário de Leonardo Ribeiro
direitos e liberdades: as pessoas tem direitos e liberdades. acho ridiculo faculdades bloqueando tudo quanto é coisa como se fossemos alunos de quinta série! outra coisa, as vezes precisamos fazer coisas que nao "podemos" e foi o que me aconteceu... eu ia ver no Jabber coisas relacionadas a materia naquele dia e estava bloqueado... Ah, se vc acha que bloqueio é uma coisa boa e deve ser respeitado, entao o que me diz da epoca que teve o bloqueio ao YouTube? Outra coisa, independentemente de ser certo ou errado, ainda tem o lado da evolução tecnologica... logo as pessoas por necessidades criarao novos tipos e bloqueio e depois serao criados novas formas de furar bloqueios e o avanço tecnologico ira aumentando de pouquinho como deve ser... Para finalizar... se todo mundo ficar achadno tudo certo só pq esta nas regras, entao logo vamos voltar para a epoca da censura... O.o
Comentário de MARCELO2007
Alhos e bugalhos: Bloqueio de Youtube: no meu computador mando eu, eu acesso o que eu quiser.

Bloqueio de conteúdo em computadores de faculdade e empresas: pertencem a seus respectivos donos, que têm todo o direito de determinar o que pode ser feito ou não com suas respectivas máquinas.

É fácil provar:

Se alguém vier aqui e tomar meu computador (exceto em caso de ordem judicial movida por algum motivo não relacionado com esta discussão), eu posso registrar queixa por roubo.

Se as faculdades ou empresas retirarem as máquinas porque as regras não são respeitadas, acabou-se a história. Quem quiser que vá bater papo na LAN house da esquina. Máquina dos outros, regras dos outros. Se não estiver contente, vá comprar o seu.

Se não fosse assim, as salas de leitura da biblioteca da faculdade poderiam ser usadas para os alunos dormirem, fazerem sexo, usarem como escritório particular e receberem visitas etc.
Comentário de Leonardo Ribeiro
Parabéns pela bela distorção da história ;): Meus parabéns por distorcer completamente as coisas. Comparar acesso a um servidor Jabber qdo o aluno precisa de alguma coisa com alguém do grupo a sexo em biblioteca foi realmente genial... Estou sem argumentos O.o

Acho q a unica coisa que posso dizer é: o Notebook é meu... entao não importa aonde esteja, fiz as alterações no MEU sistema... usando MINHA senha de root ¬¬

mais uma coisa. nenhum administrador descente teria que se preocupar com esse tipo de bloqueio, pois os alunos não conseguiriam em primeiro lugar instalar o tor, pois não teriam permissões de iniciar ou parar serviços...

Precisariam da senha de root -.- Como não fiz nada em computador nenhum, apenas no MEU notebook que foi MEU investimento, então acredito que não estou quebrando regra nenhuma O.o
Comentário de julio cesar de morais
estou querendo um papo sadio: estou querendo um papo sadio
Comentário de Terramel Pagliacci_
O.o: por mim tudo bem :D
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004