Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

MEC diz que vai abrir 400 telecentros e usá-los para apoio ao programa Universidade Aberta


“Segundo a Info, o MEC vai escolher 400 localidades para abrigar telecentros em todo o país. A infra-estrutura será usada por estudantes e professores em cursos de ensino à distância promovidos pela Universidade Aberta, do Ministério da Educação. O edital para a escolha das localidades já foi publicado.

Expandir e levar educação superior a todos os municípios brasileiros é o principal objetivo do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Como uma proposta de um novo modelo de educação a distância, a UAB receberá até o dia 30 março projetos de municípios interessados em fazer parte do sistema. As localidades escolhidas darão apoio aos estudantes e por isso serão equipadas com laboratórios de informática, bibliotecas e laboratórios de ensino.

“A idéia é levar educação a municípios distantes dos grandes centros que vem como proposta de criarmos uma grande rede nacional com Universidades levando ensino superior no modelo de educação a distância”, disse Hélio Chaves diretor de Políticas em Educação a Distância do MEC em entrevista ao Repórter Nacional na TV NBR.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Fábio Palácio
Engraçado com quando são: Engraçado com quando são colocadas notícias boas sobre a atuação do Governo, não aparece nenhuma pessoa para fazer comentários.

Talvez seja fruto do velho hábito, muito comum neste fórum, de criticar e não apresentar soluções.

Mas, como se diz: "contra fatos não há argumentos."
Comentário de brain
fatos versus intenções: Contra fatos realmente fica difícil argumentar, mas no caso em tela o fato ainda é relativamente tênue: um ministério manifestou a intenção de fazer algo que pode vir a ser bom, se vier a se concretizar.

Já houve vários anúncios assim no passado, como o de que uma série de ministérios seriam integralmente migrados para software livre em questão de meses, ou que seria divulgada a planilha dos valores pagos a cada fornecedor de produtos e serviços de informática nas áreas do governo ligadas mais diretamente ao software livre, ou que uma outra pesquisa iria demonstrar que os números sobre a pirataria no Computador para Todos divulgados pela ABES não correspondiam à realidade.

Outros anúncios, como os anúncios mais recentes do ITI e de parte da Dataprev, ocorrem sobre acontecimentos concretos: cursos de software livre que chegaram realmente a existir, um software de inventário que de fato existe e é livre, etc. Sobre estes, você pode pesquisar, e perceberá que há vários comentários positivos em seus anúncios.

Mas observei que o número de comentários positivos sobre estes outros anúncios, os de intenções, foi se reduzindo ao longo do tempo, conforme o número de intenções não materializadas foi crescendo, sem que se assumisse causa, motivo ou responsável.

Comentário de tux
Vamos Chegar lá!!!!: Não tem como contra argumentar a noticia.
É tirar o chapeu e torcer para que realmente se concretize.
Somos sabedores da importância da educação para o desenvolvimento de uma nação. O governo está no caminho certo.
Foi acenado que este mandato de governo será o da educação. Desde o ano passado venho notando essa movimentação.
Não devemos esquecer tb do papel que já vem sendo realizado pelo ITI com o CDTC. Capacitação de funcionários publicos e a sociedade em geral, como já divulgado aqui.

O Cristovam Buarque bem q poderia pressionar e fazer lobby para que a Globo e as demais emissoras passem a exibir o telecurso 1° e 2° graus três vezes ao dia.
Eu mesmo já encaminhei email dando estas sugestões. Pq falar ele sabe!!

A grade seria: Pala manhã no horário de ana Maria Braga e Xuxa, a tarde na novela "vale a pena ver de novo" e a noite após o jornal nacional.

E nos canais evagelicos sobstituir toda a programação da "sessão de descarrego".

Só vai assim!!!


[]´s




Comentário de popolony2k
O FATO é que ....: ...todas as vezes que o atual governo teve a INTENÇÃO de tomar uma atitude real, a ação não passou de pirotecnias e marketing.

Quem lembra do famigerado Fome Zero ?

Agora vem o PAC ...etc etc etc...

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de ano@nimo.com
"1° e 2° graus três vezes: "1° e 2° graus três vezes ao dia."

Ou pelo menos liberar para que as tvs educativas locais ou regionais pudessem transmitir o programa em outros horarios (como era no inicio, a TVE transmitia o telecurso ao meio-dia).

O Telecurso em versoes antigas era muito bom!

Mas ha alguns anos eu nao vejo e nao sei como anda (6:00 da manha eh muito cedo para quem acessa a Internet a noite).

Educaçao a distancia num pais pobre e com 8 milhoes e meio de Km2? Ja chega com um atraso de 100 anos !!!!!


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004