Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Franceses repetem a História após mais de 5 séculos, e querem levar Cacic para a Europa

Repetindo com mais de 5 séculos de diferença a história do navegador francês Jean Binot Palmier de Goneville, que no início do século 16 levou para a Europa o jovem cacique Iça-mirim, filho do cacique Arosca, da então ainda não fundada São Francisco do Sul, a empresa francesa Segula anunciou a intenção de utilizar o Sistema de Inventário CACIC junto aos seus clientes na Europa, começando por Portugal.

Ao contrário de muitas outras implantações de software livre, entretanto, esta implantação portuguesa inicia pela visita oficial de representantes da empresa interessada a representantes do governo brasileiro, seguida de anúncios públicos e protocolos de intenção sobre a tradução para o idioma português falado na Europa. Mesmo assim, de acordo com o diretor da Segula, em pouco tempo existirá uma instalação da ferramenta estável na Europa.

Goneville levou Icá-Mirim para a Europa com a promessa a seu pai de trazê-lo de volta em 20 luas. Mas ele nunca foi devolvido nem pôde trazer para seu povo de origem o que viu e aprendeu na Europa, vivendo até o fim de seus dias na França.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de evandrofisico
só essa URL ...: de me tarzan, you francois é que pega mal... a gente é americanizado (ou neo-colonizado pelos estadunidenses, se preferir), mas no texto cita-se um índio brasileiro e a url tem o Tarzan!! o que tem uma coisa a ver com a outra?

E embarcando na analogia histórica, como o CACIC tem licença GPL, acho difícil que o nosso índio não retorne ao Brasil com mais conhecimento, visto que a licença assim os obriga.

De qualquer forma é interessante ver que algum software livre que nasceu no âmbito do governo federal, poderá ser ativamente utilizado e melhorado fora do âmbito do governo brasileiro, quem sabe até dando mais visibilidade as ações deste cunho em nosso país
Comentário de xultz
Fazendo 15 filhos, dá prá: Fazendo 15 filhos, dá prá entender por que o índio não quis voltar...
Comentário de http://www.sapatonet.com.br
Parabens boa comparação: Parabens é um texto inteligente e com uma boa comparação , no fim das contas vai acabar da mesma forma http://www.sapatonet.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004