Repetindo com mais de 5 séculos de diferença a história do navegador francês
Jean Binot Palmier de Goneville, que no início do século 16 levou para a Europa o jovem cacique Iça-mirim, filho do cacique Arosca, da então ainda não fundada São Francisco do Sul, a empresa francesa Segula anunciou a intenção de utilizar o Sistema de Inventário CACIC junto aos seus clientes na Europa, começando por Portugal.
Ao contrário de muitas outras implantações de software livre, entretanto, esta
implantação portuguesa inicia pela visita oficial de representantes da empresa interessada a representantes do governo brasileiro, seguida de anúncios públicos e protocolos de intenção sobre a tradução para o idioma português falado na Europa. Mesmo assim, de acordo com o diretor da Segula, em pouco tempo existirá uma instalação da ferramenta estável na Europa.
Goneville levou Icá-Mirim para a Europa com a promessa a seu pai de trazê-lo de volta em 20 luas. Mas ele nunca foi devolvido nem pôde trazer para seu povo de origem o que viu e aprendeu na Europa, vivendo até o fim de seus dias na França.
E embarcando na analogia histórica, como o CACIC tem licença GPL, acho difícil que o nosso índio não retorne ao Brasil com mais conhecimento, visto que a licença assim os obriga.
De qualquer forma é interessante ver que algum software livre que nasceu no âmbito do governo federal, poderá ser ativamente utilizado e melhorado fora do âmbito do governo brasileiro, quem sabe até dando mais visibilidade as ações deste cunho em nosso país