Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Matlab paralelo no Linux


“O Matlab é um software bastante popular para cálculo numérico, especialmente no meio acadêmico. A equipe do Núcleo de Desenvolvimento Open Source e Interoperabilidade do LMS-Unicamp criou um conjunto de instruções para a instalação do MatLab em um ambiente com servidores Linux para o processamento paralelo, dando assim, mais performance ao software. O documento, escrito por Carolina Simões Gomes e Dênis Baptista Rosas é de leitura extremamente agradável, ilustrando, inclusive, as dificuldades que tiveram durante esta instalação e como aprenderam com estas dificuldades. Conheça também os outros projetos do Núcleo de Desenvolvimento Open Source e Interoperabilidade


Enviado por César Brod .

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Jorge P Arpasi
Scilab: Este grupo da UNICAMP deve ter suas razões para fazer o trabalho que fizeram para o Matlab, quando existe a alternativa livre, e em franco crescimento, como é o Scilab (www.scilab.org). O Matlab tem custos de licenciamento anuais que superam o milhar de reais por máquina.
É bem verdade que o Scilab possui suas limitações com os ToolBoxes, mas também isso esta sendo preenchido, nos últimos anos, na China esta havendo concursos anuais de desenvolvimento de Toolboxes para os Scilab.

Finalmente gostaria adicionar que existe um outro software livre numérico clone do Matlab: o Octave(www.octave.org), o mesmo que tem um grau menor de desenvolvimento, pois é desenvolvido por prticamente uma pessoa só, tem, mais ou menos, um poderio equivalente ao Matlab IV.
Comentário de Renato
Octave: Eu uso o octave e gosto muito. Abro e executo arquivos do matlab (*.m) sem problemas. Algumas funções mais novas podem dar problemas, mas basta substituir por outra similar que vai bem. Obviamente que as toolbox do matlab e o simulink são imbatíveis, mas os alunos deviam olhar com atenção para estes dois bons SL.
Comentário de Manoel Pinho
Codeplex == clone M$ do Sourceforge: O pior não é nem o fato do Matlab ser proprietário e caríssimo (mesmo para Universidades). O piort é usar o CodePlex, o clone M$ do Sourceforge, para hospedar...

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004